Fichamento - Para entender o mundo financeiro - SINGER, 2000

Page 1

1. Indicação bibliográfica SINGER, P. – Para entender o mundo financeiro. São Paulo: Contexto, 2000.

2. Resumo O universo das finanças Todos nós participamos do mundo financeiro sempre que oferecemos e recebemos crédito. A rotina das finanças está incorporada no cotidiano do nosso comportamento econômico – quando movimentamos contas bancárias, compramos e vendemos bens e serviços, entre outros. O modo de organização do mundo financeiro em nossa sociedade permite apenas que grandes intermediários capitalistas monopolizem o acesso ao capital via crédito. O autor objetiva oferecer noções básicas dos fundamentos das finanças ao cidadão comum, de nível médio. Com base em teorias marxistas e keynesianas, Singer apresenta o caráter subjetivo e aleatório do universo financeiro, e traça um histórico da evolução das instituições financeiras, assim como das políticas monetárias e cambiais. Em seguida, o autor fala, mais profundamente, sobre a questão da crise financeira, apontando soluções e medidas preventivas. Por fim, há um capítulo dedicado aos serviços financeiros disponibilizados aos mais pobres. Fundamentos das finanças

1) A natureza das transações financeiras É uma operação de empréstimo, e caracteriza-se por não envolver diretamente transferência definitiva de valor. Os títulos se assemelham a mercadorias, embora não o sejam, e podem ser comprados, vendidos, revendidos ou recomprados. São contratos de empréstimo. Contratos de aluguel são também chamados de arrendamento ou “leasing”; os pagamentos são feitos em troca do uso do bem. O seguro de vida é um contrato condicional. O segurado paga um prêmio mensal em dinheiro, e, caso venha a falecer, a companhia de seguros devolve o dinheiro à família do segurado. O contrato de seguro possui prazo incerto, pois pode ser rescindido independente de sinistro. A compra de ações também é uma transação financeira condicional, já que o prazo, o valor do principal e os juros são oscilantes, dependendo do desempenho da empresa. Ações são títulos de propriedade de capital, leiloadas diariamente na bolsa de valores. Em geral, as transações financeiras são condicionais, pois todas envolvem riscos. A riqueza compõe-se de ativos, que podem ser bens reais ou contratos financeiros.

2) O papel das finanças na economia capitalista No capitalismo, as finanças antecipam as transações a fim de reduzir o tempo em que os produtos permanecem sem serem utilizados. Se não existissem as finanças, a economia teria grande parte de seus ativos estocados à espera do início das etapas de produção ou consumo. Graças às finanças, os períodos de produção e distribuição dos bens estão dissociados da movimentação de valores, permitindo que o dinheiro acumulado nos fundos de depreciação possa ser emprestado a outros agentes, que, em troca de juros, podem utilizá-lo para consumir ou produzir. 3) O risco financeiro No mundo das finanças, o passar do tempo produz valor, que se dá por meio do trabalho na produção e distribuição. A causa do risco financeiro é a imprevisibilidade, regida pela competição e inovação. Os neoclássicos sustentam a ideia de que o risco pode ser previsto e medido.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.