Informe Acreditar - Ed 51_Caxias do Sul_Lagoa Vermelha_Passo Fundo_

Page 1


ACREDITAR

PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PESSOAS COM CÂNCER

Edição 51 l Ano 14 l Julho, Agosto e Setembro de 2024

Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Passo Fundo

Editorial Quem somos

Caro leitor, esta é uma edição especial dedicada a prestar nossa solidariedade ao povo gaúcho diante das tragédias climáticas que têm assolado o Rio Grande do Sul nos últimos meses.

Nós da equipe da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) estamos sensibilizados com a situação de milhares de famílias que precisam de força e esperança para recomeçar e poder retornar as suas residências, assim como as Unidades de Lajeado e Porto Alegre, também afetadas pelos alagamentos.

Na página 3, você confere mais informações sobre essa díficil situação que as Unidades enfrentaram no início do mês de maio.

Apesar de tudo, queremos trazer um novo olhar para o futuro e mostrar que podemos

Foto

da capa

Em uma edição especial, os acolhidos pela Aapecan Caxias do Sul, Valdemar Santos da Silva, Mara Regina dos Santos e Raquel Weber, representam os mais de 5.000 usuários atendidos pela Aapecan no Rio Grande do Sul. Os registros foram realizados em homenagem ao povo gaúcho, sob as lentes de Nessa Milesí da Deplay Produtora no Santuário de Nossa Sra. de Caravaggio em Farroupilha (RS).

lidar com todas as adversidades com união e empatia.

Por isso, convidamos os usuários Valdemar, Mara e Raquel para representar todo o amor que temos pela principal casa da Aapecan: o nosso Rio Grande do Sul.

Nas próximas páginas, você terá acesso as informações sobre as atividades, ações e novos projetos das Unidades da Associação mais próximas de você, assim como nossas próximas campanhas, Outubro Rosa e Novembro Azul. Por fim, convidamos você a continuar apoiando nossa causa e nos ajudar a seguir nosso propósito de apoiar, amparar e orientar as famílias que enfrentam o diagnóstico de câncer. Desejamos uma boa leitura!

Informe Acreditar

Informativo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - fundada em 5/03/2005

Presidente: Marli Francisca Larandi

Periodicidade: Trimestral

Distribuição: Gratuita

*Devido ao alagamento no Parque

Gráfico da Zero hora, essa edição será distribuída apenas em formato on-line.

Supervisoras do Informe: Fernanda

Aver Pupe e Renata Teixeira

Textos e fotos estaduais: Assessoria de Comunicação (Ascom) da Aapecan

Textos regionais: Bagé, Camaquã, Pelotas e Rio Grande: Michel Burkert e Nágila Rodrigues; Bento Gonçalves: Daniela Sgorla; Caxias do Sul e Lagoa

Vermelha: Fabiana Salvator; Ijuí e Santa Rosa: Paola Machado; Lajeado e Santa Cruz do Sul: Lusardo Ramos Júnior; Passo Fundo: Marcelo Albuquerque; Porto Alegre: Micael Massi; Santa Maria e Uruguaiana: Deivid Pazatto; Estadual: Renata Teixeira

Diagramação e edição: Renata Teixeira

Acesse: www.aapecan.com.br

Somos a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, presente há 19 anos no Rio Grande do Sul. Com 15 Unidades no Estado, nossa história iniciou em 2005, em Caxias do Sul, quando um grupo de voluntários, que realizava atividades para a comunidade - visitando hospitais, bairros e associações beneficentes - identificou as dificuldades que as pessoas com Câncer enfrentavam para ter suas necessidades básicas atendidas. Demandas assistenciais e, principalmente, emocional, faziam com que muitos pacientes optassem por desistir do tratamento oncológico. Com essa realidade, a ins-

tituição surge com a missão de amparar, orientar e integrar as pessoas com câncer e seus familiares, que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. A instituição se mantém com a ajuda de doações da comunidade, oferecendo assim diferentes benefícios de forma gratuita, conforme avaliação socioeconômica por meio do Serviço Social. A Associação possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) em portaria (n°127). O Cebas é concedido pela Secretaria Nacional de Assistência Social a entidades ou organizações da sociedade civil que prestam atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social de forma beneficente.

população

Estão abertas as agendas para Outubro Rosa e Novembro Azul

Outubro Rosa, um movimento global criado na década de 1990, simboliza a luta contra o Câncer de mama. Já o movimento Novembro Azul, promovido desde 2011, visa conscientizar sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), cumprindo seu papel de informar e prevenir, organiza ações para estimular a partici-

pação da população, empresas e entidades. Além de camisetas e materiais impressos e digitais, as Unidades oferecem rodas de conversa e palestras. Mais informações e agendamentos podem ser feitos presencialmente nas Unidades ou pelos telefones disponíveis na contracapa deste Informativo. Ainda, acesse o site aapecan.com.br para acompanhar as futuras atividades.

PALESTRAS, rodas de conversas e atividades levam informação para
Foto: Reprodução/Aapecan Bento Gonçalves

Oinício do mês de maio foi marcado pelo sofrimento do povo gaúcho após a tragédia climática, que impactou mais de 400 municípios, afetando mais de 2 milhões de pessoas, conforme dados da Defesa Civil. Sinônimo de acolhimento e esperança, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) enfrentou as consequências das chuvas nas Unidades de Lajeado e Porto Alegre. Ambos os espaços, destinados ao serviço de acolhimento provisório de pessoas com Câncer e seus familiares, foram alagados.

Alagamentos na Aapecan Em Lajeado, uma das cidades mais atingidas no Estado, a água cobriu a Casa de Apoio. Reinaugurada em abril do ano passado, a Unidade teve perda total em seus espaços. Ainda, parte dos usuários atendidos também tiveram suas casas invadidas pela água. Na capital, o alagamento ocorreu no térreo da casa, causando perdas em diversos ambientes, incluindo despensa de alimentos, brechó e salas de atendimento. Por mais de 20 dias, a Unidade permaneceu com água, gerando prejuízos também aos

Atendimentos

crescem no Estado

Segundo o Serviço Social da Aapecan, de abril de 2023 a abril deste ano, houve um crescimento de 15% no número de usuários com cadastros ativos, somando 5.892 atendidos no Rio Grande do Sul. Além disso, a demanda das famílias por Kits Alimen-

A Aapecan abraça o povo do Rio Grande do Sul

equipamentos eletrônicos.

O desafio de recomeçar

A Organização se mantém com doações da comunidade e enfrenta o desafio de muitos gaúchos em recuperar suas casas e retomar - de forma presencial - o acolhimentos às pessoas em tratamento.

A coordenadora do setor de captação de recursos de Lajeado, Viviane Oliveira, relata que parte dos contribuintes da instituição foram atingidos pela tragédia no Vale do Taquari. Alguns deles, pela segunda ou ter-

ceira vez, tornando ainda mais desafiador a mobilização de doações: "Entendemos a situação e explicamos a necessidade de apoio de um longo tratamento dos nossos usuários, pois muitos deles também foram atingidos pelas enchentes. A importância de cada doação faz a diferença."

Apesar das dificuldades, a dor e a angústia deram espaço para a solidariedade e a esperança de um novo recomeço. O coordenador da Unidade Porto Alegre, Claudio Ciusz, diz: “Foi um momento muito difícil não somente para nós, mas

para o povo gaúcho. Porém, com a ajuda de muitas pessoas do bem, o espaço foi limpo e aos poucos vamos reconstruir o que foi perdido”, salienta.

Prioridade é atender Nas outras 13 Unidades da Associação, não atingidas diretamente pelas enchentes, os atendimentos aos usuários continuaram em sua totalidade, incluindo os acolhimentos sociais e psicológicos. Mas também, voltaram sua atenção e cuidado às famílias atingidas pelos alagamentos. A assistente social Raiama Franco, de Bento Gonçalves, relembra: “Receber as ligações com a dor de perder tudo, exigiu de nós algumas iniciativas. Não medimos esforços para auxiliar a todos, fizemos campanha na entidade de arrecadação de doações” Além disso, outras adaptações nos atendimentos foram realizadas, a fim de buscar os usuários, por meio de contatos pelo telefone, e prestar o apoio contínuo para aqueles que seguiam o seu tratamento oncológico. Em Porto Alegre, os grupos de apoio passaram a ser promovidos em formato on-line, a fim de ouvir e integrar os usuários e familiares.

tares aumentou em 58% junto com o número de refeições oferecidas nas Casas de Apoio. Até o fechamento desta edição, foram fornecidas 9.152 refeições para os usuários e seus acompanhantes, representando um aumento de 28% em comparação ao ano anterior.

Para ajudar a Associação a manter o atendimento às pessoas com câncer, seja um contribuinte mensal. As doações podem ser realizadas em diferentes modalidades de forma acessível e segura. Consulte os telefones disponíveis na contracapa deste material.

APOIO ao Estado: Valdemar, Mara e Raquel representem usuários de todas as Unidades
Foto: Reprodução/Deplay Produtora
Foto: Reprodução/Deplay Produtora/Nessa Milesí

Caxias do Sul

Oficinas geram socialização e novas oportunidades de trabalho

Todas as semanas, os usuários da Aapecan têm encontro marcado na oficina de filtro dos sonhos. A iniciativa conta com a participação dos usuários, na faixa de 18 a 59 anos, oferecendo muitos benefícios e incentivando as atividades de grupo e a socialização. A participação na atividade abre espaço para a criatividade, a expressão artística, melhora do foco e concentração, diminuindo o estresse e ajudando no desenvolvimento das habilidades manuais. Com os novos aprendizados, os participantes também possuem um incentivo a geração de renda, visto que podem produzir os itens para comercialização.

A oficina 'Laços da Esperança' integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A supervisora do Serviço Social e assistente social, Cassiana Weber reforça o impacto positivo das atividades se tornando fundamental dentro do desenvolvimento do trabalho da Aapecan: "Essa é uma iniciativa que promove o desenvolvimento integral e a inclusão social. O serviço também fortalece os laços afetivos e sociais. Além disso, facilita o acesso dos participantes à serviços e políticas públicas, auxiliando os usuários no fortalecimento da autoestima, do empoderamento e da autonomia de cada um.” Todos os benefícios evidenciam ainda mais a importância

do serviço como uma estratégica essencial para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos usuários e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

Do aprendizado a geração de renda

Há um ano, Simone Cristina Roncato, de 46 anos, natural de Caxias do Sul, é presença confirmada na oficina de filtros dos sonhos. A motivação para participar veio da necessidade de espairecer e não pensar tanto na doença: “Com o passar do tempo, a oficina me auxiliou na mobilidade de mãos, devido as reações da quimioterapia”, relata. Atualmente, Simone conta que participa dos encontros com um novo olhar. A rotina das atividades estimularam que ela começasse a focar em desenvolver um projeto pessoal, a fim de produzir e comercializar os produtos: “Estou muito envolvida na oficina. Coloco toda a minha energia, emoção e imaginação no desenvolvimento dos itens”. As peças produzidas pelos participantes podem ser encontrados e adquiridos na sede da Aapecan em Caxias do Sul. Mais informações pelo telefone (54) 3026-9546.

PARTICIPANTES do grupo 'Laços da Esperança' confeccionam filtros dos sonhos
ENCONTRO do grupo já na sede própria da Aapecan em Caxias do Sul Foto: Reprodução/Aapecan Caxias do Sul/Fabiana Salvator

Caxias do Sul

Famílias atingidas por chuvas recebem apoio da Aapecan

Diante da situação que o Rio Grande do Sul enfrentou nos últimos meses, a Aapecan mantém o seu propósito de atender as pessoas com Câncer, especialmente no auxílio às famílias afetadas pelas enchentes, oferecendo doações de roupas, cobertores, alimentos, kits de higiene pessoal e limpeza, além do apoio social e psicológico. As cidades de Igrejinha, Três Coroas e Caxias do Sul foram muito afetadas com os alagamentos e desmoronamentos. Sendo assim, a equipe técnica esteve focada em prestar apoio a mais de 60 famílias, abrindo também a Casa de Apoio para àqueles que estavam em tratamento oncológico e com dificuldades de retornar para as suas casas por conta dos bloqueios nas rodovias.

Histórias de superação

Acolhido pela Aapecan, Antônio Amorin Filho, 55 anos, estava internado no Hospital das Clínicas em Porto Alegre, devido a um transplante de medula, quando ocorreram as tragédias climáticas. Por conta dos bloqueios nas estradas, ele permaneceu no hospital por dez dias até poder retornar para casa. Entretanto, a residência lo-

Atendimentos

da

Aapecan

em novo endereço

No mês de junho, iniciaram oficialmente os atendimentos aos usuários na sede própria da Aapecan Caxias do Sul, que está localizada na Rua Raul Pilla, 136, bairro Presidente Vargas. Na nova casa, que está mais próxima ao Hospital Geral, as pessoas da região que estão re-

alizando tratamento ou consultas, terão acesso a 28 acomodações, salas de convivência e oficinas, refeitório amplo, e acompanhamento psicossocial.

O atendimento no novo espaço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

calizada no bairro Galópolis em Caxias do Sul, já havia sido atingida pelos alagamentos. A família de Amorin perdeu tudo e precisou de forças para recomeçar.

Com a ajuda da Aapecan e de muitas pessoas, a família optou por mudar de endereço: “Graças a Deus o meu transplante foi um sucesso, porém quando soube que havíamos perdido tudo, fiquei sem chão, doeu muito. Mas,

com muita ajuda estamos recomeçando de novo”, relembra. Em Três Coroas, a moradora Janete Marques, de 39 anos, também vivenciou um episódio semelhante. Sua casa desabou sobre sua família, deixando-os desabrigados e em estado de choque. Felizmente, todos os membros da família escaparam sem ferimentos graves. Atualmente, Janete está recebendo auxílio da Associação e de diversos voluntários. Ela compartilha sua experiência ao relembrar o momento: “Foi muito difícil, acordamos com a casa em cima de nós, eu e meu esposo saímos e minha filha ficou nos entulhos até o socorro chegar. Mas, saímos de lá todos bem e estamos recomeçando de novo, unidos com o apoio da nossa família e da Aapecan, que nos apoia sempre", desabafa.

Projetos aprovados trazem melhorias na Unidade

Entre as formas de oferecer melhorias aos serviços da Aapecan está a inscrição de projetos sociais. Neste ano, a Aapecan Caxias do Sul celebra a aprovação de três importantes projetos por meio de editais. O primeiro, vinculado ao Pró-Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, viabiliza a instalação de placas solares no novo prédio da entidade. Esta iniciativa visa não apenas a redução dos custos de energia, mas também a diminuição do impacto ambiental. Outro projeto aprovado é o 'Refrescando e Aquecendo Corações', que faz parte do Programa Homens na Cozinha, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e pos-

sibilitará a ampliação do sistema de ar-condicionado na Casa de Apoio, proporcionando um ambiente mais confortável para todos os acolhidos. O projeto “Arte Da Decoupage - Reciclando Ideias”, foi aprovado pelo Fundo Social, da Sicredi Pioneira. E tem como o objetivo a geração de renda, além de promover a inclusão e socialização, atuando no processo terapêutico, envolvendo trocas de experiências e ensinamentos.

Agradecimento especial

A Aapecan expressa a sua gratidão à empresa Magnani, que abraçou o projeto Pró-Social, ao CDL Caxias do Sul e ao Fundo Social da Sicredi Pioneira pelo apoio.

ENTREGA de doações e visitas domiciliares marcaram os últimos meses
NOVO prédio tem acesso pela BR 116 ou pela Universidade de Caxias do Sul
Foto: Reprodução/Aapecan Caxias do Sul/Fabiana Salvator
Foto: Reprodução/Deplay Produtora

Uma alimentação mais saudável na Casa de Apoio

Ministrada de forma quinzenal, a oficina de culinária é promovida pela chefe de cozinha, Mônica Schimidt. Durante os encontros, os participantes experimentam a produção de diversas receitas que também são utilizadas na alimentação diária dos acolhidos na Casa de Apoio: “É um prazer e satisfação realizar o voluntariado, que além de ensinar uma profissão ou terapia ocupacional, ainda colabora com os usuários oferecendo uma refeição mais saudável”, celebra a voluntária.

Diferentes receitas

No último trimestre, os alunos aprenderam receitas de produção de bolachas. Ainda, foram realizados molhos naturais, sem nenhum tipo de condimento ou agrotóxico para usar em preparos na cozinha, além de

Artigo

pratos congelados como lasanhas, panquecas, entre outros. O grupo preparou alguns dos lanches de reuniões informativas e grupos, além de comidas típicas para eventos de integração, como a festa caipira realizada no mês de junho.

Hellen Ferreira Moreira Especialista em Cosmetologia e Estética Avançada e sócia-proprietária da Oásis Clínica de Saúde e Estética

"A massoterapia é uma das formas mais antigas de controle da dor, tendo seu início na China em 1800 a.C. A massagem é considera-

Usuário se engaja na divulgação da Aapecan

Acolhido pela Aapecan Passo Fundo, José Grando, 74 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022. Desde então, por indicação do Serviço Social do Hospital São Vicente de Paulo, conheceu a Aapecan e realizou seu cadastro.

Com a convivência e integração, José despertou interesse em compartilhar sua história de luta contra o câncer para conscientizar outras pessoas. No ano passado, José participou da campanha Novembro Azul, com suas fotos expostas em diversas exposições fotográficas.

Preocupado em ajudar, Grando disponibilizou-se a oferecer seu depoimento nas palestras de conscientização apresentadas pela equipe téc-

A massagem como terapia complementar

da uma das principais formas de realizar a estimulação cutânea, e pode ser definida como a manipulação dos tecidos moles do corpo, executada com as mãos, com a finalidade de produzir efeitos positivos sobre os sistemas vascular, muscular e nervoso. Estudos mostram que a massoterapia para pacientes oncológicos pode ser inserida de forma eficaz como terapia complementar, evidenciando benefícios físicos, emocionais, sociais, psicológicos e na melhora da qualidade de vida, pois o toque da massagem é capaz de proporcionar relaxamento, oxigenação, nutrição das células, aliviar a tensão e a dor muscular, melhorar a cir-

culação sanguínea e o sistema imunológico, pois aumenta os níveis de dopamina e serotonina (hormônios da felicidade).

Por isso, a massoterapia pode ser utilizada com o propósito de reduzir os níveis de estresse, ansiedade, depressão e, ainda, diminuir os efeitos colaterais provocados pela medicação, como náuseas e vômitos, já que estes sintomas são característicos em pacientes neoplásicos, aumentando, assim, a qualidade de vida de quem enfrenta a doença. É importante que a massagem seja realizada por um profissional especializado (com liberação médica), para que assim possa entender as necessidades e saber como maximizar os benefícios e minimizar os riscos."

nica da Associação. Além disso, participa da maioria das atividades, como grupos de apoio psicológico, oficinas de yoga e pilates, divulgando o trabalho por meio do 'Informativo Acreditar'.

Segundo ele, é importante que todos saibam do trabalho, pois muitas pessoas vêm de lugares distantes, muitas vezes sem recursos, e enfrentam dificuldades para realizar o tratamento.

Brechó Solidário da Aapecan

A Aapecan Passo Fundo mantém o Brechó Solidário aberto de segunda à sexta- feira, das 13h30min às 16h30min, na Rua Padre Valentim, 564, bairro Lucas Araújo. No local, estão disponíveis roupas masculinas, femininas, a partir de R$ 2,00. Todo o valor arrecadado é revertido em benefício do trabalho da Associação.

PARTICIPANTES em produção nas aulas
Fotos: Reprodução/Aapecan Passo Fundo/Marcelo Albuquerque

Grupo 'Amor à vida' aborda assuntos do dia a dia

Os grupos de apoio da Aapecan são realizados nas 15 Unidades da instituição. Em Lagoa Vermelha, o grupo “Amor à Vida” é conduzido pela psicóloga Caroline Bonotto, e tem os encontros marcados todas às quartas-feiras. Através do grupo é possível trabalhar a criação de uma rede de suporte social, fortalecendo as estratégias de enfrentamento diante de situações difíceis que podem surgir frente à doença oncológica. Além de criar momentos de trocas de experiências entre os participantes, engajando os vínculos sociais efetuando intervenções socioeducativas. Para a psicóloga Caroline, as

atividades também possibilitam que o período de enfrentamento da doença seja de ressignificação para o usuário e seu familiar: “Assim com o apoio mútuo encontrado no grupo terapêutico, eles podem vivenciar de forma mais humanizada o tempo do tratamento com foco nas pessoas, nas suas emoções, em suas fragilidades e expectativas, promovendo a capacidade de acreditar na vida.”

A usuária Meri Teresinha da Luz, 57 anos, da cidade de Lagoa Vermelha, participa semanalmente e relata como se sente ao participar do grupo: “É muito gratificante fazer parte do grupo por vários mo-

Novos móveis e equipamentos para a Aapecan Lagoa

Três projetos em prol da Unidade Lagoa Vermelha foram aprovados. Dois deles pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de viabilizar melhorias nos espaços da instituição.

O projeto ‘Conviver Bem’ possibilitou a aquisição de um notebook, um computador, 3 mesas e 40 cadeiras, que contribuirão para uma infraestrutura equipada, em prol de um ambiente mais agradável e adequado para promoção de bem-estar aos usuários e acompanhantes.

O segundo projeto intitulado ‘Doação Solidária’ foi aprovado para aquisição de alimentos para compor os kits alimentares, que foram distribuídos para as famílias atendidas, conforme avaliação socioeconômica do Serviço Social. Além disso, o recurso foi revertido para a compra de equipamentos a serem utilizados nas oficinas e grupos.

Outra iniciativa, foi o 'Pila-

tes na Aapecan', contemplado pelo Sicredi Ibiraiaras RS/MG, que visa proporcionar a prática de atividade física às pessoas com Câncer e seus familiares.

A atividade busca amenizar os processos degenerativos associados à doença, reduzindo os riscos de reincidência e proporcionando uma mudança comportamental ligadas ao estilo de vida mais saudável e incentivo ao bem-estar, além de melhorar os fatores psicossociais.

tivos, pela parte psicológica, pelas amizades que conquistamos e pelas trocas de experiências com as outras pessoas, como sempre digo, aqui é a minha segunda família.” Para saber mais informações sobre os horários e como participar dos encontros do grupo na cidade, entre em contato com a Unidade no telefone (54) 3358-3456.

Palavra

da usuária

Fátima Maria Manfron, 58 anos, natural de Caseiros (RS), recebeu o auxílio da Aapecan durante a realização do tratamento para o Câncer de mama. Participante do projeto 'Decididas', realizado dentro do movimento 'Outubro Rosa' no ano passado, Fátima também integra as atividades semanais promovidas pela entidade, como a participação nos grupos de apoio e também dos atendimentos psicológicos semanais.

"Indicaram a Aapecan para o meu filho e ele me trouxe para fazer o cadastro. Já no dia do cadastro fomos muito bem atendidas e o acolhimento foi maravilhoso!

Toda a equipe que me recebeu é muito compreensiva e muito amorosa. Fazer parte

da Aapecan é muito bom, eu me sinto muito bem quando venho para as atividades e atendimentos. Aqui tive todo o apoio emocional que eu precisava para passar por esse momento tão difícil que é o tratamento, a Aapecan representa a minha segunda família.”

MOMENTOS de integração e troca entre os participantes
ITENS trazem melhorias para atividades
Foto: Reprodução/Aapecan Lagoa Vermelha
Foto: Reprodução/Aapecan Lagoa Vermelha

Aapecan mantém atendimentos e fortalece vínculos

Apesar dos acontecimentos referentes as tragédias que afetaram o Rio Grande do Sul em maio, os atendimentos e acolhimentos oferecidos pelas 15 Unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) seguiram constantemente. Todos os dias, novas pessoas são recebidas para realizarem seus cadastrados, e assim, recebem o apoio, orientação e amparo da instituição (confira dados de atendimentos na página 3 deste material). A assistente social, Carla Morais, reitera que o aumento da procura das pessoas pela Associação é frequente e diário, e se reflete ainda como consequência da pandemia do Covid-19, onde muitas pessoas tiverem seus diagnósticos e tratamentos adiados devido a necessidade do isolamento social. Por este motivo, os centros oncológicos se dedicam para que

todas as pessoas sejam atendidas, refletindo nos atendimentos da Aapecan, que já totalizam 5.892 cadastros ativos. Entre essas iniciativas estão as oficinas e os grupos de apoio. De acordo com o Serviço Social, até o segundo bimestre deste ano, mais de 1.200 pessoas participaram das atividades oferecidas pela Associação, incluin-

do usuários e seus familiares.

Contribuintes e parceiros

Sendo uma instituição que depende do apoio da comunidade para manter suas atividades e atendimentos nas Casas de Apoio, as equipes se esforçaram para garantir que nenhum usuário ficasse sem assistência. Por isso, intensificaram a busca por recursos e a colaboração dos contribuintes.

Adriana Vieira de Pinho, coordenadora de Captação de Recursos da Unidade Passo Fundo, afirma que, apesar das dificuldades, as pessoas se mostraram mais sensíveis e atenderam aos pedidos de doação, se sensibilizando não apenas com as causas da Associação, mas também para ajudar na recuperação das Unidades da Aapecan em Lajeado e Porto Alegre, que foram afetadas pelas chuvas. Mesmo com a redução de doações, as contribuições se mantiveram e novos parceiros foram conquistados, permitindo que a Associação cumprisse seus objetivos de auxiliar a todos os que buscam apoio nas Unidades. Para saber como contribuir com o trabalho da Aapecan, consulte os telefones, endereços e CNPJ (chave PIX) de cada Unidade abaixo.

MAIS de 5.000 pessoas são atendidas pela Aapecan no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Aapecan Porto Alegre/Micael Massi

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.