Issuu on Google+


Índice Gir Leiteiro Amado................................................ 27 Boris de Brasília.................................. 12 Brilhante da Silvania........................... 13 Castelo de Kubera.............................. 04 Cenário TE da Silvânia....................... 25 Coliseu da Silvania............................. 15 Degas do Mackllani............................ 24 Delta de Brasília................................. 21 Diamante de Brasília.......................... 15 Donald................................................ 20 Don Juan TE de Brasília..................... 22 Emissário de Brasília.......................... 16 Enlevo da Silvânia.............................. 17 Everest da Bom Jardim...................... 26 Falcon FIV de Brasília........................ 16 Fator TE de Kubera............................ 17 Fenix................................................... 26 Gengis Khan de Brasília..................... 11 Guara.................................................. 23 Guaru.................................................. 23 Guri..................................................... 07 Iceberg da Silvania............................. 14 Jaguar da Badajós............................. 27 Meteoro de Brasília............................. 08 Navajo................................................ 10 Oriz dos Poções................................. 22 Paladino.............................................. 09 Paraíso da Silvania............................. 08 Paranã do Alto da Estiva.................... 20 Quero-Quero...................................... 09 Rajkot de Brasilia................................ 06 Reator da Taquipe.............................. 24 Sensato.............................................. 28 Tango JMMA...................................... 25 Teatro da Silvania............................... 05 Twister OG......................................... 21 Universo............................................. 10

Gir Leiteiro Mocho

Palavra do Gerente Prezado Cliente,

Esta bateria de touros provados se destaca pelo equilíbrio entre produção e conformação. Entre os selecionados estão três touros que comercializaram mais de 100.000 doses, o que comprova a satisfação com suas progênies. Destacamos várias filhas com premiação em pistas de julgamento, torneios leiteiros e principalmente no dia a dia da produção de leite. Acreditamos que as solicitações de nossos clientes por vacas mais produtivas e longevas, bem como pedigrees totalmente únicos no mercado, serão completamente atendidas com os touros desta Bateria. São 8 novos touros Gir Leiteiro que se somam a bateria de touros jovens mais comentada e totalmente diferenciada do mercado, além da qualidade da bateria de Guzerá Leiteiro e uma ótima opção no Sindi. Obrigado pela sua confiança total e continue junto à empresa líder mundial em genética bovina.

TOP 10....................................... 32 e 33 02

Kátya Castro Coordenadora de Processamento & Capacitação do GMS katya@absnet.com.br

Marcello Mamedes Técnico marcello@absnet.com.br

Roberta Gomes Técnica roberta@absnet.com.br

Edgard Rodrigues C. Neto Técnico Coordenador dos Avaliadores GMS edgard@absnet.com.br

Fernando Germinari Técnico fgerminari@absnet.com.br

Importação e Exportação Klaus Hanser de Freitas Silvio Okuno Coordenador de Imp. e Exp. silvio@absnet.com.br

Klaus Hanser de Freitas Gerente de Produto Leite klaus@absnet.com.br

Comunicação

Labrador............................................. 31 Quimão............................................... 31

Informações Técnicas

Gerente Dpto. Técnico heliovaz@absnet.com.br

Bem vindo a ABS Pecplan genética de vacas lucrativas que melhoram a cada lactação. Sem surpresas, sem erros, sem desculpas.

Sindi Guzerá Leiteiro

Hélio Vaz Rezende Filho

Temos muita satisfação de levar até você nosso Catálogo Leite Zebu ABS Pecplan 2010.

Salu.................................................... 28 Tcheco................................................ 29

Delfinópolis (Sindi).............................. 29

Equipe Técnica

Márcio Nery Magalhães Jr. Diretor ABS Pecplan mnery@absnet.com.br

Lívia França Gerente de Comunicação livia@absnet.com.br


Entendendo as Provas Prezado Produtor O maior objetivo da seleção genética em fazendas é produzir animais mais produtivos, funcionais e de fácil manejo, dentro desta premissa, nós da ABS Pecplan entendemos a necessidade de criar índices que permitam fazer uma escolha de touros que atendam a estes objetivos. Os Índices ABS de Manejo, Úberes, Locomoção, Corporal e agora o novo ABS Index, baseiam-se numa combinação das várias características avaliadas na Prova Embrapa-ABCGIL. Nosso compromisso diário com o melhoramento genético do rebanho Brasileiro é levado muito a sério e sempre baseado em informações Científicas aliadas à experiência no campo. PTA: é a capacidade prevista de transmissão, sendo uma medida do desempenho esperado das filhas do touro em relação à média genética dos rebanhos. Assim, por exemplo, uma PTA de 500 Kg para produção de leite significa que, se o touro for usado numa população com nível genético igual ao usado para avaliá-lo, cada filha produzirá em média 500 Kg de leite a mais por lactação, em relação à média do rebanho, decorrente do uso daquele touro. Considerando-se dois touros, um com PTA de 500 Kg e outro com 100 Kg, espera-se que, em acasalamento ao acaso, as filhas do primeiro touro produzam 600 Kg a mais do que as filhas do segundo touro. CONFIABILIDADE: é uma medida de associação entre o valor genético previsto de um animal e seu valor real. Quanto maior for a confiabilidade, maior é a confiança que se deve depositar no valor genético previsto do animal. O valor de confiabilidade depende da quantidade de informação usada para avaliar o animal, incluindo dados do próprio indivíduo, de suas filhas e de outros parentes, e da distribuição dessas informações em diversos ambientes ou rebanhos. Além disso, o valor da herdabilidade da característica contribui para o aumento da confiabilidade. Uma característica de maior herdabilidade tem maior confiabilidade quando comparada com uma de menor herdabilidade, mesmo tendo as duas a mesma quantidade de informações disponíveis. STA-PTA: padronizada das características de conformação e manejo. A STA permite que as características sejam comparadas mesmo que tenham sido medidas em unidades diferentes. Dessa forma, o criador pode avaliar em conjunto o que o touro pode melhorar, se acasalado com vacas médias de seu rebanho.

HERDABILIDADE DAS CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO E MANEJO Característica Altura da garupa Perímetro toráxico Comprimento corporal Comprimento da garupa Largura entre ísquios Largura entre íleos

Valores Médios das Medidas das Progênies Correspondentes à STA dos Touros, Quando Acasalados com Vacas da Média do Rebanho STA Características

COMPRIMENTO DE TETOS: o desejável é a STA negativa. O tamanho ideal ainda não está definido para o tipo leiteiro da raça. Todavia, nota-se uma incidência maior de perda de tetos em decorrência do comprimento exagerado deles. DIÂMETRO DE TETOS: o desejável é a STA negativa. Semelhante ao tamanho, não se tem ainda definido o diâmetro de tetos ideal para o tipo leiteiro da raça. TEMPERAMENTO: o desejável é a STA negativa. Isso significa que, quanto menor a STA, mais dóceis e mais fáceis de serem manejadas serão as progênies. FACILIDADE DE ORDENHA: o desejável é a STA negativa. Quanto menor a sta, maior a facilidade de ordenha, que está diretamente relacionada ao menor tempo e ao menor esforço de ordenha.

-2

132,6 170,6 98,1 37,7 44,2 17,0 42,0 6,2 3,1 Diâmetro de Tetos 2,4 Temperamento 2,3 Facilidade de Ordenha Altura da Garupa Perímetro Torácico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Íleos Largura entre Ísquios Ângulo de Casco Comprimento de Tetos

0

+2

134,9 172,0 100,7 39,3 46,3 17,5 43,6 7,2 3,3 2,6 2,7

137,5 179,3 104,1 40,1 49,8 19,1 45,0 8,6 3,7 3,1 3,0

Unidade de medida centímetros centímetros centímetros centímetros centímetros centímetros graus centímetros centímetros A B

A - Escore de 1 = muito mansa a 5 = muito brava B - Escore de 1 = muito fácil a 5 = muito dura

COMPRIMENTO CORPORAL: o desejável é a STA positiva. À semelhança da altura, não se tem ainda uma definição do comprimento ideal para o tipo leiteiro da raça.

PROFUNDIDADE DO ÚBERE: o desejável é a STA positiva. Essa característica é a distância entre o assoalho do úbere e o solo. Para o manejo de vacas a pasto, o melhor seria uma maior distância (STA positiva), pois diminui a probabilidade de traumatismos do úbere. Todavia, é muito importante que o úbere tenha uma boa profundidade, o que é indicativo da capacidade de armazenagem de leite.

H 0,11 0,17 0,44 0,20 0,21 0,17

Portanto, como podemos observar na tabela, podemos esperar um progresso genético muito maior envolvendo a característica altura (h=0,54) do que ângulo de garupa (h=0,07).

PERÍMETRO TORÁCICO: o desejável é a STA positiva, pois esta característica está associada à capacidade respiratória e digestiva.

ÂNGULO DO CASCO: o ideal é a STA zero (intermediária). Os extremos estão, em geral, associados aos defeitos de aprumos.

Característica Largura de úbere posterior Profundidade de úbere Comprimento de tetos Diâmetro de tetos Facilidade de ordenha Temperamento

H 0,22 0,09 0,18 0,03 0,14

Assim, maior progresso genético pode ser obtido pelas características de maior herdabilidade, sendo muito difícil se obter progresso genético pela seleção e planejamento das características com herdabilidade menor que 0,10.

ALTURA DA GARUPA: o desejável é a STA positiva, pois não se tem ainda uma definição do tamanho ideal para o tipo leiteiro da raça.

LARGURA ENTRE ÍLEOS E LARGURA ENTRE ÍSQUIOS: o desejável é a STA positiva. Essas características, juntamente com o comprimento da garupa, estão associadas ao suporte dorsal do úbere, bem como a facilidade de parto.

Característica Altura da garupa Ângulo dos cascos Pernas vista lateral Pernas vista posterior Úbere anterior

O grau em que um touro é capaz de influenciar geneticamente as características em suas progênies é medido pela herdabilidade.

CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO: foi utilizado o método de mensuração animal/animal, bem como avaliação linear por sistema de pontos, para determinação destas características. Para avaliação genética das características de conformação, o efeito do grau de sangue foi excluído do modelo, porque foram avaliadas apenas filhas Gir puras dos touros e incluise adicionalmente o efeito permanente de meio (aleatório), por haver medidas repetidas de um mesmo animal. As características de conformação avaliadas são:

COMPRIMENTO DA GARUPA: o desejável é a STA positiva. Para essa característica não se tem também a definição do comprimento ideal.

H 0,64 0,26 0,18 0,27 0,27 0,25

Todas as Tabelas acima foram extraídas do documento 137 do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro resultado do Teste de Progênie do 18º Grupo - EMBRAPA CNPGL.

ÍNDICES ABS PECPLAN O maior objetivo da seleção genética em fazendas é produzir animais mais produtivos, funcionais e de fácil manejo, dentro desta premissa, nós da ABS Pecplan entendemos a necessidade de criar índices que permitam fazer uma escolha de touros que atendam a estes objetivos. Os Índices ABS de Manejo, Úberes, Locomoção, Corporal e agora o novo ABS Index, baseiam-se numa combinação das várias características avaliadas na Prova Embrapa-ABCGIL. Nosso compromisso diário com o melhoramento genético do rebanho Brasileiro é levado muito a sério e sempre baseado em informações Científicas aliadas à experiência no campo. Estes índices são uma exclusividade ABS Pecplan e são calculados a partir de uma combinação de vários STA’s (lineares). Cada índice está compreendido em uma escala de 1 a 9. Quanto mais próximo ao valor máximo, 9, indica um melhor posicionamento do touro neste índice. E portanto deverá ser uma opção para trabalhar este aspecto do tipo funcional ou característica de manejo.

Índice ABS Pecplan® 4

5

6

7

4

5 5

6 6

7 7

4

5

6

7

ÚBERES

1

2

3

LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO

1 1

2 2

3 3

4

1

2

3

8 8 8

8

9 9 9 9

ABS INDEX: 344

03


Castelo de Kubera GL 2552

Leite em Ótimos Úberes • Excelentes úberes e muita consistência.

Gir Leiteiro

• Grande destaque nas pistas de girolando.

Criador: Fazenda Terras de Kubera • Proprietário: ABS Pecplan • RGD: ACFG 290 • Nascimento: 07/04/2001

Pedigree: BENFEITOR X EVEREST RAPOSO DA CAL BENFEITOR RAPOSO DA CAL PTAL 199,8 KG

CASTELO DE KUBERA

UMIDADE DA CAL 5.694 KG

CA EVEREST CA CLÍNICA

PTAL 284,6 KG

7.857 KG 365d

REPÚBLICA

Filha: Cialne - CE - Detalhe Úbere

Produção

Confiança

PTA

238,6 kg

86 %

PTAG

8,5 kg

84 %

PTAP

6,6 kg

85 %

46 filhas em 22 rebanhos

04

Peso em Coleta:

800 kg Filha: Engenho da Rainha Bixia Proprietário: Luiz Carlos Rodrigues


Teatro da Silvania GL 2543

Melhores Úberes da Raça • Várias campeãs de Torneio Leiteiro • Destaque absoluto nas pistas.

Gir Leiteiro

• Ótimo temperamento.

Criador / Proprietário: Estância Silvânia Ltda • RGD: EFC 383 • Nascimento: 05/10/98

Pedigree: ESPANTOSO X LAGEADO X CADARÇO

KS PUSHPA

ESPANTOSO

JUNÇÃO

TEATRO DA SILVANIA

ROCAR LAGEADO V. OURO

NATA DA SILVANIA

JACA DA SILVÂNIA

15.126 KG

9.671 KG Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 344

1

2

3

1 1 1

2 2 2

3 3 3

4

5

6

7

4 4

5 5 5

6 6 6

7 7 7

4

8 8 8 8

9 9 9 9

Filha: Alba TE Silvânia 11.069Kg Filha: Azaléia Monte Alverne Grande Campeã Torneio Leiteiro Feileite 2008 mais de 30Kg na Primeira Lactação Média 40,73Kg - Faz Albalat - Antônio Lopes Batista

Características

STA

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

0,08 2,34 0,74 3,69 0,08 3,22 -4,65 1,06 5,03 0,74 -0,12 3,45 4,47 0,84 -1,25 -0,29 -3,86

Direção Alto Profundo Comprido Comprido Largo Largo Reto Alto Curvas Arqueados Fraco Largo Raso Longas Finas Macia Mansa

-2

-1

0

1

2

Filha: Brancura da Silvania

Filha: Fase F Mutum Grande Campeã Nacional 2009

Produção

Confiança

PTA

95,2 kg

92 %

PTAG

5,4 kg

89 %

PTAP

2,5 kg

90 %

Peso em Coleta:

821 kg

96 filhas em 44 rebanhos

05


Rajkot de Brasília GL 2538

Sua Melhor Opção para Muito Leite e Bons Úberes • Corrige tamanho de tetos

Gir Leiteiro

• Ótimas pernas • Opção para linhagem Everest

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA • RGD: RRP 4581 • Nascimento: 17/07/1997

Pedigree: CAJU X RAJASTAN X LÍBERO DE BRASÍLIA

VALE OURO DE BRASÍLIA

CAJÚ DE BRASÍLIA

PTAL 64,4 KG

PTAL 264,2 KG

SALINA DE BRASÍLIA

RAJKOT DE BRASÍLIA

5.094 KG

RAJASTAN DE BRASÍLIA

FARROUPILHA DE BRASÍLIA

ASSUA DE BRASÍLIA

13.131 KG

5.778 KG Índice ABS Pecplan

®

ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 416

2

3

1 1 1

2 2 2

3 3 3

4

4 4 4

5

6

5 5 5

6 6 6

7

8 8 8 8

7 7 7

9 9 9 9

Filha: Dança de Brasília 9.401 Kg 1ª lactação

Filha: Reservada Campeã Torneio Leiteiro Expomilk 2006

Filha: Bauxita de Brasília 14.765 Kg

Produção

Confiança

PTA

227,2kg

89 %

PTAG

8,9 kg

87 %

PTAP

7,3 kg

88 %

57 filhas em 33 rebanhos

06

1

Peso em Coleta:

720 kg

Características

STA

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

-1,46 -3,49 -2,10 -1,95 -2,03 -1,49 -0,48 0,40 -0,13 4,01 0,35 2,92 -2,80 -2,25 -3,03 -2,26 3,82

Direção Baixo Raso Curto Curto Estreito Estreito Reto Alto Retas Arqueados Forte Largo Profundo Curtos Finos Macia Bravo

-2

-1

0

1

2


CA

Guri GL 2535

Muito Leite e Úberes Rasos • Profundidade corporal

• Progênie com excelente estrutura corporal

Gir Leiteiro

• O nº1 da raça para profundidade de úbere.

Criador: Joaquim José da Costa Noronha e outros • Proprietário: Fazenda Terras de Kubera • RGD: B 4812 • Nascimento: 19/03/1992

Pedigree: IMPRESSOR X EVEREST

UDO DE BRASÍLIA IMPRESSOR DE BRASÍLIA

FARROUPILHA DE BRASÍLIA

PTAL 122,3 KG

13.156 KG

CA GURI

CA EVEREST CA INDAIATUBA

PTAL 284,6 KG

6.893 KG

CA BIA

Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 465

1

2

3

1 1 1

2 2 2

3 3 3

Características

STA

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

4.04 1,48 1,69 2,72 3,34 1,65 -2,34 -0,08 -1,15 2,58 -2,34 3,22 6,02 4,32 0,92 -0,12 3,21

Direção Alto Profundo Comprido Comprido Largo Largo Reto Baixo Retas Arqueados Fraco Largo Raso Comprido Grossas Macia Brava

4

4 4 4

-2

5

6

5 5 5

6 6 6

-1

7

8 8 8 8

7 7 7

0

1

9 9 9 9

Proprietário da Filha: Anibal Eugênio Vercesi

Filha: Esmeralda Kubera

Progênie Terras de Kubera

Pai: Impressor de Brasília

2

Produção

Confiança

PTA

309,7 kg

87 %

PTAG

10,6 kg

84 %

PTAP

7,9 kg

85 %

Peso em Coleta:

1.140 kg

49 filhas em 30 rebanhos

07


Mete ro de Brasília GL 2518

Pedigree: RAJASTAN X ONASSIS X PINDARÉ HINDOSTAN IMP

RAJASTAN DE BRASÍLIA

JACUTINGA DE BRASÍLIA METEORO DE BRASÍLIA

4.415 KG

ONASSIS DE BRASÍLIA GRINALDA TE DE BRASÍLIA LEITEIRA DE BRASILEIRA

8.753 KG

6.336 KG

Índice ABS Pecplan®

1 1 1 1

ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 522

2 2 2 2

3

4

5

6

7

3 3 3

4 4 4

5 5 5

6 6 6

7 7 7

Produção

8

9

8 8

9 9 9

8

Confiança

395,3 kg 10,5 kg 10,5 kg

PTA PTAG PTAP

88 % 86 % 86 %

Peso em Coleta:

870 kg

47 Filhas em 19 Rebanhos

Gir Leiteiro

Características

STA

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária Ltda RGD: B 5226 • Nascimento: 14/06/1993

-0,22 -5,12 0,41 -0,78 2,07 0,02 -3,28 -0,28 -3,41 2,35 -3,24 -6,13 -2,36 -0,64 -1,22 -0,48 -1,36

Direção

-2

-1

0

1

2

Baixo Raso Comprido Curto Largo Largo Reto Alto Retas Arqueados Fraco Estreito Profundo Curtas Finas Macia Mansa

Leite, Muito Leite • O melhor touro da Faz. Brasília. • Filhas se destacando em torneio leiteiro. • Pernas e pés e garupas corretas.

Filhas: Fazenda Gavião Mais de 28Kg na 1ª Lactação

Paraíso de Silvânia GL 2531

Filha: Duna TE de Brasília - Campeã Vaca Jovem do Torneio Leiteiro na Nacional Feileite 2007

Filha: Distancia TE de Brasília 9.424Kg na 1ª Lactação

Pedigree: CAJÚ X CADARÇO X JUASSUI VIRBAY VALE OURO DE BRASÍLIA PTAL

CAJÚ DE BRASÍLIA PTAL

64,4 KG

264,2 KG

SALINA DE BRASÍLIA

PARAÍSO DA SILVÂNIA

5.094 KG

FB CADARÇO PTAL

JACA DA SILVÂNIA

114,4 KG

9.671 KG

ÂNCORA

Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 388

1 1 1 1

2 2 2 2

3

4

3 3

4

3

4

Produção

6 6 6 6

7 7 7 7

8 8 8 8

87 % 85 % 85 %

Peso em Coleta:

770 kg

48 Filhas em 24 Rebanhos

Gir Leiteiro

Características

STA 0,67 -0,58 -0,67 1,40 -1,88 -0,41 3,03 0,64 0,59 -1,32 -2,63 -0,02 2,49 0,90 2,09 -2,74 -0,90

Direção

-2

-1

0

1

2

Alto Raso Curto Comprido Estreito Estreito Inclinado Alto Curvas Ganchudas Fraco Estreito Raso Compridas Grossas Macia Mansa

Equilíbrio Entre Leite e Tipo • Muito leite em úberes rasos. • Úberes posteriores largos. • Força leiteira.

08

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

Criador / Proprietário: Estância Silvânia Ltda RGD: B 6467 • Nascimento: 03/04/1995

Filha: Urbe da Silvânia Campeã do Torneio Leiteiro Expozebu 2005

9 9 9 9

Confiança

213,9 kg 8.0 kg 7,1 kg

PTA PTAG PTAP

5 5 5 5

4

Filha: Tocaia da Silvânia

Engenho da Rainha Balila


Pedigree: EVEREST X CORISCO X PUSHPA II CA PRELÚDIO

CA EVEREST

CA

CA MACEDÔNIA

PTAL 284,6 KG

CA PALADINO

Paladino GL 2505

CORISCO CAÇULI 672 NIPPUR CAÇULI PUSHPANO

4.758 KG

Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO

1 1

2 2

ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 328

1 1

2 2

3

4

3 3 3

4 4 4

Produção

5 5 5

5

6

7

8

9

6 6 6

7 7 7

8 8 8

9

9 9

Confiança

143,8 kg 4,7kg 4,0 kg

PTA PTAG PTAP

88 % 86 % 86 %

Peso em Coleta:

1.065 kg

47 Filhas em 22 Rebanhos STA

Direção

2,44 1,84 1,81 2,26 3,85 4,51 2,13 -0,71 -2,82 -1,09 2,92 -0,88 3,42 -0,25 -1,57 0,77 0,04

-2

-1

0

1

2

Alto Profundo Comprido Comprido Largo Largo Inclinado Baixo Retas Ganchudas Forte Estreito Raso Curtos Finas Dura Brava

Criador / Proprietário: Joaquim José da Costa Noronha e Outros RGD: B 5559 • Nascimento: 09/04/1993

Mais de 150.000 Doses Vendidas • Textura de Úbere. • Estrutura corporal e padrão racial. Filha: Honda TE Vila Rica 11.009 Kg na 1ª lactação

Filha: Viviane da Bom Jardim 10516Kg Produzidos sem Cria ao Pé

Filho: CA Donald Grande Campeão Expozebu 2008

Pedigree: GANDY X IMPALA FAISÃO X ALI-BABA ITA DA SC

CA GANDHI

CA

CA DULCE

CA QUERO QUERO

• Úberes anteriores fortes.

Quero

Quero GL 2519

IMPALA FAISÃO

CA HEURECA 11.450 KG

Gir Leiteiro

Características Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

CA MALVA

Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 197

1 1 1 1

2

2 2 2

3 3 3 3

5

4 4 4 4

Produção

5 5 5

6 6 6 6

7 7 7 7

8 8 8 8

9 9 9 9

Confiança

83,7 kg 3,8 kg 0,8 kg

PTA PTAG PTAP

88 % 86 % 86 %

Peso em Coleta:

785 kg

40 Filhas em 16 Rebanhos STA -1,88 -3,23 -3,85 -1,87 -4,36 -6,10 0,32 0,60 2,71 -3,55 1,44 1,26 -3,00 -1,89 -1,09 -1,28 0,55

Direção

-2

-1

0

Baixo Raso Curto Curto Estreito Estreito Inclinado Alto Curvas Ganchudas Forte Largo Profundo Curtos Finas Macia Bravo

1

2

Criador / Proprietário: Joaquim José da Costa Noronha e Outros RGD: B 6409 • Nascimento: 23/04/1994

Ótimos Úberes • Tetos corretos e ordenha facilitada. • Confiança na prova.

Gir Leiteiro

Características Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

Filha: Campeã Torneio Leiteiro de Passos Média de 35 Kg/dia

09


Univers

Pedigree: EVEREST X IMPALA FAISÃO X ALI-BABA

CA

GL 2545

CA PRELÚDIO

CA EVEREST

CA MACEDÔNIA

PTL 284,6 KG

CA UNIVERSO IMPALA FAISÃO CA HEURECA CA MALVA

11.450 KG

Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO

1 1

2

2

3

4

5

6

7

8

9

ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 144

1 1

2 2

3 3 3

4 4 4

5 5 5

6 6 6

7 7 7

8 8 8

9 9 9

Produção

Confiança

45,1 kg 0,9 kg -1,5 kg

PTA PTAG PTAP

91 % 89 % 89 %

Peso em Coleta:

763 kg

93 Filhas em 24 Rebanhos

Gir Leiteiro

Características

Criador / Proprietário: Joaquim José da Costa Noronha e Outros RGD: KCA 633 • Nascimento: 17/07/1998

STA

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

Direção

-0,67 0,23 -2,12 -0,73 -0,85 -0,83 2,00 -0,86 2,64 -1,43 -3,54 3,84 -0,81 0,60 -0,38 -3,15 -0,08

-2

-1

0

1

2

Baixo Profundo Curto Curto Estreito Estreito Inclinado Baixo Curvas Ganchudas Fraco Largo Profundo Comprido Finas Macia Manso

Especialista em Úberes • Úberes posteriores muito largos. • Ordenha facilitada. Pai: CA Everest

CA Navajo GL 2515

Mãe: CA Heureca

Pedigree: HABITANTE X IMPALA FAISÃO X ALI-BABA CA BALUARTE

CA HABITANTE

CA GELATINA II

CA NAVAJO

IMAPALA FAISÃO

CA HEURECA 11.450 KG

CA MALVA

Índice ABS Pecplan® ÚBERES LOCOMOCÃO ESTRUTURA CORPORAL MANEJO ABS INDEX: 210

1 1 1 1

2 2 2 2

3

5

4 4 4 4

3 3 3

Produção

5 5 5

6 6 6 6

7 7 7 7

8 8 8 8

Confiança

73,9 kg 3,7 kg 2,5 kg

PTA PTAG PTAP

86 % 84 % 84 %

Peso em Coleta:

675 kg

37 Filhas em 18 Rebanhos

Gir Leiteiro

Características

10

Criador: Joaquim José da Costa Noronha e outros Proprietário: João Batista M Amaral • RGD: B 5520 • Nascimento: 16/07/1991

Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento Corporal Comprimento da Garupa Largura entre Ísquios Largura entre Íleos Ângulo da Garupa Ângulo dos Cascos Pernas Vista Lateral Pernas Vista Posterior Inserção do Úbere Anterior Largura do Úbere Posterior Profundidade do Úbere Comprimento de Tetos Diâmetro de Tetos Facilidade de Ordenha Temperamento

STA -0,14 -1,36 -0,67 -0,51 -0,64 -1,24 0,90 -1,06 1,93 -1,02 -0,48 3,05 -1,65 0,66 1,19 -0,56 0,93

Direção

-2

-1

0

1

2

Baixo Raso Curto Curto Estreito Estreito Inclinado Baixo Curvas Ganchudas Fraco Largo Profundo Compridos Grossos Macia Brava

Fantásticos Úberes Posteriores • Úberes com muita textura e tetas corretas. • Padronização de pelagem negra.

9 9 9 9

Filha: Campeã Fêmea Jovem • 1/2 sangue Expopassos João Reis Soares - Passos - MG


Gengis Khan

de Brasília GL 2626

Sansão na Recordita Mundial Setiba • Melhor Touro Jovem da Fazenda Brasília.

• Sete Touros Provados no Pedigree

Gir Leiteiro

• Irmã completa Campeã Torneio Leiteiro Fêmea Jovem Expozebu 2010

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária • RGD: RRP 6097 • Nascimento: 18/04/2007

Pedigree: CA SANSÃO X MODELO X IMPRESSOR CA EVEREST CA SANSÃO

PTAL 284,6 KG

PTAL 583,9 KG

CA HEURECA

GENGIS KHAN DE BRASÍLIA

11.450 KG

MODELO DE BRASÍLIA SETIBA DE BRASÍLIA

PTAL 314,7 KG

18.206 KG 365d

NARDA TE DE BRASÍLIA 4.123 KG

Peso em Coleta: 466 kg

Pai: CA Sansão

Mãe: Setiba de Brasília • Campeã Vaca Adulta Expomilk 2006 • Grande Campeã Torneio Leiteiro Megaleite 2007 Grande Campeã Torneio Leiteiro Feileite 2007

11


Boris TE de Brasília GL 2568

Primeiras Filhas em Lactação • Resultado do teste de progênie 2011. • Muito, muito leite.

Gir Leiteiro

• Fantástico grupo de irmãs inteiras

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA • RGD: RRP 5224 • Nascimento: 29/09/2002

Pedigree: EVEREST X IMPRESSOR X ÉBANO CA PRELÚDIO CA EVEREST PTAL 284,6 KG

CA MACEDÔNIA

BORIS TE DE BRASÍLIA IMPRESSOR DE BRASÍLIA OFERENDA DE BRASÍLIA

PTAL 122,3 KG

15.260 KG

GINGER DE BRASÍLIA 10.016 KG

Peso em Coleta: 680 kg

Irmã Completa: Bianca TE de Brasília • 10.718 kg média de Produção 27 Kg/dia Proprietário: Agrpecuária Palma LTDA

Filha 3/8 : Agropecuária Independência Rio das Flores - RJ - Produzindo 30 Kg 1ª Lactação

Filha: Agropecuária Independência Rio das Flores - RJ - Produzindo 34 Kg 1ª Lactação

12

Filha: Floresta de Brasília • 13.176 kg


Brilhante

TE da Silvania GL 2555

Dois Irmãos Completos Provados • Primeiras filhas em lactação.

• Ótima pelagem para cruzamentos.

Gir Leiteiro

• Benfeitor na Recordista Nata da Silvania.

Criador / Proprietário: Estância Silvania LTDA • RGD: EFC 534 • Nascimento: 13/03/2002

Pedigree: BENFEITOR X LAGEADO X CADARÇO RAPOSO DA CAL BENFEITOR RAPOSO DA CAL PTAL 199,82 KG

BRILHANTE TE DA SILVANIA

UMIDADE DA CAL 5.694 KG

ROCAR LAGEADO V. OURO NATA DA SILVANIA 15.126 KG

JACA DA SILVANIA 9.671 KG

Peso em Coleta: 700 kg

Filha: Jamaica

Filha: Joalheria

Mãe: Nata da Silvânia

13


Iceberg FIV da Silvania GL 2636

Primeiro Filho da Comenda • Melhor Touro Jovem da Estância Silvania.

Gir Leiteiro

• Comenda, Nata e Garba no mesmo pedigree. • 8 touros provados no pedigree

Criador / Proprietário: Estância Silvania LTDA • RGD: EFC 1070 • Nascimento: 27/11/2008

Pedigree: BARBANTE X URANIO X DADANIYO BENFEITOR RAPOSO DA CAL BARBANTE TE DE KUBERA

PTAL 199,8 KG

PTAL 391,3 KG

NATA DA SILVANIA

ICEBERG FIV DA SILVANIA

15.126 KG

URANIO DA SILVANIA COMENDA TE DA SILVANIA

PTAL 561,3 KG

10.202 KG

GARBA DOS POÇÕES 12.463 KG

Peso em Coleta: 353 kg

Avó: Garba dos Poções

Avó: Nata da Silvania

14

Mãe: Comenda TE da Silvania


Diam nte

de Brasília GL 2587

Pedigree: METEORO X FABULOSO X PACU METEORO DE BRASÍLIA

RAJASTAN DE BRASÍLIA GRINALDA DE BRASÍLIA

PTAL 395,3 KG

8.753 KG

DIAMANTE TE DE BRASÍLIA LUZÍADA DE BRASÍLIA 15.388 KG

FABULOSO DE BRASÍLIA PTAL 83,0 KG

HAIA DE BRASÍLIA 10.311KG

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA RGD: RRP 5640 • Nascimento: 05/12/2004

Mãe: Luziada de Brasília

Meteoro X Luzíada • Correção de aprumos. • Garupas niveladas. Irmã Materna: Ovação de Brasília Grande Campeã Nacional 2000

Pai: Meteoro de Brasília

• Exlusividade ABS Pecplan.

Coliseu

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 575 kg

da Silvania GL 2605

Pedigree: EVEREST X DADANIYO X RADAR CA PRELÚDIO

CA EVEREST

CA MACEDÔNIA

PTAL 284,6 KG

COLISEU TE DE BRASÍLIA DADANIYO DOS POÇÕES GARBA DOS POÇÕES 12.463 KG

CURGI DOS POÇÕES

Criador / Proprietário: Estãncia Silvania LTDA RGD: EFC 588 • Nascimento: 29/04/2003

Mãe: Garba

CA Everest X Garba • Linhagem Everest com correção de pelagem. • Opção para linhagem Caju e Benfeitor. Grupo de filhas

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 680 kg

Filha Anibal Versesi

15


Falcon GL 2608

FIV de Brasília Pedigree: RADAR X VALE OURO X RAJASTAN FB DEGAS

RADAR DOS POÇÕES

JALAM DA ZEBULÂNDIA FALCON FIV DE BRASÍLIA VALE OURO DE BRASÍLIA

LATINA DE BRASÍLIA 12.192 KG

PTAL 64,4 KG

FARROUPILHA DE BRASÍLIA 13.155 KG

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 542 kg

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA RGD:RRP 5951 • Nascimento: 23/06/2006

Mãe: Latina de Brasília

Temperamento e Muito Leite no Mesmo Pedigree • Filho de Radar da Fazenda Brasília. • Opção para linhagens Benfeitor e Everest. • Latina é descendente direta de Farroupilha.

Irmã Paterna: Taça FIV JMMA Grande Campeã Expozebu 2008 Campeã Femêa Jovem Torneio Leiteiro Expozebu 2008

Pai: Radar

Emissário de Brasília GL 2609

Pedigree: TRIBUTO X MODELO X IMPRESSOR TRIBUTO DE BRASÍLIA PTAL 285,7 KG

EMISSARIO DE BRASÍLIA

FABULOSO DE BRASÍLIA PTAL 83,0 KG

LIBERDADE DE BRASÍLIA 13.387 KG

MODELO DE BRASÍLIA SETIBA DE BRASÍLIA

PTAL 314,7 KG

18.824 KG

NARDA TE DE BRASÍLIA 4.123 KG

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 544 kg

Criador: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA Proprietário: Fazenda Araquá • RGD: RRP 5764 ��� Nascimento: 14/07/2005

Filho da Recordista Setiba • 7 touros provados no pedigree. • Irmã materna Campeã Torneio Leiteiro Fêmea Jovem Expozebu. • Opção para linhagem Everest e Benfeitor.

16

Pai: Tributo de Brasília

Mãe: Setiba de Brasília • Campeã Vaca Adulta Expomilk 2006 • Grande Campeã Torneio Leiteiro Megaleite 2007 • Grande Campeã Torneio Leiteiro Feileite 2007


Enlevo

da Silvania GL 2591

Pedigree: TEATRO X DADANIYO X RADAR ESPANTOSO

TEATRO DA SILVANIA

NATA DA SILVANIA

PTAL 95,2 KG

15.126 KG

enlevo da silvania

DADANIYO DOS POÇÕES

GARBA DOS POÇÕES 12.463 KG

CURGI DOS POÇÕES

Criador / Proprietário: Estância Silvania LTDA RGD: EFC 717 • Nascimento: 21/03/2005

Mãe: Garba dos Poções

Touro Jovem Mais Falado Entre os Criadores de Leite • Teatro na Grande Campeã Nacional. • Extrema caracterização leiteira. Irmã Materna: Comenda da Silvânia Grande Campeã Nacional 2007

Irmã completa: Fé FIV Silvania

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 510 kg

• Exlusividade ABS Pecplan.

Fator

TE Kubera GL 2589

Pedigree: BARBANTE X JACARÉ X FABULOSO BARBANTE te kubera PTAL 391,3 KG

BENFEITOR RAPOSO DA CAL PTAL 199,8 KG

NATA DA SILVANIA

fator te kubera

15.126 KG

JACARÉ DE BRASÍLIA OVAÇÃO DE BRASÍLIA

PTAL 146,7 KG

10.286 KG

LUZÍADA DE BRASÍLIA 15.388 KG

Mãe: Ovação • Grande Campeã Nacional 2000

Criador / Proprietário: Fazenda Terras de Kubera RGD: ACFG 836 • Nascimento: 14/02/2004

Ovação, Luziada e Nata no Mesmo Pedigree • Reúne 6 touros provados. Avó Materna: Luziada de Brasília

Avó Paterna: Nata da Silvânia

• Mãe - Grande Campeã Nacional 2000.

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 675 kg

17


Paranã GL 2569

Alto da Estiva Pedigree: AMULETO X ÚLTIMO X FEITIÇO MAAB AMULETO

CAJU DE BRASÍLIA PTAL 264,2 KG

ESTUFA ABIDE DA CAL

PARANÃ ALTO ESTIVA

ÚLTIMO

JAMNAGAR UL A. ESTIVA 5.735 KG

EPOPÉIA A. ESTIVA

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 776 kg

Criador : Silvio Queiroz Pinheiro Proprietário: Silvio Queiroz Pinheiro e Henrique C. Figueira • RGD: SQP 311 • Nascimento: 11/04/2002

Grande Campeão Expozebu 2007 • Primeiras filhas em lactação. • Leite e muita caracterização racial.

Filha: Amazona Alto Estiva Primeira Lactação 11.462 Kg em 305D (ajustada) Tri-Campeã Nacional e Grande Campeã Uberlândia 2009

• Opção de linhagem.

CA

Donald

GL 2588

Pedigree: PALADINO X BENFEITOR X PATI DA CAL CA PALADINO PTAL 143,8 KG

CA DONALD

CA EVEREST PTAL284,6 KG

CACULI 672 NIPPUR 4.758 KG

BENFEITOR RAPOSO DA CAL AMARINA TE KUBERA

PTAL 199,8 KG

4.665 KG

DRACENA TE PATI DA CAL

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 900 kg

Criador / Proprietário: Joaquim José da Costa Noronha e Outros RGD: KCA 1269 • Nascimento: 13/07/2004 Irmã Paterna: Honda TE Vila Rica 11.009 Kg na 1ª lactação

Grande Campeão Expozebu 2008 • Melhor opção para corrigir pelagem. • Tremenda estrutura corporal e caracterização racial. Pai: CA Paladino

20


Twister

de OG GL 2638

Pedigree: BENFEITOR X SUDHANO X SUPREMO benfeitor raposo da cal

RAPOSO DA CAL UMIDADE DA CAL

ptal 199,8 kg

5.694 KG

TWISTER DE OG

SUDHANO

GAIVOTA 7.382 KG

ARAPONGA

Criador / Proprietário: Orlando Giordini de Moura RGD: OGM 161 • Nascimento: 30/08/2005 Mãe: Gaivota • 7.382 KG

Fantástica Estrutura Corporal • Opção de linhagem Caju e Everest. • Caracterização racial.

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 1.160 kg

Pai: Benfeitor

Delta

TE de Brasília GL 2577

Pedigree: METEORO X BENFEITOR X MITO METEORO de Brasília PTAL 395,3 KG

RAJASTAN de Brasília GRINALDA de Brasília

Delta TE de Brasília

8.753 KG

BENFEITOR RAPOSO DA CAL SOBERANA DE BRASÍLIA

PTAL 199,8 KG

11.794 KG

OGAN DE BRASÍLIA 6.770 KG

Mãe: Soberana de Brasília • 11.000 Kg Na Primeira Lactação

Criador: Fazenda Brasília Agropecuária Proprietário: ABS Pecplan • RGD: rrp 5511 • Nascimento: 15/04/2004

Força Leiteira • 5 touros provados no pedigree. • Sua mãe produziu 11.000 kg na primeira lactação. Pai: Meteoro de Brasília

Irmãs Paternas: Fazenda Gavião Mais de 28Kg na 1ª Lactação

• Soberana foi destaque no Leilão Tradição 2009.

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 855 kg

21


Oriz GL 2556

dos Poções Pedigree: MAJOR X PANAMÁ X ESPANTOSO ESPANTOSO

MAJOR DOS POÇÕES

PAQUERA DOS POÇÕES

PTAL 256,2 KG

ORIZ DOS POÇÕES PANAMÁ DOS POÇÕES

TAYNAH DOS POÇÕES 5.325 KG

IVETE

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 778 kg

Criador: Agropecuária dos Poções Proprietário: ABS Pecplan • RGD:APPG 1003 • Nascimento: 30/11/2001

Filhas: Agropecuária dos Poções/MG

Filha: Rafaelita dos Poções Agropecuária dos Poções/MG

Filha: Proprietário: Lúcio Vale Mendes Juiz de Fora, MG

Filha: Proprietário: Lúcio Vale Mendes Juiz de Fora, MG

O Melhor da Genética Poções • Mãe com produção vitalícia de 50.000 kg de leite. • Estrutura corporal e ótima pelagem. • Fertilidade e longevidade.

D n Juan TE de Brasília GL 2577

Pedigree: METEORO X IMPRESSOR X ÉBANO RAJASTAN DE BRASÍLIA

METEORO DE BRASÍLIA PTAL 395,3 KG

GRINALDA DE BRASÍLIA

DON JUAN TE DE BRASÍLIA

8.753 KG

IMPRESSOR DE BRASÍLIA OFERENDA DE BRASÍLIA

PTAL 122,3 KG

15.260 KG

GINGER DE BRASÍLIA 10.016 KG

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 435 kg

Criador / Proprietário: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA RGD: RRP 5611 • Nascimento: 16/10/2004

Mãe: Oferenda de Brasília

Meteoro x Oferenda • Correção de garupa e aprumos. • Meteoro e Impressor no mesmo pedigree. Pai: Meteoro de Brasília

22

Irmã Paterna: Distância TE de Brasília 9.424Kg na 1ª Lactação


Guara

Morro D´água GL 2640

Pedigree: NOBRE X DALTON X CADARSO NOBRE TE CAL PTAL 338,1 KG

GUARA MORRO D´ÁGUA

CA EVEREST PTAL 284,6 KG

SENXEM RAPOSO CAL 11.270 KG

SAMARIA TE CAL 8.211 KG

DALTON TE PATI CAL PTAL 92,5 KG

CABIUNA DA BV 3.322 KG

Criador / Proprietário: Anibal Eugenio Vercesi RGD: AEV 118 • Nascimento: 07/02/2008

Muita Estrutura Corporal • Nobre e Dalton no pedigree. • A mãe é o maior valor genético da Fazenda Morro D´água. Mãe: Samaria TE Cal

Sumauma

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 510 kg

Guaru GL 2639

Pedigree: CALIBRE X GUARDIÃO X CINZEIRO calibre te de brasília

FANTOCHE DE BRASÍLIA PTAL 99,9 KG

PROSA DE BRASÍLIA

sumauma guaru

GUARDIÃO TE DO GAVIÃO NAVILAR DO GAVIÃO

PTAL 149,7 KG

7.622 KG

CALIOPE DO GAVIÃO

Criador / Proprietário: Fazenda Sumauma RGD: JCRF 105 • Nascimento: 11/06/2008

Linhagem Brasília e Gavião • 5 touros provados no pedigree.

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 510 kg

Mãe: Navilar do Gavião

23


Reator

de Taquipe

GL 2642

Pedigree: TEATRO X EVEREST X RAJASTAN ESPANTOSO

TEATRO DA SILVANIA PTAL 95,2 KG

NATA DA SILVANIA 15.126 KG

REATOR DE TAQUIPE

CA EVEREST

FABULOSA DA TAQUIPE 6.614 KG

PTAL 284,6 KG

FIGA DE BRASÍLIA

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 510 kg

Criador / Proprietário: Contabras Agropecuária LTDA RGD: HGS 646 • Nascimento: 16/02/2008

Teatro, Everest e Rajastan no Mesmo Pedigree • Rusticidade e produção de leite. • Silvania, Campo Alegre e Brasília no pedigree. Irmã materna Pirâmide

Degas do Mackllani GL 2641

Pedigree: RADAR X CA EVEREST X TALAO DA CAL RADAR DOS POÇÕES

FB DEGAS JALAN DA ZEBULÂNDIA

DEGAS DO MACLLANI

CA EVEREST FIARA TE DO GAVIÃO

PTAL284,6 KG

9.165 KG

BOEMIA TALÃO DA CAL

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 472 kg

Criador / Proprietário: José Renato Fonseca Oliveira RGD: MELM 88 • Nascimento: 05/03/2008 Pai: Radar

Melhor Filho de Fiara do Gavião • Bisavó materna Sara é mãe de 2 touros provados. • Fiara possui muita fertilidade e rusticidade. Bisavó materna: Sara

24


Cenário

TE da Silvania GL 2584

Pedigree: DALTON X CADARÇO X JUASSUI VIRBAY PATI DA CAL

DALTON TE PATI DA CAL

IEMANJÁ DA CAL

PTAL 92,5 KG

CENÁRIO TE DA SILVANIA FB CADARÇO

JACA DA SILVANIA

PTAL 114,4

9.671 KG

ÂNCORA

Criador: Estância Silvania LTDA Proprietário: Carlos Roberto Caldeira Brant • RGD: EFC 586 • Nascimento: 26/04/2003

Filho de Dalton em Jaca da Silvania • Uma grande opção em pedigree. • Muita força leiteira. Mãe: Jaca da Silvania

Irmão Materno: Paraiso da Silvânia

• Irmão materno de paraíso.

Tango

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 670 kg

FIV JMMA GL 2614

Pedigree: RADAR X INDIANO 3R X FENIX 3R FB DEGAS

RADAR DOS POÇÕES

JALAM DA ZEBULÂNDIA

TANGO FIV JMMA

INDIANO 3R DE UBER URGÊNCIA 3R DE UBER 8.926 KG

NARRAÇÃO 3R DE UBER

Criador / Proprietário: José Mario Miranda Abdo RGD: JMMA 556 • Nascimento: 29/10/2005

Melhor Opção de Linhagem • Urgência é uma das melhores famílias da Fazenda Mutum. • Opção para linhagem Everest, Caju e Benfeitor. Irmã Paterna: Taça FIV JMMA • Grande Campeã Expozebu 2008 Campeã Femêa Jovem Torneio Leiteiro Expozebu 2008

Mãe: Urgência 3R B. Monte 8.926 KG

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 705 kg

• Extrema caracterização leiteira.

25


Everest da Bom Jardim GL 2590

Pedigree: PALADINO X DALTON X TRIUNFO FICÇÃO CAL CA PALADINO PTAL 143,8 KG

EVEREST DA BOM JARDIM

CA EVEREST PTAL 284,6

CACULI 672 NIPPUR 4.758 KG

HIDRÓLISE DALTON CAL 10.484 KG

DALTON TE PATI DA CAL PTAL 92,5 KG

ABDINIA TRIUMFO CAL

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 820 kg

Criador / Proprietário: Bom Jardim da Serra Agropecuária LTDA RGD: BJAS 388 • Nascimento: 25/11/2004

O Melhor da Bom Jardim • Paladino em vaca Dalton. • Mãe com lactação de 10.000 kg • Muita raça e leite. Pai: CA Paladino

FB

Mãe: Hidrólise

Fenix

GL 2637

Pedigree: TEATRO X RADIANO X CADARSO TEATRO DA SILVANIA PTAL 95,2 KG

FB FENIX

espantoso NATA DA SILVANIA 15.126 KG

FB RADIANO FB VISITA

PTAL 289,0 KG

12.111 KG

FB DIANA

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 510 kg

Criador / Proprietário: José de Castro Rodrigues Neto RGD: FBGO 681 • Nascimento: 26/09/2007

O Melhor da Fazenda FB • Filho da melhor matriz FB da atualidade. Mãe: FB Visita

26


Jaguar

da Badajós GL2579

Pedigree: JAGUAR X FÊNIX X SÂNDALO jaguar 3r

TEMPLO VR BARONEZA 3.937 KG

jaguar da badajós MACIEIRA 3D DE UBERABA 5.384 KG

FÊNIX 3D DE UBERABA GRAVIOLA 3R DE UBERABA 4.147 KG

Criador / Proprietário: Luciano L. Borges e Leonardo L. borges RGD: LLB 44 • Nascimento: 05/10/2003

O Melhor de Jaguar • Irmão paterno de 4 touros provados. • Opção em pedigree. • Macieira produziu 5.384 kg aos 13 anos.

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 770 kg

Filha de Leite de Pedra Jaguar

Amado

TE da Jacurutu GL 2575

Pedigree: VALE OURO X SANDALO X JUVENIL DA CAL VALE OURO DE BRASÍLIA PTAL 64,4 KG

amado te da jacurutu

CAXANGÁ HALÊNIA DE BRASÍLIA 10.318 KG

SANDALO BIRIBA DA CAL 6.032 KG

SABEDORIA

Criador / Proprietário: Raimundo Martins de Mesquita RGD: RMM 2 • Nascimento: 06/03/2002

Pedigree de Respeito • Biriba marcou geração na Calciolândia. • Linhagem aberta. Irmã Materna: Lenda da CAL 11118 KG

• Muita estrutura corporal.

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 765 kg

27


Sensato GL 2635

de Brasília Pedigree: OGUM X JACARÉ X FABULOSO OGUM TE BRASÍLIA

EBANO DE BRASÍLIA LUMA TE DE BRASILIA

SENSATO DE BRASÍLIA

JACARÉ DE BRASÍLIA OVAÇÃO DE BRASÍLIA

PTAL 146,7 KG

10.286 KG

LUZÍADA DE BRASÍLIA 15.388 KG

Gir Leiteiro

Peso em Coleta: 666 kg

Criador: Fazenda Brasília Agropecuária LTDA Proprietário: José Afonso Bicalho B. da Silva e outros • RGD: RRP 4666 • Nascimento: 14/02/1998 Mãe: Ovação • Grande Campeã Nacional 2000

Filho de Ovação • Mãe Grande Campeã Nacional 2.000. • Genética mais consciente em leite da Fazenda Brasília. Avó Materna: Luziada de Brasília

Salu JMMA GH 0335

Pedigree: IMPRESSOR X THYERRE DA JÁ IMPRESSOR DE BRASÍLIA PTAL 122,3 KG

SALU JMMA

UDO DE BRASÍLIA FARROUPILHA DE BRASÍLIA 13.131 KG

THYERRE DE JÁ ÍNDIA JMMA 5.599 KG

Gir Leiteiro Mocho

Peso em Coleta: 925 kg

28

Criador: José Maria Miranda Abdo Proprietário: Erik Carbonari • RGD: JMMA 365 • Nascimento: 22/02/2004

A Evolução do Gir Leiteiro Mocho • Grande Campeão Expozebu 2008. • Campeão progênie de pai Megaleite 2008. • Estrutura corporal.

Irmão Paterno: CA Guri

MORENINHA


Tcheco

FIV JMMA GH 0337

Pedigree: RADAR DOS POÇÕES X DOMINO FB DEGAS

RADAR DOS POÇÕES

JALAM DA ZEBULÂNDIA TCHECO FIV JMMA GUANABARA JMMA 6.902 KG

DOMINO JIC ALVORADA

Criador / Proprietário: José Mario Miranda Abdo RGD: JMMA 509 • Nascimento: 03/11/2005

Filho Mocho de Radar • Grande Campeão Megaleite 2008. • Estrutura corporal e muito leite. Irmã Paterna: Taça FIV JMMA • Grande Campeã Expozebu 2008 Campeã Femêa Jovem Torneio • Leiteiro Expozebu 2008

Mãe: Guanabara JMMA

• Caracterização racial.

Delfinópolis

Gir Leiteiro Mocho

Peso em Coleta: 880 kg

do ACS SD 1333

Pedigree: VELUDO X MOTORISTA X ATOMO VELUDO - E

SUDÃO RUTINA

DELFINóPOLIS DO ACS

MOTORISTA CAFELANA IDEALISTA

Peso em Coleta: 450 kg

Filho da Campeã Torneio Leiteiro Expozebu 2009 • Melhor do Sindi Leiteiro. Mãe: Cafelana do ACS

• Pelagem e caracterização racial.

Sindi

Criador: Aluisio Cristino da Silva Proprietário: Rogeria Maria Alves Silvia Rubia • RGD: IASR 343 • Nascimento: 21/12/2007

29


Labrador da Taboquinha GT 0538

Pedigree: TRIGUEIRO X NERO S X MALURO NITIDO D

TRIGUEIRO D PTAL 171 KG

JOANA D

LABRADOR DA TABOQUINHA NERO S

CASTELA S

TARAWA

Produção

Confiança

292 kg 14,6 kg 7,0 kg

PTA PTAG PTAP

94 % 92 % 89 %

Peso em Coleta:

780 kg

86 Filhas em 16 Rebanhos, I/C 0, M/I O STA

Direção

-2

-1

0

1

2

Baixo Raso Curto Inclinado Longas Finas Finas Mansa

Criador: Fazenda Taboquinha Proprietário: Marcelo Palmerio • RGD: TABO 866 • Nascimento: 27/09/1998

A Melhor Opção para as Filhas de Édipo • Ótima prova para temperamento. • Touro provado 94% de confiança. Filha: Ola TE Taboquinha • Campeã Torneio Leiteiro Expozebu 2009 Média 37,85 Kg • Pai: Labrador / Avo Mat: Édipo

• Muito leite e boa estrutura corporal.

Leiteiro

-1,75 -1,62 -2,70 0,05 1,26 -0,33 -0,36 -1,10

Guzerá

Características Altura da Garupa Perímetro Toráxico Comprimento da Garupa Ângulo da Garupa Comprimento de Tetos Diãmetro de Tetos Anteriores Diãmetro de Tetos Posteriores Temperamento

Quimão TE da Taboquinha GT 2287

Pedigree: PACIFICO X TRIGUEIRO X RADIAL PARAÍSO JF

PACÍFICO DA ALAGOINHA PTAL 379 KG

MUSA ALAGOINHA

QUIMÃO TE DA TABOQUINHA TRIGUEIRO D

ÍNDIA TABOQUINHA

PTAL 171 KG

3.793 KG

Produção PTA PTAG PTAP

GATA Confiança

452 kg 17,8 kg 8,6 kg

63 % 63 % 63 %

Peso em Coleta:

780 kg

Muito Leite e Estrutura Corporal • Reúne as melhores famílias dos principais rebanhos da raça. • Leite, temperamento e excelentes úberes. • Querena Tabo 3.860 kg e Quenga Tabo 3.491 kg na 1º lactação irmãs próprias de Quimão.

Guzerá

Criador / Proprietário: Fazenda taboquinha RGD:TABO 1726 • Nascimento: 27/02/2004

Leiteiro

Filhas em Rebanhos, I/C 3, M/I 48

31


MAIO 2010

Top Linear e Produção Largura Úbere Posterior CA Universo TE Teatro da Silvania CA Guri ST TE CA Navajo Rajkot de Brasilia CA Quero Quero Efalc Paraiso Caju CA Paladino IN Meteoro de Brasilia

Úbere Anterior

3,84 3,45 3,22 3,05 2,92 1,26 -0,02 -0,88 -6,13

CA Paladino IN CA Quero Quero Rajkot de Brasilia Teatro da Silvania CA Navajo CA Guri ST TE Efalc Paraiso Caju Meteoro de Brasilia CA Universo TE

Profundidade de Úbere CA Guri ST TE Teatro da Silvania CA Paladino IN Efalc Paraiso Caju CA Universo TE CA Navajo Meteoro de Brasilia Rajkot de Brasilia CA Quero Quero

Diametro de Tetos

3,69 2,72 2,26 1,39 -0,51 -0,72 -0,78 -1,87 -1,95

Rajkot de Brasilia CA Paladino IN Teatro da Silvania Meteoro de Brasilia CA Quero Quero CA Universo TE CA Guri ST TE CA Navajo Efalc Paraiso Caju

7,7 6,9 6,7 4,6 3,7 3,3 2,6 1,9 1,6

CA Paladino IN CA Guri ST TE Teatro da Silvania Efalc Paraiso Caju CA Universo TE CA Navajo Meteoro de Brasilia Rajkot de Brasilia CA Quero Quero

ABS Locomoção Meteoro de Brasilia Rajkot de Brasilia CA Guri ST TE CA Paladino IN Teatro da Silvania Efalc Paraiso Caju CA Navajo CA Universo TE CA Quero Quero

32

Comprimento de Tetos Rajkot de Brasilia CA Quero Quero Meteoro de Brasilia CA Paladino IN CA Universo TE CA Navajo Teatro da Silvania Efalc Paraiso Caju CA Guri ST TE

6,02 4,47 3,42 2,49 -0,81 -1,65 -2,36 -2,80 -3,00

Comprimento Garupa Teatro da Silvania CA Guri ST TE CA Paladino IN Efalc Paraiso Caju CA Navajo CA Universo TE Meteoro de Brasilia CA Quero Quero Rajkot de Brasilia

2,92 1,44 0,35 -0,12 -0,48 -2,34 -2,63 -3,24 -3,54

Largura Entre Íleos -3,03 -1,57 -1,25 -1,22 -1,09 -0,38 0,92 1,19 2,09

CA Paladino IN Teatro da Silvania CA Guri ST TE Meteoro de Brasilia Efalc Paraiso Caju CA Universo TE CA Navajo Rajkot de Brasilia CA Quero Quero

8,5 8,1 7,5 4,4 4,0 3,1 1,4 1,0 -0,6

Teatro da Silvania Efalc Paraiso Caju Meteoro de Brasilia CA Universo TE CA Quero Quero CA Paladino IN CA Navajo Rajkot de Brasilia CA Guri ST TE

ABS Corporal

-2,25 -1,89 -0,64 -0,25 0,60 0,66 0,84 0,90 4,32

ABS Úbere 4,51 3,22 1,65 0,02 -0,41 -0,83 -1,24 -1,49 -6,10

Teatro da Silvania CA Paladino IN Rajkot de Brasilia CA Guri ST TE CA Quero Quero CA Navajo CA Universo TE Efalc Paraiso Caju Meteoro de Brasilia

8,1 6,3 6,1 6,0 4,8 4,3 3,8 2,5 1,3

Meteoro de Brasilia CA Guri ST TE Rajkot de Brasilia Efalc Paraiso Caju Teatro da Silvania CA Paladino IN CA Navajo CA Quero Quero CA Universo TE

ABS Manejo

7,2 6,7 6,1 5,5 5,3 4,6 4,3 3,6 0,7

ABS Index 522 465 416 388 344 328 210 197 144


Largura Entre Ísqueos CA Paladino IN CA Guri ST TE Meteoro de Brasilia Teatro da Silvania CA Navajo CA Universo TE Efalc Paraiso Caju Rajkot de Brasilia CA Quero Quero

Altura da Garupa

3,85 3,34 2,07 0,08 -0,64 -0,85 -1,88 -2,03 -4,36

CA Guri ST TE CA Paladino IN Efalc Paraiso Caju Teatro da Silvania CA Navajo Meteoro de Brasilia CA Universo TE Rajkot de Brasilia CA Quero Quero

Comprimento Corporal 4,04 2,45 0,67 0,08 -0,14 -0,22 -0,67 -1,46 -1,88

CA Paladino IN CA Guri ST TE Teatro da Silvania Meteoro de Brasilia CA Navajo Efalc Paraiso Caju Rajkot de Brasilia CA Universo TE CA Quero Quero

Ângulo Garupa CA Quero Quero Rajkot de Brasilia CA Navajo CA Universo TE CA Paladino IN CA Guri ST TE Efalc Paraiso Caju Meteoro de Brasilia Teatro da Silvania

Perímetro Torácico 0,32 -0,48 0,90 2,00 2,13 -2,34 3,03 -3,28 -4,65

Pernas - Posteriores Rajkot de Brasilia CA Guri ST TE Meteoro de Brasilia Teatro da Silvania CA Navajo CA Paladino IN Efalc Paraiso Caju CA Universo TE CA Quero Quero

Teatro da Silvania CA Paladino IN CA Guri ST TE CA Universo TE Efalc Paraiso Caju CA Navajo CA Quero Quero Rajkot de Brasilia Meteoro de Brasilia

Pernas - Lateral 4,01 2,58 2,35 0,74 -1,02 -1,09 -1,32 -1,43 -3,55

Rajkot de Brasilia Efalc Paraiso Caju CA Guri ST TE CA Navajo CA Universo TE CA Quero Quero CA Paladino IN Meteoro de Brasilia Teatro da Silvania

395,3 309,7 253,9 238,6 227,2 213,9 173,8 95,2 83,7 73,9

Meteoro de Brasilia CA Guri ST TE Rajkot de Brasilia Efalc Paraiso Caju Zorro TE da Silvania Castelo Kubera CA Paladino IN Teatro da Silvania CA Navajo CA Quero Quero

PTA Leite (Kg) Meteoro de Brasilia CA Guri ST TE Zorro TE da Silvania Castelo Kubera Rajkot de Brasilia Efalc Paraiso Caju CA Paladino IN Teatro da Silvania CA Quero Quero CA Navajo

1,81 1,69 0,74 0,41 -0,67 -0,67 -2,10 -2,12 -3,85

MAIO 2010

Top Linear e Produção

2,34 1,84 1,48 0,22 -0,58 -1,36 -3,23 -3,49 -5,12

Facilidade Ordenha -0,13 0,59 -1,15 1,93 2,64 2,71 -2,82 -3,41 5,03

PTA Proteína (Kg)

CA Universo TE Efalc Paraiso Caju Rajkot de Brasilia CA Quero Quero CA Navajo Meteoro de Brasilia Teatro da Silvania CA Guri ST TE CA Paladino IN

PTA Gordura (Kg) 10,5 7,9 7,3 7,1 6,9 6,6 4,0 2,5 2,5 0,8

CA Guri ST TE Meteoro de Brasilia Rajkot de Brasilia Zorro TE da Silvania Castelo Kubera Efalc Paraiso Caju Teatro da Silvania CA Paladino IN CA Quero Quero CA Navajo

-3,15 -2,74 -2,26 -1,28 -0,56 -0,48 -0,29 -0,12 0,77

Temperamento 10,6 10,5 8,9 8,7 8,5 8,0 5,4 4,7 3,8 3,7

Teatro da Silvania Meteoro de Brasilia Efalc Paraiso Caju CA Universo TE CA Paladino IN CA Quero Quero CA Navajo CA Guri ST TE Rajkot de Brasilia

-3,86 -1,36 -0,90 -0,08 0,04 0,55 0,93 3,21 3,82

33



ABS Pecplan - LEITE ZEBU 2010