Revista abigraf 288

Page 48

SUSTENTABILIDADE

Conceito inovador de reciclagem A primeira fábrica do País a adotar a produção de matériaprima para a fabricação de papel a partir da reciclagem do liner está instalada em Guarulhos, na Grande São Paulo.

ORIGEM

48

Fotos: Divulgação

C

om o objetivo de mudar o universo da reciclagem, através de um conceito inovador, sustentável, de baixo custo e sem a geração de efluentes, a Polpel Fibras foi fundada em 2014. A empresa possui soluções adequadas e ecologicamente corretas no tratamento de resíduos, especialmente para papéis de difícil reciclagem, com alta resistência a umidade (RU), que normalmente não são reciclados na forma convencional, destacandose o liner, base do autoadesivo. Através da Polpel, esses materiais, que tinham como destino os aterros sanitários, retornam ao início da cadeia produtiva do papel, já reciclados na forma de polpa celulósica, sendo totalmente reutilizados. Para o processamento industrial, a Polpel recebe de seus parceiros o liner — papel de proteção que se descarta dos materiais autoadesivos — e o transforma em polpa celulósica, matéria-prima para a produção de outros tipos de papel, principalmente os do tipo tissue. “Produzimos uma polpa celulósica denominada ‘polpel celulose’, de alta qualidade, referenciada por institutos renomados no Brasil, sem a necessidade de cultivo (plantio e derrubada) de eucaliptos. Isso significa que desenvolvemos um produto com base em uma tecnologia exclusiva, na qual o papel liner passa por uma série de processos químicos e físicos até ser transformado em uma polpa que é encaminhada para os fabricantes de papéis. O processo não gera efluentes porque há uma estação de tratamento que permite o reaproveitamento de toda a água utilizada”, detalha Marcelo Peixoto, executivo da companhia, ressaltando que é uma tecnologia inovadora e única no mundo.

A tecnologia utilizada pela Polpel começou a surgir há muitos anos, quando um dos sócios da empresa, ao constatar e não se conformar com a quantidade de liner gerada e destinada a aterros sanitários, se dedicou a desenvolver um projeto que tornaria possível reciclar esse tipo de material através de um processo limpo e de baixo custo. Concretizado, hoje esse processo permite que as empresas reduzam seus custos com aterros e tenham na Polpel importante parceira no atendimento ao Plano de Gerencia mento de Resíduos Sólidos (PGRS). Entre os parceiros que enviam periodicamente seus resíduos para serem reciclados na Polpel, estão a Natura, Grif Rótulos e Etiquetas e Grupo Angeloni. Essas parcerias já se estendem aos segmentos de higiene pessoal, fabricação de equipamentos, tintas artísticas, limpeza, gráficas, cosméticos e laboratórios. Atendendo a demanda dos parceiros na solução de outros tipos de papéis, além do liner, os técnicos da Polpel criaram para uso próprio um equipamento hidrapulper/desagregador, com características exclusivas para transformar papéis com alta resistência a umidade em polpa celulósica reciclada. A lista de clientes da empresa compreende, para citar alguns, a Damapel, Inpel, São Miguel e Bonsucesso, que colocam nas redes de supermercados produtos do tipo tissue, como papéis higiênicos, guardanapos e papéis toa lha, elaborados com a utilização da “polpel celulose”. Em busca da conquista do mercado inter nacional, em março a Polpel participou da 17ª edição da AWA Liner Expo Chicago, congresso dedicado à indústria do liner. Convidados pelos organizadores do evento, em razão do reconhecimento à tecnologia inovadora que desenvolveram e começa a chamar a atenção de outros países, seus executivos proferiram palestra sobre “Reciclagem do liner”. POLPEL www.polpel.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista abigraf 288 by Abigraf - Issuu