ESPECIAL FITOTERÁPICOS

Page 14

Digestão Saudável É a prisão mais “populosa” do mundo: segundo a Organização Mundial de Saúde, quase dois bilhões de pessoas sofrem de constipação intestinal – a popular prisão de ventre. Sem dúvida, um dos grandes males da vida moderna, é um dos problemas que mais levam os brasileiros a consultórios médicos. Ou a farmácias. Aliás, os os especialistas são unânimes em advertir contra o uso de remédios de efeito laxativo, que nossas avós chamavam de purgantes, sem a devida prescrição médica. A saída mais saudável dessa prisão é, com certeza, apelar aos laxantes naturais, encontrados em diversas frutas e verduras, além de fazer pequenas mudanças no cardápio e no estilo de vida. Alimentos integrais também devem fazer parte dessa lista. Consumidos todos os dias, eles podem normalizar o funcionamento do intestino em pelo menos 60% das pessoas acometidas pela constipação comum. “Nutrólogos e antropólogos constataram que nossos antepassados medievais comiam cerca de 600 gramas de pão integral por dia. Hoje a média é de 150 gramas, muitas vezes produzidos somente com farinha branca e refinada”, diz a Dra. Jocelem Salgado, professora titular de Nutrição da Esalq/USP, especialista em alimentos funcionais e autora de livros como Previna doenças: faça do alimento o seu medicamento e Pharmácia de alimentos.

ATENÇÃO: Muitos laxantes que se dizem naturais ou homeopáticos têm fenolftaleína, uma substância química que aumenta o movimento intestinal. Seu uso prolongado deixa o intestino preguiçoso e ainda pode resultar em problemas mais sérios, como o desequilíbrio da concentração de minerais (sódio e potássio), a colite e as inflamações crônicas. Os líquidos são outros itens que não devem faltar: beba muita água e sucos naturais, pois eles são como uma espécie de lubrificante, colaborando, e muito, com o ritmo dos intestinos. Ao acordar: a nutróloga Jane Corona, do Rio de Janeiro, recomenda um copo de suco de mamão batido com laranja, uma colher (sopa) de germe ou farelo de trigo e uma colher (sopa) de linhaça. Na hora de dormir: a Dra. Elisabete Almeida, médica especializada em prevenção e qualidade de vida, ensina sua receita para o período noturno: “Deixe uma ameixa seca de molho, por algumas horas, em 1/4 de copo de água. Depois pique a fruta e bata com a água e um pote de iogurte desnatado, bebendo em seguida. Se o intestino estiver muito preso, use duas ameixas. Não há contraindicações”, garante ela.

Coma a coisa certa A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomenda a ingestão de 25 gramas de fibras diariamente. E é bem simples cumprir essa cota: basta incluir na dieta três ameixas secas, 1/2 papaia, duas ou três colheres (sopa) de farelo ou germe de trigo, duas fatias de pão integral e um prato grande de salada verde.

14 laxantes.indd 2

ABCFARMA • Especial Fitoterápicos • Novembro 2016

26/10/2016 13:29:07


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.