Page 1

AEDB Notícias Ano 9 ■ Nº 45 ■ Ago/Set 2018

A Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco recebeu o Prêmio Inovação em Ensino e Aprendizagem, conferido pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, pelas características inovadoras de seu curso de Administração. Entre as Instituições de Ensino Superior inscritas, a Faculdade Dom Bosco foi a única do Estado do Rio a receber tal distinção. Conforme inscrito no diploma recebido, nossa Faculdade foi merecedora deste prêmio, “em função de suas experiências em prol de um processo de ensino e aprendizagem inovador e efetivo”. A premiação aconteceu no jantar de encerramento do 29º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, realizado em São Paulo, no dia 26 de agosto. Compareceu à solenidade o coordenador do curso de Administração, Prof. Washington Lemos, que recebeu a placa do Prêmio ANGRAD 2018. Sobre o prêmio recebido, o Prof. Washington assim se expressou: “Sabemos o quanto ainda temos que melhorar; sabemos que temos potencial de ir bem mais longe. E vamos fazer

Foto: Virgínia Calaes

Curso de Administração da AEDB recebe Prêmio Inovação

Prof. Washington recebendo o prêmio

mais, pois o que está em jogo é o futuro de cada um dos nossos alunos; é um país com uma gestão mais eficiente e profissional, sem populistas nem aventureiros. O que está em jogo é a construção de uma sociedade melhor”.

XVI Semana de Atividades Científicas Nos dias 5 e 6 de setembro, aconteceu a XVI Semana de Atividades Científicas – SEAC, organizada pelo Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (CPGE) da AEDB e realizada anualmente, com o objetivo de incentivar os alunos à prática da pesquisa científica.

Este ano foram apresentados 402 trabalhos produzidos por alunos de todos os cursos das Faculdades Dom Bosco. Segundo a Profª. Dra. Nilza Macário, coordenadora de Pesquisa do CPGE, a maior participação na SEAC, este ano, foi dos alunos do curso de Engenharia Mecânica, que apresentaram 76 artigos científicos. Destaque para os alunos do curso de Comunicação Social, que fizeram uma bonita apresentação de música na abertura da XVI Semana de Atividades Científicas.


R

Registrando

esponsabilidade Social

A AEDB, mais uma vez, vai participar da Semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida anualmente pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, que este ano acontecerá de 17 a 23 de setembro. Foram inscritos para participar da Semana quatro projetos desenvolvidos por alunos do 2º e do 4º ano do curso de Administração, com a orientação do Prof. Carlos Augusto Menezes. São estes os projetos: criação da ONG Cãodomínio, para incentivar a adoção de animais; Penedon Rugby, clube para desenvolver este esporte entre crianças e jovens; Ensino de Educação Financeira e conscientização sobre preservação de patrimônio público, projeto desenvolvido com os alunos do Colégio Olavo Bilac. Outro projeto é o apoio à creche da Casa da Amizade, com a reforma do parquinho de recreação. Na reforma do parquinho, foram feitas as seguintes benfeitorias: troca da areia que está suja e com resíduos; tratamento da área para acabar com as formigas; pintura da brinquedoteca; e pintura dos pneus que servem como ornamentação e para recreação.

Adeus ao Prof. Corrêa Neto Foi com grande pesar que a comunidade acadêmica da Associação Educacional Dom Bosco recebeu, no último dia 5 de agosto, a notícia do falecimento do Cel. Prof. Estevão Corrêa Neto,que por quase 40 anos acompanhou e participou das ações das Faculdades Dom Bosco em prol da educação. Trabalhando na Instituição desde 1979, foi amigo e parceiro, de longa data, do Prof. Antonio Esteves, fundador da AEDB. Nascido no Mato Grosso, em 1941, formou-se Oficial do Exército pela AMAN, na turma de 1963. Formado, também, em Psicologia, atuou nas Faculdades Dom Bosco, a partir de 1979, como professor da disciplina Psicologia da Educaçãoe, posteriormente, como psicólogo, prestando atendimento a alunos por meio do Serviço de Apoio Psicopedagógico. Nos últimos anos, era marcante sua presença nas atividades institucionais da AEDB. No ano passado, representou a AEDB no Fórum Municipal da Educação e também integrou a comissão encarregada de elaborar o Plano Municipal de Educação de Resende para os próximos 10 anos. Vamos sentir saudades do Prof. Corrêa Neto, caminhando pelos corredores do campus da AEDB, trocando um dedo de prosa com os amigos no Restaurante Universitário, ou nos mostrando sua última produção poética. Sim. Ele era, antes de tudo, um poeta! AEDB Notícias ■ 2

▄ Congresso de Contabilidade – O Prof. Cleidinei da Silva, do curso de Ciências Contábeis, apresentou artigo científico no XV Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade, realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, no mês de julho. Segundo o Prof. Cleidinei, foi a primeira vez que a AEDB teve um trabalho aprovado neste importante evento científico. O trabalho apresentado pelo professor da AEDB foi em coautoria com Eduardo da Maia, graduando em Ciências Contábeis. ▄ XI SIMPED – O XI Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Educação, realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, movimentou o campus da AEDB. Professores e pesquisadores oriundos de Universidades do Estado do Rio, São Paulo e Minas Gerais compareceram para apresentar seus artigos científicos na área da educação. Na abertura do Simpósio, houve o lançamento dos livros ”Cotidiano Escolar Democrático”, da Profª Vera Lúcia Almeida; “Produção em Educação Ambiental na Formação de Professores do Ensino Fundamental”, de autoria da Profª Nilza Macário e do Prof. Pedro Paulo de Souza; e “Neurociência e Matemática - Uma Proposta Inclusiva”, da Profª Hérica Gomes. ▄ Semana de Sistemas – Entre tantas atividades programadas para o mês de agosto, aconteceu também a Semana de Sistemas de Informação – curso coordenado pelo Prof. Gabriel Brenner -, com a realização de inúmeras palestras de grande interesse dos alunos de Sistemas. A palestra que abriu a Semana foi sobre Segurança em Redes Wireless: Riscos Invisíveis, proferida pelo especialista em redes de computadores, Renan César do Nascimento. ▄ Educação inclusiva - A AEDB abriu suas portas para a realização do I Seminário de Educação Especial Inclusiva, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, dentro da programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência de Resende, promovida pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal. O tema do Seminário foi “Diálogos e Práticas sobre o Processo Escolar Inclusivo”. ▄ Boas-vindas – Depois de cinco meses de licença médica, o encarregado de manutenção da AEDB, Sérgio Oliveira da Silva, retornou ao trabalho. Eleito por seus colegas de trabalho o Colaborar Destaque do ano de 2013, por sua eficiência e pela maneira amigável como trata os colegas de trabalho, entre outros atributos, Sérgio ficou afastado por motivos de saúde. Todos nós da comunidade acadêmica AEDB ficamos muito felizes por vê-lo de volta, reassumindo seu posto de trabalho. Seja bem-vindo!


F

Rapidíssimas

estival de Música

O segundo semestre letivo começou animado nas Faculdades Dom Bosco, com a realização do 1º Festival de Música da AEDB, no dia 3 de agosto, que contou com a participação de alunos e professores dos diversos cursos de graduação. A proposta dos organizadores do evento era dar as boas-vindas aos estudantes, com muita música, dança e poesia. A produção do Festival foi uma iniciativa dos alunos Tarumã Marçolla, do 2º ano de Comunicação Social, e Laura Carvalho, do 4º ano de Administração, com o intuito, também, de divulgar novos talentos, abrindo espaço para apresentação dos alunos artistas. Segundo Tarumã, o maior número de estudantes que se inscreveu para participar foi do curso de Comunicação, predominando a apresentação de música. Para a realização do Festival, foi montada uma estrutura adequada a shows, com armação de palco ao ar livre, na entrada do campus, e todo o equipamento de luz e de som necessário.

▄ EXPOUNI – No dia 24 de agosto, a AEDB participou do Encontro de Universidades e/ou Faculdades – EXPOUNI, realizado anualmente pelo Colégio Salesiano de Resende, com o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio dos colégios da cidade, os cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior da região, de forma a ajudá-los na escolha profissional. No estande montado pela AEDB, os alunos visitantes da EXPOUNI puderam conhecer o baja e outros experimentos realizados por alunos de nossa Faculdade de Engenharia. ▄ Seminário de Educação Física – Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro), foi realizado um Seminário com palestras de grande interesse dos alunos, organizado pelo coordenador curso, Prof. Maurício Teixeira. Além das palestras, aconteceu o Festival de Dança, apresentado pela Profª Romana Almada.

Curso de Educação Física na Virada Esportiva Oitenta alunos do 1º e do 2º ano de Educação Física participaram da Virada Esportiva 2018, que aconteceu em Resende, nos dias 18 e 19 de agosto, com uma extensa programação realizada no Parque das Águas, no Centro de Lazer Julieta Botelho (Tobogã) e no Horto do Paraíso. Nossos alunos marcaram presença em quase todas as modalidades esportivas e recreativas da programação da Virada, entre elas, corrida noturna, aulão de dança e de boxe, passeio de patins, torneio de handebol, campeonato de skate e de basquete. A Virada foi realizada com o apoio do curso de Educação Física da AEDB.

Atividades de extensão

Merece destaque a intensa participação dos alunos de Educação Física em atividades externas, para as quais são requisitados. Além da Virada Esportiva, no mês de agosto, foi solicitado o apoio de nossos alunos na realização dos Jogos de Integração da Educação Infantil, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Resende. Em junho, 20 alunos de Educação Física deram apoio nos Jogos de Integração das Escolas do Campo, realizados também pela Secretaria Municipal de Educação, no distrito de Vargem Grande, com a participação de dez escolas de Educação do Campo, localizadas em distritos de Resende, reunindo cerca de 600 alunos da zona rural.

▄ Dia do Biólogo – No dia 3 de setembro, o curso de Ciências Biológicas, coordenado pelo Prof. Luís Sérgio Sarahyba, comemorou o Dia Nacional do Biólogo, com a realização de um bate-papo com o fotógrafo da Natureza, Ricardo Martins. Ainda como parte da comemoração do Dia do Biólogo, aconteceu uma palestra, no dia 4, sobre “A Pesquisa Botânica em Unidades de Conservação”, ministrada pelo Prof. Sebastião José da Silva Neto, doutor em Botânica do Museu Nacional e professor da UERJ. ▄ Publicação em livro – Os professores Alex Pimenta e Cleidinei da Silva, juntamente com três alunas do 4º ano de Ciências Contábeis – Beatriz Nogueira, Cristiane da Silva e Paula Sousa – tiveram um artigo de sua autoria publicado no livro (e-book) “Gestão Estratégica na Administração 4”, publicado pela editora Atena, do Paraná. O título do artigo é “A Contabilidade e a Recuperação Judicial”. Este mesmo artigo foi apresentado no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, realizado em Petrópolis/RJ, em 2017. ▄ Novo Mestre – O economista Haroldo Costa Júnior, coordenador da Controladoria e Ouvidor da AEDB, concluiu o mestrado em Engenharia de Produção, cursado na UNESP – Universidade Estadual Paulista. Haroldo é formado em Economia pelas Faculdades Dom Bosco e, além dos cargos administrativos que ocupa na Instituição, é professor da disciplina Orçamento no curso de Administração. O título de Mestre vem enriquecer, ainda mais, o currículo do professor, onde já constam duas pós-graduações. Parabéns, Haroldo! ▄ Projeto Penélope – O curso de Educação Física está desenvolvendo um projeto de defesa pessoal, destinado a mulheres maiores de 18 anos, onde elas aprenderão a lutar judô e jiu jitsu. O curso terá a duração de seis meses, com aulas às terças e quintas-feiras, de 17h às 18:10h. As aulas serão no laboratório de Atividade Física. O valor da mensalidade é de R$ 40. Para se inscrever, é necessário apresentação de atestado médico para realização de atividade física. AEDB Notícias ■ 3


E

ncontro de Gestores

O Diretor Acadêmico da Associação Educacional Dom Bosco, Prof. Mario Esteves, e o coordenador do curso de Administração, Washington Lemos, estiveram em Brasília, no dia 27 de agosto, participando do 2º Encontro de Gestores do Consórcio Sthem Brasil, que aconteceu no Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. O evento teve como lema “Juntos Somos Mais Fortes” e contou com a participação de 90 Mantenedores, Reitores, e Gestores de diversas Universidade do país, além do Presidente do Consórcio Sthem Brasil e de autoridades do Ministério da Educação. O encontro teve como objetivo criar um espaço de diálogo entre o Governo e o Consórcio Sthem, em busca de aprimorar e avançar na inovação acadêmica no Ensino Superior brasileiro.

Consórcio Sthem

Trata-se de um consórcio integrado por Instituições de Ensino Superior, buscando a inovação na educação superior, nas áreas de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM, em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), tendo em vista o ensino centrado no aluno, buscando a formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da sociedade atual.

AEDB oferece curso para alunos da AMAN e da UERJ

Dentro do programa de oferta de Disciplinas Eletivas desenvolvido pela AMAN em parceria com a AEDB, para alunos das duas instituições parceiras e também da UERJ, foi realizado, de 3 a 6 de setembro, o curso Lean Manufacturing e Design Thinking Aplicado a Startup, ministrado para 29 cadetes da AMAN e 13 alunos do curso de Engenharia de Produção da UERJ. O objetivo do curso foi transmitir ao aluno conhecimentos sobre o sistema de produção enxuta, estratégias de marketing, design thinking e sobre startups. O curso foi ministrado pelos professores Carlos André Gonçalves, Carlos Augusto Menezes e pelo Prof. Nilson Rodrigues. Este programa é coordenado pelo Cel. Prof. Edson Lopes.

Festival de Cultura do Colégio de Aplicação

Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia Setembro é mês de intensa atividade no Aplicação. Dia 15, acontece o tão esperado Festival de Cultura, que este ano terá como tema a poesia. Todos os alunos, das classes de Educação Infantil até o Ensino Médio, estarão apresentando trabalhos sobre a vida e obra de grandes poetas.

Setenta alunos da Faculdade de Engenharia da AEDB participaram do 2º Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia, realizado no Clube da Engenharia, no Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto. O tema do Encontro foi “Inovação e Tecnologia: Engenharia como Fator do Desenvolvimento Nacional”. Segundo o aluno Bruno Henrique Magalhães, do 5º ano de Engenharia Mecânica, foram abordados, no Encontro, temas muito interessantes como Tecnologia em prol da Humanidade, Gestão Sustentável e Inteligência Emocional. AEDB Notícias ■ 4

Olimpíadas do CAR Logo no início do mês, dias 3, 5 e 10, foi realizada a Olimpíada do Aplicação, coordenada pelos professores Leonardo Sales e Michele Stagi, quando os alunos competiram nas seguintes modalidades: basquete, handebol, vôlei, futebol, queimada, cabo de guerra e atletismo. AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos e Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

AEDB Notícias • Setembro 2018  
AEDB Notícias • Setembro 2018  
Advertisement