Guia para famílias - Galeria subterrâneo do Loreto

Page 1


Continuaapercorreragaleriaatéencontraresestaimagemeresponde: serAgaleriadoLoreto,responsávelpelotransportedeáguaentreazonadasAmoreiraseoLargodeSãoCarlos,noChiado,foiaprimeiradascinco edificadanofinalde1746.

EQuantoscarrosconseguescontar? guaritasdeguardas?Ecandeeiros?

devidamenteidentificada.PROCURAOSSEUSNOMES!UmdoschafarizesmaisconcorridosdacidadeeraoChafarizdoRato.Vaisencontrá-loàtuafrente.

OS DETETIVES do loreto

AopercorreraGaleriadoLoretoterás,algunsmetrosàfrente,oportunidadedeobservardoteuladodireito,protegidaporumagradeverde,aGaleria --------------- e,unsmetrosdepois,doteuladoesquerdo,aGaleriado ---------,

EsteNagaleriadoLoretoaáguaeratransportadaemcanalizaçãofechadaatravésdoprincípiodosvasoscomunicantes. troçoapresentaduascanalizaçõesembutidasnaparede,fechadas,estandoumalocalizadanoladodireitodopercursoeoutranoladoesquerdo. conduzirOespaçoexistenteentreascanalizaçõesserviaparacirculação,limpezadascaleiras,vigilânciadaestruturaeaindacomoumterceiropercursopara aágua,setalfossenecessário.

profissãoNestafotografiadistinguimosclaramenteumaantiga Inicialmente,hojejáextintadesenvolvidaporafricanosedepois águasobretudoporgalegos,aatividadedadistribuiçãode Identificateveumimportantepapelnoquotidianodacidade -osnafoto . a) Aguadeiros b) Aguaceiros c) Aguadouros

MUSEUS HÁ MUITOS!

Existem museus que integram nas suas coleções objetos recentes, mas que querem preservar para car para a próximas gerações.

Existem outros museus, que colecionam objetos antigos e valiosos, que gerações passadas deixaram de legado. Existem ainda outros museus que colecionam objetos feitos com materiais comuns ou raros.

No caso do Museu da Água, a história conta-se através de monumentos e edifícios históricos e da memória das gerações passadas e do seu esforço em trazer esse líquido até nós.

Hoje, vais vestir a pele de um investigador e vais estudar os objetos desta coleção.

ÁGUAS DE LISBOA

Galeria Subterrânea do Loreto

No século XVIII, para que a água chegasse aos chafarizes, palácios, conventos, fábricas e hospitais, foi construída uma rede emissária de galerias subterrâneas com uma extensão de cerca de 12 Km: a galeria do Campo Santana, a galeria das Necessidades, a galeria da Esperança, a galeria do Rato e, nalmente, a galeria do Loreto, que vão agora conhecer.

Estas galerias fazem parte do grande Aqueduto das Águas Livres. Uma infraestrutura com 58 Km, que transportava água de 77 nascentes, por gravidade, até à cidade de Lisboa.

Vamos entrar na galeria!

Do teu lado direito encontras esta imagem. Diz respeito à rua que se encontra à superfície.

Quantos sinais de trânsito consegues encontrar nela?

Continua a percorrer a galeria até encontrar a planta da mesma. Vai aparecer do teu lado direto. Consulta-a e mede-a em palmos.

Atenção: Um palmo corresponde a 22cm

Continua a percorrer a galeria até encont rar a planta da mesma. Vai aparecer do teu lado

Continua a percorrer a galeria até encontrares esta imagem e responde:

Continua a percorrer a galeria até encontrares esta imagem e responde:

Quantos carros consegues contar?

E guaritas de guardas?

E candeeiros?

teu lado direito encontras esta imagem. Diz respeito que se encontra à superfície.

Quantos sinais de trânsito consegues encontrar nela?

A galeria do Loreto, responsável pelo transporte de água entre a zona das Amoreiras ser edificada no final de 1746.

A galeria do Loreto, responsável pelo transporte de água entre a zona das Amoreiras e o Largo de São Carlos, no Chiado, foi a primeira das cinco galerias a ser edi cada no nal de 1746.

Ao percorrer a Galeria do Loreto terás, alguns metros à frente, oportunidade de observar --------------- e, uns metros depois, do teu lado esquerdo, a Galeria do ---------, devidamente

Ao percorrer a Galeria do Loreto terás, alguns metros à frente, oportunidade de observar do teu lado direito, protegida por uma grade verde, a Galeria da e, uns metros depois, do teu lado esquerdo, a Galeria do , devidamente identi cada.

Um dos chafarizes mais concorridos da cidade era o Chafariz do Rato. Vais encontrá -

PROCURA OS SEUS NOMES !

Nesta fotogra a distinguimos claramente uma antiga pro ssão, hoje já extinta.

Quantos carros consegues contar?

E guaritas de guardas?

E candeeiros?

Inicialmente desenvolvida por africanos e depois sobretudo por galegos, a atividade da distribuição de água teve um importante papel no quotidiano da cidade. Identi ca-os na foto:

a) Aguadeiros

b) Aguaceiros

c) Aguadouros

Largo de São Carlos, no Chiado, foi a primeira das cinco galerias a observar do teu lado direito, protegida por uma grade verde, a Galeria da --devidamente identificada. PROCURA OS SEUS NOMES! tua frente.

Na galeria do Loreto a água era transportada em canalização

Na galeria do Loreto a água era transportada em canalização fechada através do princípio dos vasos comunicantes.

O espaço existente entre as canalizações servia para cir conduzir a água, se tal fosse necessário.

Perto do local onde nos por este Aqueduto. Ainda fábricas.

Um dos chafarizes mais concorridos da cidade era o Chafariz do Rato. Vais encontrá-lo à tua frente. Perto do local onde por este Aqueduto.

Este troço apresenta duas canalizações embutidas na parede, fechadas, estando uma localizada no lado direito do percurso e outra no lado esquerdo.

O espaço existente entre as canalizações servia para circulação, limpeza das caleiras e vigilância da estrutura.

Este troço apresenta duas canalizações embutidas na parede, fechadas, estando uma localizada no lado

Também o Palácio dos Duques de Palmela, de Palmela tinham ainda um outro palácio no Bairro

Palmela

de

distinguimos claramente uma antiga extinta.

desenvolvida por africanos e depois

galegos, a atividade da distribuição de importante papel no quotidiano da cidade

percurso e outra no lado esquerdo.

um terceiro percurso para

Perto do local onde nos encontramos, ficava a Real Fábrica das Sedas do Rato, a Fábrica da Loiça, a Fábrica da Seda e a Fábrica dos Pentes, todas abastecidas por este Aqueduto. Ainda na proximidade desta zona ficava o Bairro das Águas livres onde habitavam muitos dos mestres que tra balhavam naquelas fábricas.

encontra os promenores nas imagens!

Encontra os pormenores na imagem!

Encontra os pormenores na imagem!

encontramos, ficava a Real Fábrica das Sedas do Rato, a Fábrica da Loiça, a Fábrica da Seda e a Fábrica dos Pentes, todas proximidade desta zona ficava o Bairro das Águas livres onde habitavam muitos dos mestres que tra balhavam

Perto do local onde nos encontramos, cava a Real Fábrica das Sedas do Rato, a Fábrica da Loiça, a Fábrica da Seda e a Fábrica dos Pentes, todas abastecidas por este Aqueduto. Ainda na proximidade desta zona cava o Bairro das Águas Livres onde habitavam muitos dos mestres que trabalhavam naquelas fábricas. encontramos, ficava a Real Fábrica das Sedas do Rato, a Fábrica da Loiça, a Fábrica da Seda e a Fábrica dos Pentes, na proximidade desta zona ficava o Bairro das Águas livres onde habitavam muitos dos mestres que tra balhavam o Palácio dos Duques de Palmela, atual Procuradoria -Geral da República, recebia água do Aqueduto através do tinham ainda um outro palácio no Bairro Alto que, por sua vez, recebia a água através do chafariz de S ão Pedro de Alcântara.

Também o Palácio dos Duques de Palmela, atual Procuradoria-Geral da República, recebia água do Aqueduto através do chafariz do Rato. Os Duques de Palmela tinham ainda um outro palácio no Bairro Alto que, por sua vez, recebia a água através do chafariz de S ão Pedro de Alcântara.

Encontra os pormenores na imagem!

Procuradoria -Geral da República, recebia água do Aqueduto através do chafariz do Rato. Os Duques por sua vez, recebia a água através do chafariz de S ão Pedro de Alcântara.

Também o Palácio dos Duques de Palmela, atual Procuradoria-Geral da República, recebia água do Aqueduto através do chafariz do Rato. Os Duques de Palmela tinham ainda um outro palácio no Bairro Alto que, por sua vez, recebia a água através do chafariz de São Pedro de Alcântara.

abastecidas

naquelas

naquelas

Prosseguindo a Rua da Escola Politécnica, continuamos acompanhados pela canalização fechada, do lado direto e do lado esquerdo, sempre numa galeria fechada para que a água não tivesse contacto com o ar ou com o sol. No século XVIII, estes elementos eram considerados nocivos para a água.

Alcântara. abastecidas

Prosseguindo a Rua da Escola Politécnica, continuamos acompanhados pela canalização fechada, do lado direto e do lado esquerdo, sempre numa galeria fechada para que a água não tivesse contacto com o ar ou com o sol. No século XVIII, estes elementos eram considerados nocivos para a água.

Seguindo pela Rua da Escola Politécnica, chegamos agora a uma fotogra a do Largo de São Mamede.

Seguindo pela Rua da Escola Politécnica, chegamos agora a uma fotografia do Largo de São Mamede.

1. O que achas que aconteceu?

a) Incendio?

chafariz do Rato. Os Duques

b) Derrocada de um prédio?

c) Assalto?

1 - O que achas que aconteceu?

a) Incêndio

b) Derrocada de um prédio

c) Assalto

2 - Quantas pessoas se encontram à janela?

3 - O acontecimento será no rés do chão ou no 1º andar?

2. Quantas pessoas se encontram à janela?

3. O acontecimento será no r/c ou no 1º andar?

O atual edifício da Imprensa Nacional Casa da Moeda foi também abastecido pelo Aqueduto, através da galeria do Loreto. Neste local também funcionou, a partir de 1768, a Imprensa Régia, criada por alvará de D. José I.

Esta fotogra a mostra o edifício da Imprensa Nacional no início do século XX. Nesse período, era habitual o uso do Chapéu.

O atual edifício da Imprensa Nacional Casa da Moeda foi também abastecido pelo Aqueduto, através da galeria do partir de 1768, a Imprensa Régia, criada por alva rá de D. José I.

Esta fotografia mostra o edifício da Imprensa Nacional no início do século XX. Nesse período, era habitual o uso do

Quantos chapéus Quantos chapéus consegues contar na imagem?

Também o Edifício da Escola Politécnica foi abastecido pelo Aqueduto desde que passou a ser a sede da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e hoje é o Museu de História Natural e Ciência.

Olha para a imagem e responde: Se o senhor que está a atravessar a rua quiser colocar uma carta no correio nesta zona, pode? Onde? Também o Edifício da Escola Politécnica foi abastecido pelo Aqueduto

Neste local também funcionou, a contar na imagem?

Lisboa e hoje é o Museu de História Natural e Ciência.

Olha para a imagem quiser colocar

Continuando pela Galeria do Loreto estamos agora a percorrer a Rua

Continuando pela Galeria do Loreto estamos agora a percorrer a Rua da Escola Politécnica em direção ao

Ao chegar ao nal procura pelos símbolos dos mestres pedreiros nas pedras das paredes e tetos. São

que passou a ser a sede da Faculdade de Ciências da Universidade de

responde: Se o senhor que está a atravessar a rua

carta no correio nesta

O que está o senhor sentado no chão a fazer?

Uns metros à frente chegaremos ao Jardim do Príncipe Real.

bancos e, em 1869 o jardim em estilo Inglês, idealizado pelo jardineiro

Politécnica em direção ao Jardim do Príncipe Rea l.

Uns metros à frente chegaremos ao Jardim do Príncipe Real. A Praça começou a ser instalada em nais do Séc. XIX: inicialmente foram instalados os bancos e, em 1869 o jardim em estilo Inglês, idealizado pelo jardineiro João Francisco da Silva

Uns metros à frente chegaremos ao Jardim do Príncipe Real. A Praça começou a ser instalada em finais do Séc. XIX: inicialment e foram instalados os

Praça

começou a ser instalada em finais do Séc. XIX: inicialment e foram

João Francisco da Silva. +351 218 100 215 museudaagua@epal.pt @museuagua @museuagua

Rua do Alviela, 12, 1170-012 Lisboa, Portugal

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.