3 minute read

Quadro 1: Princípios Sesc/RS e Valores Nacionais

Quadro 1: Princípios Sesc/RS e Valores Nacionais

Princípios Sesc/RS

Busca da harmonia: contribuir para a perfeita harmonia na organização e em todas as relações.

Consciência em ação: fazer tudo com consciência, praticando empatia com todos os que poderão ser afetados por nossa decisão.

Transparência: trazer à tona a verdade e prezar por ela.

Responsabilidade pelo todo: o espírito é de responsabilidade compartilhada, em que todos assumem a resolução dos problemas.

Pró-soluções: canalizar nossa energia para o construtivo, o preventivo e o inovador.

Equilíbrio de interesses: a estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogo e deliberações em todas as partes da organização.

Respeito à diversidade: todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade, dignidade e imparcialidade.

Sustentabilidade: atuar de forma sustentável, contribuindo para a manutenção das futuras gerações.

Valores Nacionais

Acolhimento: adoção de atitudes e condições para materializar o adequado acesso e a permanência dos diversos públicos, considerando aspectos socioeconômicos, estruturais e culturais.

Protagonismo: referência na idealização e na execução de ações socioeducativas para o cumprimento de suas finalidades.

Transparência: atuação íntegra com respeito às pessoas, à diversidade e à legislação, nas atitudes, na utilização dos recursos e na comunicação institucional.

Excelência: desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos e métodos de trabalho, nas atividades de serviços, tendo como referência os princípios e as práticas que fortaleçam a identidade institucional.

Inovação: promoção de um ambiente favorável à criação e à experimentação de novas ideias e iniciativas que propiciem o aperfeiçoamento e/ou mudanças estruturais, contribuindo para o reconhecimento da Instituição.

Atuação em rede: fortalecimento do pensamento sistêmico e da identidade institucional, respeitando a diversidade regional.

Respeito à diversidade: tratamento digno para todos na promoção da acessibilidade, da inclusão sociocultural e recusa a qualquer forma discriminatória.

Sustentabilidade: incorporação de práticas sustentáveis, transversais e integradas, às ações institucionais.

2. Estrutura de Governança do Sesc e Conformidade da Gestão

2.1 Descrição da Estrutura de Governança

A estrutura de governança está alicerçada nos regulamentos internos e em referenciais de excelência em gestão. As funções da governança são: definir o direcionamento estratégico assertivo para o alcance dos resultados, supervisionar a gestão, envolver as partes interessadas, gerenciar riscos estratégicos, conflitos internos, auditar o sistema de gestão e controle, promover a accountability (prestação de contas e responsabilidade) e a transparência.

Para apoiar a estrutura de governança, a Instituição utiliza a metodologia do BSC, que contempla uma avaliação ampla do desempenho organizacional, uma integração completa entre os indicadores qualitativos e quantitativos, fornecendo um equilíbrio na mensuração de desempenho estratégico e permitindo as correções de rumos necessários para a implementação do Plano Estratégico.

O processo de gerenciamento dos riscos empresariais, outra prática importante para a gestão da governança, inclui etapas de identificação, análise e gerenciamento dos principais eventos que possam impedir o alcance dos objetivos, cumprimento de normas regulamentares e diretrizes estabelecidas pelo Departamento Nacional, pelo Conselho Regional e daquelas estabelecidas no Plano Estratégico.

A metodologia é baseada nos conceitos da norma ISO 31.000 (Princípios e Diretrizes da Gestão de Riscos), que contempla, além da classificação, a natureza do risco (governança, financeiro, político-regulatório, processos, pessoas, sistemas de informação, tecnologia e infraestrutura) e o nível de risco (impacto e probabilidade), fornecendo a base para a avaliação dos riscos e a tomada de decisão para o devido tratamento, em que é analisado basicamente por meio de duas variáveis: probabilidade e impacto, utilizando uma escala de 1, 3 e 5 e comparando os resultados da análise e o resultado da matriz de correlação entre as duas dimensões a partir do cruzamento dos seus índices. O nível de risco é classificado por cores para indicar o controle e/ou a ação corretiva para aqueles mais relevantes.

Além do gerenciamento de riscos, o Regional apresenta um processo sólido de avaliação e controles para mitigação dos riscos, apoiado pela gestão de compliance instituída nos últimos anos, aprimorando constantemente as práticas gerenciais.

A imagem apresentada a seguir reflete as principais instâncias de governança da Instituição e a forma como elas se organizam, interagem e procedem para influenciar e monitorar a direção estratégica da organização no cumprimento da missão, na realização da visão e na promoção dos valores institucionais e no atingimento das metas e dos resultados: