Revista ABCFARMA

Page 51

G ESTÃO

Cara nova e alma feminina para sua farmácia J Por Silvia OSSO

á viu aquela crônica da internet sobre o pessimista e o otimista? Uma empresa americana de calçados manda dois representantes a determinado país da África para estudar a possibilidade de construir uma fábrica ali. E recebe os dois relatórios. O primeiro: “Aqui ninguém usa sapatos. Se instalarmos uma fábrica, teremos prejuízo”. O segundo: “Aqui ninguém tem sapatos. Se instalarmos uma fábrica, venderemos tudo!” Quanta diferença de visão sobre o mesmo tema. Não vou falar sobre a crise! Já vivemos várias, e estamos aqui vivos e prósperos. O negócio é buscar resultados e não lamentos. A visão que cada um tem é que dá o toque otimista ou pessimista.... Prefiro o otimista! Que tal uma visão mais feminina para sua farmácia?

Silvia OSSO

é palestrante e consultora de empresas. Especialista em desenvolvimento de pessoas e varejo. Autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominado ATENDER BEM DÁ LUCRO; ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM FARMÁCIA, PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING EM FARMÁCIAS e LIDERANÇA PARA TODOS.

Contatos: siosso@uol.com.br ou Facebook: Silviaosso

50

Silvia OSSO.indd 2

Pesquisas recentes mostram que, em produtos de consumo de massa, os aspectos que mais atraem os clientes são, em primeiro lugar, o preço e, em segundo, a promessa – os atributos, perspectivas de resultado e tudo que envolve a realização de um sonho. Só para ilustrar a importância dessas ações, a publicidade vem em sétimo lugar. No segmento HPC, 84% dos consumidores são mulheres e são responsáveis pela compra dos produtos para si e para o restante da família. Acho que esse, por si só, é um argumento que deve ser levado em conta por aqueles que estão envolvidos com a exposição, atendimento e vendas numa farmácia. Deveriam pensar mais no que se passa dentro da cabeça das mulheres antes de idealizar sua loja. A maioria dos empresários busca liderança no segmento em que atua. Se pensarem na área de HPC, devem lembrar que, para chegarem lá, diferenciando-se das concorrentes, precisam fazer uma exposição de produtos com credibilidade e que atraia intimamente a consumidora – conduzindo o item em questão para além da sua condição funcional. A maioria dos empresários não tem essa visão tão necessária ao segmento farmacêutico e, normalmente, se voltam para o fluxo de caixa, para compras e soluções racionais – desprezando os aspectos

REVISTA ABCFARMA • SETEMBRO/18 - Nº 325

24/08/2018 10:16:07


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.