Page 1

impressões & Ano 06 | nD31 | Julho e Agosto de 2010

A SAO PAULO

SINDIGRAF são paulo

Prêm io Fernando P in i terá nova categoria

A 20a edição do Prêm io Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, o m ais im portante do setor gráfico na Am érica Latina, traz novidades. Foi incluída a categoria "E m balagens em Papelão O ndulado", entre as 65 já existentes. Duas delas sofreram alterações: a categoria "Im p re ss o s de S egurança" passará a te r o descritivo técnico com o item obrigatório para a inscrição; e a "C adernos E scolares" teve a abrangência dos produtos registrados am pliada.

Na prem iação aos forn e ce d o re s da indústria gráfica ta m b é m há m udanças. Os conco rrentes neste item deverão se cadastrar p revia m e nte nas categorias de seu interesse até 20 de julho.

A 2 0 a e d iç ã o d o P r ê m io c o n ta r á c o m m a is u m a c a te g o ria , a lé m d e a lte ra ç õ e s e m o u tr a s três.

A cerim ônia de entrega do Prêm io Fernando Pini está agendada para 23 de novem bro, no Expo Barra Funda (rua Tagipuru, 1.000), em São Paulo.

N esta edição O regulam e nto da 20a edição está disponível no site w w w .fe rn a n d o p in i.o rg .b r. As inscrições para o concurso podem ser feitas entre 3 de agosto e 18 de setem bro.

Página 2

Inscrições para o prêmio Theobaldo de Nigris estão abertas

Página 7

Electro Beam moderniza flexografia


°%°ç* C o m a palavra

De cara nova Sem pre buscando inovar e adequar nossos projetos às necessidades das em presas gráficas, a A bigraf estuda e aprim ora, co n sta n te m e n te , as atividades e benefícios que oferece. A plicando esta prerrogativa à com unicação, refo rm ula m o s o conteúd o e o layout do boletim Impressões, deixando-o m ais m oderno, com a m esm a versatilidade da nossa indústria gráfica. A lgum as seções foram readaptadas e outras criadas, com o a "Voz do G ráfico", espaço destinado a publicar sugestões, reclam ações e elogios dos profissionais sobre a entidade. A editoria "Tire suas

D ú vidas" trará m atérias relacionadas a tem a s im p o rta n te s para o se gm ento. Os serviços o ferecido s aos associados serão divulgados nas seções "E n tre em co ntato com a A b ig ra f" e "B e n e fíc io s ". Nós da Abigraf-SP e do Sindigraf-SP espe ram os que vocês, profissionais do setor, apreciem o novo b o letim Impressões

Fabio Arruda Mortara Presidente da Abigraf Regional São Paulo

oooo# Eventos

Ipex e E xp o P rin t tra ze m n o vid a d e s ao s e to r A IPEX 2010 teve a participação de 20 m il expositores. O m aior even to inglês de tecnologia para im pressão, editoração e mídia, reuniu em oito dias m ais de 50 m il visitantes de 135 países. Em com paração à últim a edição, realizada em 2006, houve um in cre m e n to de 8% na participação internacional, com 4 8 % m ais visitantes. A IPEX 2010 foi realizada em B irm ingham , no Reino Unido, de 18 a 25 de m aio. A ExpoPrint Latin A m erica 2010 recebeu cerca de 30 m il visitantes do Brasil, A m érica Latina, Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Coréia, Europa e de alguns países africanos. D urante o evento, os expositores, representando m ais de 500 m arcas, puderam dem onstrar as novidades em tecnologia de pré-im pressão, im pressão e acabam ento. A feira aconteceu entre os dias 23 e 29 de junho, em São Paulo.

oooo»

Prem iação

C o n c u rs o T h e o b a ld o de N ig ris A s inscrições para o "XVII C oncurso Latino-A m ericano de P rodutos G ráficos T h e o b a ld o de N ig ris'" podem ser fe itas até 12 de julho. O rganizado pela (Conlatingraf), o even to será realizado em 3 de setem bro, em Cancun, M éxico. Podem participar trabalhos produzidos entre 12 de agosto de 2009 e 30 de ju nho de 2010. Inform ações e inscrições: w w w .a b ig ra f.o rg .b r.

oooo# Voz do Gráfico A partir desta edição, o b o letim Impressões reservará um espaço para o gráfico, em presário ou funcionário, enviar sugestões, reclam ações, elogios ou dúvidas. Os e-m ails podem ser encam inhados para gzorzi@ abigraf.org.br. Esperam os seu contato!

2 | impressões Abigraf

impressões Publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Revisão: Ada Caperuto, Impressão - Laborgraf. Projeto gráfico e diagramação: Conceito Comunicação e Design. Impresso em papel couchê fosco 115g. Contatos Abigraf - Tel. (0xx11) 3164-3193 I E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigraf.org.br


doo *

Tendências & M ercados

ooo

Flexografia ganha te c n o lo g ia de fe ix e de e lé tro n s Electro Beam (EB) é a nova tecnologia de secagem de tintas e vernizes na flexografia. O sistem a funciona com o um acelerador de partículas, no qual o fe ixe de elé tro n s é gerado no in terio r de um a câm ara sob ultra-altovácuo. A celerado pela alta-tensão, i atravessa um a folha fina de titânio, I onde deposita energia no produto a ser 1 tratado. "O princípio de fu n cio n a m e n to do EB pode se dar de fo rm a direta (eletrostático), eletrodinâm ica (indireta, linear e cíclica) ou por categorias de blindagem (autoblinda gem )", afirm a Paulo Rios, co n su lto r de em presas com 12 anos de experiência no d e se n vo lvim e n to de aplicações de radiações ionizantes na indústria de em balagens. Entretanto, as gráficas que optarem por esta tecnologia devem segu ir as norm as de utilização de m ateriais radioativos. A pesar das precauções, o consu ltor garante que a substância não gera rejeito s radioativos nem ativa o produto tratado. "Vale ressaltar, que não há registro de um único acidente com o EB autoblindado no m u n d o ", enfatiza Paulo.

d o o

*

Panoram a

G rá fic o s p a rtic ip a m de e n c o n tro s o b re m e rc a d o n o rte -a m e ric a n o A A b igraf realizou, em 18 de m aio, duas palestras sobre oportunidade s de inicialização das em presas participantes do grupo de exportadores Graphia, no m ercado norte-am ericano. O p rim eiro tem a, apresentado por S idney M enezes, sócio da Choi & M enezes - A tto rn e ys at Law, abordou a abertura de em presas nos Estados Unidos, estrutura societária, vistos, in ve stim e n to s internacionais e sistem a trib u tá rio am ericano. Em seguida, E xpedito Silva, integrante do D epartam ento de Im agem e A cesso a M ercados da APEX-Brasil, explicou sobre a estru tura do C entro de Negócios da APEX em M iam i e outros países, detalhando os serviços disponíveis.

G estão

M o tiv a ç ã o p ro fissio n a l é a peça-chave Há te m p o s o salário deixou de ser a principal m otivação dos profissionais. Hoje, um a m bie nte descontraído e gestores que respeitam os subordinados tê m m uito m ais efeito. De acordo com R ogério M a rtin s, co n su lto r de e m presas da Persona C onsultoria & E ventos, os itens que m ais recebem reclam ações dos fun cio n á rio s são a liderança e a falta de com unicação interna. "A questão salarial oscila e n tre o quarto e q u in to lu g a r". É essencial às em presas te re m consciência da im portância das

ações m otivacionais, porém , para ser eficaz, o trabalho precisa ser contínuo. Entre as ferram entas, Rogério recom enda a diversidade de eventos, incluindo palestras, m aterial de com unicação im presso e atividades internas. A pesar de ser um dos setores m ais carentes na adoção de m edidas m otivacionais, a indústria gráfica está no processo de m elhoria para a m udança desse perfil de adm inistração. "A form ação dos g estores influencia m uito, pois eles estão no dia a dia dos funcionários.

Por isso, precisam de um trabalho de preparação, para que sejam m ultip lica dores dessas a çõ e s", revela Rogério. impressões Abigraf

| 3


Palestras

oooo*

R ecursos H u m a n o s, In tra lo g ística e NF-e são te m a s de p a le stra s

Palestra sobre recursos humanos na Fiesp

Em junho, a Abigraf-SP e o Sindigraf-SP deram continuidade a program ação de palestras. Dia 1a, Sérgio Nery professor no M BA-FIA e adm inistrador de em presas abordou o tem a "R ecursos Hum anos: talentos e com petências em pequenas e m édias em presas", no auditório da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

No dia 8, Eduardo Banzato especialista em Logística e Engenharia Industrial m inistrou a palestra "A Gestão da Intralogística e da M elhoria Continua no A m biente G ráfico", no auditório da ABTG. Na m esm a semana, dia 10, em Ribeirão Preto, as entidades prom overam ciclo de palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em pequenas e m édias em presas; aspectos essenciais do SPED Contábil e Fiscal; e o Sistem a Recopi. Os assuntos foram apresentados por Ana Cristina Fischer DelTOso, advogada do departam ento Jurídico da Fiesp, e por Nílsea Borelli Rolim de Oliveira, gerente do departam ento Jurídico da Abigraf.

Eduardo Banzato especialista em Logística e Engenharia Industrial

D iscu ssã o so b re g e stã o a m b ie n ta l a c o n te c e e m a g o sto Em 10 de agosto, a palestra promovida

da ABTG (rua Bresser, 2.315, Mooca, em São

pela Associação será sobre "Implantação

Paulo), às 8h30.

de Gestão Ambiental e Certificações na

OOOOd

Indústria Gráfica". Heloise Lunardi Coutinho

Inscrições pelo e-mail

engenheira e consultora de Gestão Ambiental

spinheiro@abigraf.org.br

e Qualidade apresentará o tema no auditório

ou pelo telefone (11) 3164-3199.

Benefícios

A

A b ig ra f firm a parceria c o m a P ro d e n t Com a preocupação de proporcionar mais qualidade de vida para colaboradores do setor gráfico, a Abigraf-SP e o Sindigraf-SP firm aram recentem ente, uma parceria com a assistência odontológica Prodent. O plano inclui atendim ento em clínica geral, tratam entos e aparelhos ortodônticos, com valores a partir de R$ 10,50 por beneficiário. Sem carência, o tratam ento pode ser iniciado im ediatam ente após a adesão. A contratação do convênio é feita por m eio da All Van corretora. M ais inform ações pelo telefone (11) 5525-0777.

V______________________________________ w 4 | impressões Abigraf

qq ^

) * Semana de Artes Gráficas

A p rim o ra m e n to profissional para o Interio r No m ês de m aio, a cidade de Bauru sediou a Semana de A rte s G ráficas (SAG), com cursos e palestras de a p rim oram ento profissional. Criado pela ABTG, e patrocinado pelo Sindigraf-SP, Abigraf-SP, International Paper e Gom ac, o proje to te m o in tu ito de levar tre inam ento qualificado às indústrias gráficas do interio r do Estado de São Paulo.


booo*

A b ig ra f em A ça o

A b ig ra f lança C am panha de V alorização do Papel No últim o dia 24 de junho, a A b igraf iniciou o ficialm ente a "C am panha de Valorização do Papel e da C o m un icaçã o", na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O proje to com o m o te "Im p rim ir é dar V ida", visa esclarecer dúvidas e in form ar co rre tam ente à população sobre a orige m do papel usado para im pressão. Participe e divulgue esta cam panha. M ais inform ações sobre a iniciativa no site www.imprimiredarvida.org.br.

C apacitação para d e fic ie n te s a u d itiv o s na área gráfica C o n vê n io firm a d o e n tre o S indigraf-S P , a Escola Senai T h e o b a ld o De N ig ris e o In s titu to Seli e stá p ro p o rc io n a n d o c a p a cita çã o na área g rá fica a d e fic ie n te s a u d itiv o s . O s c u rs o s liv re s le vam à in iciação p ro fis s io n a l ou à q u a lific a ç ã o em um p e ríodo re la tiv a m e n te c u rto . C om cerca de 90

m o d a lid a d e s as aulas c o n ta m c o m in té rp re te s de Lib ra s (L in g u a g e m B ra sile ira de S inais). A o fe rta e fe tiv a , e s p e c ia lm e n te para os d e fic ie n te s a u d itiv o s , será fo rm a ta d a para a m p lia r as o p o rtu n id a d e s de e m p re g a b ilid a d e e, de aco rd o , co m a d is p o n ib ilid a d e das o fic in a s da escola. ♦

qooo»

Tire suas dúvidas

Por q ue usar E q u ip a m e n to s de P roteção Individual (EPIs)?

°ooo*

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

E ntre em c o n ta to co m a A b ig ra f

I A b ig ra f o fe re c e se rv iç o de a sse sso ria e co n ô m ica

De acordo com o M anual de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-SP, os principais riscos ocupacionais dentro da indústria gráfica estão relacionados a ruídos, ergonom ia e agentes quím icos. Isso porque, os trabalhadores que atuam nos processos de im pressão e pós-im pressão estão expostos a altos níveis de pressão sonora. É tam bém necessário te r proteção contra produtos quím icos, devido à m istura de solventes orgânicos. Os problem as funcionais podem , ainda, decorrer de má postura, m ovim entos repetitivos e carregam ento de peso. Por isso é im portante o uso dos EPIs, que devem ser fornecidos pela em presa, tam b ém a responsável pela im plantação de program as de prevenção de acidentes de trabalho.

No am b ie n te das associações de classe, as assessorias econ ôm icas são fundam entais para m a n te r a atualização sobre conjuntura do m ercado e, assim , estabelecer concorrência equilibrada nos negócios. 0 D epartam ento de Estudos E conôm icos da A b igraf desenvolve um trabalho especializado, para ofe re ce r um m a peam en to eco n ô m ico sob m edida para o setor, com análise m ensal do e m prego e da balança com ercial na área, além de um boletim de atividade industrial e um resum o de bolso m ensal. M ais in form ações no portal w w w .a b ig ra f.o rg .b r. impressões Abigraf

| 5


oooo»

Cursos-ABTG

oooo* Acontece Será realizada, de 21 e 24 de julho, a 20a Serigrafia Sign 2010 - Feira de Serigrafia, Com unicação Visual, Im pressão Digital e Sinalização, no Expo C enter Norte, em São Paulo. M ais inform ações no site w w w .g ru p o se rte c.co m .b r. A Brazil Promotion 2010 - Feira de Soluções Gráficas, Brindes, Serviços para Realização de Eventos e M erchandising no PDV acontecerá no Transam érica Expo Center, na capital paulista, de 03 a 05 de agosto. Inform ações no site w w w .b ra zilpro m otio n.com .br. De 12 a 22 de agosto o A nhem bi receberá a 21a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Inform ações no site w w w .b ie n a ld o livro sp .co m .b r.

26 a 28 de julho "G estão Interna de Resíduos na Indústria Gráfica - G IR ": controle de resíduos; redução do consu m o de m atérias-prim as e recursos naturais, elim inação de substâncias tóxicas; entre outros tópicos. Público-alvo: interessados em adquirir ou aperfeiçoar conh ecim entos; profissionais de qualquer nível hierárquico. 03 a 05 de agosto "PCP - S e gm e nto E m balagens": m elhoraria no fluxo de trabalho, reduzindo prazos de entrega, elim inando, se possível, as horas im produtivas e reduzindo os seus custos. Público-alvo: gerentes e supervisores de produção; profissionais de PCP de em presas do se g m e n to de em balagem de papel-cartão. 23 a 25 de agosto "Form ação de Líderes de P rodução": a liderança com o diferencial c o m p e titivo para as organizações; capital intelectual; o novo perfil profissional exigido pelas em presas; etc. Público-alvo: líderes de produção. Local: A u ditório da ABTG Horário: 18h45 às 21 h45 Endereço: rua Bresser, 2315 M ooca - SP Informações: curso@ abtg.org.br ou (11) 2797-6706

6 | impressões Abigraf

No A nhem bi, ta m b é m será organizada a Office PaperBrasil Escolar 2010 - Feira de artigos de escritórios, papelarias e escolas, entre 30 de agosto e 2 de setem bro. Inform ações no portal w w w .o ffice p a p e re sco la r.co m .b r.

oooo*

Em te m p o A Digigraf passou a distribuir em junho as tintas à base de solventes para a im pressão digital da Techlnk. A linha é voltada aos equipam entos à base de solventes. Para facilitar o controle de cores para im pressão de jornais, a QuadTech disponibiliza o AccuCam , sistem a autom ático que com para as cores das im agens com arquivos de pré-im pressão. A A. Ulderigo Rossi lançou a dobradeira TX 60, form ato 600 x 900 m m , equipada com controle lógico program ável (CLP). É destinada ao m ercado editorial e produz cadernos com 16 páginas. SIG Combibloc, fabricante de em balagens cartonadas, investirá 90 m ilhões de euros na fábrica no Brasil. A capacidade será de 1 bilhão de em balagens por ano. A produção deve com eçar no segundo sem estre de 2011.

V ___________________________________________________ J

ooo o* Vale saber

S indigraf-R S lança C artilha Trabalhista O Sindigraf-RS lançou em abril sua Cartilha Trabalhista. Voltada aos em presários do setor gráfico, o m aterial traz dicas sobre contratação e a fa sta m e n to de funcionários, além de in fo rm a çõ e s sobre os direito s e deveres no co n trato de trabalho. A publicação de 127 páginas está disponível a todas as em presas filiadas à entidade. Saiba m ais em w w w .s in d ig ra f-rs .c o m .b r.


)ooo« Quem faz a Abigraf-SP

o o o o # A g e n d a do G rá fico

De gráfica para gráfica

Agosto/2010

Especializada na terceirização dos serviços para outras em presas do setor, a H eliart Gráfica e Editora com pleta 20 anos. Instalada em uma área de 380 m etros quadrados, na região m etropolitana de São Paulo, a em presa m antém o preço co m petitivo , qualidade no trabalho e prazo de entrega, diferenciais que m arcaram a sua trajetória, desde o início das operações, em um galpão de apenas 5 m e tro s quadrados, em Santo André.

A te S fo

"Tem os evoluído e crescido bastante nos ú ltim o s dez anos, em especial pela conquista das duas m áquinas novas quatro c o re s ", revela Jaim e José da Silva, d ire to r com ercial da Heliart.

4(4af e i r | ^

Obrigações ICMS - F a to s G g ^W ffT lü L /1 0 (C N A E y ^ T T l7 .3 2 -0 e 17.41-9)

5 (5a feira) 6 (6a feira)

f

gamento dos salários de JUL/10 f g ts V jul/ io CAGED>JUL/10

DCTF- mensal DACON - mensal 10 (3a feira)

Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - JUL/10 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo

20 (6a feira)

Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL

25 (4a feira)

PIS/COFINS - fato gerador-JUL/10 IPI ICMS - fato gerador - JUL/10 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)

31 (3afeira)

IRPJ - apuração mensal /p / estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

Direcionada a im pressos com erciais e prom ocionais, a Heliart produz folderes, catálogos, malas diretas, calendários, revistas, pastas, rótulos e m anuais. Com 18 funcionários, a em presa conta com duas im pressoras quatro cores, duas guilhotinas e uma dobradeira. "S e m p re apostam os na criatividade e ousadia dos nossos profissionais e nas tecnologias para execu ta rm os um trabalho de qua lid ade", conclui o diretor.

DIF - PAPEL IMUNE - ref. 1° semestre 2010

Setembro/2010 Até dia

Obrigações

3 (6a feira)

ICMS - Fatos Geradores - AGO/10 (C N A E -17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de AGO/10

8 (4a feira)

FGTS-AG0/10 CAGED - AGO/10 DCTF - mensal DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - AG0/10 —envio sind. profissional

10 (6a feira)

ISSQN - Município de São Paulo

20 (2a feira)

Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL

24 (6a feira)

PIS/COFINS - fato gerador - AGO/10

27 (2a feira)

ICMS - fato gerador - AGO/10

IPI

h e Lí a r t

GRÁFICA E EDITORA

Heliart Gráfica e Editora a Telefone: (11) 2731-2900 Endereço: rua Francisco de M e lo Palheta, 13 - Parque Boa Esperança - São Paulo Site: w w w .h e lia rtg ra fica .co m .b r

(CNAE -18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) 30 (5a feira)

IRPJ - apuração mensal /p / estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

impressões Abigraf

| 7


IMPRIMA SORRISOS EM SEUS

FUNCIONÁRIOS

A PRODENT e o Sistema Sindigraf/Abigraf, através da All Van Corretora de Seguros, firmaram uma parceria para oferecer aos seus associados o melhor plano odontológico do mercado em condições especiais e com benefícios exclusivos.

Plano odontológico A p a rtir de:

10 por beneficiário

sem carência Operadora:

AlIVan CORRETORA INSEGUROS

www.allvanseguros.com.br

ABIGRAF

SÃO PAUL O

SINDIGRAF SÁO PAULO

odent

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Boletim Impressões - Ano 6 - Edição 31