1 minute read

Gráfico 6: Fonte das Principais Despesas Capital Realizadas em 2020

Gráfico 6: Fonte das Principais Despesas Capital Realizadas em 2020

Fonte: NEF

As demonstrações contábeis, bem como a execução orçamentária das receitas e das despesas, são apropriadas em conformidade com o regime contábil de competência dos exercícios, conforme determinado pelas normas brasileiras de contabilidade e pelo Regimento Interno do Sesc/RS, documentos disponíveis no link <www.transparencia.rs.sesc.com.br>.

A receita do Sesc/RS é composta pela contribuição compulsória, a qual é oriunda das contribuições ao Sistema S por empresas do comércio de bens, serviços e turismo, sendo que parte desse valor é revertida aos comerciários pelo programa de gratuidade. Acrescentam-se à receita compulsória os valores arrecadados com as ações de venda de serviços ofertados por esta Instituição ao mercado, classificando-se como receita de prestações de serviços de Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência, denominadas de receitas próprias.

As despesas são classificadas em despesas correntes e em despesas de capital, sendo despesas correntes as necessárias para a realização das ações relacionadas aos serviços ofertados e ao custeio das Unidades Operacionais e das áreas do DR, tais como: despesas com pessoal e encargos, com materiais de consumo, com softwares, de espaços físicos, com publicidades e propagandas, com serviços de terceiros, entre outros.

No exercício, as despesas com o uso de bens e serviços (materiais de consumo e prestação de serviços) representam 38% e 59% da despesa corrente. Os investimentos em construções, benfeitorias, edificações e equipamentos para melhoria e adequação das instalações físicas totalizaram R$ 34.882.487,00.

A metodologia de mensuração e apuração de custos adotada no âmbito da Instituição é norteada pela Resolução Sesc nº 1401/2018, disponível no link <http://transparencia.rs.sesc.com.br/transparencia>. No período em análise, o custo unitário foi de R$ 12,82, dois pontos percentuais abaixo do previsto, em decorrência do não atingimento das metas de produção nas atividades finalísticas.