Revista Abigraf 292

Page 58

PUBLICAÇÕES

Seleções chega aos 75 anos apostando na diversificação de canais A ideia é ampliar a experiência do leitor, oferecendo um leque de produtos mais amplo e acessível em várias plataformas.

E

Texto: Tânia Galluzzi

Foto: Carla Vieira

la está entre as revistas de maior tiragem no País. De acordo com os editores, são 160 mil exemplares, mensalmente impressos na Plural, dos quais cerca de 85% seguem para assinantes espalhados por todo o Brasil. O que ofertar a esse público para que a publicação continue relevante após 75 anos é o grande desafio de Luis Fichman e sua equipe. Duas ações pontuaram esse esforço em 2017. O lançamento do box comemorativo dos 75 anos e a repaginação do Clube de Livros Seleções. A caixa alusiva ao aniversário da publicação traz uma edição especial da revista com uma seleção de artigos marcantes, um livro com as melhores piadas (a seção Humor é uma das mais populares da revista) e uma caneta tinteiro. “Foi um sucesso total de vendas, tanto nas bancas quanto entre assinantes e ex-assinantes. Produzimos 10 mil caixas e depois mais 10 mil, que

58

Luis Fichman, presidente executivo da Seleções do Reader’s Digest

REVISTA ABIGR AF

já se esgotaram”, comenta Luis Fichman, presidente executivo da Seleções do Reader’s Digest. Entusiasmados com a aceitação do box dos 75 anos e do interesse despertado pela caixa em si, partiu-se para uma nova roupagem para o Clube de Livros Seleções. “A forma de ler mudou, temos de proporcionar uma ex periência mais completa, instigando o leitor”, comenta o executivo. Agora, a cada dois meses ele recebe uma caixa com quatro histórias reunidas em um único volume, acompanhado de quatro brindes relacionados às histórias. A editora prepara ainda quatro playlists, que ampliam a imersão do leitor nas trajetórias dos personagens. A caixa é colecionável, com uma estampa diferente a cada envio. Com as mudanças, o Clube de Livros está conseguindo atingir uma faixa etária mais ampla, entre 25 e 45 anos, contando com oito mil associados. Já o perfil do assinante da Seleções mantém- se entre os 45 e 50 anos, com forte presença do público feminino. A revista, segundo Luis Fichman, costuma circular entre os membros da família, e tem maior penetração em cidades do interior. “Lidamos com textos mais longos, cuja leitura no geral pede um pouco mais de tranquilidade”. E para fidelizar e ampliar o universo de leitores, a Seleções está apostando também nos meios digitais e nas redes sociais. A ideia em 2018 é ampliar a geração de conteúdo, apostando na integração das mídias. “Sabemos que não basta replicar o conteúdo da revista impressa. O consumidor quer mais e quer que o conteúdo esteja disponível e adaptado ao canal que mais lhe convém.”

Uma das primeiras capas da Seleções brasileira, em setembro de 1942

O início Tudo começou em Pleasantville, Nova York, em 1918, quando De Witt Wallace, recuperando-se dos ferimentos sofridos durante a Primeira Guerra Mundial, teve a ideia de compilar artigos de várias revistas e jornais, condensá-los e publicá-los em uma única revista. Como o projeto não foi aceito pelas grandes editoras da época, Wallace e sua mulher, Lila Acheson Wallace, lançaram por conta própria, em 1922, o primeiro número da revista Reader’s Digest. Vinte anos depois, em fevereiro de 1942, sua ideia desembarcou no Brasil com o nome de Seleções do Reader’s Digest. Nessa época, a instabilidade econômica e o fato de a indústria de marketing direto estar pouco desenvolvida no Brasil, fez a empresa transferir as atividades para Portugal. A revista brasileira passou a ser editada naquele país, mas manteve as vendas em bancas no Brasil. Pouco mais de vinte anos depois, a estabilidade econômica trazida pelo Plano Real e o desenvolvimento dos Correios trouxeram a Reader’s Digest para o Brasil novamente, com lançamentos de livros, coleções de CD s de música e DVD s, além da revista. Em 1997, uma equipe editorial brasileira assumiu o comando. Bem-estar e saúde continuam a ser os principais temas da publicação. SELEÇÕES www.selecoes.com.br

novembro /dezembro 2017


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Abigraf 292 by Abigraf - Issuu