Juventude

Page 1

INFORME PUBLICITÁRIO

ações e obras para a juventude do Paraná

cidadania e oportunidades on-line

audiência Pública nas cidades

Um portal com tudo o que o Governo do Estado faz para você

Uma oportunidade de ser ouvido e sugerir mudanças

Acompanhe o trabalho dO GOVERNO DO Estado para valorizar o futuro do paraná

NÓS SOMOS O FUTURO

Os jovens têm canal direto de diálogo com o Governo do Estado e mais de 40 ações e eventos para participar


programe-se

estágios

internet e cursos

Quer conhecer as principais festas promovidas pelo Estado e prefeituras? Acesse o calendário de eventos no Território da Juventude (www.juventude.pr.gov.br).

As vagas de estágio oferecidas pelo Governo do Estado estão disponíveis no portal www.juventude.pr.gov.br, no banner Central de Estágios.

Mais 67 Espaços Cidadão serão construídos no Paraná. Além de acesso gratuito à internet, os espaços são centros de aperfeiçoamento profissional. Com as novas estruturas, o Paraná terá mais de 350 Espaços Cidadão.

2,7 MILHÕES

de jovens moram no Paraná

O portal Território da Juventude reúne informações sobre programas do Governo do Estado, a agenda cultural e notícias

AQUI É SEU LUGAR

GOVERNO DO PARANÁ TEM mais de 40 programas E EVENTOS PARA JOVENS A Assessoria Especial de Juventude foi criada para aproximar os jovens do Governo do Estado. É um canal aberto para você participar das ações públicas promovidas no Paraná e sugerir novos serviços. O governo estadual tem mais de 40 programas e eventos para os jovens. Para conhecê-los, acesse o portal Território da Juventude, no www.juventude.pr.gov.br. Neste espaço virtual, você encontra vagas para cursos, agenda cultural, notícias. Também estamos no Twitter (@AEJPR) e no Facebook (facebook.com/AEJPR) esperando por sugestões, porque no Governo do Estado a juventude tem voz. Outra oportunidade de discussão são as Audiências Públicas Jovem, que percorrem os municípios.

Conheça o juventude.pr.gov.br Os programas do Governo do Estado em cinco áreas: Divirta-se, Estude, Trabalhe, Viva com Saúde e Faça Política

FALE CONOSCO

@AEJPR facebook.com/AEJPR

Secretarias reunidas pela juventude O Comitê Intergestor de Políticas Públicas para Juventude articula as ações da Assessoria Especial de Juventude com as secretarias de Estado, como forma de divulgar de maneira ampla os serviços prestados pelo governo para o público jovem. Na final dos Jogos da Juventude do Paraná, em Campo Mourão, o grupo atendeu aproximadamente 800 pessoas no espaço de convivência itinerante. O público teve acesso a ações educativas, às redes sociais e ao Território da Juventude, portal voltado ao público jovem. Dezenove secretarias fazem parte do comitê, que se reúne mensalmente. Nos encontros, são traçadas as ações conjuntas voltadas ao público de 15 a 29 anos.


shows gratuitos

conhecimento

universitários

A Virada Cultural Paraná, do Governo do Estado, levou shows para Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais.

O ProJovem Trabalhador, parceria dos governos estadual e federal, oferece cursos de qualificação. Os interessados devem procurar informações na Agência do Trabalhador de sua cidade.

Vai fazer vestibular? O governo estadual mantém sete universidades públicas: UEL, UEM, UEPG, Unioste, Unicentro, UENP e Unespar. Os cursos são gratuitos e as instituições são reconhecidas pela qualidade do ensino.

Aula prática de plantio no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba

FORMAÇÃO COMPLETA

Vem aí um novo espaço de cultura e saber O Governo do Estado vai construir um novo espaço para ampliar o atendimento aos jovens que moram no Paraná. É o Território da Juventude, que será implantado em nove cidades – Arapoti, Assis Chateubriand, Capanema, Carambeí, Coronel Vivida, Goioerê, Imbituva, Medianeira e Santa Helena. Os Territórios da Juventude vão oferecer atividades culturais, profissionalizantes e de lazer para jovens de 15 a 29 anos. Com uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, os Territórios da Juventude terão salas de multiuso, piscina e circuito de skate. Também haverá atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social e convivência comunitária.

PARANÁ VAI TRIPLICAR NÚMERO DE ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE GRATUITO A escola é ótima. Agora temos uma sala de estudo dentro do quarto e toda comodidade para estudar.” Wanderson Soares, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa, que em 2013 ganhou novos quartos para alunos que moram em outros municípios e dormem na escola.

Quer ingressar no ensino médio e ter formação técnica? A rede estadual de ensino público profissionalizante tem cursos em colégios estaduais, agrícolas, florestal e em Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) de 184 cidades. O que é bom ficará melhor. O Governo do Paraná está triplicando a quantidade de escolas técnicas especializadas. O número de CEEPs passará de cinco para 18, abrindo mais de 20 mil vagas em cursos técnicos com ensino médio. Também

há reformas e ampliações em 19 escolas de ensino médio que oferecem cursos profissionalizantes. Os cursos são decididos conforme a demanda socioeconômica das regiões. ENSINO PROFISSIONALIZANTE Colégios estaduais com educação profissional: 356 Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP): 5 Colégio Agrícola Estadual: 18 Colégio Estadual Florestal: 1


paraná cuida do futuro no mapa, as principais ações do governo do estado para os jovens Investir na juventude é construir um futuro melhor para os paranaenses. Conheça as ações criadas pelo Governo do Estado para os jovens. São novos espaços de lazer, esportes e profissionalização e audiências públicas e encontros para ouvir o que a juventude tem a dizer. O Paraná também promove competições para descobrir novos talentos e incentiva a prática de esportes.

1.

Territórios da Juventude

2.

Centros da Juventude

Os Territórios da Juventude serão construídos em nove cidades para atender ao público de 15 a 29 anos com atividades culturais e esportivas e cursos.

Espaço destinado aos adolescentes e jovens de 12 a 18 anos. Propiciam a inclusão cultural, social e profissional. Os Centros da Juventude funcionam em período integral e têm quadra poliesportiva, pista de skate, teatro. Em alguns municípios, a estrutura conta com piscina.

Arapoti Assis Chateubriand Capanema Carambeí Coronel Vivida Goioerê Imbituva Medianeira Santa Helena

Campo Largo Campo Mourão Cascavel Castro Foz do Iguaçu Lapa Maringá Palmas Paranavaí Pinhais Pitanga

São Mateus do Sul São José dos Pinhais Telêmaco Borba Toledo Umuarama Cambé Apucarana Jacarezinho Almirante Tamandaré

3.

Projeto Jovens Lideranças

São palestras para estudantes do ensino médio das escolas da rede estadual. No projeto Jovens Lideranças, os jovens discutem temas educação, segurança, empreendedorismo, esporte, sexualidade, política, cultura e saúde. Paranaguá Pinhais Piraquara Colombo São José dos Pinhais Antonina Pontal do Paraná Tunas do Paraná Londrina Foz do Iguaçu Laranjeiras do Sul


25% DA POPULAÇÃO

paranaense são jovens, têm de 15 a 29 anos

CONHEÇA A ASSESSORIA ESPECIAL DE JUVENTUDE

4.

Audiências Públicas da Juventude

Tradução fiel de um sistema democrático, onde os jovens têm a oportunidade de se expressar e colaborar na elaboração e discussão de políticas públicas. Irati Laranjeiras do Sul Foz do Iguaçu Francisco Beltrão Araucária Londrina Japira Tunas do Paraná

5.

Jogos da Juventude

Competição “ponte” entre os Jogos Escolares e os Jogos Abertos, disputada por atletas de 14 a 17 anos. Campo Largo Castro Bandeirantes Arapongas Nova Londrina Cianorte Goioerê Corbélia Mangueirinha Guarapuava Assis Chateaubriand Ivaiporã Umuarama

6.

A Assessoria Especial de Juventude foi criada em janeiro de 2013 para articular e garantir programas destinados aos jovens nas secretarias e órgãos do Governo do Estado. É uma estrutura voltada exclusivamente aos interesses da juventude. O Paraná tem 2,7 milhões de jovens de 15 a 29 anos, segundo o Censo de 2010.

Jogos abertos do paraná

Maior competição esportiva do Estado Campo Largo Prudentópolis Ribeirão do Pinhal Loanda Umuarama Mariluz Corbélia Coronel Vivida Guarapuava Palotina Ivaiporã Apucarana Arapongas Cascavel

Algumas atribuições da Assessoria Especial para a Juventude: • Elaborar a Política Estadual da Juventude em conformidade com a Política Nacional de Juventude, bem como fazer ações necessárias para sua implantação, acompanhamento e avaliação. • Articular-se com órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e internacionais da área para promover intersetorialidade de ações voltadas aos jovens. • Promover ações para estimular o desenvolvimento do associativismo e do voluntariado jovem.


inclusão social

Trânsito seguro

chega de violência

O Programa Adolescente Aprendiz tem cursos para adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas. As atividades visam à inclusão educacional e social dos participantes, ampliando as oportunidades.

Agentes educativos da campanha Se Liga no Trânsito – Se beber não Dirija distribuem planfletos educativos em bares e restaurantes para conscientizar os jovens sobre os riscos de beber e dirigir.

A campanha Viva a Infância quer motivar os paranaenses a dar um basta às situações de violência contra crianças e adolescentes. Você pode participar denunciando casos de violência pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.

Música na Audiência Pública Estadual da Juventude, em Foz do Iguaçu: encontros têm cultura e esclarecimento de questões sobre serviços públicos

a voz da juventude

Temas atuais discutidos na comunidade

nas audiências públicas, o jovem diz o que pensa sobre o paraná e dá sugestões A Audiência Pública Estadual da Juventude começou a percorrer o interior do Paraná. Já foram feitas audiências em Irati, Japira, Foz do Iguaçu e Tunas do Paraná, com participação de 1,4 mil jovens. Nos encontros, os jovens podem se expressar, sugerir mudanças em suas cidades e tirar dúvidas sobre os serviços públicos. Os técnicos do Governo do Estado estão lá para responder. Os encontros também têm apresentações culturais de

artistas da cidade. Com as audiências, a Assessoria Especial de Juventude pode ouvir o maior número de jovens e elaborar propostas sugeridas. Os encontros também funcionam como uma etapa prévia para constituição de um Conselho Estadual de Juventude. Wellington Brandão, do município de Carlópolis, participou de um dos encontros. “A audiência é uma oportunidade para que os jovens falem sobre a realidade que vemos na escola, nas ruas e nas instituições”, disse ele.

Vou levar as informações para a escola. Vai nos ajudar a falar sobre vários temas, como a prevenção às drogas.” Bilquem Diogo, presidente de Grêmio Estudantil na cidade de Curiúva

A Assessoria Especial de Juventude também promove o projeto Jovens Lideranças, criado para incentivar os estudantes do ensino médio a participar ativamente de suas comunidades. Nas palestras, os participantes são informados sobre temas como educação, segurança, empreendedorismo, esporte, sexualidade, política, cultura e saúde. Inicialmente, o projeto prevê palestras em 30 escolas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. O Jovens Lideranças procura incentivar a participação do estudante na comunidade escolar e conscientizá-lo sobre a importância no desenvolvimento da sua cidade, Estado e País como um agente transformador.


paraná saudável

contra as drogas

inscrições

O Programa de Monitoramento Nutricional dos Escolares verifica informações como altura e o peso de 1,3 milhão de alunos das escolas estaduais. Também são identificados estudantes com necessidades dietéticas especiais.

Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) têm um projeto em escolas para alertar sobre o perigo do uso de drogas. São palestras com explicações sobre riscos do uso de bebidas alcóolica, crack, maconha.

Para receber as palestras contra as drogas, as escolas precisam já ter feito projetos de prevenção com os estudantes. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3321 1920.

Aula de natação no Centro da Juventude de Foz do Iguaçu: Paraná terá 29 unidades com atividades para adolescentes e jovens de 12 a 18 anos

não fique parado centros da juventude têM esporte, cultura e cursos gratuitos

Participe Cidades paranaenses com Centros da Juventude Inaugurados

Quero ser músico e no Centro da Juventude tenho a oportunidade de fazer o que gosto e encontrar novos amigos.” David Luiz de Souza 15 anos, faz teatro, música e futebol no Centro da Juventude de São José dos Pinhais.

Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Lapa, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama

Em construção

Francisco Beltrão, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul e Piraquara

Obras futuras

Prudentópolis, Paranaguá, Guarapuava e Londrina

O Governo do Estado já abriu 20 Centros da Juventude, espaços para que adolescentes e jovens, de 12 a 18 anos façam atividades esportivas, culturais e cursos gratuitos. Os Centros da Juventude têm ginásio poliesportivo, piscina, auditório, salas multiuso, pista de skate. É só chegar e se inscrever para participar das atividades. Em quatro anos, serão destinados R$ 74,7 milhões em recursos do Tesouro do Estado, através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), para a construção dos 29 Centros da Juventude do Estado. A prefeitura de cada cidade é responsável pelas atividades. Os endereços dos Centros da Juventude estão no site www.familia.pr.gov.br.


meu campinho

NOSSOS craques

O Governo do Estado planeja construir 200 campos de futebol e quadras de vôlei em comunidades carentes. As quadras terão gramado sintético e iluminação e serão feitas em parceria com as prefeituras.

A 27ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná teve competições em 12 regiões do Estado e a participação de 299 municípios. Guarapuava foi campeã geral. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado.

R$

10

MILHÕES

em investimentos em atletas em 2013

Ethiene Franco, promessa da ginástica para Olimpíada de 2016, treina com apoio do Governo do Estado

PARANÁ DE CAMPEÕES continuar treinando e sinal de que o governo investe nos atletas”, diz. O diferencial do Talento Olímpico do Paraná é a amplitude. O Paraná é um dos únicos estados brasileiros que possui uma bolsa de remuneração para atletas. Em 2011, quando foi criado o TOP, foram concedidas 250 bolsas. Em 2012, o número chegou a mil e, em 2013, a previsão é alcançar mais de 1.500 atletas e técnicos. Em 2013, o investimento deverá chegar a R$ 10 milhões.

Nas Bibliotecas Cidadãs do Governo do Estado, um acervo de aproximadamente dois mil livros está à disposição dos jovens, assim como um telecentro equipado com computadores com acesso à internet. De 2011 para cá foram abertas 100 Bibliotecas Cidadãs no Estado. Atualmente, são 300 unidades e dez serão construídas em breve. Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios, o Governo constrói a sede em terreno oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida. A biblioteca tem salão comunitário, espaço cívico e de recreação. A fachada exibe uma obra feita por um artista da localidade onde ela está instalada. Para saber o endereço das Bibliotecas Cidadãs acesso o site http://www.cultura.pr.gov.br, no link Projetos e Programas.

Uma porta de entrada para nossos atletas

Programa estadual de incentivo ao esporte vai contemplar 1.500 atletas A curitibana Ethiene Franco, de 21 anos, é uma das estrelas paranaenses da ginástica e promessa brasileira para a Olimpíada de 2016, no Rio. Ela está entre os beneficiados pelo programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), lançado pelo Governo do Estado em 2011 para incentivar a prática esportiva e formar atletas. Há dois anos, Ethiene recebe uma bolsa de R$ 1,5 mil mensal para se preparar exclusivamente para a olimpíada. “É um estímulo para

Livros e acesso à internet em 300 bibliotecas

A bolsa é um incentivo para permanecer na carreira, porque a gente abre mão de tudo, o esporte é nosso trabalho.” Daniele Hypolito, ginasta e bolsista

JUVENTUDE é uma prestação de contas do Governo do Estado do Paraná | www.pr.gov.br | www.facebook.com/governopr | @AENoticias_PR

Criado há dois anos e meio, o Talento Olímpico do Paraná oferece bolsas para as mais diversas modalidades e categorias. São cinco tipos de bolsas, com valores que vão de R$ 150,00 a R$ 1,5 mil por mês. O que começou como um projeto experimental tornou-se o maior programa de incentivo ao esporte da história do Paraná e a principal porta de entrada para grandes atletas. Comparado a outros programas estaduais de incentivo – que têm apenas três categorias – o TOP do Paraná atua, também, na formação do jovem atleta. São cinco categorias: formador, escolar, estadual, nacional, internacional e técnico. O programa beneficia, também, paratletas e técnicos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.