3 minute read

Você sabe o que é 5s?

Next Article
VITAS: PROJETO

VITAS: PROJETO

o que é

rawpixel.com / Divulgação

Advertisement

Aprenda a utilizar esse método na sua empresa e veja a produtividade aumentar

ANA LUIZA SILVA O Método 5S foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial no período de recons- trução do país e na tentativa de se reerguer economicamente. É uma das ferramentas da filo- sofia LEAN (sistema de manufatura enxuta), uma metodologia de gestão que busca otimizar custos, reduzindo tempo de trabalho e os desperdícios de uma empresa. É um processo de autoe- ducação e autodisciplina e é dividido em 5 sensos que se complementam como um sistema.

O 5S, que em português foi tradu- zido como “cinco sensos”, vem de cinco palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Sei- ton (organização), Seison (limpeza), Sei- ketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina). A aplicação desse método tem como obje- tivo a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a redução do desperdício (material e o desperdício de energia dos funcionários) e o consequente aumento na produtividade.

“O principal objetivo do Programa 5S é contribuir para que nossos recursos disponíveis sejam utilizados de forma sustentável, organizada e equilibrada, promovendo melhoria contínua e contri- buindo para um ambiente mais saudável. A ferramenta 5S possibilita o alcance de resultados mais eficazes, com melhores desempenhos, processos simplificados e enxutos com maior produtividade e qualidade”, afirma Mônica Stephani, con- sultora da Kriar Gestão de Pessoas.

O 5S é de caráter educativo e par- ticipativo, voltado para o crescimento humano e profissional. Através dele as pessoas são treinadas e educadas para promover a ordem, a organização e a limpeza dos locais onde vivem e traba- lham. Se aplica no ambiente pessoal, familiar e corporativo, otimizando tempo, reduzindo conflitos gerados pela falta de organização, desperdícios e acúmulos desnecessários, auxiliando no desenvol- vimento de novos hábitos saudáveis.

Africa Studio / Divulgação

Segundo a consultora, o Método 5S gera grandes mudanças de comportamento, pois se trata de adquirir novos hábitos, desconstruir padrões construídos desde a infância, como a forma como a pessoa foi educada, e busca levar para o ambiente de trabalho um novo jeito de tratar e utilizar todos os recursos à disposição. “Ao trabalhar esta ferramenta, adquirimos um olhar sistêmico sobre tudo que nos cerca, tornando os processos mais previsíveis e eficazes”, afirma.

Se a aplicação do Método 5S for em um ambiente empresarial, é necessário que um profissional esteja à frente, liderando todas as etapas de implantação do processo juntamente com um Comitê Gestor formado por pessoas de setores diversos da empresa. O resultado somente será alcançado se as etapas forem geridas, administradas e auditadas pelo comitê permanentemente, assegurando assim a continuidade do programa.

Para aplicação na vida pessoal, basta uma leitura de aprofundamento no tema, pois é fácil aplicá-lo no ambiente familiar e na rotina pessoal, desde que seja trabalhada a mudança de hábitos.

“O 5S é uma ferramenta poderosa quando bem aplicada. Utilize-a, seja dentro da sua empresa ou dentro da sua casa, e perceba como sua vida se tornará mais simples e dedique-se às coisas que são realmente essenciais, seja no aumento da produtividade, seja com a família, amigos, ou até mesmo, um tempo livre para você”, finaliza Mônica.

Veja como funciona cada um desses sensos e aplique o Método 5s na sua empresa.

Os 3 primeiros são sensos práticos, de ação. Estão ligados ao nosso jeito de agir, associados ao "pegar e fazer". São eles:

SEIRI utilização

Separar e ficar apenas com que lhe é útil. Melhorar o uso dos fatores de qualidade e o jeito de agir.

SEITON ordenação

Ordenar e organizar. Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar.

SEISON limpeza

Limpar e evitar sujar.

Os 2 últimos são sensos de emoção, avaliação, raciocínio, padronização e compromisso com o que foi feito nos sensos anteriores.

SEIKETSU saúde

Manter o que foi organizado. Padronizar as práticas saudáveis de uso, ordem e limpeza. Maior cuidado com o visual e com a saúde, gerando constantes melhorias para tornar o ambiente profissional ou pessoal mais saudável. Aqui verificamos se o que foi feito nos 3 primeiros sensos, foi uma prática saudável. Melhorar o jeito de ser.

SHITSUKE autodisciplina

Assumir a responsabilidade de cuidar dos fatores de qualidade. Neste senso cada um assume o compromisso de seguir os padrões saudáveis, promovendo bem estar, melhoria do desempenho e harmonia no ambiente de trabalho ou familiar, sem que ninguém o cobre por isso.

This article is from: