Revista Abre-te Cérebro! #6

Page 15

Os torneios Os torneios começam bem simples entre duas instituições ou entre duas escolas que marcam amistosos. Depois vai para um torneio regional que são escolas e instituições do mesmo lugar. Quem é classificado vai para um torneio nacional e alguns participantes que vão muito bem conseguem se classificar para participar de torneios fora do Brasil. Os temas dos torneios oficiais são divulgados e os interessados em participar, começam a pesquisar o assunto. Os dados são divulgados aos poucos, o que é proposital para que os participantes possam se organizar. Depois o tapete para a mesa é entregue aos inscritos para começar o treinamento para as missões. Um dos materiais para a preparação do torneio é um tapete ilustrado com o caminho a ser percorrido pelos robôs na realização das missões. Este tapete é entregue geralmente antes aos futuros participantes. Eles treinam durante o tempo determinado e no dia do torneio, com o robô já programado, se apresentam mostrando o que conseguiram fazer.

Um dos temas do torneio que irão participar este ano será Energia. No tapete, há ilustrações de diferentes tipos de energia – solar, nuclear, eólica, elétrica, mecânica – e o robô precisará percorrer o caminho e realizar as missões escolhidas pelo participante. A pesquisa desenvolvida pelos alunos para o torneio é sobre a energia solar. Já que o Brasil é um país que tem muita incidência da luz do Sol, resolveram escolher esse tipo de energia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.