Sistema Abigraf Notícias
Para competir nos novos tempos
Recorde de público
Seminário organizado pela ABTG trouxe temas essenciais para gestores da indústria gráfica, que precisam lidar com a nova realidade do mercado e do setor.
Em 2011, mais de 4.600 gráficos reuniram-se nas Semanas de Artes Gráficas realizadas em onze cidades brasileiras.
I
114
niciativa essencial para o apri moramento dos profissionais gráficos, a Semana de Artes Gráficas (SAG) tem, a cada ano, superado expectativas e rece bido um número crescente de participantes. Realiz ada pela Abigraf SP, com programação organizada pela ABTG, apoio do Sindigraf SP e patrocínio do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a agen da de 2011 foi encerrada com saldo positivo, resultado da grande presença de gráficos e da ampliação do programa para outros estados. O projeto, realizado desde 2006 em municípios paulistas, chegou em 2011 às capitais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, locais que receberam, juntos, 1.300 par ticipantes. Essa mudança po sitiva no programa foi possível graças à parceria da Abigraf Na cional com o Sebrae Nacional. “Expandir o projeto para ou tros estados foi essencial para promover a capacitação em nível nacional, extensão e pa dronização de conhecimentos e competitividade da indús tria gráfica”, relatou Fabio Arru da Mortara, presidente da Abi graf Nacional e do Sindigraf SP. Nas cidades paulistas de Sorocaba, Araçatuba, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto,
Campinas e Barueri, o progra ma de aprimoramento gratui to aos funcionários e execu tivos gráficos reuniu mais de 3.400 profissionais. “Os núme ros recordes de participantes, mesmo em municípios onde já ocorreram diversas edições, mostram o acerto desse mo delo de projeto, agora com o fundamental apoio do Sebrae Nacional”, disse Fabio Mortara. Com sem in ár ios e pales tras sobre gestão, produção e vendas na área gráfica, a SAG 2011 teve como novidade a in clusão das palestras “Sebrae – Técnicas de sustentabilidade para micro e pequenas empre sas gráficas” e “Programa Gra phia – Projeto de exportação do setor gráfico”. “As SAGs têm levado conhe cimento e tecnologia às gráfi cas de todos os tamanhos, e em lugares distantes, até então quase inacessíveis”, declarou o presidente da Abigraf Regio nal São Paulo, Levi Ceregato. Calendário 2012 Para o próximo ano já está aprovada a real iz aç ão das SAG s nos estados de Tocan tins, Rio Grande do Norte e Es pírito Santo, além de São Pau lo. De acordo com Mortara, o plano da associação é, até 2013, realizar o evento em cada um dos 22 estados que possui uma regional da Abigraf. “A di retoria da Abigraf pretende prosseguir de maneira firme e forte na realização da Semana de Artes Gráficas, sempre me lhorando e aperfeiçoando a gestão”, finaliza Levi.
REVISTA ABIGR AF JANEIRO/ FEVEREIRO 2012
E
ncerrando seu programa de palestras de 2011, a ABTG pro moveu o seminário “Planeja mento estratégico para uma era de incertezas” em 5 de dezem bro. O evento, realizado no au ditório da entidade durante um dia inteiro, trouxe palestras de dois importantes especialistas. O engenheiro Flávio Botana, professor de Gestão da Qualida de e Gestão da Produção na Fa culdade Senai de Artes Gráficas e consultor pela ABTG, apresentou dois temas. O primeiro foi “Pro dutividade – Otimização dos re cursos existentes – Como medir, avaliar e corrigir”, orientando os empresários e gestores a desco brir e explorar os “vazios” pro dutivos de suas fábricas, trans formando-os em horas ativas e rentáveis. Botana destacou as seis grandes perdas que afetam a produtividade, em geral de correntes de: acerto, ajustes pós- acerto, redução de velocidade, problemas de produção, proble mas de programação e paradas administrativas. Ele revelou as melhores propostas para ocupar o recurso “gargalo” como fonte de aumento da produtividade, além de analisar e propor solu ções para os problemas com uso de ferramentas da qualidade. O palestrante também apre sentou o módulo “RH – Desen volvimento de equipes – Pessoas melhores fazendo empresas me lhores”, que mostra como desen volver uma metodologia capaz de criar ou melhorar as equipes de liderança e operação, com o intuito de atender as expectati vas de desempenho que o mun do moderno exige. O consultor explicou o conceito de Equipes
3 Cs – Confiáveis, Capacitadas/ Treinadas, Comprometidas/Mo tivadas —, ressaltando o papel do líder e de que maneira ele pode desenvolver suas equipes. Também apresentando duas palestras no seminário promo vido pela ABTG, o administrador de empresas José Pires de Araújo Jr., professor da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica, consultor associado da ABTG e autor do li vro Caminhos da Estratégia, fa lou primeiramente sobre o tema “Marketing – criando valor para o cliente”. Ele demonstrou a im portância do conceito de “valor” para o cliente e como isso pode ser fundamental na elaboração de um plano de marketing para a empresa. Segundo o especialis ta, “valor” é a “qualidade da per cepção que o cliente tem sobre nós e que o leva a nos preferir, re comendar e retribuir nossa con tribuição de forma justa”. A partir disso, ele demonstrou como uti lizar o conceito no planejamento estratégico da empresa. Seu segundo tema foi “Es tratégia – Vendendo mais va lor e menos preço”, que teve o objetivo de identificar outras formas de competir no merca do gráfico que não seja apenas com foco no preço e no “ven der mais valor agregado e ob ter mais lucro”. Segundo Araújo Jr., para a criação de um ambien te propício à geração de valor é necessário entender quais são os recursos estratégicos da empre sa. “O mundo mudou, as novas tecnologias criaram novos mer cados e novos desaf ios. Para so breviver neste novo mundo é ne cessário planejamento e visão”, destacou o palestrante.