Projeto Gráfico 'Urbanas'

Page 1

MÍDIAS URBANAS A arquitetura da desconstrução Adriano jesus - Projeto Experimental II - t53

Oassunto mídias urbanas, oferece um leque muito variado de elementos e situações, com outras inúmeras possibilidades de percepções e leitura por parte do receptor. O objetivo deste estudo de caso é expor como construções antigas e de um belo design arquitetônico conseguem criar um fantástico contraste de linhas, quebrando a monotonia das zonas urbanas. Baseado em residências tradicionais e prédios que apostam no aproveitamento, e por consequência, a manutenção destes espaços, e suas construções de arquitetura positivista e neoclássica, será exposto bons exemplos existentes no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Um bom exemplo de aproveitamento consciente, atrativo ao público específico e ampliado para curiosos e turistas é o prédio localizado no centro do “caminho dos antiquários”. É perceptível as adaptações em alguns âmbitos, mas, no todo o prédio é convidativo, agradável e mesmo com cores fortes e atuais, a arquitetura graciosa leva beleza a rua.

No detalhe, a roseta com o ano de construção.

Muito próximo ao “caminho dos antiquários”, nos altos da Rua Mal.

Floriano, encontramos uma bela restauração, que manteve todas as linhas originais da residência. O lugar esteve um bom tempo fechado e sujeito a todo tipo de depredação, ou pior: invasão. Apesar disso, o casario renasceu com sua arquitetura exuberante, frente a tantos prédios “caixotes”.

No detalhe, visão frontal do casario.

Na Rua Duque de Caxias, encontro uma bela fachada com azulejos portugueses, quebrando totalmente os padrões lineares e cartesianos das fachadas dos prédios altos daquele trecho. Um perfeito aproveitamento de uma estrutura - a parte externa desta - com acesso ao pátio e a entrada da portaria e a um mercado de conveniências.

No detalhe, visão da fachada e portão lateral de acesso ao prédio novo.

Ainda na Duque de Caxias, a recuperação do antigo casario que cedeu lugar, a Pinacoteca Rubem Berta. Ótimo aproveitamento, pois a propriedade possui pátio de fundos. A arquitetura antiga recebe bem as peças gráficas de sinalização e divulgação. Há grandes prédios no entorno, mas, a casa não perde sua majestade e trás mais brilho ao percurso daquela rua.

Detalhe no topo, visão das fachadas, antes e após recuperação.

convivem perfeitamente, mesmo com aplicação de elementos gráficos ou comerciais, como adesivos e placas. A questão de adequação é basicamente do design não quebrar o equilíbrio.

No detalhe, placas de sinalização e com logotipos da gourmet de doces.

antiga residência na Rua Riachuelo, atualmente um bar de cervejas. Aproveitamento de um espaço, que foi confortável, antes, para uma vida familiar, e que agora agrega funcionalidade com conforto e estilo para um ponto comercial. Um lugar charmoso com serviço especializado de gastronomia e cervejas no centro do bairro.

Nos detalhes ao alto; roseta com o ano de construção e o pátio.

Na Rua Duque de Caxias, a restauração e conservação deste pequeno sobrado, permite abrigar há alguns anos a Galeria Duque, com exposição e vendas de peças de artes variadas. O ambiente interno aproveita ao máximo um ar simples e de cores neutras, mas a sofisticação que uma galeria neste tipo de construção merece.

No alto, em detalhe a fachada do pequeno sobrado.
No detalhe, placas de sinalização e com logotipos da loja.

Impossível passar pela Av. Borges de Medeiros com a Rua Demétrio Ribeiro e não notar o prédio restaurado e tombado. O antigo Cine Theatro Capitólio, deu lugar a Cinemateca Capitólio, de fachada em tons terracota se destaca e atrai olhares. O prédio oferece cafeteria e espaço de exposição, centro de documentação com acervos, biblioteca e pesquisa de vídeos.

No detalhe, assinatura do Eng. arquiteto, acima da marquise.

Na Av. Duque de Caxias, próximo a Catedral, encontramos a antiga residência de Júlio de Castilhos, o qual dá nome ao Museu. Com arquitetura neoclássica, construída em pedra lage, se mantém até hoje, tendo outro casarão como anexo. Visita obrigatória, pois o museu guarda e expõe variedades de objetos antropológicos do Rio Grande do Sul.

Em detalhe, o ano de construção e prédio vizinho, anexo do Museu.

que esbanjam combinações de arquitetura. Este ao lado recuperado e restaurado, é mantido como residência particular, e como peça única acaba sendo uma intervenção arquitetônica em meio a tantos caixotes da Av. Duque de Caxias.

No
detalhe, aplicações da sacada.

Um prédio aproveitado de forma magnífica, se encontra em frente a Praça da Matriz o qual é vizinho de uma construção majestosa - a Catedral Metropolitana e sua imponente arquitetura. O casarão referido recebe bem uma empresa de estudos, que mantêm a construção original ativa e viva como relevo da história.

Ao alto, visão lateral do casarão com gradios e ornamentos.

No Alto da Bronze em pleno Cento Histórico, uma construção chama a atenção: um casarão imponente de esquina, mantido em perfeitas condições. A arquitetura original está intacta. Sua cor sóbria, e as linhas equilibradas do positivismo, contrastam com a praça logo na frente e os grafites espalhados pelos muros.

No detalhe, placa indicativa sobre quem reside no sobrado.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.