Informe Acreditar Aapecan - Unidades Bento e Porto Alegre

Page 1

ACREDITAR

PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PESSOAS COM CÂNCER

Nessa edição

As amizades que fortalecem o tratamento

E mais:

Projeto leva meditação na Aapecan

Casa de Apoio acolhe pessoas com Câncer

O aniversário de 18 anos da Associação

Distribuição Gratuita l Publicação Trimestral
INFORME
Porto
Alegre e Bento Gonçalves
Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho de 2023
Foto: Micael Massi
Página 6
Página 7
Página 3 Página 5

Editorial Quem somos

Caro leitor, sabemos que conservar amizades é um grande privilégio, e não há nada melhor do que estar cercado de pessoas que amamos e nos fazem bem!

Para as pessoas que enfrentam o tratamento contra o Câncer, fortalecer os laços de companheirismo traz ainda mais benefícios para o bem-estar e qualidade de vida durante o tratamento oncológico.

Com essa premissa, convidamos as usuárias Patrícia, Iolanda, Sílvia e Sandra, atendidas pela Aapecan Porto Alegre, a contaram de que forma suas histórias se cruzaram por meio da Associação, criando uma linda amizade. A matéria está disponível na página 3. Ainda, essa edição regional traz as principais atividades

da capa Foto

A sessão de fotos da capa da 46° edição do Informe Acreditar foi realizada no Parque Redenção, em Porto Alegre/RS.

As quatro usuárias, atendidas pela Unidade da Aapecan Porto Alegre, foram fotografadas pelo jornalista e assessor de comunicação, Micael Massi.

O ensaio fotográfico teve o objetivo de retratar a amizade, cumplicidade e harmonia entre as participantes, que você confere na página 3.

realizadas em cada Unidade da Aapecan no primeiro trimestre de 2023. O ano começou movimentado com oficinas, grupos, novos projetos, e claro: comemorações!

Na página 7, você confere tudo o que ocorreu nas 14 unidades da Associação para celebrar o aniversário de 18 anos de atuação da entidade no Rio Grande do Sul, que foi recebido com muita alegria, diversão e gratidão por todos os usuários, familiares, equipes, contribuintes, voluntários e apoiadores. Para finalizar, continuamos reforçando a você sobre a importância do autocuidado e aderir hábitos que reduzam as chances de um diagnóstico de Câncer. Aproveite esse material que foi feito com carinho pela equipe da Aapecan. Boa leitura!

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos.

Fundada em 2005 na cidade de Caxias do Sul, a Aapecan surge por meio de um grupo de voluntários, que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes. O grupo percebeu as dificuldades que enfrentavam as pessoas com Câncer em terem as suas necessidades básicas atendidas.

Atualmente com 14 Unidades no Rio Grande do Sul, sendo 11 Casas de Apoio, a Associação oferece atendimentos sociais e psicológicos para pessoas com Câncer, em situação de vulnerabilidade social.

A instituição se mantém

com a ajuda da comunidade e atua na oferta de assistência gratuita para as pessoas que estão em tratamento oncológico, assim como seu núcleo familiar, oferecendo diferentes benefícios - conforme avaliação do Serviço Social, que incluem oficinas, grupos de apoio, suplementação alimentar, kits de alimentação, empréstimo de perucas e lenços, etc. Em setembro de 2020, a Aapecan conquistou a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) em portaria (n°127). O Cebas é concedido pela Secretaria Nacional de Assistência Social a entidades ou organizações da sociedade civil que prestam atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social de forma beneficente.

Informe Acreditar

Informativo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - fundada em 5/03/2005

Presidente: Marli Francisca Larandi

Periodicidade: Trimestral

Distribuição: Gratuita

Tiragem: 110 mil exemplares

Impressão: Zero Hora

Supervisoras do Informe: Fernanda

Aver Pupe e Renata Teixeira

Textos e fotos estaduais: Assessoria de Comunicação (Ascom) da Aapecan

Textos regionais: Bagé, Camaquã, Pelotas e Rio Grande: Michel Burkert; Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Lagoa

Vermelha: Fabiana Salvator; Ijuí: Paola Machado; Lajeado e Santa Cruz do Sul: Samantha Grasel; Passo Fundo: Marcelo Albuquerque; Porto

Alegre: Micael Massi; e Santa Maria e Uruguaiana: Gabriel Araújo e Renata Teixeira

Diagramação: Renata Teixeira

Acesse: www.aapecan.com.br

O primeiro trimestre de 2023 foi de comemoração nas 14 Unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).

No ano em que a instituição completa 18 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a campanha “Viva Aapecan: 18 anos ao seu lado”, exaltou a gratidão a todos os contribuintes e parceiros, que mantém o trabalho em funcionamento.

A história que deu os primeiros passos em Caxias do Sul, hoje está presente em todo o Estado, levando aos gaúchos

diagnosticados com Câncer: dignidade e qualidade de vida. Essa trajetória conta com o seu apoio para que possa seguir com o compromisso e missão de acolher e integrar as pessoas com Câncer e seus familiares. Para se tornar um contribuinte da instituição, entre em contato com uma das Unidades nos telefones disponíveis na contracapa. É possível ajudar por meio do PIX, transferência bancária, depósito bancário, de forma presencial nas Unidades ou via mensageiro.

2 l Informe Acreditar
Seja um contribuinte da Aapecan!

A amizade é a grande aliada na luta contra o Câncer

Em 18 anos de fundação, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer é marcada por diversas histórias de amizades, resultados dos encontros entre usuários e acompanhantes, em cada Unidade e Casa de Apoio. As amizades no período de tratamento oncológico, se tornam essenciais, é o que afirmam as usuárias e acompanhantes entrevistadas nesta edição do Informe Acreditar, ao recordar os momentos vividos umas com as outras.

A psicóloga Fernanda

Pupe, afirma que a presença

l Identificação

dos amigos é associada à sobrevivência, com um efeito que protege e fortalece. “As amizades têm como fator positivo o espelhamento ou a identificação pelo fato delas estarem passando por momentos similares. O vínculo e o afeto faz com que se sintam entendidas, apoiadas, fortalecidas”, diz a profissional. Desta forma, ao dividir as experiências vividas, é formada uma rede de suporte que contribui, tanto para a organização da rotina de tratamento, como para a renovação da positividade, estimulando a ressignificação de suas trajetórias.

e escuta criam laços de amizade

A amizade de Iolanda Egger de Almeida, 67 anos, de Panambi e Patrícia Jayme Pinheiro, 57 anos, de Porto Alegre, começou no grupo de Musicalidade Vozes do Coração, na Unidade Porto Alegre. As duas estavam ali para lutar

me mostraram que eu poderia ressignificar a minha vida. As amizades fizeram eu ter mais um motivo para não ficar trancada em casa e ter força para enfrentar tudo”, relata.

Aliás, foi neste momento que Patrícia percebeu que a Iolanda se tornou fundamental em sua vida, conversando diariamente, compartilhando suas experiências e puxando a orelha uma da outra gerando uma animada rede de apoio.

independente de distância física.

um olhar carinhoso, de uma amiga que tem muita disposição para ajudar todos que estão ao seu redor”, comenta Sandra.

Sílvia ressalta a importância da amizade com alguém que está passando pela mesma situação. Já Sandra, complementa que o dialógo criado por elas incentiva o empoderamento e o crescimento da autoestima.

contra o Câncer e encontrar apoio da assistente social, da psicóloga e demais frequentadores do grupo.

Segundo Patrícia, conhecer a Aapecan, foi um ponto de virada em sua vida, pois estava em estado de negação em relação ao diagnóstico: “Na Aapecan, as pessoas

Para a Iolanda, a amizade se tornou uma espécie de porto seguro. Ela relata que se identificou com a luta de Patrícia: “É claro que temos a nossa família, amigos e fazemos terapia, mas, precisamos de alguém que fale a nossa língua, que tenha dores parecidas”, comenta Iolanda.

Hoje em dia, costumam se visitar e também criaram um grupo no WhatsApp com outras amigas que conheceram na Aapecan. Afinal, nas palavras de ambas as usuárias, a amizade é arrumar um jeito de estar junto

Sílvia Rebeca Mendez Silva, 42 anos, de Santana do Livramento e Sandra Regina Monteiro Nunes, 58 anos, de Porto Alegre, se conheceram no Projeto Registros da Alma, realizado anualmente no mês de outubro, em alusão ao mês da conscientização e prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

Apesar do curto período de amizade, elas garantem que a conexão é fundamental no enfrentamento da doença e que muitas vezes, se entendem apenas com um olhar. “Na Sílvia encontrei

Esse fortalecimento emocional faz diferença ao enfrentarem os desafios de suas trajetórias. No projeto Registros da Alma, as usuárias relatam que provaram a si que mulher nenhuma tem que se sentir menos mulher por ter sido diagnosticada com Câncer.

Ainda, surge o sentimento de que a vida vale a pena e o foco em pensamentos positivos: “Na Aapecan fizemos novos amigos que já passaram ou estão passando pelo mesmo momento que nós e que acima de tudo, nos ensinaram a viver de um novo jeito: com leveza e gratidão”, afirmam ambas.

Capa Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l 3
PATRÍCIA, Iolanda, Sílvia e Sandra se encontram nas ações e atividades da Aapecan POA Foto: Micael Massi

Banco de Perucas apoia o resgate da autoestima de usuárias

Receber a notícia do diagnóstico de Câncer é um momento que carrega incertezas, pois as dúvidas sobre a doença, bem como o tratamento são inúmeras. Para as mulheres, quase sempre, o tratamento influencia diretamente em sua autoestima, visto que pode haver a perda dos fios de cabelo, devido aos efeitos colaterais do tratamento oncológico.

Na maioria dos casos, os cabelos estão diretamente ligados ao universo da feminidade, além de ser um ponto marcante para o público feminino. Algumas mulheres, inclusive, relatam não se identificar ao se enxergar no espelho, após a queda das mechas. No entanto, graças a rede de apoio, é possível se enxergar

Artigo

além dos cabelos, é o que a Graciele Kubiczewski Pereira, 53 anos, de Porto Alegre relata ao afirmar que “essa parte do corpo não define o que é feminino, nem a sua própria identidade”. Para ajudar na recuperação de autoestima das usuárias, a Unidade Porto Alegre conta com um banco de lenços e perucas chamado “Estilosas – Na luta sem perder o estilo”.

A usuária conta que no dia em que fez o seu cadastro na Aapecan, levou a sua mãe para ajudá-la na escolha do seu novo visual. Neste momento, algo foi impossível de conter: a emoção a cada peruca experimentada.

Graciele relata que foi um momento especial e repleto de nostalgia, voltando ao passado ao lembrar da infân-

cia, de quando era criança e sua mãe, na frente do espelho penteava os seus cabelos.

Para ter acesso ao Banco de Lenços e Perucas, as pessoas em tratamento de Câncer

podem realizar o cadastro na Aapecan. Informações pelo telefone (51) 3014-9500 ou pelo Instagram (@aapecanpoa).

Qual o trabalho da assistente social na Aapecan?

época que ressaltaram e ainda evidenciam a importância do profissional do Serviço Social.

Cress 7041

A Aapecan foi fundada em 2005 e desde a sua fundação, os assistentes sociais atuam na Instituição. Isso tudo, vem de encontro ao reconhecimento dos fundadores e diretoria da

Hoje em dia, há assistentes sociais nas 14 unidades da Aapecan espalhadas pelo Rio Grande do Sul, atuando diretamente na acolhida e acompanhamento de usuários e familiares (o primeiro contato é sempre com este profissional), nas entrevistas e em outras atividades como as visitas domiciliares, os encaminhamentos internos e externos, a elaboração de relatórios, o contato com a rede socioassistencial de atendimento e a participação e representação em conselhos de Políticas Públicas e/ou de Direitos.

Esse último, importante não somente na Política de Assistência Social (política pública

de atenção e de defesa de direitos, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS) como também, para a Aapecan por se tratar da área de atuação onde as unidades e/ ou serviço de acolhimento institucional provisório estão situados e o envolvimento em projetos sociais (participação da elaboração, execução, monitoramento e prestação de contas).

Além disso, outras frentes de trabalho que podem ser destacadas é o auxílio nas divulgações do trabalho da equipe multidisciplinar de cada unidade participando de entrevistas, entregando material informativo dentro do município de origem e levando informação para a comunidade em geral por intermédio de palestras in-

formativas internas e externas, destaque para as divulgações em Centros de Referência de Assistência social – CRAS e secretarias de assistência social e saúde responsáveis por muitos encaminhamentos de usuários.

É importante ressaltar que o assistente social atua respaldado no código de ética de 1993, fundamentado no compromisso com os usuários.

Todos os dias, em 18 anos de Aapecan, surgem novos desafios carregados de aprendizagem que em suma, foram adquiridas por causa da escuta e das vivências com os usuários e que estiveram e que ainda estão conosco. E a melhor forma de aprender é vivendo a realidade da Instituição, atendendo com muita empatia e humanidade.

Porto Alegre
4 l Informe Acreditar
Graciele Kubiczewski Pereira feliz ao se enxergar com cabelos novamente (acima) e Graciele feliz ao lado de sua mãe (ao lado)

Projeto Equilíbrio oferece atividades de meditação e relaxamento

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento do Câncer são experiências altamente estressantes para a maioria dos usuários e seus familiares.

Além do impacto emocional, há a necessidade de tratamentos muito invasivos como a quimioterapia, radioterapia e cirurgia que podem trazer o aparecimento de sintomas como a dor, a fadiga, o distúrbio do sono e ainda, causar ansiedade e depressão que consequentemente, afeta a qualidade de vida.

Diante disso, como alternativa, a Unidade Porto Alegre oferece toda terça-feira às

11 horas, o Projeto Equilíbrio. Ministrado pela psicóloga Fernanda Pupe, baseia-se no entendimento de que sentimentos, pensamentos e atitudes podem afetar e não somente isso, moldar todos os aspectos do funcionamento bio-

PARTICIPANTES do Projeto Equilíbrio relatam melhoras em seu cotidiano lógico – reconhecendo que tudo o que se realiza com o corpo físico, pode modificar o funcionamento mental e psicológico.

Segundo os usuários e acompanhantes que frequentam o Projeto, o momento proporcionado, além de ser marcado

pelo relaxamento, reduz o estresse, a ansiedade e até a dor. “Desde quando começamos a ir nos encontros, sentimos que um peso havia sido tirado das nossas costas. Sem dúvida alguma, aprendemos uma nova forma de enfrentar a doença e seus sintomas”, relatam. Portanto, é concluído que o relaxamento regular alcança resultados positivos em pessoas com Câncer, atuando na diminuição dos níveis de estresse e na melhora do humor bem como no funcionamento do sistema imunológico que consequentemente, diminui a dor e os efeitos colaterais da quimioterapia.

Exposição Registros da Alma é realizada na Câmara de Vereadores de POA

A Unidade de Porto Alegre da Aapecan, a convite do vereador Alvoni Medina, organizou a exposição fotográfica “Registros da Alma: Florescer”, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

A exposição, alusiva ao mês da mulher, ficou disponível para visitação na última semana de fevereiro até a metade do mês de março nesse ano.

A atividade contou com a presença das usuárias (mulheres que foram diagnosticadas com Câncer de mama) que foram

fotografadas em pontos turísticos da capital gaúcha, em 2022.

Os registros foram realizados com o intuito de contribuir para o fortalecimento da auto-

confiança bem como autoestima das mulheres com Câncer, revelando um outro olhar para este diagnóstico afinal, “mulher nenhuma tem que se sen-

tir menos mulher por ter sido diagnosticada com Câncer”.

Para Elsa Petronilda Renner, 70 anos, de Santa Cruz do Sul, exaltar o mês da mulher por meio das fotografias vai além de uma homenagem pois, pode inspirar outras mulheres que estão enfrentando o Câncer. “É uma forma de mostrar que nenhuma mulher tem que se sentir menos mulher e que essa doença não é o fim. Estou emocionada, me sentindo maravilhosa”, comenta.

Conversas informativas são oferecidas ao longo do ano

Com intuito de levar informação sobre a prevenção ao câncer, promovendo saúde e bem-estar, a Aapecan Porto Alegre realiza conversas informativas em empresas públicas e privadas, durante todo o ano. Ministradas na modalidade presencial e on-line, tanto pela assistente social Lauria-

na Nardini, como pela psicóloga Fernanda Pupe, abordam temas de suas áreas de atuação, além do trabalho desenvolvido na Associação.

Ainda, durante a realização das atividades, a instituição também sugere a doação de alimentos não perecíveis. As doações são destinadas

a produção das quatro refeições diárias oferecidas na Casa de Apoio da instituição.

As datas e horários podem ser agendados previamente, pelo telefone (51) 30149500, pelo Instagram (@ aapecanpoa) ou então, pelo site www.aapecan.com.br.

Porto Alegre Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l 5
EXPOSIÇÃO celebrou o mês da mulher a convite do vereador Alvoni Medina

Bento Gonçalves

Casa de Apoio acolhe usuários da região em Bento Gonçalves

AUnidade Aapecan Bento Gonçalves foi inaugurada em 2006 e conta com uma equipe técnica especializada formada por psicóloga e assistente social, abrangendo cerca de 40 municípios da região.

Além dos atendimentos, a instituição oferece grupo de apoio, reuniões informativas, oficinas de artesanato, pedraria, música e culinária.

Hospedagem e acolhimento

Em 2022, a Unidade inaugurou as acomodações da Casa de Apoio, onde passou a oferecer hospedagem e alimentação diária, de forma gratuita, para usu-

ários e acompanhantes, residentes da região, que necessitam realizar o tratamento oncológico em Bento Gonçalves.

A 11ª Casa de Apoio da Aapecan no Estado, integra o Serviço de Acolhimento Institucional Provisório da Associação. O

serviço é ofertado aos usuários com a doença oncológica em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, e pessoal, devido à doença.

O usuário Valmor Grazziotin, 64 anos, e sua esposa Genite Fochi, residem em Nova Prata e ficaram hospedados na Casa de Apoio.

Eles relataram sobre a experiência ao utilizar o serviço: “A Aapecan para nós foi a nossa segunda casa, digo isso, pois ficamos totalmente a vontade, recebemos apoio em todos os sentidos. Não temos palavras para expressar o tanto de gratidão e carinho. Muito obrigada”.

Oficinas e grupos acolhem e integram usuários da familiar do usuário

Por meio do programa de Assessoramento e Defesa e Garantias de Direitos, a Aapecan proporciona diferentes oficinas e grupos de apoio para os usuários, familiares e acompanhantes, com o objetivo de fortalecer as interações sociais em busca de maior qualidade de vida e bem-estar.

Bem como, o fortalecimento da organização, autonomia e protagonismo do usuário em tratamento oncológico.

A usuária Clarice Maria Fedrigo, 67 anos, natural de Bento Gonçalves participa de forma semanal da Oficina de Artesanato, e relata: “Espero ansiosamente pelas quintas-feiras para vir no grupo me reunir com as pessoas. A oficina me faz muito bem, consigo me distrair e adoro pintar e fazer crochê. Tenho muita gratidão pela Aapecan, só tenho a agradecer por todo o apoio que recebo”, ressalta.

Na Aapecan Bento Gonçalves, são disponibilizadas oficinas de musicalidade, grupo de Apoio

Palavra

A familiar Suzane Pfeifer, natural de Guaporé, foi acolhida na Aapecan Bento Gonçalves, enquanto acompanhava o tratamento do esposo, Erno Pfeifer.

“Durante a dificuldade do tratamento, tivemos uma família de coração que nos acolheu, a Aapecan, proporcionando-nos apoio físico, emocional e espiritual.

psicológico, oficina de pedraria, oficina de artesanato e Reiki.

Para a equipe técnica da Aapecan, formada pela psicóloga e assistente social, as atividades possuem extrema importância, pois retomam as interações sociais e os sentimentos de pertencimento e acolhimento, além de fortalecer a autoconfiança e a autoestima, que auxiliam em uma melhor adesão no tratamento oncológico.

A comida feita com carinho e com a preocupação igual a de uma mãe que quer servir o alimento certo para auxiliar no tratamento. O chá quentinho que aqueceu o corpo e o coração, o abraço, a escuta compreensiva, e a conversa permeada pela espiritualidade.

Um trabalho que deixava nítido a preocupação em bem servir e ‘estar conosco’ para

que nós nos sentíssemos mais fortes e esperançosos.

Agradeço à Deus pelos anjos que Ele colocou no caminho.

6 l Informe Acreditar
HOSPEDAGEM é oferecida de forma gratuita aos usuários e acompanhantes PARTICIPANTES da oficina de artesanato durante a atividade SUZANE Pfeifer, natural de Guaporé, é familiar de usuário, atendido pela Aapecan Bento Gonçalves

18 anos da Aapecan é comemorado com alegria, união e gratidão

Oprimeiro trimestre de 2023 foi especial para as 14 Unidades da Aapecan, pois no dia 5 de março, a Associação completou 18 anos de atuação no Estado do Rio Grande do Sul. Por meio da campanha “Viva Aapecan: 18 anos ao seu lado”, a instituição promoveu diversas ações para agradecer todos os contribuintes e parceiros, que ajudam a manter o trabalho, além de comemorar a sua maioridade com os usuários, fami-

liares, contribuintes e equipes. Em cada uma das Unidades foram realizadas atividades de comemoração, como cafés, bingos, rodas de conversa, palestras, dias de beleza, entre outros. Além disso, durante o mês de março, a Associação divulgou nas páginas do Facebook e Instagram das 14 Unidades, uma série de vídeos com depoimentos de usuários e familiares, atendidos em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Confira mais sobre as comemorações do aniversário abaixo: COMEMORAÇÕES do aniversário foram realizadas em

cuidados

Atividades foram destinadas aos usuários e familiares

A primeira Unidade da Aapecan a ser inaugurada no Estado, Caxias do Sul, também foi a primeira a realizar a comemoração dos 18 anos. Na cidade, foi realizado um café da tarde, onde o coquetel foi preparado pelas usuárias da oficina ‘Mãos na Massa’. Ainda, no mesmo dia, ocorreu a celebração em Lagoa Vermelha, junto a uma palestra informativa.

As Unidades de Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Bagé e Porto Alegre convidaram os usuários e familiares para um encontro de comemoração com um café especial, música e diversão.

Em Uruguaiana, os participantes do aniversário se reuniram para uma salva de palmas de 18 segundos e um abraço coletivo na sede da instituição. Enquanto, na cidade de Ijuí foi promovido um bingo e em Santa Maria, uma sessão de massagens relaxantes com a esteticista Gisele Borges.

vo: agradecer por estes 18 anos de trabalho junto às pessoas que estão em tratamento contra o Câncer.

Et mint vit laturibus re sam aut ommo ius velitis dest aut alibere he niet hiliqui suntus.

Na região de Passo Fundo, as usuárias receberam tratamentos estéticos, além de uma roda de conversa. No mesmo dia, o Passo Fundo Shopping prestou uma homenagem aos 18 anos da Aapecan, convidando os usuários para cantar parabéns e receberem um bolo para comemorar.

Em Lajeado, a celebração reuniu os participantes para uma atividade com voluntários do Reiki. Já na cidade de Pelotas, a comemoração contou com apresentação musical de Júnior Ceará com direito a bolo preparado pela Escola Senac e lembrancinhas confeccionadas pelo Grupo de Artesanato ‘As 5 Marias’. No município de Rio Grande, o coquetel recebeu apoio da Padaria e Confeitaria Pão é Massa, e em Camaquã, a parceria do Instituto MIX, com um dia de beleza para as usuárias, com direito a maquiagem, manicure e cabeleireira, e uma apresentação da Orquestra do CRAS Getúlio Vargas

Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l 7 18 anos
todas as Unidades Foto: Micael Massi Fotos: Assessoria Ascom

Dia de Combate ao Câncer destaca importância da prevenção

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 8 de abril com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas.

O Câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores, que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

Desta forma, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) integra os movimentos de prevenção ao Câncer, reiterando que o autocuidado deve ser realizado o ano inteiro.

Segundo o Instituto Nacio-

nal do Câncer (INCA), como medidas que contribuem para a prevenção primária da doença, estão a prática de atividades físicas, manter o peso adequado, adotar uma alimentação saudável, evitar e/ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Já a prevenção secundária se dá por

meio de rastreamento e exames para diagnóstico precoce, assim, detectado o tumor em estágio inicial, quando geralmente é assintomático, obtendo maiores chances de cura e tratamentos menos invasivos.

O INCA calcula que são esperados 704 mil casos novos de Câncer no Brasil para cada

ano do triênio 2023-2025, com atenção especial para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Destaque para o Câncer de pele, o tumor maligno mais incidente no pais (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

A consultora Nacional de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Larissa Veríssimo, destacou que o Câncer ainda é a segunda principal causa de morte nas Américas.

As 14 Unidades da Aapecan promovem ações informativas, rodas de conversas e palestras de prevenção ao Câncer em todas as épocas do ano. As atividades podem ser agendadas previamente com a Unidade mais próxima. Outras informações em contato pelos telefones abaixo.

Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l Contracapa
ATIVIDADES informativas são oferecidas o ano inteiro pela Aapecan

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.