Page 1

As pessoas movem

o mundo. Nós movemos as pessoas.

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 – 2018


EXPEDIENTE REDAÇÃO E EDIÇÃO Thais Gebrim PROJETO GRÁFICO Agência Oribá IMPRESSÃO Lene Gráfica


SUMÁRIO PALAVRA DOS LÍDERES

5

A ABRH-BRASIL

13

Sobre a ABRH-Brasil

14

Vínculos internacionais

15

Organograma 15 Equipe ABRH-Brasil

16

Linha do Tempo

18

A ABRH no Brasil

20

REALIZAÇÕES NO TRIÊNIO

22

CONARH 23 Fórum dos Presidentes

26

Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia

28

Programa RH Triple A

30

Saúde Corporativa

31

Cursos EAD

34

Clube do Livro

34

Comunicação 35 ABRH Digital

38

Pesquisas 39 CORHALE 40 Delegação SHRM

41

Programa Valorização da Diversidade

42

Benchmarking de indicadores

43

Projeto SIGA

43

Realizações da Diretoria Jurídica

44

Certificação em RH

45


PALAVRA DOS LÍDERES


Denise Mendy’s

“Escrever uma história única no mundo associativo.”

Elaine Saad Presidente da Diretoria Executiva

A maior recompensa que o trabalho voluntário pode nos dar é a certeza de que todo o nosso esforço valeu a pena.

Na evolução da nossa gestão, 2016 foi o ano de Inspirar; 2017, de Influenciar; e agora, em 2018, é o ano de Agir.

A ABRH foi criada em novembro de 1965, por uma enorme necessidade de que os profissionais do então departamento de pessoas, os administradores de pessoas, se unissem para compartilhar ideais e somar forças. De lá para cá, inúmeros voluntários nos ajudam a escrever uma história única no mundo associativo.

Posso garantir que, muitas vezes, essa missão não é simples. Requer muita coragem e uma certa ousadia. Mas, acima de tudo, muito respeito, muita verdade, muita ética e muita humanidade. Afinal, estamos preparando o futuro das próximas gerações.

Nessa caminhada, a ABRH sempre acreditou nas pessoas e no seu poder transformacional. Assim tem sido há 53 anos. Essa trajetória só foi possível de ser percorrida com o esforço dos nossos mais de mil voluntários, que entendem o RH como agente transformador. São profissionais de Norte a Sul do país, que doam seu tempo, conhecimento e sua paixão por pessoas para contribuir com a ABRH. A eles, devemos o respeito e a credibilidade conquistados. Comecei a atuar na ABRH há 14 anos. Presidi a ABRH-SP e, em 2010, iniciei na ABRH-Brasil como vice-presidente da Diretoria Executiva. Desde 2016, quando assumi a presidência, tenho me dedicado a escrever mais um capítulo, seja com a inovação do nosso portfólio de produtos e serviços, seja com a intensificação de parcerias estratégicas ou com a projeção de nossa marca no mercado brasileiro e internacional.

Hoje, temos a Revolução 4.0, que trouxe os robôs, a Inteligência Artificial, novas competências, novas compreensões, novos trabalhos, novas profissões. São transformações profundas. E sabemos que outras virão. Tudo pode acontecer. Mas não percamos nossa essência. Que a ABRH prossiga na nobre missão de valorizar os profissionais de RH e gestores de equipes como fundamentais nas organizações de todos os tipos, portes e segmentos. E que em nossas empresas nunca deixemos de acolher as pessoas, orientá-las, assegurar que se desenvolvam e cresçam. Não nos esqueçamos de ouvi-las, de torcer por elas, reconhecer suas realizações e celebrar suas conquistas. Afinal, são nossas também! Esse é o RH de resultados para as organizações. E é para ele que a ABRH tem dedicado todos os seus esforços!


Yonder Kou

PALAVRA DOS LÍDERES

Trabalhamos incansavelmente para desenvolver uma comunidade de RH muito influente e atuante.”

Os resultados apresentados neste relatório revelam a potência de um propósito claro, inequívoco e inspirador. Iniciamos a jornada em 2016 sabendo exatamente aonde queríamos chegar.

Daviane Chemin Vice-presidente da Diretoria Executiva

Trabalhamos incansavelmente para desenvolver uma comunidade de RH muito influente e atuante, capaz de garantir que as pessoas estejam verdadeiramente no centro das decisões e estratégias empresariais. Junto com a força desse propósito, apostamos na força do exemplo. Com isso, todas as partes que compõem o sistema chamado ABRH-Brasil foram convidadas a responder a esse chamado. Conselhos, Diretoria Executiva, Presidentes e o staff da ABRH pautaram seu trabalho nesses dois atributos: Influência e Ação. Assim, tive o privilégio de ver o propósito em ação, manifestado em uma diversidade de sotaques, estratégias e táticas pelas 22 seccionais. Nelas, vi a pessoa ser colocada no centro de temáticas relevantes e nascerem resultados extraordinários. Todas elas se profissionalizaram, exercitaram sua autonomia e, assim, se tornaram ainda mais competentes para contribuir com o nosso grande objetivo. Nossa proposta ganhou vida também com a atuação da Diretoria Executiva. Trouxemos para caminhar conosco profissionais que são referência em Gestão de Pessoas. Então, nasceram sete novos produtos, capazes de impulsionar a educação transformadora em torno do projeto comum. Todas as propostas já estão dentro das ABRHs, trazendo ganhos de conteúdo, institucionais e financeiros para cada seccional. Como RHs, orientamos as empresas a descobrirem seu propósito maior e a colocarem alma nos seus negócios, cientes da potência que esse feito causa no engajamento e na realização das pessoas. Agradeço por viver intensamente e testemunhar esse processo e a cada ser humano que se uniu à ABRH-Brasil nessa caminhada, fazendo da nossa missão a realidade que está aí.

7


Divulgação

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

Wagner Brunini Vice-presidente Financeiro

Fomos o tempo todo desafiados a conciliar a verba orçamentária com a necessária execução do Planejamento Estratégico 2020.”

Para todos os brasileiros, os últimos três anos foram marcados principalmente pelas dificuldades advindas do baixo desempenho econômico e político do país. Para nós, da ABRH-Brasil, não foi diferente. Somos uma associação sem fins lucrativos, que conta com voluntários dispostos a doar seu tempo e conhecimento para contribuir com a atuação da entidade. Por outro lado, para cumprir seu papel, a associação precisa investir, seja na oferta de produtos e serviços diferenciados à comunidade de RH, seja na capacitação e qualificação de sua equipe de colaboradores, seja no fortalecimento de suas relações dentro e fora do país. Assim, fomos o tempo todo desafiados a conciliar a verba orçamentária com a necessária execução do Planejamento Estratégico 2020. Dentro do plano de ação, desde o primeiro dia de 2016, desenvolvemos um trabalho intensivo, contínuo, para fazer com que o previsto pudesse ser concretizado na prática. Nesse escopo, no primeiro semestre de nossa gestão, reunimo-nos com cada fornecedor para uma renegociação de valores, visando a redução de custos. A iniciativa obteve êxito graças às relações sólidas estabelecidas pela ABRH com seus parceiros ao longo de sua existência. Além disso, trimestralmente, foram feitas revisões das realizações e dos investimentos de forma a acompanhar a racionalização e o bom uso de nossos recursos para, quando necessário, fazer ajustes. O apoio, o envolvimento e a compreensão de nossa equipe de colaboradores foram fundamentais para o sucesso. Assim, chegamos ao final da gestão colhendo excelentes frutos. Com respostas bastante positivas, cumprimos os objetivos e, muitas vezes, superamos as expectativas, deixando, com orgulho, nosso legado para a próxima gestão.

8


Divulgação

PALAVRA DOS LÍDERES

Internamente, a associação atuou para buscar mais aproximação com entidades congêneres no país.” Cassio Mattos Vice-presidente Institucional

No período de 2016 a 2018, a ABRH-Brasil manteve o esforço para intensificar suas relações institucionais por meio da representação e protagonismo de seus dirigentes em diversas frentes. Internamente, nestes três anos, a associação atuou para buscar mais aproximação com entidades congêneres no país, como o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Asap (Aliança para Saúde Populacional), entre outras. No âmbito internacional, esse esforço se concretizou com a participação de delegações brasileiras em eventos como o CIGEH, Congresso Latino-Americano de Gestão de Pessoas organizado pela FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana; a SHRM 2017 e 2018, conferência organizada pela SHRM – Society for Human Resource Management (EUA), tida como a maior dos cinco continentes; e o WFPMA Congress 2018, realizado pela entidade máxima do RH no mundo, a World Federation of People Management Associations. Buscamos, também, nos aproximar ainda mais e influenciar a área de Gestão de Pessoas em nível global, ocupando cargos como dirigentes de entidades da rede mundial de RH. O exemplo mais expressivo nesse sentido é termos hoje uma brasileira na presidência da WFPMA: Leyla Nascimento – a primeira mulher a ocupar o cargo nos 42 anos da entidade. Um feito alcançado também nos anos 1990 com outro brasileiro, Sergio Hillesheim. Do ponto de vista das relações trabalhistas, a ABRH-Brasil tem atuado fortemente como membro ou apoiando comitês no campo legislativo em Brasília. Através da conexão com influenciadores e tomadores de decisão de expressão no nosso segmento, a associação reafirma o seu compromisso em desenvolver, fortalecer e promover o RH brasileiro como referência mundial em suas práticas.

9


Divulgação

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

Larissa Lins Vice-presidente de Planejamento Estratégico

Com foco na sustentabilidade como fator-chave de sobrevivência enfrentamos com austeridade e competência uma das maiores crises do país.” O planejamento estratégico 2020 da ABRH-Brasil perpassa o triênio 2016-2018 – Influência & Ação com transformações de sonhos em ideias e realizações. Nosso objetivo de promover o alinhamento sistêmico e a implementação das ações constantes no planejamento estratégico, além do nosso papel de facilitador, integrador e articulador, vieram para contribuir nessa transformação, que só foi possível com a soma das competências diversas e seniores da diretoria e da equipe da associação. Com foco no conhecimento – essência da nossa entidade – como premissa e referência mundial na construção e no compartilhamento do conhecimento em gestão de pessoas, tivemos a certificação profissional para RH, os cursos de EAD, o programa RH Triple A e iniciativas em diversidade e sustentabilidade, entre outras. Já com foco na conectividade de pessoas e organizações em todas as dimensões – local, nacional e internacional – e na inovação, realizamos ações robustas, corajosas, inéditas e inclusivas, em linha com as necessidades de um mundo em transformação: CONARH, ABRH Digital, o start do Benchmarking de RH e a delegação para a Conferência Anual da SHRM, nos Estados Unidos, o maior evento do mundo em RH. Com foco na sustentabilidade como fator-chave de sobrevivência e pensamento de longo prazo, por meio da criação de novos produtos e sistemas de gestão interna, enfrentamos com austeridade e competência uma das maiores crises do país. Sei que muito ainda tem a ser feito, porém, ficam o gosto de quero mais e de celebração, dos relacionamentos e amizades estabelecidos, bem como o prazer de contribuir como voluntária para a ABRH-Brasil, que está cravada no peito. Registro aqui minha gratidão a todos com quem tive a oportunidade e o prazer de conviver!

10


Gustavo Morita

A ABRH-Brasil tem prestado serviços inestimáveis ao país promovendo a excelência nas práticas de Recursos Humanos dentro das empresas.”

PALAVRA DOS LÍDERES

Leyla Nascimento Presidente do Conselho Deliberativo

Ao longo de seus 53 anos, a ABRH-Brasil tem prestado serviços inestimáveis ao país através da promoção de programas, projetos, congressos e parcerias, apontando tendências, promovendo a excelência nas práticas de Recursos Humanos dentro das empresas e uma proximidade com as organizações e profissionais. A força da ABRH está nas suas 22 seccionais, dirigidas por presidentes que, junto às suas Diretorias Executivas e seus Conselhos, tecem uma grande rede do bem, em um trabalho de voluntariado que, há muito, se tornou um exemplo internacional. Este triênio foi um marco para a associação: o Brasil assumiu a responsabilidade de dirigir a WFPMA – World Federation of People Management, composta por 93 países, com uma demonstração clara da força do nosso país em políticas e estratégias de Recursos Humanos, tornando-nos referência para o mundo. Integrado por mim, Eugênia Ávila (1ª vice-presidente), Glória Meireles (2ª vice-presidente) e pelos 22 presidentes das seccionais, o Conselho Deliberativo teve uma atuação significativa, assegurando a dimensão institucional, os resultados e a nobre missão de nossa entidade. Ao encerrar este ciclo, desejamos à nova gestão muito sucesso naquilo que sabemos ser essencial: competência, alegria e relações humanas.

11


Fredy Uehara

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

Dayse Carnaval Presidente do Conselho Consultivo

Desenvolvemos Indicadores de Política de Governança para orientar as ações das seccionais, acompanhar sua performance e estabelecer práticas para o incentivo e reconhecimento.” O Conselho Consultivo orienta, fiscaliza, apoia e aconselha a Diretoria Executiva na sua gestão e integra a governança da ABRH-Brasil. Atuamos em parceria com o Conselho Deliberativo, principalmente para atender às necessidades de normatizar a gestão das seccionais. Em 2016, realizamos uma pesquisa para levantar informações junto às seccionais, que serviram de referência para a Diretoria Executiva definir os objetivos institucionais da ABRH-Brasil e fortalecer sua atuação no país como instituição agregadora de profissionais de RH. No triênio, o regimento para implantação, funcionamento e manutenção de seccionais foi revitalizado e aprovado pelo Conselho Deliberativo. Esse regimento tem a proposta de orientar, assessorar e promover a aplicação do estatuto da ABRH-Brasil junto às seccionais. Já no tocante ao regimento interno para as unidades regionais das nossas 22 seccionais, que até então se aplicava às unidades já constituídas, ampliamos seu conteúdo, que, agora, envolve também a criação de novas unidades. Desenvolvemos, ainda, Indicadores de Política de Governança para orientar as ações das seccionais, acompanhar sua performance e estabelecer práticas para o incentivo e o reconhecimento, e, dessa forma, fortalecer suas relações com a ABRH-Brasil. Quanto ao nosso trabalho de suporte às seccionais, este foi direcionado principalmente a auxiliá-las na sistematização e oficialização de sua documentação. Esse é apenas um breve resumo de um grande e prazeroso esforço do Conselho Consultivo nos últimos três anos para contribuir com a trajetória vitoriosa que a ABRH-Brasil percorre em seus 53 anos de existência.

12


A ABRH-BRASIL


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

SOBRE A ABRH-BRASIL Entidade não governamental sem fins lucrativos, a ABRH-Brasil nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação, que contribui na formação de organizações mais produtivas, melhores e mais conscientes do seu papel no contexto socioeconômico do país. Aos 53 anos, a associação reúne 22 seccionais juridicamente independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, e de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. Consolida-se como entidade que entende o ser humano como a razão de ser de toda e qualquer organização, a gestão de pessoas como estratégia transformadora e o profissional de RH como protagonista na adoção de políticas voltadas ao desenvolvimento e bem-estar do capital humano. Norteada por essa crença, a ABRH conquistou credibilidade, respeito e representatividade no Brasil e no exterior.

NOSSA VISÃO Ter representatividade global e ser fonte de referência nacional na construção colaborativa de conhecimento e conteúdo em gestão de pessoas. NOSSA MISSÃO Fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa, que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas. NOSSOS VALORES Postura ética e apartidária Imparcialidade, transparência e lisura Para promover uma comunidade comprometida com as melhores práticas, que leve o melhor conteúdo às empresas e instituições, precisamos ser imparciais, transparentes e corretos. Conectividade Conectar para compartilhar Promover uma rede de contatos global que facilite o acesso de pessoas e empresas às melhores práticas em gestão de pessoas, facilitando a troca de ideias e o conhecimento. Crescimento sustentável Responsabilidade para crescer Crescer de forma responsável para manter a qualidade do trabalho desenvolvido e continuar provendo acesso à serviços e oportunidades a todos os cidadãos, agora e sempre. Inclusão Conteúdo para todos O conteúdo não tem público-alvo nem restrições. O conhecimento e as ideias produzidos de forma colaborativa são democráticos e estão disponíveis para todos. Retorno à sociedade Trabalho para mudar o cenário A ABRH acredita que a sua forma de trabalhar tem grande potencial para mudar o cenário social, político e econômico do país. Colaboração Um trabalho de todos A ABRH foi criada de forma colaborativa e assim funciona até hoje. As melhores práticas só serão alcançadas com a colaboração de cada uma das pessoas envolvidas.

14


A ABRH-BRASIL

VÍNCULOS INTERNACIONAIS

Criada em 1976, representa mundialmente o segmento de RH. É composta pelas federações dos cinco continentes, em 93 países e 600 mil profissionais.

Fundada em 1963, é integrada pelas associações nacionais de Recursos Humanos de 15 países da América Latina.

Desde 2010, promove o desenvolvimento dos profissionais de RH dos países lusófonos (Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe).

ORGONOGRAMA

Conselho Deliberativo

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

Diretoria Executiva

Diretorias Regionais

Diretorias de Gestão

15


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

EQUIPE ABRH-BRASIL OS VOLUNTÁRIOS DO TRIÊNIO O sucesso contínuo das iniciativas da ABRH-Brasil em suas mais de cinco décadas de existência está intimamente ligado ao comprometimento e ao empenho dos voluntários que, através dos anos, reservam parte de sua agenda para se dedicar à gestão e atuação da entidade junto aos setores público e privado, à sociedade civil, às entidades internacionais de Gestão de Pessoas e, principalmente, à comunidade brasileira de Recursos Humanos. Seja compondo a Diretoria Executiva ou os Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal, nos últimos três anos, 43 profissionais doaram sua expertise, suas ideias e seu tempo para dar continuidade a essa jornada bem-sucedida da ABRH-Brasil com perenidade e sustentabilidade.

Conselho Deliberativo Leyla Nascimento (RJ) Presidente Diretora executiva do Instituto Capacitare Presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA) Maria Eugênia Ávila (BA) Primeira Vice-Presidente Gerente de RH do Grupo Dasa – Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica Glória Meireles (MG) Segunda Vice-Presidente Diretora da Improvement Generators

Conselho Consultivo Dayse Carnaval (MG) Presidente Diretora da Perfil Consultoria Empresarial Elane Medeiros (AM) Superintendente de RH das Lojas Bemol Maria Sampaio (BA) Sócia-Diretora da MS&A Consultoria Empresarial de RH Noêmia Lucas (SE) Gerente de RH do Grupo Pisolar Paulo Sardinha (RJ) Presidente da ABRH-RJ Paulo Sérgio Bastos Menezes (DF) Consultor em Gestão de Pessoas Theunis Geraldo Baronto Marinho (SP) Presidente da ABRH-SP, administrador e conselheiro de empresas

Conselho Fiscal Felipe Westin (SP) Diretor executivo da Westin Desenvolvimento e Gestão de Pessoas

16

Vicente Picarelli Filho (SP) Sócio-Diretor da Picarelli Consultores Associados Walter Sigollo (SP) Diretor-Presidente da Fundação Sabesp de Seguridade Social Armelino Girardi (PR) Sócio-Proprietário da Armelino Girardi Talentos Humanos Cleo Carneiro (SP) Diretor da Cleo Carneiro & Consultores Associados

Diretoria Executiva Elaine Saad (SP) Presidente Gerente geral da Saad RH – YSC strategic partner Daviane Chemin (PR) Vice-Presidente e Diretora Geral de Regionais Docente do Isae/FGV e Diretora da DChemin Resultados Humanos Wagner Brunini (SP) Vice-Presidente Financeiro Diretor da BRUNINI Recursos Humanos Cassio Mattos (RS) Vice-Presidente de Relações Institucionais Diretor da CMC – Cássio Mattos Consultoria Larissa Araújo Lins (PE) Vice-Presidente de Planejamento Sócia da Add Skill Consultoria e Desenvolvimento

Diretorias Regionais Daviane Chemin (PR) Diretora Geral Docente do Isae/FGV e diretora da DChemin Resultados Humanos Roberto Chagas (AM) Região Norte (AM, PA e RO) Consultor em gestão


A ABRH-BRASIL

Ana Cristina Barros (PI) Região Nordeste 1 (CE, MA, PB, PI e RN) Diretora-Presidente do Iemp – Instituto de Estudos Empresariais Ana Cláudia Athayde (BA) Região Nordeste 2 (AL, BA, PE e SE) Diretora da Athayde Desenvolvimento Humano e Organizacional Dilze Percilio (GO) Região Centro-Oeste (DF, GO e MS) Diretora da Apoio Consultoria de Negócios Marcia Costantini (RJ) Região Sudeste (ES, MG, RJ e SP) Diretora da Personale Consultoria Jefferson Leonardo (RS) Região Sul (PR, RS e SC) Professor e palestrante

Diretorias de Gestão

Luiz Edmundo Prestes Rosa (SP) Desenvolvimento de Pessoas Diretor do Instituto de Gestão Sustentável Jorgete Lemos (SP) Diversidade Diretora da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços Danielle Quintanilha (ES) Projetos Diretora executiva da Danielle Quintanilha Assessoria Wolnei Ferreira (SP) Jurídico Sócio titular da Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados Rogerio Mainardes (PR) Parcerias Estratégicas Diretor da COMM – Comunicação & Marketing Joel Dutra (SP) Pesquisas e Métricas Professor da FEA-USP e coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas – Progep/FIA

Eliane Aere (SP) ABRH Digital Sócia da Umanni

Sirley Carvalho (RS) Análise de Mercado Diretora executiva da Merhcado Gestão de Carreiras

Andrea Huggard-Caine (SP) Certificação Diretora da HuggardCaine Consultoria e Gestão em RH

Nelson Savioli (RJ) Relações Internacionais Consultor

Françoise Trapenard (SP) Comercial Sócia-Diretora da FTrapenard Consultoria Mario Ernesto Humberg (SP) Comunicação Consultor sênior da CL-A Comunicações Sandra Gioffi (SP) CONARH Diretora da Prática de Serviços Financeiros da Accenture

Ricardo Voltolini (SP) Sustentabilidade Diretor-Presidente da Ideia Sustentável Rogério Leme (SP) Tecnologia Diretor executivo da Leme Consultoria Andrea Carvalho (AL) Relações com Associados Diretora executiva da ValorH Ativo Consultoria em Gestão de Pessoas e Negócios

Nosso time de colaboradores SUPERINTENDENTE Ricardo Mota ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO/TI Adriano Gonçalves Gerente Administrativo-Financeiro Bruno Alex Strefezza Analista Administrativo-Financeiro Bruno Sedemaka Assistente Administrativo-Financeiro Everaldo Franco Junior Analista de TI MARKETING & EVENTOS Lucélia Gonçalves Gerente de Marketing & Eventos Marcelo Cid Analista de Marketing Ademir Pereira Analista de Marketing Aline Ferreira Analista de Eventos Louise Brasil Assistente de Eventos INSTITUCIONAL E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Arlete Campos Gerente de Assuntos Institucionais e Relacionamento com o Cliente Thyane Machado Analista de Relacionamento com o Cliente Joyce Terasaka Auxiliar de Relacionamento com o Cliente Bruna Cyrillo Auxiliar de Relacionamento com o Cliente NOVOS NEGÓCIOS Marco Oñoro Gerente de Novos Negócios Weverson Leite Assistente de Novos Negócios

Sônia Gurgel (PR) Desenvolvimento de Novos Serviços e Produtos Sócia-Proprietária da RHSoul Consultoria

17


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

LINHA DO TEMPO 1965

2004

Nasce a Abape.

O Brasil sedia o 10º Congresso Mundial de Recursos Humanos.

2015 1980 A Abape Nacional se estabelece oficialmente como ABRH.

ABRH Nacional se torna ABRH-Brasil.

2001 Surge o Fórum dos Presidentes.

1967 O CIAP é realizado no Brasil pela primeira vez.

2010 2000 1990 2010 A ABRH-Brasil participa da fundação da CRHLP.

1980 1970 1960 1977

1993 A 1ª edição do Prêmio Ser Humano é realizada.

A Abape se torna Abape Nacional.

1966 Sigfried Hoyler é eleito o primeiro presidente da Abape.

18

1983 A ABRH se torna ABRH-Nacional.


A ABRH-BRASIL

2018

2017

2018

2016 2017 Prêmio Ser Humano muda de formato: mais transparência e relevância.

2016 Nova diretoria da ABRHBrasil assume. 16º Fórum dos Presidentes: Sérgio Moro, Henrique Meirelles e Bernardo Toro. CONARH passa a ser lançado com um ano de antecedência. Lançados novos produtos da ABRH: • Delegações anuais para a SHRM;

17º Fórum dos Presidentes: Albert Fishlow, Francisco Teixeira e Pedro Parente. Lançados novos produtos da ABRH:

PROTAGONISTA DA TRANSFORMAÇÃO

CONARH 2018: 24.901 visitantes, 3.379 congresistas e 176 patrocinadores. 18º Fórum dos Presidentes: José Pastore e Francisco Teixeira. O Pessoas de ValoRH completa 30 anos.

• Cursos EAD – Casa Educação;

Leyla Nascimento assume a presidência da WFPMA.

• ABRH Digital;

ABRH lança novos produtos:

• Clube do Livro. Parceria Atento. Workplace vira ferramenta de comunicação interna.

• Curso de Certificação SHRM.

• RH Triple A em parceria com FDC; • Guia de Sustentabilidade para o RH; • Indicadores de RH; • Parceria com ASAP – Saúde Corporativa. Brasil dobra sua delegação na SHRM. ABRH-Brasil adota a causa Humanize.

2016 · 2018

INFLUENCIAÇÃO

Gestão que inspira pessoas que conquistam...

CONARH 2016: 17.000 visitantes, 2.500 congresistas e 120 patrocinadores.

CONARH 2017: 16.509 visitantes, 2.765 congresistas e 109 patrocinadores

Lançado o CONARH 2019 com o tema #Humanize.

19


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

A ABRH NO BRASIL Superação foi a palavra-chave da ABRH em todo o Brasil. Mesmo diante das acentuadas adversidades no período de 2016 a 2018, as seccionais da Associação não só mantiveram as ações previstas no Planejamento Estratégico ABRH-Brasil 2020, como, em muitos casos, foram além e superaram as expectativas. As 22 seccionais foram geridas com engajamento e integração plena de seus líderes ao longo do triênio, com o propósito de promover o avanço da Gestão de Pessoas local e nacionalmente. A discussão sobre a presença das mulheres no mundo do trabalho foi fortalecida com a criação de fóruns sobre liderança feminina em diversos estados, tendo sido São Paulo o pioneiro nessa discussão, com o CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina, que, em 2018, chegou à terceira edição. Também nesse período, a modernização das leis trabalhistas ganhou força no país e dentro da ABRH. Fóruns Trabalhistas foram promovidos de Norte a Sul com o objetivo de debater as propostas do Congresso Nacional em Brasília e trazer à luz o olhar da Associação no campo das Relações do Trabalho.

Além disso, o Prêmio Ser Humano prosseguiu firmemente no propósito de revelar excelentes práticas e grandes talentos em Gestão de Pessoas por todo o país e passou por mudanças conduzidas pela ABRH-Brasil, que foram implementadas nas premiações estaduais. Já o sucesso obtido pelos fóruns voltados a CEOs e presidentes de empresas mostrou que a participação do RH em decisões estratégicas para os negócios firmou-se como uma tendência crescente no Brasil. Neste triênio, a influência e as ações da ABRH em todo o Brasil se traduziram em importantes constatações, como: mais visibilidade em mídias locais e nacionais; ampliação da atuação com a abertura de novas regionais pelas seccionais; conquista de novos parceiros de gestão; aumento da base de associados; e estabilidade financeira, entre outros resultados. Um triênio de muitos desafios, grandes avanços e da certeza de que não só o empenho, mas, principalmente, a chama da paixão dos voluntários da ABRH distribuídos pelo país está mais acesa do que nunca.

Isso sem falar dos congressos estaduais, que colocaram em discussão temas cruciais para o mundo corporativo nos dias atuais, com destaque para a Revolução 4.0 e seus impactos nas relações humanas e no futuro dos profissionais e das organizações.

A PRESENÇA DA ABRH NO PAÍS É ESTIMADA EM CERCA DE:

+ de

+ de

+ de

voluntários

associados

participantes em eventos

900 10.500 41 mil 20


A ABRH-BRASIL

As lideranças das seccionais ABRH-AL Presidente: Jennifer Lins Tel. (82) 3326-2690 www.abrh-al.com.br ABRH-AM Presidente: Kátia Andrade Tel. (92) 3238-5386 www.abrham.com.br ABRH-BA Presidente: Cezar Menezes de Almeida Tel. (71) 3341-0820 / Telefax: (71) 3341-0877 www.abrhba.org.br ABRH-CE Presidente: Marcos Pereira de Freitas Tel. (85) 3094-0169 www.abrhce.com.br ABRH-DF Presidente: Bruno Goytisolo Pires da Silva Tel. (61) 3327-1112 www.abrhdf.com.br ABRH-ES Presidente: Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos Tel. (27) 3324-8326 www.abrhes.org.br ABRH-GO Presidente: Dadson Borges Moraes Tel. (62) 3941-0131 www.abrhgo.com.br ABRH-MA Presidente: Edilson Lira Tel. (98) 9.9230-1234 www.abrhma.com.br

ABRH-MG Presidente: Eliane Ramos de Vasconcellos Paes Tels. (31) 3227-5797 / (31) 3225-0069 www.abrhmg.org.br ABRH-MS Presidente: Luciano Coppini Meireles de Lima Tel. (67) 9.9247-4593 ABRH-PA Presidente: Maria Rosinete Franco Dias Tel. (91) 3246-7800 www.abrh-pa.com.br ABRH-PB Presidente: Ângela Márcia Rodrigues Silveira Medeiros Tel. (83) 3243-3015 www.abrhpb.org.br ABRH-PE Presidente: Ana Karla Cantarelli Tel. (81) 3221-8814 www.abrhpe.com.br ABRH-PI Presidente: Maria do Socorro Escorcio de Cerqueira Tel. (86) 3302-6711 http://abrhpi.org.br

ABRH-RN Presidente: Hudson Vasconcelos (jan/2016jun/2018) e Ligia Ukstin (jun-dez/2018) Tel. (84) 3201-3451 www.abrhrn.org.br ABRH-RO Presidente: Maria das Graças de Souza Tel. (69) 9.9981-7397 e-mail: grace_souza@uol. com.br ABRH-RS Presidente: Orian Kubaski Tel. (51) 3254-8200 www.abrhrs.org.br ABRH-SC Presidente: Paulo Sérgio de Souza Corrêa Tel. (47) 3348-6004 www.abrhsc.org.br ABRH-SE Presidente: Cláudia Maria Reis Soledade Tel. (79) 3211-7010 www.abrhse.com.br ABRH-SP Presidente: Theunis Baronto Marinho Tel. (11) 5505-0545 www.abrhsp.org.br

ABRH-PR Presidente: Susane Zanetti Tel. (41) 3262-4317 www.abrh-pr.org.br ABRH-RJ Presidente: Paulo Sardinha Tel. (21) 2277-7750 / Fax: (21) 2277-7758 www.abrhrj.org.br

21


REALIZAÇÕES NO TRIÊNIO

22


Matheus Alves

REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

CONARH Composto pelo Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas e pela feira de negócios Expo ABRH, o CONARH destaca-se na agenda da ABRH-Brasil pela magnitude e importância adquirida ao longo dos anos. No triênio 20162018, em uma época de acesso altamente facilitado ao conhecimento de qualidade e gratuito, o grande desafio foi buscar diferenciais na forma e no conteúdo, a fim de incrementar a atratividade do evento sem, no entanto, exceder nos custos, pois o momento econômico do país exigia, e ainda exige, ponderação nos investimentos. Sobre o conteúdo, a associação voltou o foco dos temas centrais do CONARH para a competência do ser humano de inspirar, influenciar e agir para mudanças, com o objetivo de promover ambientes inovadores e produtivos, pautados pelo sentimento de orgulho e pertencimento à organização. Ambientes que se configurem como uma antítese do atual momento de descrédito nas instituições do país e que valorizem as competências humanas em tempos de Inteligência Artificial, robotização e Internet das Coisas.

A associação voltou o foco dos temas centrais do CONARH para a competência do ser humano de inspirar, influenciar e agir para mudanças.

23


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

As edições deste triênio contaram com um espaço exclusivo para convidados – heads de RH e de negócios – com debates sobre Gestão de Pessoas e Negócios em fóruns setoriais: Educação, Indústria, Tecnologia, Startups, Agronegócios e outros setores expressivos na economia do país. Inicialmente chamado de Espaço Influenciação, teve o nome mudado em 2018 para Mundo Executivo. O congresso e a Expo ABRH foram incrementados com a realização de eventos pré-CONARH, como Webinars e Spoiler Day, para engajar seus públicos estratégicos, imprensa, congressistas e promotores/expositores. As conferências simultâneas ficaram mais dinâmicas, permitindo a interação dos conferencistas com os congressistas, através de perguntas feitas pelo aplicativo do CONARH. O app também ganhou configuração de rede social, intensificando a interação entre seus públicos. Além disso o CONARH teve toda a experiência do congressista desenhada, ganhou até uma fragrância exclusiva e passou a ser lançado com 1 ano de antecedência. A mais recente inovação é o Câmera CONARH, que em 2018, permitiu aos usuários acessarem as informações da próxima edição em realidade aumentada, bastando, para tanto, posicionar a câmera do aplicativo no logo do CONARH 2019. Em 2017, para atender à demanda do público por um espaço de acesso facilitado, o CONARH foi transferido do Transamerica Expo Center para o São Paulo Expo. Apesar de um imprevisto no sistema de credenciamento, que gerou acúmulo de pessoas na entrada, o problema foi rapidamente solucionado e o evento foi um sucesso de público. Os visitantes passaram a pagar um valor simbólico na inscrição, o que garantiu mais qualificação do público da Expo ABRH, onde foram abertos espaços para Startups e comercialização de produtos através da Loja ABRH. As mudanças tiveram impactos bastante positivos nos resultados. Em 2018, o evento bateu recorde histórico de público, com mais de 28.200 visitantes e congressistas, assim como de patrocinadores e expositores: 176. O aumento não foi apenas quantitativo, como também qualitativo. Na pesquisa de satisfação de 2018, entre as empresas patrocinadoras e expositoras, 85% afirmaram ter encontrado seu público-alvo no CONARH e mais de 90% tiveram suas expectativas atendidas. Entre os congressistas, 97% disseram que gostariam de voltar em 2019.

24

CONARH 2016 – 42ª EDIÇÃO Data: 15 a 18 de agosto Local: Transamerica Expo Center (SP) Tema: Gestão que inspira pessoas que conquistam…

17 mil 2.5 mil visitantes

congressistas

120 patrocinadores e expositores

Alguns destaques: Maílson da Nóbrega, economista e ex-ministro da Fazenda; o publicitário Nizan Guanaes; Nicole Fuentes, assessora perita em psicologia positiva do Departamento de Educação Executiva da Universidade de Monterrey (México); e Astrid Fontenelle, Barbara Gancia, Maria Ribeiro e Mônica Martelli (na época, quarteto do Programa Saia Justa, da GNT).

CONARH 2017 – 43ª EDIÇÃO Data: 15 a 17 de agosto Local: São Paulo Expo (SP) Tema: Influenciação

16.509 2.765 visitantes

congressistas

109 patrocinadores e expositores

Alguns destaques: Rachel Maia, CEO da joalheria Pandora; Paolo Gallo, chefe de Pessoas e Cultura do Fórum Econômico Mundial (Suíça); Gil Giardelli, estudioso da cultura digital; e Mark Johnson (EUA), cofundador do Playing for Change.

CONARH 2018 – 44ª EDIÇÃO Data: 14 a 16 de agosto Local: São Paulo Expo (SP) Tema: Protagonista da Transformação

24.901 3.379 visitantes

congressistas

176 patrocinadores e expositores

Alguns destaques: Deltan Dallagnol, procurador da República e coordenador da Lava Jato; a jornalista Christiane Pelajo; Sérgio Rial, presidente executivo do Santander; An Verhulst-Santos, presidente da L’Oréal Brasil; e a cantora e empreendedora Anitta.


Paulo Guimarães

REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

25


Fredy Uehara

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

FÓRUM DOS PRESIDENTES Criado no ano 2001, o Fórum dos Presidentes consagrou-se como espaço para que líderes das principais organizações do país possam fazer reflexões e debater sobre o papel das pessoas nas empresas diante das constantes mudanças de cenário no Brasil. Nos três anos, personalidades de destaque e influentes do cenário nacional participaram como palestrantes para dar sua visão sobre realidade brasileira e relacionar seus efeitos no dia a dia das empresas. Neste triênio, um período dos mais conturbados nos últimos tempos, o Fórum exerceu papel preponderante para que os presidentes pudessem expor suas angústias, refletir e pensar em saídas, diante de fatos como: a prolongada crise política e econômica, a troca de presidente do país em agosto de 2016, a intensificação da Operação Lava Jato e o desemprego, que atingiu níveis históricos (quase 14 milhões de pessoas).

26

Em especial, 2018 foi um ano decisivo nas Relações de Trabalho, com a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização, e de incertezas sobre os rumos do país após as eleições presidenciais. A forte expectativa com os resultados das urnas, inclusive, foi determinante para que a tradição do Fórum acontecer na semana que antecede o CONARH fosse substituída, em caráter extraordinário, pela sua realização após o segundo turno. Um triênio de desafios para o comitê responsável pelas três edições do Fórum, composto por: • Ana Paula Chagas, diretora da 2GET Executive Search • Betania Tanure, diretora da BTA – Betania Tanure Associados e professora da PUC • Elaine Saad, presidente da ABRH-Brasil • Luiz Carlos Cabrera, sócio-diretor da PMC Amrop International • Vicky Bloch, presidente da Vicky Bloch Associados • Wagner Brunini, vice-presidente Financeiro da ABRH-Brasil


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

Fredy Uehara

2016 16º FÓRUM DOS PRESIDENTES Data: 11 de agosto Tema: O Brasil passado a limpo Local: Jockey Club de São Paulo Palestrantes convidados: • Sérgio Moro, juiz federal • Henrique Meirelles, ministro da Fazenda • Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano Público: 121 líderes empresariais

Fredy Uehara

2017

Paulo Uras/ Pinguim Pictures

17º FÓRUM DOS PRESIDENTES Data: 09 de agosto Tema: Caminhos para a Reconstrução Local: Casa Bisutti Palestrantes convidados: • Albert Fishlow, cientista político e economista • Francisco Teixeira, cientista político e historiador • Pedro Parente, presidente da Petrobras Público: 75 líderes empresariais

2018 18º FÓRUM DOS PRESIDENTES Data: 31 de outubro Tema: E agora, Brasil? Local: Casa Bisutti Palestrantes convidados: • José Pastore, especialista em Relações de Trabalho • Francisco Teixeira, cientista político e historiador Público: 54 líderes empresariais

27


Patrick Rocha / Uehara Fotografia

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

2018

No triênio 2016-2018, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia (PSH) foi coordenado pelo diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH-Brasil, Luiz Edmundo Prestes Rosa. Ele recebeu do Conselho Deliberativo da ABRH-Brasil a missão de modernizar o PSH e esse processo foi conduzido de forma participativa por meio da escuta dos presidentes e diretores das seccionais. Com esse propósito, foi formado um comitê do PSH, composto por Danielle Quintanilha (então diretora de Regionais e, posteriormente, diretora de Projetos), Françoise Trapenard (diretora Comercial), Jorgete Leite Lemos (diretora de Diversidade) e Rogério Leme (diretor de Tecnologia). Coordenado por Prestes Rosa, esse comitê atuou no processo de modernização do PSH. Entre maio e julho de 2016, foram ouvidas pessoas em todo o país e feitas reuniões em grupo a distância. As conclusões foram consolidadas

28

Fredy Uehara

PRÊMIO SER HUMANO OSWALDO CHECCHIA

em uma proposta, aprovada em reunião do Conselho, realizada em novembro. A nova proposta visou dar mais transparência, objetividade, relevância e consistência ao prêmio. Em resumo, as principais mudanças foram: • Redesenho das cinco modalidades de participação, 100% focadas em Gestão de Pessoas; • Redefinição dos critérios de avaliação e aprimoramento do processo de julgamento; • A participação no PSH ficou definida para apenas os casos vencedores das premiações das Seccionais da ABRH.

2017


Eric Ribeiro

REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

2016 Realizado nos moldes anteriores às mudanças, o PSH foi entregue a 12 cases provenientes das ABRHs AM, DF, MG, PB, PE, PR, RS, SC e SP. Os cases selecionados são divididos em cinco modalidades:

2016

As novas modalidades: Gestão de Pessoas – Desenvolvimento: engloba cultura organizacional, formação de líderes, talentos, treinamento, educação corporativa, avaliação de desempenho, carreira, melhoria da saúde. Gestão de Pessoas – Administração: voltado à estrutura organizacional, custos de pessoas, produtividade, folha de pagamento, gestão de remuneração e benefícios. Gestão de Pessoas – Sustentabilidade: contempla adoção de escola, reciclagem, economia de energia e de emissões, integração de imigrantes etc., sempre tendo a liderança de RH e a mobilização de colaboradores e voluntários. Gestão de Pessoas – Acadêmica: premia estudos e pesquisas sobre gestão de pessoas de autoria de estudantes de graduação ou pós-graduação. Gestão de Pessoas – Jovem: tem como foco trabalhos ou cases de autoria de jovens, com até 30 anos incompletos, sobre temas de gestão de pessoas em uma das modalidades: Desenvolvimento, Administração, Sustentabilidade ou Academia. A categoria foi criada para estimular, desde a juventude, o interesse pelo tema. No final do triênio, o PSH contabilizou 34 cases vencedores oriundos de 13 seccionais.

Gestão de Pessoas – Empresa; Gestão de Pessoas – Profissional; Gestão de Pessoas – Acadêmica – Graduação/ Pós-Graduação; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Organização do Terceiro Setor A cerimônia de premiação ocorreu no dia 16 de agosto, no palco principal do 42º CONARH, realizado então no Transamerica Expo Center.

2017 Já nos novos moldes, a premiação teve 12 vencedores provenientes das ABRHs DF, MA, PB, PR, RJ, RS e SC. A premiação foi realizada em 15 de agosto, no palco principal do 43º CONARH, no São Paulo Expo.

2018 Foram 10 cases vencedores, provenientes das ABRHs AM, ES, MA, PA, PR e RJ. A entrega dos troféus aconteceu na noite de 14 de agosto, em cerimônia exclusiva para convidados, realizada durante o 44º CONARH, no São Paulo Expo.

29


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

PROGRAMA RH TRIPLE A Oferecer um programa diferenciado para o desenvolvimento de líderes de RH era uma antiga aspiração da ABRH-Brasil. O RH Triple A foi a concretização de uma proposta iniciada em 2011, com o programa O Novo RH, em parceria com o GPTW. Em 2014, a ideia foi retomada com a parceria entre a ABRH-Brasil e a Fundação Dom Cabral (FDC), assinada naquele ano. A partir daí, foi organizado um grupo de trabalho formado por profissionais de RH, coordenado pelo diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH-Brasil, Luiz Edmundo Prestes Rosa, e pela equipe técnica da FDC, considerada a melhor escola de negócios da América Latina pelo Financial Times. O RH Triple A foi construído com o objetivo de tornar a contribuição do RH cada vez mais relevante e estratégica para as organizações. O programa adota uma metodologia inovadora, pela qual o participante, sempre um líder de RH, vive experiências, participa ativamente de reflexões e reconstrói a identidade de RH à luz das novas tecnologias e inovações que estão transformando o mundo do trabalho. Contam com amplos espaços para a cocriação do conhecimento, troca de experiências, protagonismo e acolhimento do pensamento divergente e emergente. A iniciativa conta com um cuidadoso processo de admissão para assegurar a qualidade e a diversidade dos participantes, gestores de Recursos Humanos em posições estratégicas e/ou envolvidos em projetos estratégicos, mobilizados para construir organizações Triple A, ou seja, capazes de lidar com um mundo em permanente transformação. O desenvolvimento do programa teve como intuito prover uma experiência de aprendizagem fluida e intensa, a fim de que gestores de RH desenvolvam as habilidades necessárias para lidar com as transformações da sociedade. Após um grande esforço de divulgação de ambos os atores, o RH Triple A foi iniciado em julho de 2018 e concluído em dezembro do mesmo ano. A ABRH ousou com uma solução que foi abraçada pelo mercado e pelos profissionais de RH, graças à fortalecida imagem da associação e da FDC. A turma inaugural contou com 35 alunos, número expressivo, que bateu todas as metas previstas.

30


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

SAÚDE CORPORATIVA No Plano ABRH 2020, foi definido que a Saúde Corporativa seria um dos temas estratégicos da ABRH. Em 2017, essa missão foi delegada ao diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH-Brasil, Luiz Edmundo Prestes Rosa, com o propósito de desenvolver uma estratégia para a associação contribuir de forma relevante com empresas, colaboradores e sociedade, e, por decorrência, ser reconhecida como uma instituição de referência em saúde corporativa. Para iniciar o trabalho, foi criado o Núcleo da Saúde, com direção de Prestes Rosa. A coordenação do grupo de trabalho ficou a cargo de João Guilherme Cruz Alves (Head de Pessoas e Cultura da Vestas do Brasil) com apoio de Andrea Huggard-Caine, diretora de Certificação da ABRH-Brasil. Visando acelerar o desenvolvimento dessa expertise, em abril de 2017 foi selada uma parceria com a ASAP – Aliança para Saúde Populacional, instituição sem fins lucrativos e reconhecida no setor de saúde. O propósito foi aproveitar suas complementaridades à ABRH-Brasil, considerando a excelência de seus profissionais, sua penetração no mercado e seu embasamento técnico. A parceria vem se mostrando muito efetiva e realizadora, desenrolando-se em clima de confiança, respeito e profissionalismo. A primeira iniciativa dessa parceria foi uma pesquisa sobre Gestão da Saúde Corporativa, realizada em junho de 2017, cobrindo um universo de 668 empresas e 3 milhões de vidas. O estudo permitiu fazer um diagnóstico da realidade da saúde nas empresas, identificando os pontos de fragilidade que contribuíam para a baixa eficiência e a rápida progressão dos custos. Concluído o diagnóstico, foi possível definir as prioridades e linhas de trabalho que seriam desenvolvidas no período 2017-2018. Foram três:

O estudo permitiu fazer um diagnóstico da realidade da saúde nas empresas, identificando os pontos de fragilidade que contribuíam para a baixa eficiência e a rápida progressão dos custos. 1. Realizar pesquisas e estudos. 2. Organizar um grupo de empresas com o objetivo de aprimorar a gestão da saúde corporativa e, dessa forma, gerar mais valor para as empresas e reduzir seus custos com a saúde. 3. Influenciar universidades e instituições de ensino na adoção da gestão da saúde corporativa em seus programas de formação de RH, assim como influenciar órgãos de governo e mídia com vistas à melhoria da gestão da saúde corporativa. Em agosto de 2017, a ABRH-Brasil e a ASAP organizaram um grupo de trabalho com empresas, que mais tarde adotou o nome de Fórum Nacional de Saúde Corporativa. O Fórum, ao final de 2017, mantinha 18 empresas. São elas: Accor, Boticário, Clariant, Edenred, FM Logistic, Grupo Pão de Açúcar, Itaú, Klabin, Laureate, Localiza, Johnson, Natura, Petrobrás, Pirelli, Serasa Experian, Sherwin Williams, Vestas e Whirpool. A governança do Fórum conta com a coordenação da ABRH e da ASAP e de 2 níveis: líderes de RH compondo um Conselho e gestores de saúde de empresas formando o Grupo de Trabalho. As reuniões do Fórum são mensais e as do Conselho, semestrais. Para alcançar seus propósitos, o Fórum vem cumprindo, a cada reunião mensal, uma agenda temática de 32 assuntos e sistematizando boas práticas.

31


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

RESULTADOS Estudos e Pesquisas Pesquisa Gestão da Saúde Corporativa – Jun/2017 4. Pesquisa Cuidados da Empresa no Combate ao Câncer. Estudo com o apoio da ABRH a sete importantes instituições nacionais e internacionais. Essa foi a primeira pesquisa no Brasil, em correspondência às pesquisas internacionais – Ago/2018 5. Guia da Alimentação 4.0 – Produzido pela ABPASS – Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável, com apoio da ABRH-Brasil – Ago/2018

Artigos e Matérias 1. Para onde vai a saúde na sua empresa? Pessoas de ValoRH/Estadão – Jun/2017 2. A saúde corporativa na mira do RH – Pessoas de ValoRH/Estadão – Jul/2017 3. Artigo: A saúde da sua empresa vai para a UTI? – Revista Dom da FDC número 33 – Set/2017 4. Entrevista: Saúde Corporativa – Revista Melhor – Fev/2018 5. Entrevista sobre Qualidade de Vida – EBS – Fev/2018 6. Artigo: Saúde Corporativa: entre fragilidade e oportunidades – Revista da Federação Brasileira de Hospitais – Hospitalar – Abr/2018 7. Matérias: Na busca por saúde, GPA investe em centros próprios / Participantes do grupo de estudos reuniram-se na sede da J&J – Pessoas de ValoRH/Estadão – Abr/2018 8. Artigo: Como vai a saúde na sua empresa? – Revista Melhor – Jun/2018 9. Entrevista: Reforçar a relevância – Revista Melhor – Out/2118 10. Pesquisa mostra como as empresas lidam com o câncer - Pessoas de ValoRH/Estadão – Out/2018

Influência a Instituições (Loyalty) A FGV fez mudança no conteúdo do MBA executivo para RH para incluir saúde corporativa – Mai/2018 1. FGV aprovou o primeiro Curso em Gestão de Saúde Corporativa, com os apoios da ABRH e ASAP, o qual será iniciado em março de 2019 2. A FDC incluiu no RH Triple A uma unidade de gestão de saúde corporativa – Set/2018 3. O GPTW se engajou em incluir a questão da saúde em suas pesquisas. Assim, realizou a primeira pesquisa sobre melhores práticas de Saúde Corporativa (Ago/2018), cujos resultados serão divulgados em 2019 4. Reunião com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar (15/05/2018) – entendimentos e convite para participar do Fórum de Saúde no CONARH. 5. Diversas matérias na imprensa foram veiculadas, com destaque ao Valor Econômico, que deu primeira página o trabalho da ABRH, em três oportunidades (Fev-Jun-Set/2018)

Apresentações em eventos de terceiros 2017 1. Congresso da Hospitalar – Saúde Corporativa – 16/mai 2. Apresentação da Pesquisa ABRH-ASAP – Hotel Renaissance – 05/jul 3. FIESP: Grupo de Recursos Humanos – 08/ago 4. Sírio-Libanês - Congresso Internacional de Saúde Corporativa – 28/ago 5. Congresso TJCC – Todos Juntos no Combate ao Câncer – 26/set 6. ABRH-BA - O Desafio da Felicidade – 28/nov

32


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

2018 1. G3 – Grupo de Dirigentes de RH – 07/mai 2. Congresso da ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde – 25/abr 3. GPTW – Evento fechado para sua equipe – 03/mai 4. FGV – RH em Foco – 29/mai 5. Sírio Libanês: Saúde e Produtividade – 25/jun 6. Congresso Internacional de Stress – 26/jun 7. FGV – Diálogos com RH: O desafio da saúde corporativa no Brasil – 09/ago 8. Presidentes do LIDE – Saúde Corporativa – 13/set 9. Congresso TJCC – Painel sobre a pesquisa da ABRH em apoio ao Go All – 27/set 10. Presidentes do YPO – Young President Organization – Saúde Corporativa – 04/out 11. SESC – Qualidade de vida – 24/out 12. Desafios da gestão de saúde no novo mundo digital – Revista Melhor – 06/nov 13. Presidentes do G-100 – Painel sobre Saúde Corporativa – 08/nov 14. GEAB – Grupo Estratégico Administração e Benefícios – 08/nov

Ao longo do período, o Núcleo da Saúde apoiou a elaboração de conteúdo e indicação de especialistas para eventos de saúde.

apresentado um curso sobre saúde populacional para RH.

Apoio às seccionais Ao longo do período, o Núcleo da Saúde apoiou a elaboração de conteúdo e indicação de especialistas para eventos de saúde realizados pelas Seccionais.

Resumo das Atividades de Saúde Corporativa (2017-2018) Programa

Número

Apoio a eventos de saúde das seccionais

3

Pesquisas e Estudos

3

Matérias sobre saúde corporativa

6

Influência a Instituições (Loyalty)

6

Apresentações em eventos de terceiros

20

CONARH 2018 A programação do evento contou com um painel sobre Saúde Corporativa. Além disso, foi realizado o Fórum de Saúde, em uma sala executiva, patrocinada. O primeiro dia do fórum foi dedicado à Alimentação, com o lançamento do Guia da Alimentação 4.0, realizado pela ABPASS, com o apoio da ABRH-Brasil. O segundo destinou-se a painéis com líderes de RH para discutir inovação, tecnologia e melhoria na gestão da saúde corporativa. No terceiro, foi

33


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

CURSOS EAD De uma parceria com a Casa Educação, foi desenvolvida uma linha de cursos estruturados, com conteúdos disciplinares, para atender às demandas específicas da área de RH. A Casa Educação ficou responsável pela operação de vendas e realização dos cursos; já a ABRH-Brasil apoiou com ações massivas de divulgação e marketing, e ficou responsável pelo certificado emitido. Os cursos seguiram na modalidade EAD e ao vivo em plataforma interativa, que permite a maior participação do aluno. Também foram realizados cursos presenciais em turmas abertas, que possibilitaram o networking com profissionais do setor. Todas as iniciativas foram divididas em aulas temáticas, com atividades complementares e total suporte ao participante. Ao final, o aluno passa por prova para conquistar o certificado. Foram abertos e realizados os cursos de: • • • • • • •

Business Partner Avaliação de Desempenho Cargos e Salários Treinamento e Desenvolvimento Liderança e Gestão de Equipes Gestão por Competências Práticas e Novas Tendências de T&D

Com esse projeto pioneiro e experimental, outras parcerias deverão ser sondadas, avaliadas e implantadas no portfólio oficial da ABRH-Brasil.

CLUBE DO LIVRO Também resultado de parceria com a Casa Educação, o Clube do Livro lançou obras inéditas para o público de Recursos Humanos, com a curadoria da ABRH-Brasil. Todos os títulos são voltados para área de Gestão de Pessoas e Liderança. Com a iniciativa, os assinantes passaram a receber, em seu endereço, com comodidade e segurança, um livro por mês, entregue em caixa personalizada, que continha um Highlighter (resumo dos principais assuntos de cada capítulo) e um marca página. Além disso, o assinante podia acessar um grupo no Facebook para discutir os temas dos livros de cada mês.

34


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

Lançado no CONARH 2017, o Clube do livro teve 120 assinaturas comercializadas e foram enviados 13 lançamentos. Os números demonstram que esse nicho de mercado existe e é carente de iniciativas como essa. O projeto passa agora por validação e identificação de novo fornecedor para continuidade.

COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS O mundo já é digital. Mais de 10 milhões de brasileiros estão regularmente conectados à internet e as redes sociais se transformaram num dos principais meios de conexão entre as pessoas no século 21. A ABRH-Brasil trouxe, em sua última gestão, novos conteúdos e interações com os profissionais de gestão de pessoas nas mídias sociais, explorando também oportunidades de fortalecimento de marca e venda de seus produtos. De 2016 para cá, os resultados da atuação nas principais redes foram:

Facebook

10 mil

novos seguidores

56 mil seguidores totais

933

impressões

13 mil novos seguidores

publicações

1.985.441

LinkedIn

302 20.378

publicações

seguidores

Instagram

7 mil

Twitter

novos seguidores

471

publicações

8.198

seguidores

5.066 tweets

13,6 mil seguidores

35


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

PORTAL ABRH-BRASIL Fonte de consulta de profissionais de RH, estudantes, jornalistas especializados, consultores e integrantes da ABRH em todo o país, o Portal da ABRH é atualizado diariamente com notícias, pesquisas e artigos relacionados a Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, assim como tem o papel de uma importante vitrine das iniciativas, dos serviços e realizações da ABRH-Brasil, das 22 seccionais e parceiros da entidade. Nestes três anos, a estratégia de comunicação da ABRH conferiu ao Portal papel ainda mais relevante como veículo na sustentação das redes sociais da associação (Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram), uma vez que parcela expressiva dos posts desses canais direcionam o público para conteúdo publicado no Portal. Nesse período, o Portal contabilizou números expressivos, que refletem sua importância para a interface da ABRH com diferentes públicos:

812.713 visualizações

334.771 usuários

REVISTA MELHOR Foram 36 edições nesses três anos, sendo duas edições digitais (janeiro e dezembro de 2018). Em setembro de 2016, foi lançado o aplicativo da revista.

Twitter

Site

seguidores

pageviews

5.600

visitantes únicos

YouTube

854 inscritos

170.880 71.422 visualizações

36

fãs

Segundo dados do IVC – Instituto Verificador de Circulação de setembro de 2018, às quintas-feiras, quando o Pessoas de ValoRH é publicado, circulam 237.641 exemplares do Estadão, incluindo-se aí assinatura digital, assinatura do jornal físico e vendas avulsas. Em todas essas modalidades, o leitor tem acesso ao informativo. Ao longo dos três anos, foram 156 edições do Pessoas de ValoRH, através das quais a ABRH-Brasil compartilha com o grande público as realizações da associação e de suas seccionais; o posicionamento da entidade sobre diferentes aspectos das relações trabalhistas e da Gestão de Pessoas; as tendências na área; e a visão dos dirigentes da ABRH sobre o cenário socioeconômico brasileiro, entre outros assuntos. Além disso, o espaço se consolidou como um importante canal de captação de parceiros e de atratividade para os produtos e serviços pertencentes ao portfólio da entidade.

edições

Instagram

2.665 seguidores

Facebook

Em 2018, o Pessoas de ValoRH, informativo da ABRH-Brasil, completou 30 anos de uma sólida parceria com um dos principais jornais diários do país: O Estado de S. Paulo.

156

47.099 28.840

PESSOAS DE VALORH Jornal O Estado de S. Paulo

mais de 237 mil

exemplares digitais e impressos lidos às quintas-feiras


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

ASSESSORIA DE IMPRENSA 2016 Destaques Veículo: Bom Dia Brasil (Globo) Tema: Mercado de trabalho para pessoas com deficiência Porta-voz: Jorgete Lemos Veículo: Folha de S.Paulo Tema: Percepção do RH sobre qualificação de pessoas com deficiência Porta-voz: Wolnei Tadeu Ferreira Veículo: Hoje em Dia (Record) Tema: Doenças mentais causam afastamento do trabalho Porta-voz: Elaine Saad Veículo: Estadão Tema: Felicidade no ambiente de trabalho Porta-voz: Luiz Edmundo Rosa Veículo: Você S/A Tema: Agenda do CONARH 2016

2017

2018

Destaques

Destaques

Veículo: Valor Econômico Tema: Como o RH se tornou estratégico para os negócios Porta-voz: Elaine Saad

Veículo: Valor Econômico Tema: Imagem do ensino a distância melhora Porta-voz: Elaine Saad

Veículo: Estadão Tema: Tecnologia e liderança Porta-voz: Sandra Gioffi Veículo: Band News FM Tema: Contratação de pessoas com mais de 55 anos Porta-voz: Elaine Saad Veículo: Agência Estado Tema: Mudança unilateral de regime de trabalho Porta-voz: Wolnei Tadeu Ferreira Veículo: G1 Tema: Transexuais enfrentam barreiras para conseguir aceitação no mercado de trabalho Porta-voz: Jorgete Lemos

2016

103

entrevistas realizadas

Veículo: O Globo Tema: Pontos da Reforma Trabalhista que já estão sendo aplicados em algumas empresas Porta-voz: Wolnei Tadeu Ferreira Veículo: Jornal da Record (Record) Tema: Como vencer frustração durante entrevistas de emprego Porta-voz: Andrea HuggardCaine Veículo: Folha de S.Paulo Tema: Anitta no CONARH Veículo: Época Negócios Tema: Repercussão da palestra do procurador Deltan Dallagnol no CONARH

2018 2017

110

entrevistas realizadas

90

entrevistas realizadas Dados coletados em 30/11/2018

37


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

ABRH DIGITAL Lançada oficialmente no CONARH 2017, a plataforma reúne todo conteúdo selecionado pela ABRH-Brasil para que o profissional de RH se atualize com as últimas tendências do mercado, legislação e desenvolvimento profissional. O objetivo da associação com a iniciativa é democratizar o que é produzido de melhor em seus eventos e levar isso para além dos palcos. A plataforma nasceu de parceria entre a ABRH-Brasil e a Netpoint para preencher a lacuna existente na utilização do material gravado em vídeo no CONARH. Com a evolução do projeto, percebeu-se uma oportunidade única: agregar os vídeos das seccionais que orbitam a grande área de Gestão de Pessoas. De seu lançamento para cá, o projeto passou por aperfeiçoamento no plano de negócios. A pivotagem foi baseada em estudos para tornar o produto mais atrativo. Com isso, em 2018, no lugar de desconto expressivo na assinatura, o associado passou a ter acesso gratuito a todo o conteúdo. Além disso, a ferramenta, 100% funcional e amigável, foi atualizada com os vídeos das últimas edições do CONARH e de eventos de expressividade das seccionais. Agora, a missão desafiadora é levar para dentro da plataforma todos os associados e agregar os melhores vídeos produzidos pelas seccionais. Quão mais colaborativo for a iniciativa, mais a missão da ABRH se fortalecerá.

ABRH DIGITAL EM NÚMEROS*

49 17.682

vídeos

inscritos

2.217 acessos/visualizações

*Dados coletados em OUT/2018

38


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

PESQUISAS Para subsidiar os profissionais na gestão dos colaboradores e nos processos de RH, a ABRH-Brasil intensificou as parcerias na área de pesquisas e realizou estudos próprios:

2016 Profissionais de Recursos Humanos: Expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho – 3ª edição Pesquisa realizada pela consultoria i.Social em parceria com a ABRH-Brasil e a Catho para conhecer a visão das organizações sobre o tema, detectar os gargalos e contribuir para a evolução do processo de inclusão.

2017 Questões Críticas na Gestão do Capital Humano – Talentos viabilizando o crescimento sustentável – 3ª edição Pesquisa realizada pela MicroPower e pela ABRH-Brasil para, como o próprio nome indica, identificar os gargalos dos temas cruciais na gestão do capital humano. Terceirização – Melhor com ela? – 1ª edição Estudo realizado pela ABRH-Brasil junto aos associados (total de 152 participantes), tendo como objetivo referências que orientem os profissionais de RH nas decisões sobre o tema. O Real Impacto do Talento… se 270 milhões de talentos impulsionam o sucesso do negócio (português e inglês) – 1ª edição Pesquisa realizada pelo Instituto Learning & Performance Brasil, pela ABRH-Brasil e MicroPower. Gestão da Saúde Corporativa – 1ª edição – Pesquisa realizada pela ABRH-Brasil e pela ASAP – Aliança para a Saúde Populacional para detectar o atual estágio ocupado pelas empresas quando o assunto é a gestão da saúde dos colaboradores, com foco na melhoria da qualidade de vida destes e na redução dos altos custos hoje com planos de saúde nas organizações. Aplicações das melhores práticas de gestão de performance e percepção sobre os obstáculos ao desempenho – Uma visão latinoamericana (português e espanhol) – 7ª edição

Pesquisa realizada pela Micropower em parceria com a ABRH-Brasil, ABRH-SP, ABES, FNQ, ADVB, MBC e GCSM, cujo objetivo é detectar os obstáculos ao desempenho dos colaboradores e a utilização de melhores práticas de gestão de performance nas organizações da América Latina. CONARH 2017 Pesquisa encomendada pela ABRH-Brasil à Waggl para fazer um mapeamento sobre o evento a partir da visão de seus diversos públicos – congressistas, visitantes, patrocinadores e expositores, a fim de saber por que as pessoas foram ao CONARH 2017, o que acharam do evento e por que vão voltar em 2018. Profissionais de Recursos Humanos: Expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho – 4ª edição Pesquisa realizada pela consultoria i.Social em parceria com a ABRH-Brasil e Catho, além da ABRH-SP, que passou apoiar o estudo nesse ano. Por sugestão da diretoria de Diversidade da ABRH-Brasil, a quarta edição da pesquisa passou a incluir a visão dos presidentes de empresa, a fim de obter mais subsídios, uma vez que o pensamento da alta direção é fundamental para o sucesso dos processos de inclusão.

2018 O Real Impacto do Talento… se 270 milhões de talentos impulsionam o sucesso do negócio– 2ª edição Na segunda edição, o relatório incluiu o estudo brasileiro As Organizações Emergentes Aplicam o Potencial de seus Talentos?, realizado pela WFPMA (World Federation of People Management Associations), ABRH-Brasil, MicroPower e pelo Instituto Learning & Performance Brasil. Black-In - Como engajar as empresas com a diversidade racial – 1ª edição – Pesquisa realizada pela consultoria Santo Caos, com o apoio da ABRH-Brasil e da Faculdade Zumbi dos Palmares e patrocínio do GPA e Bank of America Merrill Lynch, com o objetivo de mostrar o atual estágio e o impacto da diversidade racial no ambiente empresarial.

39


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

CORHALE No triênio, a atuação do CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo – criado em 2009 pela ABRH-SP com o apoio da ABRH-Brasil, tornou-se ainda mais relevante com a movimentação do Congresso Nacional para aprovar as leis referentes à reforma trabalhista e à terceirização. Para dar mais visibilidade ao público em geral sobre a atuação do comitê, foi criado o Espaço CORHALE, no informativo Pessoas de ValoRH, página semanal da ABRH-Brasil no Estadão. No triênio, foram publicados os seguintes conteúdos do CORHALE, que refletem o posicionamento do Comitê:

2016 15/09 ABRH defende a modernização das leis trabalhistas (posicionamento sobre a reforma trabalhista que, então, tramitava no Congresso) 03/11 ABRH manifesta-se contra o PLS 439/2015 (sobre Projeto de Lei do Senado que restringe o exercício de várias atividades, inclusive a de RH a administradores formados) 08/12 Projeto de Lei exclui da jornada tempo de deslocamento (sobre o PLS 295/2016)

2017 19/01 Comitê da ABRH amplia representação no Congresso Nacional (balanço do desempenho do CORHALE em 2016) 09/02 Flexibilizar é, sim, urgente (sobre trabalho temporário) 16/03 O grande passo possível da reforma trabalhista (sobre a necessidade e os entraves da reforma)

40

12/04 Terceirização – Por que tanto nervosismo? (artigo sobre a sanção da Lei da nº 13.429/17) 18/05 Flexibilidade necessária (sobre aprovação da reforma trabalhista pela Câmara dos Deputados e a regulamentação da terceirização) 29/06 Comitê realiza evento sobre reforma trabalhista (conclusões de evento apresentado na sede da ABRH-SP) 20/07 Aprovada, reforma trabalhista cria novas perspectivas (as expectativas com a nova lei) 31/08 A reforma trabalhista e o RH 4.0 (síntese do painel do CONARH 2017) 02/11 O gestor de RH e a modernização das leis trabalhistas (recomendações para o RH diante da reforma) 21/12 Comitê ampliou participação no Congresso Nacional (balanço do desempenho do CORHALE em 2017)

2018 02/05 O fim da Medida Provisória 808 (sobre o fracasso da MP que promoveria mudanças na reforma trabalhista) 05/07 A OIT e a reforma trabalhista (sobre denúncia apresentada por centrais sindicais à OIT pela aprovação da reforma trabalhista) 27/09 Quando a tecnologia afeta o emprego (a substituição do homem pela máquina pode gerar processos na Justiça do Trabalho?)


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

DELEGAÇÃO SHRM Em 2016, com o firme propósito de ampliar a participação do Brasil na SHRM Annual Conference & Exposition, realizada anualmente nos Estados Unidos e considerada o maior evento do segmento no mundo, a ABRH assumiu um novo projeto: estabelecer estratégias e políticas atrativas para compor uma delegação expressiva.

NÚMEROS DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Os objetivos dessa iniciativa estavam bem definidos: 1) propiciar aos heads de RH do Brasil conhecimento, networking e vivências de práticas corporativas no maior evento de RH do mundo; 2) incentivar a cultura e fortalecer a importância da Certificação Profissional de Recursos Humanos, trazida ao país pela ABRH a partir de uma parceria estabelecida com a SHRM – Society for Human Resource Management; e, não menos importante, 3) estimular a participação de presidentes e membros das 22 seccionais para que ampliem suas perspectivas de conhecimento e práticas associativas tendo como referência a maior associação de RH do mundo.

delegados brasileiros

Com o decorrer do tempo, os processos foram aprimorados, o projeto evoluiu e atingiu o alvo: por duas vezes consecutivas, o Brasil figurou no ranking TOP10 das delegações internacionais.

SHRM17 New Orleans – 18 a 21 de junho de 2017

22 SHRM18 Chicago – 17 a 20 de junho

58

lugar no ranking delegados brasileiros

Dados da SHRM Annual Conference and Exposition Maior evento de RH do mundo Mais de 17.000 profissionais Participantes de mais de 80 países

Na primeira empreitada, em 2017, a ABRH levou 22 brasileiros a New Orleans, já no ano seguinte, o número mais do que dobrou: 58 profissionais foram à Chicago. Isso porque, mais do que uma viagem, os participantes podem vivenciar uma experiência única. Em 2018, a associação organizou duas visitas técnicas em gigantes multinacionais – Accenture Digital HUB e British Petroleum –, nas quais foi possível conhecer, na prática, os desafios enfrentados por essas companhias.

Mais de 200 sessões para escolher a trilha de interesse Mais de 600 expositores de produtos/serviços de RH Espaços de network fazem parte da programação e são estimulados no evento.

No próximo ano, além de participar da SHRM19, que vai acontecer em Las Vegas, a delegação será levada a São Francisco, mais especificamente ao Vale do Silício, para conhecer a rotina das maiores empresas de tecnologia do mundo. A expectativa é que essa iniciativa se consolide para propiciar todos os anos, em especial aos associados da ABRH, a oportunidade de adquirir conhecimentos advindos de um congresso internacional, bem como visitas em empresas de referência mundial.

41


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

PROGRAMA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE Conduzido pela Diretoria de Diversidade da ABRH-Brasil, o Programa Valorização e Promoção da Diversidade teve continuidade no triênio 2016-2018 com o objetivo de ampliar ainda mais o debate sobre a diversidade como um dos pilares da sustentabilidade corporativa de todos os segmentos econômicos. Nesse sentido, através de sua diretora de Diversidade, a associação marcou presença em diversos veículos de comunicação e eventos das seccionais e de terceiros, para falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência, refugiados, LGBTI+, gênero, negros, diferentes gerações e outros temas que devem estar presentes no mundo do trabalho. Em 2016, a ABRH foi parceira de duas pesquisas (sobre inclusão de PcDs, da consultoria i.Social; e sobre voluntariado e engajamento, da consultoria Santo Caos) e participou de mais de 27 matérias e artigos publicados em diferentes veículos de comunicação, incluindo-se aí o Pessoas de ValoRH, informativo da associação no Estadão. Exemplos: Correio Brasiliense - 27/08/2016 – Matéria: Empresas que respeitam profissionais LGBT têm mais chance de sucesso Globo – Telejornal Bom dia Brasil – 13/09/2016 – Matéria: Pesquisa revela que há grande resistência por parte das empresas na inclusão de deficientes Além disso, participou de palestras de seccionais, como o VIII Congresso de Pessoas do Maranhão (27 de outubro, em São Luís), e marcou presença em eventos de terceiros, integrando, por exemplo, o Comitê Gestor do Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo; e a Comissão Julgadora do III Prêmio Melhores Empresas Para Trabalhadores com Deficiência 2016, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

42

Ao longo de 2017, a associação apoiou duas pesquisas (sobre inclusão de PcDs, da consultoria i.Social; e sobre voluntariado e engajamento, da consultoria Santo Caos), marcou presença em 35 matérias e artigos publicados em mídias de terceiros e próprias. Exemplos: UOL – 28/08/2017 – 48% das mães ficam desempregadas no primeiro ano após o parto Portal G1 – 12/09/2017 – Transexuais enfrentam barreiras para conseguir aceitação no mercado de trabalho Além disso, foram proferidas oito palestras pelo Brasil e no CONARH 2017. Entre as apresentações feitas para terceiros, a associação participou do 1º Congresso de Diversidade e Inclusão Corporativa (18 e 19 de janeiro, em São Paulo). Já em 2018, além de ações que superaram 2016 e 2017, o Programa Valorização e Promoção da Diversidade teve uma grande conquista: o patrocínio da Bayer, que passou a ser responsável por custear a participação da ABRH-Brasil em eventos pelo país. Neste ano, a Diretoria de Diversidade passou a assinar mensalmente artigos na Revista Melhor – Gestão de Pessoas, pertencente à ABRH-Brasil. Quanto à presença do tema na imprensa, foram publicadas 33 matérias com o posicionamento da associação sobre os diferentes aspectos da inclusão nas empresas (número computado em outubro de 2018). Exemplos: Revista Melhor – Julho – Envelhecimento Ativo: Todos mereceriam, mas poucos alcançarão Revista Gestão e Sustentabilidade – Agosto – A importância da Diversidade nas Organizações Além disso, por meio da Diretoria, a associação efetivou a sua presença em movimentos em prol da inclusão, tais como a Coalização para Equidade Racial e de Gênero; Selo Paulista da Diversidade; e Selo de Diversidade Étnico Racial da Prefeitura Municipal de Salvador Bahia. Foram apresentadas palestras em oito eventos das seccionais, como o GOIANARH – Congresso Goiano de Recursos Humanos,


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

da ABRH-GO, e o 1º Fórum de Relações Humanas, realizado pela Regional Sorocaba da ABRH-SP. Em eventos de terceiros, foram cinco apresentações, destacando-se o Fórum Políticas de Inclusão do Público LGBTI+ no Mercado de Trabalho, realizado em Belém, pelo TRT 8ª Região, com o apoio da ABRH-PA. Além disso, a associação manteve o apoio a pesquisas: sobre inclusão de PcDs no mundo do trabalho, da consultoria i.Social; e Black In, sobre diversidade racial, da consultoria Santo Caos. Outro dado relevante: o programa Valorização e Promoção da Diversidade foi um dos argumentos que contribuíram, em 2018, para a permanência da ABRH-Brasil no Pacto Global da ONU.

BENCHMARKING DE INDICADORES Em maio de 2018, a ABRH-Brasil e a consultoria Bachmann & Associados (B&A) estabeleceram uma parceria para ampliar a abrangência da pesquisa feita para a ABRH-PR, o Benchmarking de Indicadores de Recursos Humanos. Com isso, o estudo realizado há dez anos com os paranaenses ganhou âmbito nacional. Composto de doze indicadores, como rotatividade, retenção, absenteísmo e percentual de mulheres, entre outros, o levantamento permite às empresas participantes utilizarem os resultados para conhecer o ambiente competitivo, identificar processos que podem ser melhorados, estimular e motivar suas equipes e estabelecer metas. No mesmo ano, um novo sistema informatizado de coleta de dados passou a permitir às empresas emitirem um relatório on-line, inclusive com gráficos por segmento de negócio para cada indicador, desde que um número mínimo de empresas do mesmo segmento já tenha fornecido seus dados. Além disso, o sistema gera relatórios estratificados por regiões, estados e portes de empresa.

Todos os dados cedidos são computados anonimamente, preservando a identidade das empresas participantes.

PROJETO SIGA Por entender que a tecnologia deve dar suporte ao trabalho humano, e não o contrário, foi desenvolvido e, nesta gestão, implementado um trabalho fruto de muita colaboração e perseverança. Como o próprio nome sugere, o SIGA – Sistema Integrado de Gestão ABRH une diferentes necessidades em uma só solução. Depois de longa análise técnica e situacional junto aos colaboradores da ABRH, chegou-se a conclusão de que muito tempo era perdido com diversas plataformas que não conversavam entre si da melhor forma. Com grande movimentação e envolvimento dos gestores com a Diretoria de Tecnologia, foi possível desenvolver um sistema que é responsável por dar vazão às demandas complexas da ABRH. Com certo sucesso e algumas mudanças de rota – como é característico de todo projeto feito conscientemente –, unimos funções importantes para todo o ambiente associativo: Financeiro, Compras, Gestão do Associado, Acompanhamento de Clientes, Gestão de Eventos, Faturamento e Interface Web. Munidos dessas informações, a associação agora pode responder a questões fundamentais: Quem são de fato os associados da ABRH? Onde estão localizados? De que forma podemos entrar em contato com eles?, e muitas outras. O resultado é fruto de um sólido modelo de negócios que se sustenta, de um lado, pela economia em outros sistemas que serão descontinuados, e, pelo outro, pelo baixo investimento para as seccionais que optarem por essa plataforma. A conquista até aqui é grande, mas o SIGA requer trabalho permanente. O desafio agora é atuar para que as seccionais que ainda não aderiram ao sistema, o façam o quanto antes.

43


RELATÓRIO DE GESTÃO 2016-2018

REALIZAÇÕES DA DIRETORIA JURÍDICA Ao longo do período de 2016 a 2018, a Diretoria Jurídica atuou tanto nas questões jurídicas da associação e no suporte legal às seccionais, como representando e posicionando a associação em todas as questões relativas ao tema Relações Trabalhistas. Abaixo, um breve resumo das atividades realizadas durante o triênio: Participação nas reuniões mensais do CORHALE, principal voz de toda a ABRH junto ao Poder Legislativo, auxiliando na redação de notas técnicas e posicionamento ao sistema sobre projetos de lei. Atendimento aos pedidos de entrevistas para as mídias que procuram a ABRH a fim de conhecer o posicionamento da associação sobre os diversos assuntos jurídico-trabalhistas. Avaliação de contratos de fornecedores, parceiros e patrocinadores para autorizar assinatura. Colaboração com toda documentação pertinente ao CONARH, avaliando mais de uma centena de contratos firmados a cada edição. Atendimento a todas as seccionais em problemas locais, cedendo a experiência desta Diretoria na solução de problemas jurídicos, acompanhando assembleias, eleições e auxiliando em alterações, entre outras demandas. Participação em palestras de diversos congressos realizados pela ABRHBrasil e pelas seccionais, para tratar de assuntos como reforma trabalhista, emprego 4.0, futuro do trabalho, teletrabalho e novidades legislativas, relações trabalhistas e sindicais, terceirização e negociações coletivas. Representante da ABRH junto a diversos órgãos influentes, tais como: Conselho de Relações do Trabalho da CNI (reuniões trimestrais em Brasília), Câmara Brasileira de Comércio e Serviços da CNC (reuniões trimestrais em Brasília) e conselhos Superior Jurídico (Conjur) e de Relações do Trabalho (Cort) da Fiesp (reuniões mensais em São Paulo). Participação em audiências públicas que originaram a reforma trabalhista, em Brasília e em São Paulo, além de outras locais, sobre projetos de incentivo ao teletrabalho em São Paulo. Representante da ABRH junto a outras associações de classe, sindicatos ou conselhos (CRA, Anamt, Sinsa, Sescon, Sintelmark e outros.) para tratar de assuntos referentes às áreas de Gestão de Pessoas e Reforma Trabalhista. Assessoria à Diretoria e Conselhos da ABRH-Brasil na realização de reuniões, procedimentos, mudanças estatutárias, redação de documentos, ofícios, atuação na defesa da marca, etc. Auxílio aos demais diretores em temas que envolvam aspectos jurídicos.

44


REALIZAÇÕES DO TRIÊNIO

CERTIFICAÇÃO EM RH O curso de certificação nasceu ainda na gestão anterior, fruto de uma parceria realizada entre a ABRH-Brasil e a SHRM – Society for Human Resource Managemet, para preencher a lacuna existente em certificação para o profissional de RH e Gestão de Pessoas no Brasil. O programa ajuda os participantes na aquisição dos conhecimentos e compreensão das competências comportamentais e técnicas, deixando-os mais preparados para prestar o exame. A grade abrange temas técnicos – tendências e desenvolvimento; liderança; e remuneração, entre outros – e, como diferencial, inclui as competências comportamentais do profissional de Recursos Humanos em todo o mundo. Tão logo iniciou a gestão, em 2016, a diretoria de Certificação começou a colocar em ação todo o planejamento e negociação daqueles três anos, e, ao final de 2018, apresenta um quadro que muito orgulha a associação. Nesse período, 85 profissionais confiaram na reputação da ABRH e participaram do curso, divididos em cinco turmas. Muito mais do que ensinar, a entidade se colocou também como aprendiz. Não foi um mero começo, os três anos trouxeram necessidades diferentes e, cumprindo a missão do profissional de Recursos Humanos, a ABRH soube escutar os feedbacks para adequar e posicionar o projeto em outro âmbito. A última turma de 2018 representou um passo arriscado, que acabou por mostrar-se muito certeiro: o curso que seguia uma metodologia híbrida, com aulas presenciais e ao vivo pela internet, tornou-se 100% on-line. Com isso, foi possível abranger mais cidades, ditribuídas em seis estados da Federação. A mudança resultou, também, em larga economia e mais dinamismo do curso, visto que agora os alunos interagem em tempo real com as coordenadoras, tirando dúvidas e tornando o processo muito mais fluído. Há muito a percorrer nos próximos anos, ainda assim, esta gestão se encerra com grandes vitórias, não sem, contudo, contar com o auxílio e disposição incondicional dos diretores e parceiros do projeto, que tanto ajudaram a levantar a bandeira da profissionalização do RH.

CERTIFICAÇÃO EM NÚMEROS

85 alunos

5 turmas em 3 anos

45


11 3124 8850 abrh_portal@abrhbrasil.org.br /ABRHBrasil

Relatório de Gestão 2016 - 2018 | ABRH-Brasil  

As pessoas movem o mundo. Nós movemos as pessoas. O que é possível fazer em três anos? Uma gestão não acaba na sua validade, transborda o se...

Relatório de Gestão 2016 - 2018 | ABRH-Brasil  

As pessoas movem o mundo. Nós movemos as pessoas. O que é possível fazer em três anos? Uma gestão não acaba na sua validade, transborda o se...

Advertisement