PAISAGENS INFANTIS: uma incursao pelas naturezas, linguagens e culturas das crianças

Page 193

tem ponto final. Ainda bem! E nestas rodas de tantas vozes e narrativas de crianças e infâncias, entrelaço minhas mãos às dos sábios velhinhos indígenas e seus mitos: ³São mitos vivos, contados por povos contemporâneos nossos, mitos como µtradição sagrada, revelação primordial, modelo exemplar¶, como diz Mircea Eliade (Bonnefoy, 1993:3-5), e não invenção ou ficção para quem os conta. São mitos ouvidos, contados e não lidos, a voz dos narradores apontando para o manancial de saber que se esconde na alma e na fala destes velhinhos. A intenção é que as estórias surjam com vivacidade, em sua plenitude, ao sabor da sensibilidade dos ouvintes ou leitores, reforçando o reconhecimento da autoria indígena, o respeito aos povos dos contadores, e aos direitos dos índios em geral.´ 31

31

Mindlin, B. Bodas de carne ou amor no reino animal - Nota final metodológica. In revista eletrônica ponto e vírgula n. 1, 2007.

193


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.