Aeroespaço 15

Page 9

CINDACTA IV

Cel Carcavallo assume o Comando

Ten Brig Vilarino, ao centro, presidiu a cerimônia

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) promoveu, no dia 20 de janeiro, a solenidade de Passagem de Comando da Unidade do Cel Av Renato Luiz Scariot ao Cel Av Eduardo Antonio Carcavallo Filho. Antes de dar início à Cerimônia presidida pelo DiretorGeral do DECEA, Ten Brig Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, foi inaugurada a galeria de retratos de ex-comandantes do CINDACTA IV. As palavras de despedida do Cel Scariot, que, de tamanha originalidade, foram um poema, iniciaram assim: “‘Debaixo do céu há um momento para tudo e tempo certo para cada coisa’. Palavras bíblicas marcadas a ferro e fogo em Eclesiastes pela certeza da fé. Verdade sublimada no trabalho conjunto de profissionais das mais diversas qualificações. Dois anos de conquistas e realizações! Debaixo do céu há um momento para tudo, mas fundamentalmente para garantir o controle seguro do Tráfego Aéreo em 60% por cento do território nacional, pedaço de chão cobiçado por suas imensas riquezas. “Por mais rotineiro que fosse, porém, comandar 27 destacamentos e dez sítios isolados, a rotina do CINDACTA IV caracterizou-se como um processo dinâmico e evolutivo. Aquela mistura acanhada de Serviço Regional de Proteção ao Vôo e de Destacamento de Proteção ao Vôo Eduardo Gomes, abrigadas sob um mesmo teto, está longe de representar o que no ontem mais próximo chamávamos SRPV-MN e ao que hoje é a pulsante realidade do CINDACTA IV.

“CVA, SIVAM e até mesmo SERAC. Um pouco de tudo um dia fomos chamados. Ilustres desconhecidos... não importa. Pouco importa. Nós colhemos os frutos maduros das realizações implementadas por cada um daqueles

que nos antecederam. O resultado aí está: um complexo sistêmico que amplia o sorriso da face e mareja num repente sorrateiro os nossos olhos. Um complexo que está longe ainda de ser uma obra acabada”, declarou. Em meios aos agradecimentos, o Cel Scariot referiu-se ao DECEA e suas Comissões CISCEA/CCSIVAM: “Há um tempo, ainda, para lembrar da maneira amigável e respeitosa com que foram tratados os assuntos que diziam respeito a esta Unidade pelos Oficiais-Generais e demais integrantes da CISCEA/CCSIVAM, sob a orientação do Maj Brig Ramon, do Brig Pinheiro e, mais recentemente, do Brig Roberto, permanentemente ladeados pelos demais Oficiais-Generais do Alto-Comando do DECEA – Maj Brig Silveira, Brigadeiros Polhmann, Peres, Rogério, Roberto e Alves, assessorados pelos seus Chefes de Divisões”. Ao seu sucessor, ele proferiu as seguintes palavras, finalizando seu discurso: “ao Cel Carcavallo, desejo que seja muito feliz e que possa dar seguimento aos empreendimentos que fazem parte dos nossos sonhos. Muita força e muita luz. Muito há que se construir, que se viver. Outros tempos virão. Já não é mais meu tempo... Se para tudo há um tempo, agora, não há mais tempo. É hora de partir. Hora de um outro. Tempo de um outro”. Em seu discurso, o Ten Brig Ar Vilarinho, além de elogiar a conduta e os serviços prestados com excelência pelo Cel Scariot e saudar com boas-vindas o novo Comandante, Cel Carcavallo, ressaltou as metas atingidas com grande empenho e sucesso no CINDACTA IV – O CINDACTA da Amazônia. Dentre elas, estão a própria criação e implementação do CINDACTA e a ativação do Quarto Centro de Operações Militares (COpM 4).

Cel Scariot e Cel Carcavallo passam em revista a tropa do CINDACTA IV AEROESPAÇO

9


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Aeroespaço 15 by DECEA - Issuu