A História da Estatística








“É notável uma ciência que começou com jogos de azar tenha se tornado o mais importante objeto do conhecimento humano.”PierreSimonLaplace
“É notável uma ciência que começou com jogos de azar tenha se tornado o mais importante objeto do conhecimento humano.”PierreSimonLaplace
Introdução
Origem da Estatística
História da Estatística- Antes de Cristo
História da Estatística - Na Era de Cristo
História da Estatística - Em Portugal
O primeiro dado a ser revelado sobre um levantamento estat
Primeiras Estatísticas de Massa (2900 a.C. a 1200 a.C)
O recenseamento em Roma (750 a.C.)
Primeiros Registos depois da fundação de Portugal
A Estatística Moderna
A Teoria das Possibilidades
Nascimento da Regra de Bayes
Aplicações Sociais da Estatística
Teoria Analitica das Probabilidades
Primeiro Organismo de Estatística em Portugal
Nascimento da Estatística Moderna
Primeiro Recenseamento Geral da População Portuguesa
Criação do Instituto de Estatística
Nomes Importantes na História da Estatística
O Ensino da Estatística em Portugal
Aplicações da Estatística nos dias de Hoje
O Futuro da Aplicação da Estatística
Estatística
Tipos de Estatística
Áreas de Aplicação da Estatística
População
Amostra
Variáveis
Tipos de variáveis ou atributos
Sondagem
Classificação das distribuições
Conclusão
Webgrafia
Bibliografia
Neste livro digital irei apresentar alguns conteúdos sobre a estatística a sua história tanto a nível mundial como em Portugal.
Este livro tem como objetivo obter conhecimentos em geral sobre a estatística.
A origem da estatística devido ás Estatística necessidades do Estado, fornecendo dados demográficos e económicos, no sentido a de determinar as leis sobre os impostos e o número de homensdisponíveisparacombater.
Aabrangência da estatística aumentou no começo do século XIX, evoluindo para uma situação atual em que é aplicada em diversasáreas.
Podemos dizer então que a estatística surgiu com o interesse dos governos em obter as informações quantitativas e qualitativas – riquezas, tributos, populações,etc.. – dasuanação.
As primeiras estatísticas disponíveis vieram de registros encontrados no Egito antigo por volta dos anos de 5000 a.C. a 3000 a.C.; já ordenavam registros estatísticos das suas colheitas, como também cálculos da falta de mão-de-obra relacionada à construção das suas pirâmides.
No ano de 2238 a.C. o Imperador da China Yao, ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrícolas e comerciais. Em 600 a.C. no Egito todos os indivíduos tinham que declarar todos os anos ao governo de sua província a sua profissão e suas fontes de rendimento, caso não a fizessem seria declaradaapenademorte.
Durante a Idade Média, a evolução da ciência estatística estagnou. De alguma forma, ou assim os escritos parecem nos dizer, a história das estatísticas faz uma pausa. Isso pode ser devido às dificuldades que as civilizações enfrentaram em diferentes partes do mundo, guerras, cultivo insuficiente, mudanças climáticas e importantes transformações culturais. A evolução parou em muitos níveis do desenvolvimento humano e não seria até aRenascença(séculos15e16)quandoas estatísticasvoltariamàvida.
Com o início da Idade Moderna, já no século XV, a Igreja, depois de perceber a importância do registro de óbitos, batismosou nascimentos,dedicarecursos paraarealizaçãodessesregistros.
Especificamente, seria John Graunt (1620-1674) que, junto com seu assistente William Petty (1623-1687), prepararia o primeiro censo estatístico moderno e a primeira tabela de probabilidades por idade. Ou seja, calculou a probabilidade de morrer com basenaidadedoshabitantes.
A partir do século XIII, tal como em outros países da Europa, começou-se a sentir a necessidade de conhecer melhor as características da população, a disponibilização humana para o recrutamento militar e os recursos económicos. O 1.º recenseamento feito depois da fundação de Portugal, é conhecido como "Rol de Besteiros do Conto" e foi ordenado pelo rei D. Afonso III(1260-1279).
A era estatística moderna no nosso país deu-se em 1864. Este foi o 1.º censo que seguiu as orientações que tinham sido recomendadas no Congresso InternacionaldeEstatísticadeBruxelas.
A partir daí os recenseamentos deveriam ser de 10 em 10 anos, mas houve varias exceções.
Foinoanode3050(a.C.)emqueseefetuou um disponível sobre levantamento estudo sobre as riquezas da população do Egito, com o estatístico intuito de averiguar quais os recursos humanos e económicos disponíveisparaaconstruçãodaspirâmides.
Aestatística de massa teve início com os grandes impérios que existiram na antiguidade, pois estes, queriam administrar os seus bens, armas e os seus homensdamelhorformapossível.
Contudo os recenseamentos ou “censos” já eram praticados pela civilização egípcia.
No período de 2700 a 2500 a.C., já se fazia censos duas vezes por ano, cujo interesse era aferir os bens da população paradepoispoderempagarimpostos.
No século VI a.C., todas as pessoas tinham obrigação de declarar a sua providencia ao governo todos os anos, e caso não o fizessem eram “castigados”, podendo até virem a receber o castigo da penademorte.
No fim do século VI antes de Cristo, os censos eram feitos a cada 5 anos, até ao ano 68 a.C. , vindo-se a seguir depois umainterrupçãodecercade20anos.
Depoisdessainterrupçãooscensosforam novamente executados, a cada 10 anos, peloimperadordaaltura,CésarAugusto.
Os cidadãos eram obrigados a declarar tudo, até mesmo o número de escravos que possuíam, e caso não o fizessem arriscavam-se a ficar sem o direito de cidadão.
Os censos permitiam cobrar impostos tendo em conta o rendimento e também determinar as funções a nível político e militar.
Em Portugal, as primeiras contagens populacionais são do tempo de D.Afonso III(1260–1279)eD.JoãoI(1421–1422), sendo apenas para apurar os homens aptosparaaguerra(RoldeBesteiros).
A primeira contagem populacional de âmbito geralfoi feita apenas em1527, no reinadodoreiD.JoãoIII.
Outras recolhas se foram seguindo, de âmbito geral e restrito, como a “Contagem de Homens Válido”, a “Resenha de Gente de Guerra” de 1636–1639 (sob o reinado de Filipe III), o “Censo do Marquês de Abrantes” de 1732–1736 (sob o reinado de D. João V)
ou o “Censo de Pina Manique” de 1776–1798(soboreinadodeD.MariaI)
Foi partir do século XVIII que a Estatística começou a ser a ciência que conhecemoshoje.
Nessa tempo fundaram-se duas escolas, uma na Alemanha e a outra em Inglaterra. A Escola Descritiva Alemã, não quis relacionar-se com as ideias e práticasquefundamentaramaEstatística Moderna. O representante mais conhecidodaEscolaAlemãfoiGottfried Achenwall.
Este senhor era considerado por muitos oPaidaEstatística.
Nome: Gottfried Achenwall
Nascimento: 20 de outubro de 1719
Morte: 1 de maio de 1772
Profissões: estatístico, matemático, historiador, professor universitário
(1662) Aescola Inglesa, ao contrário da Alemã, apostava muito no estudo numérico dos fenómenosepolíticos.
Da escola Inglesa surgiu um estatística muito importante e relevante para a estatística moderna, cujo seu nome era, JohnGraunt.
O trabalho feito por este homem, constituiu a base de toda a estatística modernista.
Entre muitas outras coisas, John estudou o número de mortes devido às variadas doenças, e calculou depois o número de nascimentos de homens e mulheres, e por isso foi o pioneiro desta forma de estudo, pois foi o primeiro a fazer observações e análises entre sexos diferentes.
Nome: John Graunt
Nascimento: 25 de abril de 1620
Morte: 18 de abril de 1674 (53 anos)
Profissões: matemático, estatístico e demógrafo
A abordagem matemática do acaso, do azaredoriscosócomeçouaserrealizada hácercade500anos.Adisciplinaquefoi denominada, a Teoria das Probabilidades, nasceu das sucessivas tentativas de quantificação dos riscos dos seguros e de avaliar as possibilidades e probabilidades deumapessoaganharemjogosdeazar. Pode-se dizer que Pascal e Fermat foram os fundadores do Cálculo das Probabilidades visto que foram pioneiros nestaáreadeestudoestatístico.
Nome: Pierre de Fermat
Nascimento: 17 de agosto de 1601
Morte: 12 de janeiro de 1665
Profissões: matemático, juiz e advogado.
Nome: Blaise Pascal
Nascimento: 19 de junho de 1623
Morte: 19 de agosto de 1662
Profissões: matemático, estatístico, filósofo, etc…
Bayes foi inovador, visto ser o primeiro a lançar o problema fundamental da estatística.
O problema fundamental da estatística questionava se era possível saber alguma coisa relativamente a um universo, tendo comobaseapenasasobservações.
Em 1762 Bayes finalmente conseguiu por as suas dúvidas em prática e assim criou um método, que ficou para sempre denominadode,ARegradeBayes.
Esta regra consiste na partição do espaço amostral em muitos subconjuntos cujas probabilidadessãoconhecidas.
Nome: Thomas Bayes
Nascimento: 1702
Morte: 7 de abril de 1761.
Profissões: matemático, estatístico e filósofo
(1810) Denis Poisson em 1810 descobriu a forma limitada da distribuição binomial, que depois viria a receber o seu nome.
Marquês de Condorcet foi o pioneiro da aplicação das “artes mágicas doAcaso” aos problemas sociais.
Estes dois estatísticos foram os primeiros a preocuparem-se com as aplicações sociais da estatística.
Nome: Siméon Denis Poisson
Nascimento: 21 junho 1781
Morte: 25 de abril de 1840
Profissões: filosofo, matemático, politico, professor universitário, estático.
Nome: Marquês de Condorcet
Nascimento: 17 de setembro de 1743
Morte: 28 de março de 1794
Profissões: filosofo, matemático, economista, politico, etc…
(1812) Pierre Simon Laplace, outra figura histórica, publicou em 1812 o tratado daTeoriaAnalíticadasProbabilidades.
E neste tratado Laplace definiu a palavra probabilidade, como o número de vezes que um acontecimento pode acontecer, depois dividindo isso pelo número total dos casos que podem ocorrer.
Em 1841 é criado um organismo para, de um modo sistemático, produzir as estatísticas necessárias ao país, surgindo no Ministério das Obras Públicas e Secções de Estatística e Topográfica.
A partir da segunda metade do século XIX, deu-se uma viragem enorme na Estatística.
Até metade do seculo XIX aqui, a Estatística era praticamente só um conjunto de dados, a sua disposição em tabelas, cálculos de médias e variadas estatísticassimples.
É nesta altura que
nomes importantes para a estatística modernista, que são Galton, Karl Pearson, e Von Bortkiewicz.
Estanovafasedaestatísticafoicriadanos laboratóriosdepesquisabiométrica.
emergem
Os primeiros censos em Portugal foram realizados a 31 de dezembro de 1863 e a 1 dejaneirode1864.Antesdestas datas,jáse tinham realizado alguns censos, mas não totalmente exaustivos e totalmente credíveis. Nestes censos foi feito o método da recolha direta. A partir desta data, os censosiamserealizandoacada10anos.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) é uma instituição portuguesa criada em 1935comoobjetivodecoletar,produzire disseminar estatísticas oficiais e confiáveis para ajudar na tomada de decisões econômicas e políticas. O INE é o principal provedor de informações estatísticas em Portugal e tem atuado continuamente ao longo dos anos para melhorar sua metodologia e coleta de dados. Atualmente, o INE é responsável por uma ampla gama de estatísticas, incluindo dados demográficos, econômicos e sociais, além de ser reconhecido como um dos principais centros de excelência em estatística na Europa.
• KarlPearson
• WilliamSealeyGosset
• RonaldAylmerFisher
• ThomasBayes
• Gauss
Karl Pearson
Karl Pearson (1857-1936) foi um matemático e estatístico britânico, considerado um dos fundadores da estatística moderna. Ele nasceu na Inglaterra e estudou matemática e filosofia antes de se dedicar à estatística. Pearson desenvolveu uma série de técnicas estatísticas, incluindo o coeficiente de correlação, que é usado para medir a relação linear entre duas variáveis, e o método de mínimos quadrados, que é usado para ajustar uma curva a um conjunto de dados. Além disso, Pearson fundou a revista "Biometrika", que tornouse uma das publicações mais importantes na área de estatística e biometria. Pearson é amplamente reconhecido por sua contribuição para a teoria da probabilidade eparaoavançodaestatísticaaplicada.
William Sealy Gosset foi um estatístico e químico inglês, nascido em 1876. Ele é mais conhecido por seu trabalho como engenheiro químico na Guiness Brewery, onde ele desenvolveu uma abordagem estatística para análise de dados experimentais. Ele foi o primeiro a usar uma técnica estatística conhecida como "teste t", que é usada para estimar a média de uma amostra pequena quando a distribuição populacional é desconhecida. Essa técnica é amplamente utilizada até hoje emvários campos, incluindo pesquisas científicas, estatísticas médicas e análise de negócios. Gosset publicou suas descobertas como um pseudônimo, "Student", para não violar as políticas da Guiness Brewery de não publicar trabalhos acadêmicos. Hoje, a técnica é conhecida como teste t de Student emsuahomenagem.
Ronald A. Fisher (1890-1962) foi um biólogo, matemático e estatístico britânico considerado um dos mais importantes estatísticos do século XX. Ele nasceu na Inglaterra e estudou matemática e biologia antes de se dedicar à estatística. Fisher desenvolveu uma série de técnicas estatísticas, incluindo o teste F, que é usado para verificar a igualdade de variâncias entre amostras, e o método de análise de variância (ANOVA), que é usado para comparar as médias de mais de duas amostras. Além disso, Fisher foi um dos primeiros a desenvolver a teoria da seleção natural, que é a base da teoria evolutiva de Charles Darwin. Fisher é amplamente reconhecido por sua contribuição para a teoria da probabilidade e para o avanço da estatística aplicada, e é considerado um dos paisdaestatísticamoderna.
Thomas Bayes (1702-1761) foi umfilósofo, matemático e estatístico britânico, considerado umdos fundadores da teoria da probabilidade e da inferência estatística. Ele nasceu na Inglaterra e estudou filosofia antes de se dedicar à matemática e teologia. Bayes é mais conhecido por sua formulação da Lei de Bayes, que descreve como a probabilidade de um evento é influenciada pelo conhecimento anterior sobre esse evento. A lei de Bayes é amplamente utilizada em estatística, especialmente em modelos de classificação e inferência Bayesiana. Além disso, Bayes é conhecido por suas teorias sobre a razão e a fé, que têm sido amplamente discutidas na filosofia e na teologia. Bayes é amplamente reconhecido por sua contribuição para a teoria da probabilidade e para a inferência estatística, e é considerado um dos fundadores da teoria da probabilidade moderna.
Carl Friedrich Gauss (1777-1855) foi um matemático, físico e astrônomo alemão, amplamente considerado como um dos maiores gênios da história da matemática. Ele nasceu na Alemanha e mostrou habilidades matemáticas precocemente na vida. Gauss desenvolveu uma série de teoremas e métodos matemáticos importantes,incluindoocálculodamédia,o métododemínimosquadradoseateoriados números. Além disso, Gauss foi um dos primeiros aaplicar matemática pararesolver problemas em astronomia, ajudando a definir o sistema de coordenadas para as estrelas e a medir o tamanho do universo.
Gauss também desenvolveu a teoria da distribuição normal, que é amplamente utilizada em estatística para modelar a distribuição de dados. Gauss é amplamente reconhecido por sua contribuição para a matemática, física e astronomia, e é considerado um dos maiores matemáticos detodosostempos.
Tanto em Portugal, como em muitos outros países, a Estatística pertence à matemática aplicada. O estatística, como ciência tem vindo a crescer imenso com o progresso social e hoje a estatística está presente em basicamentetudo.
A adição do estudo da estatística no ensino secundário em Portugal, surgiu como uma necessidade de dar à população um sistema coerente de ideias estatísticas e de capacidades para usar essas ideias, numa sociedade muito baseada em informação numérica.
A estatística, hoje em dia é absolutamente essencial para o bom funcionamento do mundo, e é usada em muitas coisas, tais como:
• Meteorologia
• Algoritmosdasredessociais
• Contagem de votos para eleições no governo
• Previsãodecatástrofes
A expansão no processo de obtenção e armazenamento de informações estatísticas, tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas deanáliseestatísticadedados.
Encontrou-se uma nova área, chamada Engenharia de Dados. Para esta nova área, a informático deu um enorme contributo.
Com esta nova área, espera-nos um futuro muitorisonhoparaaEstatística.
A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentaçãoeAnálisededados.
Apalavra estatísticatemorigemnapalavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse paraoestadosobrepopulaçãoeEconomia.
• QuevisadescreverorealEstatística deformaapermitirentendê-lo melhor.
• Apartirdeumaamostrada população,permiteestenderos resultadosàpopulaçãointeira.
Aestatísticaéamplamenteaplicadaem áreascomo:acontabilidade,aeconomia,o controlodequalidade,aengenharia,a física,asciênciasnaturaisesociaise administraçãopúblicaeprivada
Apopulação ou universo é o conjunto de unidades individuais (humanas ou não) com qualquer característica em comum que vai ser objeto de estudo (tratamento estatístico).
A amostra é o conjunto de dados ou observações, recolhidos a partir de um subconjunto da população, que se estuda com o objeto de tirar conclusões para a populaçãodeondefoirecolhida.
Variáveis quantitativas são aquelas que são quantificáveis ou numeráveis e a que épossívelatribuirumamedida.
Variáveis qualitativas são aquelas que não são numeráveis, estão relacionadas com uma qualidade ou característica que não podesermedidaouquantificável
Quantitativas
Discretas Continuas
Variáveis
Qualitativas
Normais Ordinais
Sondagem é o estudo de uma parte de uma população com o objetivo de estudar atitudes, hábitos e preferências da população relativamente a acontecimentos, circunstâncias e assuntos deinteressecomum.
A consideração das 3 medidas de localização (média, mediana e moda) permite definir relações entre elas, as quais, caracterizam as distribuições dos dados relativamente à simetria e assimetria.
Exemplos:Distribuiçãosimétrica, Distribuiçãoassimétricaparaadireita, Distribuiçãoassimétricaparaaesquerda
A Estatística está presente na vida do homem desde a antiguidade no entanto tem se mostrada cada vez mais próxima nos últimos tempos. Os conteúdos de estatística a cada dia estão mais presentes nas necessidades de conhecimentodecadaindivíduo.
Antes de realizar este trabalho, não fazia ideia que a estatística era tao importante para a sociedade, mas depois de fazer este trabalho apercebi-me de que tudo está relacionado com estatística, e sinto-me abençoada pelos conhecimentos que pude ganharaofazerotrabalho.
Ao realizar este trabalho consegui perceber que a estatística se tornou uma incrível ferramenta indispensável hoje, aprendi sobre as pessoas que tornaram a estatística tão especial como é hoje emdia e também aprendi que praticamente nada seconseguefazersemestatística.
https://notasdeaula.files.wordpress.com/ 2009/08/estatistica-e-sua-historia.pdf
https://notasdeaula.files.wordpress.com/ 2009/08/estatistica-e-sua-historia.pdf
https://notasdeaula.files.wordpress.com/ 2009/08/estatistica-e-sua-historia.pdf
https://notasdeaula.files.wordpress.com/ 2009/08/estatistica-e-sua-historia.pdf
https://pt.wikipedia.org/