Aeroespaço 17

Page 22

Conhecendo o DTCEA

Fortaleza - CE A entrada principal do DTCEA-FZ

Histórico do DTCEA-FZ O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) é subordinado operacional e tecnicamente ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), e administrativamente à Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), tendo por missão operar e manter os órgãos e equipamentos do Sistema de Controle de Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) em Fortaleza. O DTCEA-FZ, que já teve, até o presente momento, treze Comandantes, tem sua origem nos anos 60, quando os órgãos ATC/ATS em Fortaleza eram subordinados ao Comandante do Grupo de Serviços de Base (GSB) da BAFZ, através da Seção de Comunicação e Tráfego Aéreo (SCTA). Nesta mesma época foi ativado o Núcleo de Proteção ao Vôo de Fortaleza (NPV-FZ), que tinha por finalidade operar e manter os órgãos e equipamentos do Sistema de Proteção ao Vôo na área de Fortaleza. Em 30 de outubro de 1979, passou a ser designado Destacamento de Proteção ao Vôo de Fortaleza (DPV-FZ). Com a sua desativação, em 27 de maio de 1992, o DPV-FZ deu lugar ao Destacamento de Proteção ao Vôo, Detecção e Telecomunicações 26 (DPVDT 26), sendo a ele atribuída a responsabilidade de operar e manter os seguintes órgãos e estações locais: Torre de Controle do Aeroporto Pinto Martins (TWR-FZ), Controle de Área Terminal de Fortaleza, (APP-FZ), Estação de Telecomunicações Administrativas do COMAER (ZWN-52), Estação Radar de Controle de Tráfego Aéreo em Rota (LP23), Estação de Comunicações de UHF e VHF e da Casa de Força (KF). AEROESPAÇO

22

Na mesma data, foi ativado o Grupamento TASA de Fortaleza, que passou a responder pela jurisdição técnica, administrativa e operacional dos seguintes órgãos e estações instalados no município de Fortaleza: Sala AIS Aeroporto Civil, Centro Meteorológico de Aeródromo, Estação de Telecomunicações Aeronáuticas, ZWB-52, VOR/DME FLZ e NDB FLZ. Em meados de 1994, o então Ministro de Estado da Aeronáutica desativou o Grupamento TASA de Fortaleza, restituindo ao Destacamento o controle técnico, operacional e administrativo dos órgãos e estações locais de proteção ao vôo do aeródromo de Fortaleza que estavam sob jurisdição do GTA-FZ. Somente em 27 de fevereiro de 2003, passou a ser denominado Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ). O DTCEA-FZ ocupará, a partir de 2007, novas instalações, quando receberá novos equipamentos de radar, grupo-geradores e estações de VHF, bem como nova Torre de Controle e Sala IFR. O novo Destacamento situa-se na área do antigo terminal de passageiros do Aeroporto Pinto Martins. O Apoio ao Homem O DTCEA-FZ é apoiado pela Prefeitura de Aeronáutica de Fortaleza com seus cinco condomínios de apartamentos e vilas de casas localizadas próximas à Base, bem como nos bairros Aldeota, Bairro de Fátima, Praia de Iracema e Meireles, para atender seus militares Oficiais e Graduados.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Aeroespaço 17 by DECEA - Issuu