A interpretação de Hitchcock pelo jornalismo cultural

Page 1

A interpretação de Hitchcock pelo jornalismo cultural 1

Adriana Lourencini¹ Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp – Salto-SP

RESUMO O presente artigo faz uma análise do conteúdo de jornalismo cultural em crítica cinematográfica sobre o filme “Hitchcock”, nas revistas Bravo! e Veja, e no jornal Folha de S. Paulo, no período de janeiro a abril de 2013. O trabalho também aborda os signos presentes em algumas das ilustrações que compõem as reportagens e seu significado para os leitores, sob a perspectiva da semiótica. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo cultural; crítica cinematográfica; Hitchcock.

Introdução

Ao se pensar em jornalismo cultural, hoje, devemos compreender sua existência como um ponto onde se cruzam interesses e conhecimentos de diferentes lugares sociais, afetados pelas transformações culturais. Em relação ao espaço da crítica cinematográfica nas mídias jornalísticas, é necessário observarmos a relação da própria crítica com o jornalismo, no qual se insere, e o cinema, de que trata. “Pensamos a crítica jornalística como um espaço que permite que as reflexões e conhecimentos circulem, ganhem visibilidade, atinjam um público amplo, que nem sempre se confunde com o de cinema.” (BARRETO, 2005, p.10). Relacionando-se igualmente ao consumo de cinema, a crítica exibe e chama a atenção para os filmes, podendo (ou não) induzir o leitor a assisti-lo. “E o consumo, aqui, pode ser pensado como espaço de diferenciação e reconhecimento entre seus consumidores, ou até mesmo espaço de reflexão para os analistas da cultura” (BARRETO, 2005, p.10). A posição estratégica dos roteiros e guias culturais no jornalismo cultural diário possibilita ao leitor um retrato da vida cultural da cidade, oferecendo-lhe a possibilidade de escolha dos produtos culturais disponíveis. A crítica “continua a ser 1

Aluna regularmente matriculada na graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, sob a supervisão da Profª. Ms. Roberta Steganha.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A interpretação de Hitchcock pelo jornalismo cultural by Adriana Brumer Lourencini - Issuu