3 minute read

Camari vira referência

em carne suína em Franca e região e abrirá loja própria

Indústria, localizada em Cristais Paulista, tem 23 anos de mercado e 140 colaboradores

Advertisement

40 ACIF em Revista | www.acifranca.com.br Wilker Maia

MARCO FELIPPE U ma reportagem sobre suinocultura, publicada pelo Globo Rural em meados da década de 90, foi o estarte para que o engenheiro agrônomo José Camilo Mendonça, 57, decidisse largar o trabalho de supervisor de vendas no segmento de adubos para apostar em um negócio familiar. O desejo de gerir uma agroindústria já era um sonho antigo e o fato do pai possuir um sítio de 19 hectares, em Cristais Paulista (SP), também contribuiu para o surgimento da indústria Camari.

“O negócio começou com o meu pai e um total de 12 matrizes que produziam 25 suínos no mês. Depois eu vim fazer parte no intuito de agregar valor e vender para o consumidor final. Apliquei minhas reservas e comecei a fazer cursos, implantei o Programa SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) e em três anos já eram 150 fêmeas”, diz sobre o início da empresa.

Pós-graduado em gestão empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Camilo, como é mais conhecido, inovou na condução dos negócios ao decidir seguir à risca todas as normas sanitárias e investir pesado em instalações sustentáveis e na implantação de um núcleo genético, que por meio da inseminação artificial assegura a sanidade e evita o trânsito de animais. “Ao completar dez anos de empresa tive essa nova visão prezando a biosegurança. Com animais mais saudáveis e uma alimentação balanceada tenho um custo menor com ração e não preciso usar medicação. Dessa forma, há animais com genética de melhor qualidade e o grande premiado fica sendo o consumidor”, explicou o empresário que possui parceria com três produtores rurais da região no arrendamento de galpões. São nesses locais que acontece a recria e o término do processo. Por semana, são em torno de 710 animais dando saída enquanto 750 novos leitões dão entrada na maternidade, localizada em uma propriedade da empresa (distante 15 quilômetros do frigorífico), por onde permanecem pelo prazo de 60 dias.

Chama a atenção nesse processo, o trabalho de compostagem realizado com os resíduos das granjas. Por meio dele, todo o material utilizado como sobrecama para os animais - casca de amendoim e de arroz - juntamente com os dejetos viram substratos para a compostagem que depois são repassados para aos produtores rurais parceiros que utilizam essa fibra na cafeicultura.

Hoje a Camari tem mais de 18 mil animais, conta com uma fábrica própria de ração e é responsável por 140 colaboradores envolvidos nos trabalhos de genética, frigorífico e vendas. Somente o abate é terceirizado, o restante da cadeia acontece tudo sobre a tutela da empresa. O resultado é um mix de mais de 70 produtos de ‘sabor irresistível’, conforme diz o slogan da Camari, com destaque para a linha de cortes temperados, que inclui panceta, picanha e pernil, todos de origem suína. A empresa também trabalha com carnes in natura e industrializadas como no caso dos cozidos, defumados

e embutidos, que também figuram na lista dos produtos mais procurados, sendo praticamente impossível desassociar a Camari de suas linguiças. Essa linha inclusive responde por 60% da produção da empresa, que mantém sua sede em Cristais Paulista, na mesma propriedade onde o negócio começou. O sítio fica às margens da Rodovia Cândido Portinari e é ali que funcionam o frigorífico e o escritório. As granjas estão situadas em outras localidades.

Segundo Camilo, a Camari atua em um raio de 100 quilômetros, porém ainda concentra o maior mercado em Franca. “Temos seis vendedores e distribuição própria para mais de 500 clientes entre supermercados, lanchonetes e açougues”.

Novidades

Há cerca de quatro meses, a Camari inovou mais uma vez ao passar a trabalhar não só com carne suína, mas também com carne bovina em peças. Inicialmente, a produção tem sido apenas para atender o mercado direto através de uma loja interna. “É uma linha de churrasco, com peças mais trabalhadas. Uma linha prime a partir de fêmeas jovens. Estamos fazendo uma experiência”, destacou o empresário que conta com a ajuda do filho Gabriel nos negócios.

Em fase de obras, a empresa também planeja inaugurar até junho, na entrada de Cristais Paulista, uma boutique de carnes. O projeto consiste em vender produtos diferenciados com a marca Camari. “Vemos esse projeto como algo promissor. A boutique é uma forma de valorizar nossos produtos, de mostrar que trabalhamos com produtos nobres, mas que todos possam ter acesso” justificou Camilo.

This article is from: