3 minute read

Julião Flaves Gaúna é o novo presidente da Abigraf Nacional

N o dia 1º de junho, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica empossou sua nova diretoria, eleita para o triênio 2023/26.

A solenidade foi realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, MS. A posse do novo presidente, Julião Flaves Gaúna, tem grande significado para a Abigraf Nacional e para o mercado gráfico, pois trata-se do primeiro presidente, nos 57 anos da entidade, estabelecido em outro Estado que não seja São Paulo.

Advertisement

Como uma associação de representação nacional, essa descentralização é um passo importante em direção à construção de um ambiente positivo para a pluralidade de vozes, demandas e estratégias, por parte das Abigraf’s Regionais e do mercado como um todo. “Dessa forma, nos colocamos para fortalecer a entidade e pluralizá-la levando essa oportunidade para outros Estados e outras regiões. A proposta para os próximos anos é fazer com que o setor se fortaleça cada vez mais”, reforçou Julião em seu discurso de posse. Em seguida, destacou que a Abigraf seguirá como um espaço aberto ao diálogo e à convergência de ações, interesses e projetos da indústria gráfica. “Sempre enxerguei uma entidade forte e determinada, com bom diálogo, tanto no meio empresarial quanto no setor público e político do Brasil. E assim será em minha gestão”.

TRAJETÓRIA – Proprietário da Gráfica Pontual, Julião havia ocupado a vice-presidência da Abigraf Nacional na gestão anterior, 2020/23, sob o comando de Sidney Anversa Victor. Atuando na Abigraf desde o início dos anos 2000, ele também é diretor da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul. Foi vice-presidente e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Mato Grosso do Sul, presidente da Abigraf Regional MS, conselheiro do Codecom/Campo Grande (Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico), conselheiro temático de Micro e Pequenas Empresas do Sistema Fiems/ CNI / Compem, entre outros.

LEGADO – Sidney, agora vice-presidente, enfatizou a importância da transição e descentralização do comando da Abigraf e sempre apostou na abertura para que novas ideias chegassem, com renovação nos quadros da entidade. Somando mais de 25 anos como parte da diretoria da Abigraf e representando a área de embalagem em diversos grupos de trabalho, Sidney destacou algumas das principais realizações à frente da entidade, durante a sua gestão, no período 2020/23: ativação das regionais do Amapá e Pará; criação da Abitec, Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica; a coordenação pela Abigraf do Comitê Brasileiro de Comunicação e Imagem Impressas (CB -27) junto à ABNT; o retorno do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini; a revitalização da sede do Sistema Abigraf, que passou por ampla transformação; a criação da TV Abigraf, um canal aberto ao público que objetiva valorizar a comunicação impressa.

Entre as autoridades presentes à cerimônia de posse estavam o presidente da Conlatingraf – Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica, Héctor Cordero Popoca; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, que representou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e o deputado estadual Paulo Corrêa, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro.

Associa O Brasileira Da Ind Stria Gr Fica

Triênio 2023/2026

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Julião Flaves Gaúna

(MS) ◆ Vice-Presidente: Sidney

Anversa Victor (SP) ◆ Diretor

Secretário: Roque Noschang (RS)

◆ Diretor Secretário Adjunto: Evandro Rogério Volpato (SC)

◆ Diretor de Relações com o Mercado: Marcos Dybas da Natividade (PR) ◆ Diretor de Relações com o Mercado

Adjunto: Vicente de Paula Aleixo

Dias (MG) ◆ Diretor Financeiro: Carlos Roberto Jacomine da Silva (SP) ◆ Diretor-Financeiro

Adjunto: Fabio Gabriel dos Santos (SP) ◆ Vice-Presidente Região

Nordeste: Josair Santos Bastos

(BA) ◆ Vice-Presidente Região

Sudeste: Cristhine Samorini (ES)

◆ Vice-Presidente Região Sul: Cidnei Luiz Barozzi (SC) ◆ VicePresidente Região Centro-Oeste: Pedro de Sousa Cunha Júnior (GO)

Diretores Plen Rios

Abílio de Oliveira Santana (PR), Altair da Graça Cruz (MS), Antônio Eustáquio de Oliveira (DF), Antônio Ivo Daflon dos Santos (RJ), Cleber Guimarães Bastos (BA), Dirceu Cipriani (AC), Elba Maria Valois Coutinho (PE), Ely Jorge Moreira da Silva (RR), Fernando Mayer (SC), Floriano Alves da Silva Junior (AL), Gustavo André Schneider (RS), James Hermes dos Santos (PI), João Batista Alves dos Santos (DF), João Marcelo Azevedo Santos (PA), João Ricardo Scortecci de Paula (SP), José Elenilton Pereira dos Santos (SE), José Mazzarollo (RS), Kaio Phellipe Lima Campos (AP), Lídio Moreira dos Santos (MT), Lorena Scopel Depizzol (ES), Luiz Carlos Dias Oliveira (MG), Marcone Tarradt Rocha (PB), Marcos Antônio do Carmo (GO), Ricardo Cruz Lobato (SP), Roberto José Basto Ferraz (PI), Suely Souza Santos (SE), Valton Moreira Pael Junior (MS)

CONSELHO FISCAL – TITULARES

Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho (RJ), Ricardo Marques Coube (SP), Rodrigo Velloso de Almeida (MG)

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

João Baptista Depizzol Neto (ES), José Carlos Fassarella Meneghetti (RJ), Valdomiro Luiz Paffaro (SP)

This article is from: