Revista 21 - Edição 15 - Set/Out 14

Page 41

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Divertindo, jogo ensina a combater a dengue

Aplicação até para a fisioterapia

Ao perceber que algumas áreas têm dificuldades em criar experiências envolventes, a equipe da Fisiogames, de Florianópolis, resolveu se aventurar, criando uma plataforma para fisioterapia. “Os profissionais precisam se reinventar sempre para evitar a evasão, já que os tratamentos podem durar semanas e até anos. Nessas situa­ ções, os jogos funcionam como fator de motivação”, afirma Daniel San, sócio da empresa. Com vários exercícios, a plataforma permite que os profissionais de saúde montem um treino personalizado para o paciente ou aluno. Em seguida, basta acessar o sistema, com login e senha, para ser guiado por um avatar na correta execução das atividades. “Nossa ideia é aplicar o entretenimento digital e as mídias interativas ao bem-estar humano, combinando educação e saúde. O foco inicial foi oferecer um produto de qualidade e de baixo custo ao mercado de reabilitação virtual, carente de soluções nacionais”, explica Daniel. A atuação da Fisiogames se iniciou em 2009, quando venceram o programa Sinapse de Inovação. Assim, receberam recursos para desenvolver o “Funphysio”, jogo para fisioterapia. Logo depois, a empresa lançou o “Challengeboard”, game para iPad, no estilo dos jogos antigos de tabuleiro, que foi vendido em mais de 36 países. Em 2010, foram incubados no Midi Tecnológico, mantido pelo Sebrae e gerenciado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). A gradua­ção veio no início deste ano. Para Daniel, a incu-

revista

SHERLOCK DENGUE EM NOVA VERSÃO

O “Sherlock Dengue” ganhou sua oitava ver­ são. Modernizado, o game pode ser jogado pela internet, mas mantém o conteúdo cons­ truído com a Secretaria de Saúde de Join­ ville. Para testar o jogo, estudantes foram até a Udesc. Batizado de “Sherlock Dengue 8.0: The Neighborhood – A Vizinhança”, o game tem como objetivo envolver os vizinhos no combate à doença. No fim de setembro, um mutirão envolveu os estudantes da Udesc na conscientização do combate à dengue. Eles foram convidados para uma competição em que conheceram o “Sherlock Dengue”. bação é uma etapa importante para uma empresa de tecnologia, pois é possível melhorar o plano de negócio com auxílio de consultores especializados. “Outra vantagem é o contato com empreendedores. Muitas das soluções para problemas enfrentados pela equipe são encontradas durante conversas com outros que já passaram por algo parecido”, ressalta. A empresa conta com sete funcionários, que trabalham na melhoria da plataforma Fisiogames, além de desenvolver uma solução para tornar os treinamentos corporativos mais envolventes por meio de jogos sérios. EVOLUÇÃO DA FISIOGAMES

2010

l Selecionada pelo programa Face to Face Brasil, da British Airways e da Revista Exame PME. Foi uma das seis empresas brasileiras a participar de uma rodada de negócios em Londres. l Escolhida pelo programa Startup Saúde Brasil para receber diversos coachings, com objetivo de aprimorar o modelo de negócio e o produto.

2013

l Selecionada pelo programa StartupSC para treinamentos e consultorias, além de ganhar subsídio em uma missão empresarial ao Vale do Silício, no Estados Unidos. l Parcerias formalizadas com a UFSC e a Udesc para desenvolver pesquisas com seus produtos. l Fisiogames treina mais de 60 profissionais de fisioterapia da saúde pública de Minas Gerais, para utilizar jogos durante as sessões.

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.