Page 56

TECH

ARTIGO TÉCNICO

LiDAR Podem ser usados sensores capazes de realizar medições de distância através de eco ultrassónico ou laser (alcance de luz ou LiDAR) e, assim, permitir que o drone ajuste a sua altitude à topografía e obstáculos. O sistemas LiDAR (Light Detection And Ranging) têm vindo a ganhar cada vez mais importância no mundo da topografia. Esta poderosa ferramenta de teledetecção funciona sob um conceito simples de física. Os pulsos de luz são emitidos por uma lente laser e viajam desde o sensor até ao objeto a detectar, uma vez atingida a superfície do objeto, parte do pulso retorna ao sensor. Além do pulso de laser, também existe um sistema de posicionamento global GNSS e um IMU (Unidade de Medição Inercial, correspondente ao inglês Inertial Measurement Unit) e que é um dispositivo capaz de medir a velocidade, orientação e forças gravitacionais do drone combinando acelerómetros e giroscópios de forma a determinar a posição exata do laser no momento do disparo do pulso. Em cada pulso emitido é gerado um ponto; o número de pulsos é enorme e, embora dependa da lente, os intervalos estão entre 100.000 a 200.000 pulsos de laser por segundo (100 a 200 Khz); isto é, pontos e suas coordenadas (x, y, z) a uma velocidade de 200.000 por segundo! Esta técnica de medição permite recolher uma grande quantidade de dados de forma a definir o perfil da parcela com precisão.

Ao comando João Coimbra, responsável pela Quinta da Cholda, na Azinhaga, Santarém, produtor de milho e utilizador intensivo de drones, os quais considera como verdadeiros “olhos”, complementou as utilizações acima enunciadas com outras que considera indispensáveis. “As imagens podem ser utilizadas para contar plantas(milho), infestantes (para aplicações VRT), árvores, estruturas ecológicas, estragos meteorológicos e doenças (para cobertura de seguros), o é muito importante na gestão do nosso negócio.” Devemos utilizar os drones como complemento dos satélites e existe já a possibilidade de ligar as imagens a API, como nos satélites (nós ainda não conseguimos fazê-lo). Também é importante referir que estas imagens, se bem guardadas e catalogadas,

são um excelente histórico e benchmark (‘referência’) interno e externo para comparar o potencial produtivo. A utilização dos drones para fazer relatórios de saúde das parcelas, com recurso a softwares, que são depois incorporarados nas plataformas das grandes empresas que desenvolvem este tipo de sistemas (ex: Fildview). Resumindo, vemos um grande potencial nesta área e, inclusivamente, já existem drones que se programam para voarem de forma autónoma segundo um calendário específico.

O MELHOR DOS DOIS MUNDOS

RECINSA JÁ É KRAMP A Recinsa une-se à Kramp, somando mais de 50 anos de experiência no sector das peças agrícolas na Península Ibérica.

+500.000 ref. de peças de substituição agrícola

abolsamia 56 kramp.com

Serviço de entrega em 24/48 horas

julho/setembro 2021 info.es@kramp.com

Loja online e aplicação Kramp

+34 916 517 377

Com uma extensa rede logística

Visite nossa landing page

www.abolsamia.pt