Cadeia produtiva da carnaúba - Manual de boas práticas

Page 66

Fase de beneficiamento e processamento industrial

PREPARAÇÃO

EXTRAÇÃO

BENEFICIAMENTO/ PROCESSAMENTO INDUSTRIAL

Uma vez que as palhas estão secas, encerra-se o processo extrativista e tem início o processo de beneficiamento agroindustrial, que corresponde às etapas de batedura manual e mecânica de pó cerífero, produção de cera de carnaúba de origem ou extração de cera por solvente. Todos os trabalhadores da retirada do pó também devem estar atentos ao uso dos EPI, especialmente os protetores auriculares (ou abafadores) e as máscaras respiratórias.

Imagem 48: EPI na fase de beneficiamento Foto: Acervo Associação Caatinga

Imagem 49: Equipe de trabalho da fase de beneficiamento – Foto: Acervo Associação Caatinga

CAPÍTULO 5 – BOAS PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS

Batedura do pó

66

Existem duas formas de batedura do pó: a manual e a com o uso de máquina. Geralmente a batedura manual é indicada para a folha de olho, pois apresenta um rendimento maior do que a batedura com o uso da máquina. Porém, ela mantém a folha intacta, podendo ser utilizada posteriormente para a fabricação de artesanatos e outros produtos. No caso da batedura com máquina, a palha é picada e utilizada posteriormente, na maioria dos casos, como adubo. O processo se inicia com o cortador de embira, que abre os feixes e passa as palhas para o entregador. Durante esse procedimento é muito importante atentar para a postura para evitar problemas na coluna, bem como estar atento ao manuseio de materiais para evitar acidentes. Após essa primeira etapa, o operador irá introduzir a palha na máquina. Esse procedimento, por ser de alto risco, requer atenção máxima do trabalhador. É fundamental que as máquinas utilizadas possuam um limitador, que mantenha as mãos do operador a uma distância segura das lâminas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.