3 minute read

mural do acadêmico

Next Article
especializando-se

especializando-se

Lindomar Antônio Fabro

In Memorian

Contador, perito contábil judicial, pós-graduado em Contabilidade pela UFSC, Lindomar Antônio Fabro é professor aposentado desta instituição e da Unisul. Patrono e primeiro ocupante da cadeira de número 34 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, é conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) desde 1998 e trabalha há mais de 12 anos como voluntário na Irmandade do Divino Espírito Santo. É casado com Sônia Maria Luckmann Fabro, tendo dois filhos: Felipe e Gustavo Luckmann Fabro.

Família, o verdadeiro sustentáculo para todos os momentos.

Raízes

Natural de Urussanga (SC), transferiuse com a família para Florianópolis, em 1961, depois de passagens por Urubici, Tubarão e outras cidades. Com pouco mais de 12 anos, ajudava o avô a plantar frutas e verduras em um terreno localizado no bairro Capoeiras, dedicando-se paralelamente aos estudos.

Formação

Cursou o Ginásio Normal Haroldo Callado e formou-se Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Senna Pereira. Bacharelou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e concluiu a pósgraduação em nível de especialização em Contabilidade, também pela UFSC.

Trajetória profissional

Aos 15 anos, foi trabalhar em uma farmácia, fazendo manipulação de remédios, em meio a balanças de precisão e outros artefatos. Ingressou, em 1965, como oficce-boyno Grupo Brasil inho S.A, onde permaneceu por 13 anos e saiu como auditor interno da empresa, após ocupar as funções de auxiliar contábil e contador. Durante esse período, desenvolveu as atividades de orientação e supervisão de todo o sistema contábil do grupo, composto pelas empresas Madeireira Brasil pinho S/A, Empreendimentos Massiambu S/A, Reflorestadora Scherer Ltda, Madeireira Criciúma Ltda e Kobrasol Empreendimentos Imobiliários Ltda.

I Magistério

Passou no concurso para professor de Ciências Contábeis da UFSC em 1978. Na instituição, Lindomar Antônio Fabro lecionou as disciplinas de Contabilidade I e II, Laboratório Contábil, Contabilidade Comercial I e II e Estrutura de Balanço para os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Foi o responsável, junto com o professor Silvio L. Meyer, pela implantação do Núcleo de Estudos Contábeis (Laboratório Contábil I), disciplina que simulava operações típicas de uma empresa comercial. Na UFSC exerceu diversas atividades administrativas, entre elas, a chefia do Departamento de Ciências Contábeis em dois mandatos. Foi consultor do MEC em processos de autorização para funcionamento e reconhecimento de cursos de Ciências Contábeis em diversas universidades brasileiras. Aposentou

se como Professor Adjunto IV em 1995. Após sua aposentadoria na UFSC, foi convidado a lecionar na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Negócios, Relações Internacionais e Engenharia de Produção. Foi por inúmeras vezes homenageado como patrono, paraninfo e nome de turma. Também foi professor do Centro de Educação SuperiorÚnica e Faculdades Barddal. É entusiasta e defensor da Escola Neopatrimonialista da Ciência Contábil, idealizada pelo saudoso colega e amigo imortal Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá.

Iniciativa Privada

Mesmo considerando o magistério a sua vocação, Lindomar Antônio Fabro prestou, por muitos anos, assessoria contábil para pequenas empresas da região da Grande Florianópolis. De 1996 até recentemente, também desenvolveu a atividade de perito contábil judicial, nas diversas varas da Justiça Federal e Estadual, na circunscrição de Florianópolis.

Trabalho Comunitário

Participa como Irmão e Conselheiro da Irmandade do Divino Espírito Santo, entidade filantrópica católica fundada em 1773, que hoje atende em torno de 1.000 crianças carentes em seus diversos projetos. Vem alternando suas atribuições entre o conselho fiscal e conselho consultivo, além de dar assessoria na área contábil da entidade. Participa ativamente da organização da festa do Divino Espírito Santo, promovida anualmente na Praça Getúlio Vargas, em Florianópolis, que garante uma parcela considerável dos recursos necessários para a Irmandade desenvolver suas atividades.

Outras informações

Conselheiro do CRCSC, desde 1998, atuou nas Câmaras de Registro, Controle Interno e Fiscalização. Atualmente é membro da Câmara de Registro, de diversas comissões e coordenador Executivo de Editoração de livros do CRCSC e da Revista Catarinense da Ciência Contábil. »Homenageado com o troféu “Contabilista Destaque 1992”, conferido pelo Sindicato dos Contabilistas da Grande Florianópolis. É membro atuante do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), órgão ligado à igreja católica, tendo como objetivo a evangelização de ambientes. »Membro Titular do Conselho de Curadores da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese),de Florianópolis. Foi membro da Associação Científica Internacional Neopatrimonialista (Acin).

Fonte: livro “Os dez anos da Academia Catarinense de Ciências Contábeis

Foi por inúmeras vezes homenageado como patrono, paraninfo e nome de turma. Também foi professor do Centro de Educação Superior-Única e Faculdades Barddal.

This article is from: