ANO XXIX- Nº. 348 Mês de Setembro de 2011
O CONCELHO DE VILA VELHA DE RÓDÃO Publica-se na última semana de cada mês
Registo de Imprensa - Nº 108771
Mensário Regionalista Fundador: DOMINGOS ALVES DIAS
PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS Castelo Branco TAXA PAGA
Depósito Legal Nº. 4032/84
Director JOSÉ FAIA P. CORREIA
Número Avulso: 0,80
Redacção: Avª. Almirante Reis, Nº. 256 - 1º. esqº. 1000-058 LISBOA - casacvvrodao@sapo.pt - www.ccvvrodao.no.sapo.pt - Telem. 967 018 215 - NIB: 003500630008193433011
29 Anos ao serviço do nosso Concelho
Agrupamento de Escolas tem novo Diretor
ENCONTRO DOS EX-COMBATENTES DO CONCELHO DE VILA VELHA DE RÓDÃO
O
s ex-combatentes do concelho de Vila Velha de Ródão e seus familiares mais próximos, reuniram-se no passado dia 17, no salão do CDRC, para mais um encontro de confraternização e camaradagem. A jornada teve início logo pelas nove horas da manhã, com a deslocação de uma delegação de
ex-combatentes ao cemitério do Fratel, onde foi prestada homenagem aos camaradas naturais daquela freguesia, que tombaram ao serviço da Pátria: Ulisses Pereira Correia, José João Neves Flores e João Flores da Silva Ferreira. João Mendes, um dos elementos da Comissão Organizadora do Encontro, usou da palavra para afirmar que “
Viemos aqui ao cemitério de Fratel, junto da campa do camarada Ulisses, prestar uma homenagem muito sentida àqueles que, desta freguesia saíram entre 1961 e 1974, para combater por Portugal e que perderam as suas vidas pela Pátria. São estes que, com todo o respeito que nos merecem, queremos hoje homenagear.
Cont. Pág. 7
Pág. 6 O professor Luís Costa é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão
O SAMUEL MERECE
A
primeira vez que, há umas semanas, vi uma cadeira de rodas junto à entrada do campo gimno-desportivo da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense não percebi lá muito bem! A minha dúvida, porém, não durou mais do que escassos segundos porque logo apareceu a figura morena e simpática do Samuel, seu utilizador, o qual, em passos curtos e muito concentrado, mas com determinação, dava voltas e mais voltas ao recinto, numa espécie de treino para uma maratona especial: a da recuperação do que puder da sua anterior atividade física. Toda a gente reconhecia no Samuel um trabalhador incansável e, como escreveu o nosso conterrâneo Dr. Nicolau Eduardo, no último número deste Jornal, em artigo intitulado AMIGO DO SEU AMIGO, todos sentimos o que passará pela sua cabeça conhecendo-o como trabalhador e amigo dos seus. Pois bem, vamos estar ao lado do Samuel na longa caminhada que ainda tem pela frente, tendo como meta a sua recuperação. Há já uma Comissão de voluntários, aliás já experientes nestas andanças (Fernando Flores, José Eduardo, Maria Valente, Nicolau Eduardo, Paula Gonçalves, Sónia Gomes) e uma conta bancária aberta na CGD com o NIB 003506890001074410097, em nome de 3 elementos da comissão, cujo 1º titular é Nicolau Pinto Eduardo. E se algum dos nossos estimados leitores puder ajudar poderá sempre fazê-lo também através do nosso Jornal. O Samuel merece.
Editorial Pág. 2
Cerimónia da romagem ao cemitério de Ródão
IMPÉRIO DA ROUBALHEIRA, O FRATEL E AS 13 POVOAÇÕES DA FREGUESIA ESTÃO A FICAR MENOS ATRAENTES PARA VIVER A freguesia do Fratel, constituída por 14 localidades, é povoada por uma população envelhecida que vai definhando sem capacidade de renovação, por razões óbvias. Como resultado: no ano letivo que agora começou fechou a última escola!
A FREGUESIA DO FRATEL ESTÁ A SAQUE -
Quem nos acode? Pág. 4
Geopark Naturtejo recebe distinção da UNESCO por mais 4 anos
A Fega da Azeitona Pág. 4
Pág. 11