Conhecendo o
DTCEA Maceió - AL O Histórico O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió (DTCEA-MO) foi criado pelo Decreto nº 73.160, de 14 de novembro de 1973. É uma Organização Militar (OM) integrante do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que tem como missão o controle e a vigilância das aeronaves que cruzam o espaço aéreo sob sua responsabilidade e também a operação e a manutenção dos órgãos e equipamentos que compõem o serviço de controle do espaço aéreo. Desde a sua criação, o Destacamento já teve 16 comandantes. Encontra-se em andamento o projeto para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em todo o Destacamento. Porém, já estão certificados a Sala AIS, o APP e a TWR-MO por terem atendido aos requisitos da NBR ISO 9001:2000. O DTCEA-MO, situado na Cidade de Rio Largo, encontra-se adjacente ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e dista 2km (cinco minutos) da vila residencial, 8km (dez minutos) do Centro de Rio Largo e 30km (40 minutos) do Centro de Maceió.
rante e uma quadra poli-esportiva, que no momento passa por uma reforma, visando, assim, ampliar e incentivar o uso pelos moradores, que criaram diversos times, reforçando - assim - a integração de todos Apartamentos da Vila em Rio Largo que por ali passam. A Vila Habitacional atende a 30 militares, o que corresponde a aproximadamente 40% do efetivo. Na Vila não existem imóveis disponíveis para Cabos. O Hotel de Trânsito O Hotel de Trânsito (Hotran) foi recém-reformado e hoje é um dos mais modernos do Nordeste, servindo de modelo para as outras unidades. Dispõe de oito apartamentos, todos eles equipados com a estrutura necessária para atender com conforto os militares, dependentes e civis assemelhados. Atualmente, o Hotran quer receber a certificação NBR ISO 9001:2000 e tudo faz em suas dependências para alcançar este objetivo.
O Efetivo Atualmente, o efetivo do DTCEA-MO é composto por 104 pessoas. Um major aviador (comandante); dois tenentes médicos; duas tenentes dentistas; um tenente O efetivo tem um ambiente especialista; 65 suboficiais/ de trabalho harmônico no sargentos, que exercem fun- Destacamento ções administrativas, técnicas e operacionais; e 33 cabos/soldados, responsáveis pelos serviços de guarda, segurança e limpeza nas instalações.
Maceió e Rio Largo Os militares e seus dependentes podem encontrar excelentes opções de lazer e cultura, vivendo nas proximidades das duas cidades. Rio Largo é ainda pequena, mas não deixa de estar em constante desenvolvimento e é famosa por seus hospitaleiros moradores. Em Maceió há shopping center, feiras de artesanatos, centro de convenções, vários barzinhos e casas noturnas. As melhores opções de lazer são as praias, as mais belas do litoral nordestino, segundo o comandante do Destacamento. “Quem nunca ouviu falar na Praia do Francês?”- indaga o Maj Cláudio. Com diversificada rede de gastronomia; citando como exemplo a orla central, onde se localizam barraquinhas da tradicional tapioca recheada alagoana e também o famoso “Lampião”, uma casa de forró freqüentada por turistas e moradores da cidade.
A Vila Habitacional É composta de quatro prédios com três andares, sendo dois apartamentos por andar. Há, ainda, seis casas, destas, uma destina-se ao comandante e outra a um oficial. Localizada na cidade de Rio Largo e adjacente à cidade de Maceió. O efetivo conta - ainda - com o Clube da Aeronáutica de Alagoas (CAAL), que possui um salão para eventos, restau22