3 minute read

Interpack 2023: a revanche das fibras

Maior ponto de encontro da indústria global de embalagens, a Interpack aconteceu de 4 a 10 de maio, em Düsseldorf, na Alemanha. Com o tema “Bem-vindo ao lar”, a feira reuniu 2.807 expositores de 61 países e atraiu 143 mil visitantes, provenientes de 156 diferentes nacionalidades.

Destaque nos últimos anos, as embalagens de fibras celulósicas foram protagonistas de grandes novidades e responsáveis por uma grande mudança de mindset. A Stora Enso desenvolveu inovadora solução de embalagem de proteção. Trata-se da espuma de celulose Papira, produzida sem o uso de solventes, que está passando por avaliações para obter certificações de reciclabilidade e biodegradabilidade. Feita de fibras de polpa de madeira, Papira oferece proteção e amortecimento para embalagens de transporte.

Advertisement

Reconhecendo a importância da rastreabilidade e a crescente demanda por informações adicionais nas embalagens, a Seda adotou abordagem inovadora ao incluir um tab destacado em suas embalagens promocionais. Esse tab contém um QR Code, que proporciona acesso rápido e fácil aos conteúdos adicionais e promocionais relacionados ao produto. Cada embalagem ou copo de papel individual tem seu número de série.

A Mondi e a Velteko lançaram embalagem de papel produzida com o “Functional Barrier Paper 95/5”, papel barreira reciclável com proteção contra vapor de água, umidade e insetos, adequado para alimentos secos, frescos e congelados. A embalagem foi produzida em máquina de embalagem vertical compacta e de alta velocidade, da Velteko, capaz de produzir até 200 sacos por minuto.

KHS, Mondi e Krones apresentaram alternativas para multipack e agrupamento de embalagens de papel-cartão ou micro-ondulado, que permitem aos fabricantes de bebidas eliminar completamente o uso de filmes termoencolhíveis e reduzir o consumo de plástico. Da mesma forma, a Ulma Packaging, Selovac, Mondini, Sealed

Air e Bernucci apresentaram tecnologias para bandejas de papel-cartão revestidas na matriz de formação com filme plástico adequado, que garante barreira necessária para a proteção do produto, sempre reduzindo o consumo de plásticos.

Para substituir embalagens de uso único, a Multivac introduziu a inovadora linha de termoformadoras R 245, projetada especificamente para bandejas de papel-cartão. Possui sistema de alimentação que permite o manuseio eficiente das bandejas de papel-cartão pré-montadas. Durante o processo de termoformação, as bandejas são revestidas com um filme plástico adequado, que fornece barreira eficaz para a proteção do produto embalado. Há um sistema para retirar facilmente este filme após o consumo.

A Illig destacou sua nova geração de máquinas de embalagem da série HSU (Hot Seal Unit). Com a máquina de embalagem HSU 650, a empresa estabelece novos padrões para embalagens tipo blister que são produzidas com papel-cartão. Essa linha de máquina faz parte da estratégia de

A série de robôs Delta FlexPacker, da ABB, oferece alta velocidade e precisão no manuseio de produtos e embalagens. Esses robôs são altamente flexíveis e adaptáveis, permitindo a rápida reconfiguração das linhas de embalagem para atender a diferentes necessidades de produção. Isso é especialmente importante em um contexto em que os consumidores exigem embalagens personalizadas e variedade de produtos.

“paperização” da empresa no setor “não alimentar”, contribuindo na transição para materiais à base de papel e celulose.

Diversas soluções para a automação e digitalização das operações de embalagens ganharam destaque na Interpack. Entre elas, estão o manuseio automatizado de pacotes, sistemas de transporte inteligentes, robôs de coleta e AMRs (Robôs Móveis Autônomos). Essas tecnologias permitem maior eficiência, flexibilidade e personalização nas operações de embalagem, atendendo às demandas em constante mudança dos consumidores.

A Garant Maschinen e a Windmöller lançaram a série e.BAG para produção de embalagens de papel destinadas ao segmento de delivery. Uma das principais inovações é a fita de abertura em linha, que torna a abertura da embalagem fácil e conveniente, promovendo uma experiência positiva para o cliente, além de excluir o uso dos tradicionais grampos para fechamento.

Realizada a cada três anos, a Interpack 2023 reforçou a importância dos pilares da sustentabilidade, novas tecnologias e segurança na indústria de embalagens. Esses aspectos são fundamentais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de embalagens melhores para um mundo melhor

A próxima Interpack está marcada para 7 a 13 de maio de 2026.

Assunta Napolitano Camilo é diretora do Instituto de Embalagens, graduada em Engenharia Mecânica e especialista em Administração Industrial, ambas pela USP.

Edenilson Santos é analista de comunicação e marketing do Instituto de Embalagens

Ind Stria De Papel

Texto: Evanildo da Silveira

This article is from: