Jornal ACMinas Jul/Ago

Page 9

que envolve três pilares essenciais, o governo – ou seja, a gestão da empresa –, as políticas práticas e o monitoramento.” Há ainda, segundo Adriana, quatro princípios que devem nortear a ação desses pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. “Com sua adoção torna-se possível alcançar resultados como geração de valores, melhoria de desempenho, acesso a recursos financeiros a custos mais baixos e perenidade dos negócios. Além disso, quando as funções são bem delimitadas minimizam-se os conflitos”.

O case Petronas Além da apresentação de Adriana Fantoni, a reunião do Conselho contou também com um case, o da Petronas Lubrificantes Brasil S/A, multinacional do setor de petróleo e gás que, há cinco anos, adotou os processos da governança corporativa em seu planejamento estratégico. Segundo o presidente da empresa, Marley Almeida, a iniciativa trouxe uma melhora notável no desempenho da organização. “Sua implementação contribuiu para pavimentar um ambiente que nos ajudou a responder a algumas perguntas, como sobre o que fazer para que melhore o desempenho em nossos negócios e como melhorar o núcleo operacional, entre outras”, relatou.

Marley Almeida: Governança Corporativa

O processo adotado foi detalhado pela gerente de Governança Corporativa das Américas da empresa, Patrícia Luz. Segundo a executiva, apesar de a Petronas estar no Brasil há 11 anos, a criação desse setor é mais recente. “Sua estruturação é relativamente nova, não existia, era uma página em branco, mas aos poucos fomos criando modelos de governança hoje aplicados no Brasil e nas Américas”, informou. “O projeto é dividido em duas partes. A primeira, de prevenção, inclui o Código de Ética e Conduta, o

Manual Antissuborno e Anticorrupção, assim como as políticas de denúncias e de recebimento de presentes pelos colaboradores, entre outras prescrições”, explicou. “A segunda consiste no desenvolvimento de processos e atividades internas pelos diversos setores da empresa, como o Financial Control Framework (FCF), o Risk Profile, que se refere aos riscos à corporação, e a Auditoria Interna que, atuando de forma independente, gera relatórios para o Comitê de Ética, que os analisam”, concluiu.

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.