C a p í t u l o I | 95
Podridão de raízes e mudas É a doença causada pelo fungo Cylindrocladium clavatum, ataca as raízes das mudas que apodrecem matando a planta ou retardando o seu desenvolvimento. Os primeiros sinais de contaminação são caracterizados pelo retardo no crescimento das mudas, seguido de amarelecimento e queda das folhas. Aparecem lesões escuras no coleto, seguidas de apodrecimento das raízes gerando a morte da muda.
A prevenção se faz perfurando os sacos de polietileno onde são colocadas as mudas para evitar o acúmulo de água. Deve-se evitar também as regas em excesso e o sombreamento das mudas (Figura 71).
Figura 71. Mortes das mudas de pequizeiro por podridão-de-raízes. Foto: Ailton Vitor Pereira e Elainy Botelho Carvalho Pereira
Morte descendente O fungo responsável por esta doença é o Botryodiplodia theobromae e ataca, com frequência, os pequizeiros adultos em estado nativo. O processo de surgimento da doença inicia-se pelo secamento dos ramos mais novos, onde as folhas ficam secas e retidas por até 3 meses. Também denominada de seca-do-ponteiro.
Os sintomas vão progredindo e atingem os galhos e morte de ramos, no sentido copa para a base, resultando na morte da planta. Pode-se observar também rachaduras profundas e lesões escuras nos galhos e ramos novos, podendo ainda provocar a podridão preta e queda de frutos de pequizeiro. Por baixo da casca do tronco, observa-se
95