Aeroespaço 16

Page 22

Conhecendo o DTCEA

Santa Cruz - RJ Histórico do DTCEA-SC O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC), subordinado desde 30 de setembro de 2005 ao Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP), foi criado pelo decreto nº. 77.459, de 19 de abril de 1976, aprovado pela Portaria nº. 423/GM3, de 20 de abril de 1978, ativado pela Portaria nº. 1351/ GM3, de 30 de outubro de 1979 e elevado à “Categoria Especial” através da Portaria nº. 094/GM3, de 24 de Janeiro de 1985. O DTCEA-SC está inserido no maior complexo aerotático da América Latina - a Base Aérea de Santa Cruz (BASC), que abriga unidades de ponta no contexto da aviação militar brasileira. A missão do DTCEA-SC é “operar e manter os equipamentos de auxílio à navegação aérea com o objetivo de proporcionar um vôo seguro às aeronaves durante a realização de suas missões, conservando em elevado nível o espírito da proteção ao vôo”. Algumas Unidades Aéreas são apoiados pelo Destacamento, como o Quarto Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (4º/7º GAv), o Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º GAv) e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa). Orgulhosamente, o DTCEA-SC contribui para que as missões dessas unidades transcorram com segurança e eficiência. O Chefe O Maj Av Luiz MARQUES de Lima ingressou na Força Aérea Brasileira em 1984 e dedicou-se à área operacional, como piloto de asas rotativas, tendo voado as aeronaves T-25, T-27, U-7, U-42, KA-32A, UH-50, UH-1H, H-34 e VH-34, acumulando cerca de 3.000 horas de vôo. Foi promovido ao atual posto em agosto de 2004, tendo assumido, em janeiro de 2005, a Chefia do DTCEA-SC. Natural do Rio de Janeiro, é casado com Bárbara Sobral Neiva Marques e possui dois filhos: Rodrigo, de onze anos, e Rafael, de dois. AEROESPAÇO

22

O Efetivo O Destacamento conta, atualmente, com um efetivo de 120 militares e cinco civis, atuando nas mais diferentes áreas: controle de tráfego aéreo, meteorologia, comunicações, informações aeronáuticas, eletrônica, eletromecânica e administração. A maioria do efetivo fixou residência nos bairros mais próximos à BASC, ou seja, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, uma região caracterizada pela simplicidade dos habitantes, tranqüilidade dos bairros e forte calor. Os militares do Destacamento de Santa Cruz contam com assistência médica e odontológica fornecida pela Base Aérea de Santa Cruz. Os casos mais especializados são atendidos pelo Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) e Hospital Central da Aeronáutica (HCA). A Prefeitura de Aeronáutica de Santa Cruz conta com 417 unidades de próprios nacionais, sendo que 205 são destinados aos suboficiais e sargentos e o restante divididos entre oficiais, cabos e taifeiros. Existe um plano de expansão da capacidade de próprios nacionais para uso de suboficiais e sargentos em Santa Cruz que, se aprovado, deverá aumentar em três blocos de apartamentos com 18 unidades no total.

A vila habitacional de Santa Cruz deverá ser ampliada em breve


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.