1 minute read

Pesquisa revela resultados de vendas de livros em 2022

A pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, referente ao ano-base 2022, apontou um crescimento nominal de 3% sobre o ano anterior, nas vendas ao mercado. Realizada em parceria pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Snel, e Câmara Brasileira do Livro, CBL , com apuração da Nielsen DataBook, o levantamento é o mais longevo do setor no Brasil e na América Latina, e foi divulgado no dia 18 de maio, Considerando a variação do IPCA , de 5,79% no período, o resultado indica recuo de 2,8%, menor que em 2021, que foi de 4%.

A pesquisa acompanha o comportamento da produção e das vendas das editoras em quatro subsetores: Obras Gerais, Didáticos, Religiosos e CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais).

Advertisement

No faturamento das editoras, os segmentos de livros didáticos, obras gerais e religiosos tiveram um aumento nominal de 6%, enquanto o de CTP apresentou uma queda de 10%.

Superando pela primeira vez as livrarias físicas, as livrarias exclusivamente virtuais tornaram-se o canal com maior participação no faturamento das editoras, alcançando 35,2% em 2022. Em obras gerais, também pela primeira vez, as Feiras do Livro/Bienal figuraram entre os cinco primeiros canais na participação do faturamento das editoras.

Já na pesquisa “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, o faturamento com conteúdo digital em 2022 mostrou um crescimento de 35%. Apesar disso, continua representando apenas 6% do mercado editorial brasileiro.

Ibema arrecada 160 toneladas de resíduos em Embu das Artes

Instalado no segundo semestre de 2022, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica Embu, em frente à sede da Ibema em Embu das Artes, na Grande São Paulo, está dando bons resultados. Entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, o contêiner recebeu 4,2 mil entregas. No total, foram cerca de 160 toneladas de materiais coletados, sendo 57,7 toneladas de papelão, 5,7 toneladas de papel branco, 615 quilos de cartolina e 96 toneladas de vidro. “Os resíduos são pesados e comprados por valores justos, similares aos praticados atualmente pelo mercado. Para aqueles que vivem da reciclagem é um ganho de renda significativo”, detalha Patrícia Vieira, compradora sênior na Ibema.

This article is from: