News G&P - Setembro de 2022

Page 1

NEWS REVISTAELETRÔNICADECOMUNICAÇÃOINTERNA WWW GPNET COM BR #EUSOUGEP S E T E M B R O D E 2 0 2 2 SETEMBRO AMARELO
EDITORIAL DIREÇÃOGERAL: RodrigoYujiNakamai EDITORAÇÂO JuliaMadeiraFerreiro EDITORIAL DISTRIBUIÇÃOONLINEEGRATUITA Conceitoseopiniõesemartigosassinados sãoderesponsabilidadedoautor Os textospodemserreproduzidos desdeque citadasasfontes CONTRIBUÍRAMNESTAEDIÇÃO RenatoNogueira AnaPaulaCajuhi DanieleRosa FranciscoKemle RoqueDias
SETEMBRO DE 2022 04 06 DICAS DE VIAGEM E LAZER 21 14 AWS INITIATE SP ESPECIAL: DIA DO PROGRAMADOR G&P RUN REEMBOLSO DE CERTIFICAÇÕES 34 32 LIVE DE SETEMBRO G&P LABS30 24 HUAWEI CLOUD LATAM SUMMIT 2022 26 PARCERIA HUAWEI 10 PROFISSIONAIS G&P | AÇÃO DO BEM: SOCILOGUE SETEMBRO AMARELO38 FÓRUM DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO 48 DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 52 28 NOVIDADES GENTE & GESTÃO CAFÉ CONECTA54 PAUTA TECH: COMO CRIAR UMA CULTURA DE INOVAÇÃO 56 MEETUP ACELERA37 PRIMEIRA REUNIÃO DE LIDERANÇA INCLUSIVA 51

DICAS DE VIAGEM E LAZER

Sejam bem vindos a mais uma seção de Dicas de Viagem e Lazer! Nesta edição, a Daniele Santos, Diretora de Gente e Gestão, nos contou um pouco sobre a sua experiência em um evento de nível internacional: o Rock in Rio. Fique agora com o seu depoimento:

Daniele Santos: "O Rock in Rio é definitivamente uma experiência de vida! Eu aguardo ansiosamente uma nova edição, posso garantir que quem vai uma vez quer sempre voltar e a sensação será sempre incrível.

É como estar no melhor dia do ano, aproveitando cada minuto O Rock in Rio traz a impressão de se estar em um mundo particular, cheio de diversão, muita música, emoção adrenalina e tantos outros sentimentos

0 4 W W W G P N E T C O M B R

Esse ano a maratona musical foi recheada de números superlativos. Para começar, foram 250 shows de 670 artistas nacionais e internacionais entre eles Justin Bieber, Dua Lipa, Coldplay e Iron Maiden e Guns n’ Roses (esse ano foi o Guns que fui assistir!)

Mas o Rock In Rio 2022 teve um gosto especial, além de celebrar o fim da pandemia (em vários momentos agradeci por estar vacinada, sem máscara e cercada de pessoas), fui acompanhada pela minha filha Heloisa de 14 anos.

Não consigo descrever o que foi reviver a sensação do primeiro festival e ver a mesma fascinação no olhar da Helô

Ir ao Rock in Rio é ter “momentos felizes, daqueles que não se apagam”

Reprodução:G1Globo Reprodução:G1Globo
0 5 W W W . G P N E T . C O M . B R
0 6 W W W . G P N E T . C O M . B R

Bem vindos a mais uma edição da G&P Run! Bora de 3° etapa em São Paulo?

A G&P Run tem o objetivo de criar equipes de corrida formadas por colegas de trabalho e, para esta terceira etapa, disponibilizamos aos profissionais da G&P 25 inscrições para o Circuito Pompeia Night TF Run Series

Este foi o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, há 16 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil!

A G&P Run Track & FIeld Run Series, aconteceu em São Paulo SP, no dia 24 de Setembro de 2022, na Praça

Charles Miller, Pacaembu, às 19h. Confira seus participantes:

G&PRun Track&FIeldRunSeries 17/07/2022

Daniel Lima dos Santos Automation Services

Vitória Maria dos Santos Automation Services

Antonia Vilma Lopes Gente e Gestão

Janaina Francielly da Silva Fraga Automation Services

Luana Alves Gomes Adm Financeiro Cosme Soares Pereira Prefeitura SBC

Robson de Oliveira Conceição Gente e Gestão

Mike Neves Automation Services

Francis Douglas de Jesus Superintendente de Operações Rafael Leão De Santana Prefeitura SBC

Sergio Santos G&P HealthTech | G&P Security

Amanda Robles Jurídico

Alexandre Paiva Bezerra SEFAZ

Samuel Teixeira de Lima PRODESP

Yukinori Yanai FDE

Erica Cristina de Oliveira Automation Services

Patricia de Souza Lima Automation Services Imobiliário

Erika Cristina dos Santos Automation Services

Denis Miranda Vilela Automation Services

Julio Gonçalves da Silva Contábil / Fiscal

Abaixo e na próxima página, confira as fotos dos profissionais que participaram do circuito

0 7 W W W . G P N E T . C O M B R
0 8 W W W G P N E T C O M B R

SIGA A G&P NO INSTAGRAM

0 9 W W W G P N E T C O M B R
1 0 W W W . G P N E T . C O M . B R FRANCISCO DE FREITAS KEMLEDESENVOLVEDOR DO SOCILOGUE PROFISSIONAIS G&P AÇÃO DO BEM O SOCIEDADE PELO SANGUE, TAMBÉM CHAMADO DE SOCILOGUE, FOI CRIADO E DESENVOLVIDO PELO FRANCISCO KEMLE, QUE ATUALMENTE ESTÁ NO CLIENTE SERPRO. NAS PRÓXIMAS PÁGINAS, CONFIRA O BATE-PAPO QUE TIVEMOS COM O PROFISSIONAL.

NewsG&P:VocêestáaquantotemponaG&P?

Francisco: Iniciei na G&P em 20 de junho de 2022, completo 3 meses daqui a 4 dias. Explicando um pouco de como eu fui chegar até a G&P, tenho uma trajetória linda na Compass, aonde trabalhei quase três anos, aonde em 12/2021 aceitei uma proposta pra ir a JBQ.Global aonde tive uma passagem curta, porém muito proveitosa, que eu pude atuar como Desenvolvedor Sênior, e que eu também fui muito feliz, acontece que recebi uma proposta para trabalhar na G&P, e pensando na família que estou constituindo, eu aceitei

Nessa proposta, eu percebi todas as vantagens que a G&P possui, o fato de ser uma empresa enorme que pesou muito na minha decisão, além do sonho de um dia aprender mais sobre a liderança de projetos, além do técnico, plano de saúde e hoje estou aqui, feliz como fui nas duas empresas anteriores, mirando uma carreira e bem longeva na G&P.

Estou no projeto SERPRO, meu primeiro projeto na G&P (12º na carreira, 11º utilizando Oracle Commerce e 4º utilizando o OSF no Oracle Commerce)

News G&P: Conte-nos um pouco sobre o projeto Socilogue

Francisco: O Socilogue (Sociedade pelo Sangue) é uma plataforma web, desenvolvida como projeto de conclusão de curso, que visa o aumento, a manutenção e o registro de doações de sangue Aonde é possível ter 4 tipos de usuários (o serviço de hemoterapia, o doador de sangue, o receptor de sangue e empresas)

O projeto foi desenvolvido de 2017 a 2018, lançado em novembro de 2018 no aniversário de 15 anos do Hemocentro Regional de Pelotas, na plataforma tem dentre as principais funcionalidades:

O perfil do Hemocentro pode pedir sangue para vários doadores por campanhas para um ou todos os tipos de sangue, ou até individualmente. Essa notificação fica disponível em lista na plataforma, por celular e por e mail (em processo de atualização dessa funcionalidade)

O perfil do Hemocentro pode divulgar o estoque de sangue, aonde fica % o atual cenário. funcionalidades especificas do serviço.

Francisco Kemle Desenvolvedor Commerce (OCC) PL
1 1 W W W . G P N E T . C O M . B R

Os doadores e receptores de sangue podem pedir sangue para doadores, e essa notificação fica disponível em lista na plataforma, além de enviar por e mail (em processo de atualização dessa funcionalidade)

Os doadores podem avaliar o serviço de hemoterapia, com uma nota e observação, assim facilitando a manutenção dos doadores no hemocentro, essa avaliação fica visível para o serviço e não para outros usuários.

Os doadores podem comunicar o serviço de hemoterapia de eventos como tatuagem e outros que impedem por um tempo a doação de sangue.

O serviço pode dar um feedback ao doador, após a avaliação dele

O serviço de hemoterapia pode registrar a doação do doador cadastrado, além de gerar planilhas, dentre outras funcionalidades especificas do serviço

NewsG&P: Comosurgiuaideiadoprojeto?

A ideia era fazer algo para sociedade, até porque estudei a vida toda em escola pública, e eu queria devolver um pouco a sociedade aquilo que aprendi na educação público. Mas, atribuo também ao fato de eu ser um homem rico em amor, porque tenho uma Mãe que sempre me incentivou a amar o próximo e ser do bem.

Eu era uma rapaz muito subestimado, ela me deu toda a força, amor, suporte e confiança para eu ser o homem que eu sou

Após ter a ideia, na sala de aula, entre amigos, eu levei pros professores, eles não levaram muito a sério, disseram que vários outros alunos já tinham tentado e não conseguido, mas eu não desisti, marquei do nada com a Prefeita e o vice prefeito. O vice me atendeu e apresentei a ideia pra ele.

Após isso, ele me passou pro Hemocentro e o serviço de hemoterapia adorou, assim eu fiz tudo que eles me pediram de funcionalidades, acredito que esse foi o maior diferencial, todos os outros desistiam, eu acreditei sempre Como um amigo que trabalha numa rádio em Pelotas me deu o conselho: "escuta tudo que eles querem, não adianta teu sistema ser bom, ele precisa resolver o problema", mais ou menos nessas palavras que ele falou!

News G&P: Como o projeto é mantido, em relação à custos?

O projeto é pago do meu bolso. Quando estava desempregado, a minha mãe arcava com os custos do projeto pra mim, e desde que comecei a trabalhar como

0 6 W W W . G P N E T . C O M . B R 1 2

programador, em fevereiro de 2019, eu mesmo pago o servidor, domínio e SSL do projeto.

NewsG&P:ComooprojetoSociloguefoidesenvolvido?

Utilizo PHP, utilizando o PDO, JavaScript, AJAX, HTML, CSS e Bootstrap. Utilizei o Papo SMS para os envios de SMS, e o PHP Mailer, que preciso atualizar, para envio de e mails.

NewaG&P:Quemcontribuiuparacriaçãodoprojeto?

Foi um projeto solo, inclusive, sou muito grato à minha Mãe por ter me auxiliado tanto nos bastidores, acreditando, me dando suporte e me fazendo um homem rico em amor; a dona Nara Regina de Freitas Kemle, uma mulher guerreira que me ensinou os melhores valores

NewsG&P:Aplataformaaindaestáemuso?

Sim, hoje tem mais de mil usuário cadastrados, além do cadastro do Hemocentro Regional de Pelotas, que atende a região Sul e Campanha do Rio Grande do Sul, serviço que solicita sangue, faz campanhas e atualiza estoque de sangue. Além de ter uma rede social muito ativa, com mais de 5 mil seguidores no Instagram e página no Facebook.

Nas redes sociais, eu esclareço todas as dúvidas sobre o projeto de doação de sangue, no ponto de vista técnico e do ponto de vista jurídico, além de trazer curiosidade, o estoque de sangue atualizando, além de outros conteúdos.

As redes sociais foram fundamentais na pandemia para o esclarecimento de dúvidas e divulgando que o serviço de Hemoterapia estava tomando todas as medidas de protocolo contra a Covid para garantir a segurança dos doadores que foram doar sangue Além da questão da vacina e de quem já teve Covid, se pode doar ou não, perguntas típicas

Projeto: www socilogue com br RedesSociais: https://www.instagram.com/socilogue/ https://facebook.com/sigaosocilogue

0 6 W W W . G P N E T . C O M B R 1 3 W W W . G P N E T . C O M . B R
1 4 W W W G P N E T C O M B R ESPECIAL DIA DO PROGRAMADOR

Na edição de Setembro, preparamos um especial do dia do Programador, 13/09, para você! Entrevistamos alguns profissionais para nos contar um pouco sobre a profissão e suas percepções Bora conferir?

Participantes da entrevista:

Alandjansen Figueira Rodrigues

Anderson Cassio Bertoni

Edjane Marques Ferreira Flavia Simoes Cardoso Karina Yaiko Fujikawa

Richard Jose Algarve Webber Vieira dos Santos

1°Entrevistado:AlandjansenFigueiraRodrigues

para determinada necessidade, gosto de atender uma necessidade realmente útil,

NewsG&P: ComoétrabalharcomtecnologianaG&P? Alandjansen: Muito bom e bem desafiador, a G&P está sempre falando e cogitando tecnologias de ponta, além do legado

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Alandjansen: Aconselho a ingressar quem ama ou pelo menos gosta. A área não é fácil, mas acredito que isto é a motivação.

2°Entrevistado:AndersonCassioBertoni

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Alandjansen: Entrei em 22 de Novembro de 2021, são quase 9 meses de desafios e conquistas.

News G&P: Como é trabalhar como Programador de SistemaSênior?

Alandjansen: Eu amo, desde adolescente amo programar

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaáreade tecnologia?Oqueteinspira?

Alandjansen: Amo programar e amo as matérias exatas, desde o colégio até a universidade, fiz engenharia da computação na PUC Rio Gosto de pensar, de trazer soluções aos problemas, programar o computador para o mesmo fazer o algoritmo correto

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Anderson: Esta é a minha segunda passagem pela G&P. Na primeira trabalhei de setembro de 2008 a abril de 2014 (pouco mais de 5 anos e meio) e agora estou há 3 anos e 2 meses (entrei em julho de 2019);

NewsG&P:ComoétrabalharcomoDesenvolvedorSR?

Anderson: É um grande desafio, pois agora a responsabilidade aumenta Como Jr , você procura um norte na sua carreira, procura pessoas para te ajudar Como Pleno, sua carreira já está encaminhada e você começa a ter mais confiança do que está fazendo, mas ainda não tem tanta responsabilidade Como Sênior, sua confiança aumenta ainda mais, mas você acaba virando um norte para os outros. Isso acaba gerando um pouco de medo, mas estou firme, seguindo em frente!

Alandjansen Figueira Programador de Sistema SR Anderson Bertoni Desenvolvedor SR
1 5 W W W . G P N E T . C O M . B R

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaáreade tecnologia?Oqueteinspira?

Anderson: Desde pequeno eu sempre gostei de entender como as coisas funcionavam, desde os brinquedos, até aparelhos eletrônicos (não chegava a abrir, mas tinha essa vontade de entender).

Conforme fui crescendo, fui me aventurando na área de TI: primeiro em casa, no próprio PC, depois acabei fazendo o curso técnico, depois do Ensino Médio e acabei me apaixonando.

Consegui meu primeiro emprego nessa época do técnico, já com programação Desde então, sigo esse caminho

O que me inspira a seguir na área é saber que meu trabalho facilita a vida das outras pessoas Um exemplo legal, é o projeto do Balcão Único na qual estou envolvido Uma pessoa, que antes demorava meses para abrir uma empresa, hoje consegue abrir a empresa dela em questão de minutos!

NewsG&P:ComoétrabalharcomtecnologianaG&P?

Anderson: A G&P tem proporcionado para mim oportunidade de trabalhar com tecnologias novas, com novos desafios. Coisa que talvez não aconteceria em outra empresa.

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Anderson: Acho que a palavra que mais uso para quem está começando (seja estagiário, seja Jr ) é: PACIÊNCIA! Para que a pessoa consiga avançar na área, ela precisa entender que precisa ganhar experiência, aprendizado Nesse meio tempo, ela irá errar, é normal!

Errou? Verifica o que fez de errado, corrija e aprenda com o erro. Ninguém nasce sabendo de tudo. Se hoje eu sou desenvolvedor Sr, antes passei por todos os níveis estágio, Jr e Pleno e em todas essas etapas profissionais, aprendi, errei e continuei.

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Edjane: Trabalho na CPRM faz um bom tempo, mas na G&P são sete anos.

NewsG&P:ComoétrabalharcomoDesenvolvedoraSR?

Edjane: Com certeza é trabalhar com o que eu amo fazer. Sempre trabalhei na área de desenvolvimento de sistemas desde quando comecei no estágio, lá no início da minha carreira É muito bom participar de um projeto seja no desenvolvimento desde o seu início ou na sua manutenção Participar de reuniões com a equipe, nos levantamentos de sistemas, ou seja, cada profissional executando sua tarefa e no final, o resultado sendo apresentado e atendendo aos nossos usuários

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaáreade tecnologia?Oqueteinspira?

Edjane: Porque na época eu já me interessava pelo assunto. Procurei me informar melhor, então foi fundamental na escolha da profissão, comecei a fazer cursos e logo depois entrei para a Universidade. Quando iniciei no estágio já foi na área de programação. Isso foi muito legal! O que me inspira são os desafios proporcionados pela profissão, que me motiva a buscar soluções para resolver os problemas, é fazer cursos e ir em busca de novos conhecimentos para aplicar no trabalho

NewsG&P:ComoétrabalharcomtecnologianaG&P?

Edjane: É muito gratificante, a G&P é uma ótima empresa Trabalho em uma equipe muito boa, tenho grandes amigos! Estou muito feliz por fazer parte da empresa!

3°Entrevistada:EdjaneMarquesFerreira
1 6 W W W G P N E T C O M B R

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Edjane: Fazer cursos, vontade de aprender, dedicação e compartilhar conhecimentos

4°Entrevistada:FlaviaSimoesCardoso

Flavia Simoes Cardoso Programadora Especialista PL

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Flavia: Sou um bebe na empresa, estou a 9 meses

News G&P: Como é trabalhar como Programadora EspecialistaPL?

Flavia: É maravilhoso trabalhar no que realmente eu gosto e saber que no final do dia o meu dever foi cumprido

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaáreade tecnologia?Oqueteinspira?

Flavia: Escolhi essa área por saber que tudo é tecnologia e saber que alguém do outro lado da tela estaria utilizando algum sistema que eu trabalhei. O que me inspira e ter sempre um novo desafio a ser realizado.

NewsG&P:ComoétrabalharcomtecnologianaG&P?

Flavia: É ser visto como pessoa, é saber que as pessoas sabem o que de fato você faz na empresa

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Flavia: Nunca pare de estudar!

5°Entrevistada:KarinaYaikoFujikawa

Karina Yaiko Fujikawa Programadora Especialista JR

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Karina: Na G&P, eu trabalho a 2 anos e 2 meses

News G&P: Como é trabalhar como Programadora EspecialistaJunior?

Karina: É maravilhoso, ainda mais numa empresa humanizada.

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaárea detecnologia?Oqueteinspira?

Karina: Porque a tecnologia move o mundo. O futuro de novas gerações.

NewsG&P:ComoétrabalharcomtecnologianaG&P?

Karina: É um desenvolvimento constante e imersivo

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Karina: Tente e estude infinitas vezes, mas não desista

Na próxima página, confira nosso 6° Entrevistado: RichardJoseAlgarve

1 7 W W W . G P N E T . C O M . B R

Richard Jose Algarve Programador Especialista Jr.

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Richard: São 10 anos de G&P iniciados em abril de 2012 como Programador NET JR

News G&P: Como é trabalhar como Programador EspecialistaJr?

Richard: Com o conhecimento técnico adquirido ao longo dos anos, eu atuo no desenvolvimento e apoio aos demais membros do time nas demandas de software, como também, em situações de sustentação que requerem participação técnica.

A possibilidade de apoiar e interagir com o time me possibilita conhecer as funcionalidades em desenvolvimento, como também, me permite finalizar o dia com a sensação edificante de estar colaborando nas soluções da empresa

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaáreade tecnologia?Oqueteinspira?

Richard: A paixão por tecnologia foi despertada ainda em minha infância quando, por volta de 1998, um membro da família comprou um computador, me apresentou os softwares nele presentes e me explicou conceitos básicos sobre hardware.

Com o passar dos anos consegui, com o apoio dos meus pais, ter meu primeiro PC e um familiar me ensinou noções básicas de lógica de programação para que eu pudesse desenvolver em Pascal. Esses conhecimentos

introdutórios me possibilitaram criar alguns Jogos QUIZ (Pergunta/ Resposta) nos quais o usuário deveria escolher uma das alternativas de resposta válidas para pontuar no jogo Esse começo foi o start para o que sou hoje

Entendo que nossa vida é motivada por propósitos e com base nesses me inspiro para promover o novo e. quem sabe. um dia poder contribuir com a humanidade de alguma forma.

NewsG&P:ComoétrabalharcomtecnologianaG&P?

Richard:Tenho orgulho de ser um programador na G&P, pois a empresa tem um legado em TI admirado na cidade de Pederneiras SP, na qual eu resido Tenho amigos que já trilharam carreiras profissionais brilhantes que foram iniciadas na G&P, e outros que retornaram para a G&P e hoje são profissionais de TI inspiradores Com isso, trabalhar com TI na G&P tem seus desafios, porém é recompensador a nível de evolução profissional, pois em cenários adversos temos o apoio de todo o time para buscar a melhor solução.

Na G&P temos o incentivo para aprimorar nossos conhecimentos técnicos, pois sabemos que a tecnologia não pode parar.

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Richard: Antes dessa resposta gostaria de relembrar os tempos da faculdade, quando cursei Sistemas de Informação na FGP de Pederneiras SP Nesse período me recordo de muitos alunos que desistiram do curso, pois buscavam a tecnologia pelo retorno financeiro ou que, por vezes, acreditavam que para ser um profissional de TI bastava uma graduação Não os julgo, pois naquela época éramos rodeados pela inexperiência, porém hoje entendo que para ser um profissional de TI é necessário foco e dedicação; essas palavras soam fortes e parecem até um estereótipo de sucesso, entretanto, o começo em TI pode ser muito difícil e uma ausência de foco ou dedicação podem colocar em jogo o futuro profissional.

1 8 W W W . G P N E T . C O M . B R

Primeiramente é necessário traçar os planos profissionais e vencer os desafios até a completude do seu objetivo A desistência sempre poderá bater na porta e nesse momento entra a persistência, dedicação e foco.

O amor a tecnologia tem de estar vinculado ao profissional antes mesmo de qualquer busca financeira. Como dicas recomendo que estudem e conheçam as tecnologias requisitadas pelo mercado sabendo que esse está sempre em mudança. Uma tecnologia ou ferramenta que lhe agrada nem sempre será aquela que o mercado irá consumir, dessa forma recomendo que não se limite a tecnologias buscando sempre aprimorar seus conhecimentos em tendências como também solidificando suas especialidades

Juntamente com os estudos temos as certificações que possibilitam, como o nome já diz, certificar seu conhecimento, porém nem sempre uma certificação lhe coloca como apto para os desafios do dia a dia, dessa forma recomendo a aplicação dos conhecimentos estudados, seja na prática ou através de sugestões que possam ser avaliadas e talvez adotadas pelo time no qual estiver inserido.

Como dicas específicas para quem quer ingressar na área e tomando como base minha função de Programador recomendo estudos sobre lógica de programação, programação orientada a objetos, mensageria (Message Broker/ RabbitMQ), SSO com Identity Server, JWT, SQL, ORM e Swagger Com esse conhecimento reunido é importante colocar a mão na massa e implementar soluções para problemas conhecidos, seja na autenticação e controle de usuários como também na adoção de recursos que permitam o desenvolvimento ágil das aplicações

7°Entrevistado: WebberVieiradosSantos

NewsG&P: HáquantotempovocêtrabalhanaG&P?

Webber: Estou na G&P desde agosto de 2014, são mais de 8 anos de empresa.

News G&P: Como é trabalhar como Programador EspecialistaJr?

Webber: Exige muita responsabilidade e dedicação, estou sempre buscando entregar as melhores soluções, para atender as necessidades do cliente

NewsG&P:Porquevocêescolheuentrarparaaáreade tecnologia?Oqueteinspira?

Webber: Sempre gostei de tecnologia, pelo dinamismo da área, estamos sempre em constante evolução O que mais me inspira, é que cada dia é um desafio novo

NewsG&P:ComoétrabalharcomtecnologianaG&P?

Webber: É uma grande satisfação, evolui muito como pessoa e profissional. Nesses anos de empresa, só tenho a agradecer pela oportunidade e confiança no meu trabalho.

News G&P: Que dica você daria para quem quer ingressarnaárea?

Webber: Acredito que é uma área que está em constante expansão, possui grandes oportunidades de crescimento, por isso é importante muito esforço e dedicação, para se manter constantemente atualizado

1 9 W W W G P N E T C O M B R

EVENTOS

2 0 W W W . G P N E T . C O M . B R

AWS INITIATE

Aconteceu no dia 21 de setembro o AWS Initiate São Paulo no Tivoli Mofarrej Hotel
SP
A G&P foi uma das patrocinadoras do evento, que tem como objetivo impulsionar e acelerar a transformação digital dos clientes de forma ágil, escalável e segura No evento, os visitantes do estande da G&P tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre as soluções da companhia e também sobre a nossa parceria com a AWS 2 1 W W W G P N E T C O M B R

O evento tem como objetivo promover insights e conhecimento sob medida para os objetivos de negócio dos parceiros AWS, através de produtos e serviços baseados em nuvem

Além disso, no dia 14 de setembro, o Denis Miranda, Diretor de Negócios da G&P, representou a companhia no AWS Partner Summit em São Paulo É um evento exclusivo para parceiros APN sobre estratégia de parceria, oportunidades de mercado e treinamentos em novas ferramentas. DenisMiramda Diretor de Negócios
2 2 W W W G P N E T C O M B R
2 3 W W W G P N E T C O M B R

HUAWEI CLOUD LATAM SUMMIT 2022

O André Luis Vedolin representou a G&P no evento Huawei Cloud Latam Summit, no Rio de Janeiro

Durante o encontro, a Huawei apresentou sua estratégia Everything as a Service e promoveu o conceito de Cloud Native, termo que explicaremos mais a frente

Na foto abaixo, também está a Priscila Guimarães Daniel da #Huawei.

Native durante o Huawei Cloud Latam Summit 2022, no Rio de Janeiro

Cloud native é um modelo dinâmico com metodologia ágil para desenvolvimento de tecnologias Tem como base a automação de tarefas, microsserviços e outras ferramentas Daí a expressão Everything as a Service, tema do encontro que celebra os três anos da Huawei Cloud na América Latina e Caribe

Um relatório da CNCF mostra que 81% das empresas usaram infraestrutura nativa em nuvem em 2021 e 95% estão usando ou planejam fazê lo Liu disse que houve um aumento de 103% na base de clientes da Huawei Cloud e aumento de 93% no número de parceiros em 2021

“A era Cloud Native está chegando”, disse ele “Na próxima década, Cloud, AI, 5G, IoT podem se tornar as principais tecnologias para toda a nossa sociedade e promover crescimento econômico A nuvem é a infraestrutura mais importante para a Economia Digital”, afirmou Liu “Nossa estratégia para apoiar os negócios na América Latina é abraçar o Cloud Native com Everything as a Service, ou seja, pense nativo da nuvem, aja nativo da nuvem ” , explicou

O Huawei Cloud Latam Summit 2022, que aconteceu entre 21 a 22 de setembro, no Rio de Janeiro, discutiu o surgimento do conceito Cloud Native e seu impacto nas cadeias de valor e novos negócios

“A Huawei quer tornar a adoção do serviço Cloud tão fácil quanto abrir uma torneira”, disse Fernando Liu, presidente da Huawei Cloud América Latina.. “Tudo na nuvem. Tudo um serviço em nuvem”, afirmou.

Buscando impulsionar o crescimento de negócios baseados em nuvem na América Latina, a Huawei, líder em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, apresentou sua estratégia Everything as a Service e promoveu o conceito de Cloud

O executivo da Huawei disse que as organizações devem abraçar a nuvem como um salto de desenvolvimento em direção à tecnologia inteligente digital e ao futuro Globalmente, a Huawei Cloud já integrou mais de 240 serviços e mais de 50 000 APIs para trazer a mais recente tecnologia IA, aplicativos, big data e ferramentas de desenvolvimento para a nuvem A inovação e a experiência da Huawei Cloud ajudarão cada vez mais organizações a migrar para a nuvem de maneira mais ágil e fácil

“Tudo na nuvem Tudo um serviço em nuvem” Este é o futuro que a Huawei Cloud projeta A Huawei construirá e cuidará da infraestrutura os servidores, armazenamento, redes, redundância, segurança e muito mais para que os

Vamos falar um pouco mais sobre o evento? Vem com a gente!
2 4 W W W G P N E T C O M B R

clientes não precisem criar seus próprios data centers “Com uma conexão local à nossa nuvem, basta um clique para obter Infraestrutura como um Serviço É tão fácil quanto abrir uma torneira, com menor custo e menor pegada de carbono”, revelou.

Até o final do ano, a Huawei já terá implantado 29 regiões e 75 zonas de disponibilidade. Seu serviço de nuvem está disponível em mais de 170 países em todo o mundo. Na América Latina, são três regiões no México, Chile e Brasil e duas zonas de disponibilidade na Argentina e no Peru. A Huawei Cloud está empenhada em construir uma rede global que permita que os serviços na Huawei Cloud sejam acessados em 50 milissegundos de qualquer lugar do mundo As empresas não precisarão mais construir seus próprios data centers

“Até agora, somos o único provedor de nuvem que pode fornecer latência baixa para os clientes da América Latina, chave para uma adoção fácil da nuvem”, disse ele “Olhando para o futuro, a Huawei Cloud continuará a capacitar indústrias por meio da Infraestrutura como um Serviço, Tecnologia como Serviço e Especialização como Serviço, ou seja, Everything as a Service, de modo a construir a fundação do ambiente de nuvem para um mundo mais inteligente”, concluiu.

HuaweiCloud

A Huawei Cloud e seus parceiros implantaram 75 zonas de disponibilidade (AZs) em 27 regiões ao redor do mundo Na América Latina, a empresa é a quarta maior provedora de serviços em nuvem, com três regiões principais no Chile, Brasil e México e duas regiões na Argentina e no Peru, totalizando oito AZs Com base no histórico de mais de 20 anos da Huawei no fornecimento de serviços confiáveis e seguros, a Huawei Cloud está comprometida em criar uma experiência de nuvem confiável, eficiente e de baixa latência para clientes na América Latina e no Caribe.

FONTE: HUAEWEI.COM.BR

2 5 W W W G P N E T C O M B R

PARCERIA HUAWEI

Buscando avançar no conceito de Multi Cloud, a G&P acaba de firmar uma parceria com a Huawei Além de já atuar com Azure Cloud, AWS, Salesforce e Oracle Cloud, reforçamos o nosso ecossistema com a Huawei Cloud, que foi lançada no Brasil em novembro de 2019.

A Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações. Com a entrada da Cloud no Brasil, dois data centers foram criados, 2 laboratórios colocados em uso, um Centro de treinamento em São Paulo, um Centro de Distribuição quase 100% automatizado em Sorocaba e mais de 60 serviços foram adicionados Com um crescimento em nuvem rápido, uma visão voltada a desenvolvimento por meio da comunicação e uma dedicada inovação centra no cliente, a Huawei é líder global em soluções de TIC e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo

Em quase três anos de operação na Brasil, a empresa segue expandindo sua capacidade de atuação e já apresentou projetos implantados, que já são cases de sucesso Nossa equipe esteve presente em um dos Laboratórios da Huawei para conferir o que apresentam de mais inovador

Reconhecimento Facial em Animais que consegue prever incidentes pelo comportamento de cada animal. A qualquer sinal de mal estar que as soluções de IoT e AI detectam, um veterinário é acionado.

Centro de distribuição da Huawei em Sorocaba. O CD é quase 100 % automatizado e conta com soluções e máquinas que reduziram o erro de envio de produtos aos seus clientes a zero!

Automação em Minas. Com escavadeiras, caminhões, esteiras e locomotivas dirigidas remotamente, é possível ter uma operação eficaz e segura com o auxílio de drones que monitoram tudo a todo instante sinalizando qualquer incidente na operação.

2 2 W W W . G P N E T . C O M . B R W W W G P N E T C O M B R
2 2 W W W . G P N E T . C O M . B R 2 7 W W W G P N E T C O M B R

Temosumanovidadeparavocê! Temosumanovidadeparavocê!

Embrevelançaremosumnovocanaldecomunicação,fazendousodeumainteligência Embrevelançaremosumnovocanaldecomunicação,fazendousodeumainteligência artificialembuscademaioragilidadeequalidadenonossoatendimento. artificialembuscademaioragilidadeequalidadenonossoatendimento.

Nossabuscaconstanteédetornarosprocessosmaiságeisefáceisparavocê,porisso, Nossabuscaconstanteédetornarosprocessosmaiságeisefáceisparavocê,porisso, contaremos a partir de outubro com o nosso assistente virtual de Gente e Gestão, cvia ontaremos a partir de outubro com o nosso assistente virtual de Gente e Gestão, via whatsapp,planejadoparalevarasinformaçõesdemaneirarápidaesimplesatévocê. whatsapp,planejadoparalevarasinformaçõesdemaneirarápidaesimplesatévocê.

NossoAssistenteVirtualconteráassuntoscomo: NossoAssistenteVirtualconteráassuntoscomo:

Admissão: Nosso assistente será o canal direto para o acompanhamento Ado dmissão: Nosso assistente será o canal direto para o acompanhamento do processodeadmissão. processodeadmissão.

Benefícios: Informações sobre os principais benefícios G&P (adesão, Bcancelamento, enefícios: Informações sobre os principais benefícios G&P (adesão, cancelamento, valoresetc.) valoresetc.)

Férias:Esclarecimentodasprincipaisdúvidassobreférias. Férias:Esclarecimentodasprincipaisdúvidassobreférias.

Ponto Eletrônico – Correção, como registrar e consultar saldo de horas, envio Pde onto Eletrônico Correção, como registrar e consultar saldo de horas, envio de atestado. atestado.

Rescisão–Poderáacompanhareesclarecersuasdúvidas. Rescisão Poderáacompanhareesclarecersuasdúvidas.

IInformederendimento?Maisumcanaldireto! nformederendimento?Maisumcanaldireto!

Logo voltaremos com mais informações, mas já podemos adiantar o próximo Lassunto: ogo voltaremos com mais informações, mas podemos adiantar o próximo assunto: comofizemosparavocê,nadamaisjustodoqueconhecerseunovoassistentevirtuale comofizemosparavocê,nadamaisjustodoqueconhecerseunovoassistentevirtuale nosajudaraescolherseunome nAguarde!(; osajudaraescolherseunome.Aguarde!(;

2 8 W W W . G P N E T . C O M . B R 7:33 a-feira,22de etembro
Novamensagem 17:33 GenteeGestão Responder Marcarcomolida
NOVIDADE! Em outubro, outra novidade de Gente e Gestão estará no ar: o PortalConecta. Você terá acesso a universidade corporativa G&P, mural de comunicados, painel de aniversariantes, pesquisas, avaliações, feedbacks e muito mais. Aguarde! 2 2 W W W . G P N E T . C O M . B R 2 9 W W W G P N E T C O M B R
G&P LABS CERTIFICAÇÃO AWS CERTIFIED SOLUTIONS ARCHITECT COM ROQUE DIAS 3 0 W W W . G P N E T . C O M . B R

O mercado de TI está em constante crescimento, se desenvolvendo tanto do ponto de vista de novas empresas e serviços quanto de novas tecnologias a serem aplicadas, exigindo cada vez mais dos profissionais e das próprias empresas. É em decorrência desta evolução e crescimento que surge cada vez mais a necessidade de profissionais certificados.

O Roque Dias Albuquerque faz parte da G&P Labs e atua há 9 meses como Desenvolvedor Back-end Sênior na companhia. Voltado para incentivar a criação de projetos colaborativos e inovadores, a G&P Labs reflete o DNA da companhia e reforça o nosso mindset de inovação.

Recentemente, o profissional conquistou a certificação AWS Certified Solutions Architect. As certificações da AWS são de extrema importância na companhia, demonstrando a expertise do nosso time nos serviços e tecnologias do nosso parceiro. Eles demonstraram a capacidade de criar soluções seguras e robustas usando princípios de design arquitetônico com base nos requisitos de cada cliente.

Para Roque, a parceria entre a G&P e AWS foi de extrema importância na preparação para obtenção de certificações, onde permitiu o acesso à whitepapers, planos de aprendizado, vídeo aulas e treinamentos com especialistas oferecidos pela AWS, apoiando no aprendizado e preparação para os exames. “É uma oportunidade de conhecer alguns dos serviços na prática verificando a possibilidade de utilizá-los em projetos.”, complementa.

Deixamos aqui nosso agradecimento ao Roque por ter nos concedido essa entrevista.

Roque Dias Desenvolvedor Back end Sênior 2 2 W W W . G P N E T . C O M . B R 3 1 W W W G P N E T C O M B R

LIVE

LSETEMBRO IVE SETEMBRO CERTIFICAÇÕES

MICROSOFT

Gerente Sênior de Desenvolvimento de Parceiros na Microsoft

Caio Rodrigues

Na live do mês de setembro, tivemos uma palestra com o Caio Rodrigues, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Parceiros na Microsoft

No encontro, falamos sobre a importância das certificações técnicas da Microsoft no atual mercado de tecnologia como diferencial competitivo. Além disso, compartilhamos dicas de conteúdos para os profissionais se prepararem para as certificações e esclarecemos como elas estão organizadas em cada tipo de nuvem Aliveocorreudia22/09,das14h30às15h30.

Além de todo esse conteúdo, ao participar da live os participantes concorreram a 5 sorteios:

2 vouchers de R$150,00 na Americanas;

3 vouchers de exame da Microsoft

Confira os ganhadores:

1° Sorteio: 2 vouchers de R$150,00 na Americanas;

Andre Luiz Albuquerque Sombra (PRODESP)

Heloisa Pacheco Pereira (Automation Services)

2° Sorteio: 3 vouchers de exame da Microsoft:

Cesar Marassi Soares (FDE)

Silvio Cezar da Silva Teles (SEBRAE)

Victor Luiz Lima de Seta Filho (Stratura Asfaltos)

DE
CMICROSOFT ERTIFICAÇÕES CMICROSOFT
3 2 W W W . G P N E T . C O M . B R
VINCULE SUA CONTA MICROSOFT NO AZURE PORTAL 1 Acessar o seguinte link Link to a partner ID 2 Fazer login no Azure Portal 3 - Inserir o Microsoft Partner ID 2847416 Acessando o Azure Portal para vincular a sua conta de usuário da Microsoft à um Partner ID: 2 2 W W W . G P N E T . C O M . B R 3 3 W W W G P N E T C O M B R
3 4 W W W . G P N E T . C O M . B R
3 5 W W W G P N E T C O M B R
3 6 W W W . G P N E T . C O M . B R

Como não existe uma fórmula ou receita exata para conquistar uma carreira de sucesso, a trajetória individual, experiências vividas e os conhecimentos adquiridos nesse caminho fazem toda a diferença e podem servir de base para orientar as pessoas que pretendem seguir na mesma trilha São aqueles conselhos que não estão escritos por meios formais e sim, compartilhados por quem vivenciou.

No dia 28/09, tivemos um bate papo

super produtivos com nosso convidado especial Alexander Mathias, Analista de UX.

O Meetup foi de grande valia para os ouvintes, Alexander compartilhou sua trajetória e conhecimentos a fim de orientar os profissionais iniciando na mesma área.

Obrigada, mais uma vez, por contribuir com o Meetup de Setembro!

28/09

ALEXANDER MATHIAS ANALISTA DE UX
3 7 W W W . G P N E T . C O M B R
#SETEMBROAMARELOG&P SETEMBRO AMARELO 3 8 W W W . G P N E T . C O M . B R

Vocênãoprecisachegarnoàpicepara conversar.NaG&P,suasaúdementalimporta.

O atendimento psicológico online da Auster é um serviço de orientação focal e pontual para os problemas que impactam a vida do indivíduo. Tem como metodologia a orientação breve, buscando a aquisição da consciência e a resolução ou amenização do sofrimento, através de novas formas de lidar com o problema.

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA

Orientação nos casos de: conflitos, relacionamentos, medos, fobias, luto e perda estresse ansiedade assalto sequestro e acidentes, comportamentos de risco e crises

ORIENTAÇÃO

NUTRICIONAL

Orientações para casos de diminuição ou aumento de peso situações como gestação, amamentação, convalescença prática intensiva de esportes, dúvidas em relação a alimentos específicos, etc

ORIENTAÇÃO FISIOTERÁPICA

Orientação para casos de dores musculares localizadas recuperação de pacientes que sofreram cirurgia ou acidentes, educação postural, suporte ao afastado etc

ORIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientações sobre atividades esportivas, métodos de exercícios, formas de combater o sedentarismo

SETEMBRO amarelo Neste Setembro Amarelo, nosso principal recado para você é: fale! A Auster mudou e viemos te contar. Funcionários Cônjuge Filhos/Enteados Quem tem acesso? Funcionários e seus familiares de primeiro grau. PRONTOATENDIMENTO RECEPTIVO Segundaasexta,das08hàs20h.Sem limitedeutilização 1AtendimentoReceptivo . 08009998892 2.Colaborador,familiar,gestor, RHousaúdeocupacionalentram emcontatoesolicitam orientação, ajuda,apoioe informação. 3.Equipedeespecialistas:avalia, orienta,acompanha,monitorae encaminha FALE! A AUSTER TEM COMPROMISSO COM O SIGILO E A CONFIDENCIALIDADE. 3 9 W W W . G P N E T . C O M . B R

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

“Falar é a melhor solução”, é por este motivo que a organização enfatiza essa conscientização, desta forma, podemos auxiliar na prevenção de atos suicídas, mais especificamente, segundo estudos, 9 em cada 10 situações.

Além disso, é primordial que as pessoas próximas estejam atentas aos detalhes, mudanças de humor e comportamento, bem como exercitar sua empatia. É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda.

O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.

Se pensar em suicídio busque ineditamente por ajuda, pois a vida sempre vai ser a melhor escolha

SETEMBRO amarelo
SETEMBRO AMARELO 2022 "FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO." #SetembroAmareloGEP Não ignore um pedido de ajuda. Fique atento aos sinais. Todas as vidas importam! 4 0 W W W . G P N E T . C O M . B R
Matriz
#TodosDeAmarelo Nodia27desetembro, convidamostodosos colaboradoresavirem vestidosdeamarelopara representarmosjuntosaluta doSetembroAmarelo SETEMBRO amarelo #SetembroAmareloGEP
4 1 W W W . G P N E T . C O M . B R

Matriz

#TodosDeAmareloSETEMBRO amarelo #SetembroAmareloGEP
4 2 W W W . G P N E T . C O M . B R
Matriz
#TodosDeAmarelo SETEMBRO amarelo #SetembroAmareloGEP
4 3 W W W . G P N E T . C O M . B R
#TodosDeAmarelo SETEMBRO amarelo #SetembroAmareloGEP Prodesp PrefeituradeSBC 4 4 W W W . G P N E T . C O M . B R FDE
SETEMBRO amarelo Para promover a luta, fizemos um layout personalizado de Setembro Amarelo para os profissionais G&P que participaram da campanha. Além disso, eles concorreram a 10 sorteios de vouchers do Ifood no valor de R$50,00 cada. Confira abaixo os participantes e, em seguida, os ganhadores: 4 5 W W W G P N E T . C O M . B R

SETEMBRO amarelo

4 6 W W W . G P N E T . C O M . B R

Camila Tavares

Carina Alcantara

Carlos Eduardo Ferreira Pivato

Gileno de Sa Freitas Junior

Hellen Cristine

Heloisa Pacheco Pereira

Joelma Oliveira Barbosa

Ligia Peres Andrade

Marcilene Ferreira

Thais Katarine de Mello Coelho

SETEMBRO amarelo
Confira abaixo quem foram os ganhadores dos sorteios valendo R$50,00 em vouchers do Ifood: Obrigada a todos que participaram e engajaram com a causa. Juntos somos mais fortes! 4 7 W W W . G P N E T . C O M . B R
1°FÓRUMDEDIVERSIDADE, EQUIDADEEINCLUSÃO! 4 8 W W W . G P N E T . C O M . B R

Neste mês, dia 14/09, aconteceu o nosso 1° Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão!

Participaram do encontro o Comitê de DEI, Líderes e Pessoas Voluntárias dos Grupos de Afinidades, sendo eles: Equidade de Gênero, Raça e Etnia, LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência e Geracional Agora, vamos contar um pouquinho sobre como foi a primeira reunião:

Iniciamos com cada pessoa voluntária se apresentando e compartilhando o porquê da sua escolha por determinado grupo, desta forma, entendemos as motivações de cada um e suas percepções. Depois, esclarecemos os papéis e responsabilidades das Lideranças, Colideranças e Pessoas Voluntárias:

As Lideranças e Colideranças dos Grupos são responsáveis pelo reporte do andamento das ações ao Comitê de Diversidade, atividades dos projetos na ferramenta Planner, registro e manutenção de informações, bem como pela gestão operacional dos Voluntários atrelados ao seu pilar de diversidade

Já as Pessoas Voluntárias:

Apoiam no desenvolvimento de planos de ação e operacionalizam com base nas definições alinhadas com o Comitê de Diversidade;

Participam das reuniões mensais com as lideranças dos grupos;

Buscam constantemente mais voluntários ou pessoas aliadas para a pauta de DEI; Educam o entorno quanto a piadas discriminatórias;

·Escrevem artigos e conteúdo do pilar para divulgação;

·Estabelecem parcerias com o coletivo para a divulgação de vagas;

·Conhecem as políticas e códigos relativos à ética e conduta;

·Caso recebam denúncias relativas à discriminação e preconceito, direcionam ao canal competente

Após todos entenderem qual o seu papel, o Censo foi apresentado, pesquisa que detém informações macro sobre a empresa, indispensável para que o Comitê DEI consiga identificar oportunidades pois é ele quem conduzirá ações futuras

Após isso, comentamos sobre o objetivo aspiracional e os motivadores, alinhando os Líderes, Colíderes e Pessoas Voluntárias sobre o propósito do Comitê e o porquê da sua implementação na empresa. Vamos entendê los?

O objetivo Aspiracional é fomentar o respeito, a diversidade e a inclusão em todos os níveis da organização de forma equânime, para que seja uma referência e influencie positivamente a sociedade

A motivação vem de acreditarmos que o respeito promove um ambiente mais inclusivo equânime e seguro para todas as pessoas, fortalece a nossa cultura, gera maior engajamento, pertencimento e a retenção de nossos talentos Do ponto de vista do negócio, acreditamos que a diversidade contribui para a geração de ideias inovadoras, o que nos proporciona vantagem competitiva e relações ainda mais sustentáveis

4 9 W W W . G P N E T . C O M . B R

Finalmente, chegou a hora em que abordamos os Macro Temas, onde cada dado fornecido pelo Censo se transformou em oportunidades de melhoria dentro de cada Grupo de Afinidade, e todo o trabalho do Comitê e Pessoas Voluntárias foi mais bem visualizado.

Foi um encontro incrível para a troca de ideias, compartilhamento de informações e conhecimento, além de definirmos os próximos passos em relação as ações de Diversidade, Equidade e Inclusão na G&P Agradecemos a consultora Elaine Terceiro por todo o apoio e, também, a todos que se dispuseram a contribuir com a causa

Se você ficou interessado, quer participar ativamente e impactar o ambiente a sua volta, se inscreva como Pessoa Voluntária! Basta clicar aqui “Nada sobre nós, sem nós!”

5 0 W W W . G P N E T . C O M . B R

PRIMEIRA REUNIÃO

DE LIDERANÇA INCLUSIVA

É começando a partir da liderança que se constrói uma empresa mais inclusiva, devido a isso, não poderíamos deixar de oferecer um treinamento com nossa consultora de Diversidade, Equidade e Inclusão, Elaine Terceiro.

Na reunião, abordamos pontos importantes dentro da gestão, como:

A vulnerabilidade e a demonstração da mesma por parte dos gestores;

Como expandir nosso processo empático; Liderança X Síndrome de Herói; Segurança Psicológica; Comportamentos da Liderança inclusiva

Por fim, finalizamos com um debate onde os gestores puderam se abrir e contar suas próprias dificuldades.

É do pouco em pouco que construímos uma G&P ainda melhor para você, nosso capital mais precioso.

Confira algumas imagens da reunião:

5 1 W W W G P N E T C O M B R
(21/09) DiaNacionaldaLuta daPessoacom Deficiência 5 2 W W W . G P N E T . C O M . B R

Açõesnaesferasocial

Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) assegura um salário mínimo por mês a idosos e a pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que ¼ do salário mínimo. Outra vantagem é que os beneficiados pelo BPC recebem descontos nas tarifas de energia elétrica

Atualmente, mais de 2,5 milhões de pessoas recebem o BPC em todo o País, a partir de um investimento mensal de cerca de R$ 3 bilhões

Já para apoiar e estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi criado o benefício Auxílio Inclusão Trata se de um benefício pago todo mês, no valor de meio salário mínimo, à pessoa com deficiência beneficiária do BPC que ingressar no mercado de trabalho

CadastroInclusão

O Cadastro Inclusão armazena as informações das pessoas com deficiência, contribuindo para o planejamento e para o desenvolvimento de ações estratégicas. A ferramenta também promove o acesso desses brasileiros aos seus direitos e serve como fonte de dados para estudos e pesquisas

AtendeLibras

Pelo canal de denúncias Atende Libras, as pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem registrar denúncias de violação de Direitos Humanos usando a a Língua Brasileira de Sinais (Libras) O atendimento em videochamada é feito por um intérprete de Libras

que recebe e registra a denúncia.

VLibras

O VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas que traduz conteúdos digitais em texto, áudio e vídeo, do Português para Libras, tornando os computadores e celulares mais acessíveis para as pessoas surdas.

Paradesporto

No meio esportivo, a inclusão de pessoas com deficiência vai desde a base até o alto rendimento. Em maio de 2020, foi criada a Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) no âmbito do Ministério da Cidadania com o objetivo de promover o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas manifestações

São três eixos de trabalho: fomento, visibilidade e capacitação. O Programa TEAtivo incentiva a prática esportiva, psicomotora e de lazer para crianças e adolescentes autistas Já o Avança Paradesporto no Brasil tem foco no acesso gratuito e de qualidade a estruturas físicas de treinamento para desenvolver o alto rendimento O Programa Semear+ Paradesporto, por sua vez, visa democratizar o acesso ao paradesporto educacional e de participação, além de criar ambientes de iniciação paradesportiva

O Bolsa Atleta conta com 6.773 contemplados pelo edital de 2022, incluindo todas as categorias, inclusive a Pódio O investimento anual é de R$ 129,5 milhões Nesse total, são 4 970 atletas olímpicos e 1 803 paralímpicos.

Os repasses mensais do Bolsa Atleta variam entre R$ 370 e R$ 3 100, de acordo com a categoria Na Pódio, a principal do programa, voltada a atletas posicionados entre os 20 melhores do ranking mundial de suas modalidades e com maior potencial de destaque em competições internacionais, os valores vão de R$ 5 mil a R$ 15 mil, de acordo com os resultados apresentados

Foi comemorado neste mês, dia 21, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência A data é instituída pela Lei nº 11.133/2005, e trata se de mais um mecanismo para reforçar na sociedade a importância dos direitos voltados para esse público e a necessidade de políticas que promovam a inclusão Fonte: Govbr com informações dos Ministérios da Cidadania e da Saúde
5 3 W W W . G P N E T . C O M . B R

CAFÉ CONECTA

Em agosto, aconteceu mais um Café Conecta! Tivemos um encontro descontraído com cinco colaboradores novos e cinco colaboradores com mais de 02 anos na G&P. Os participantes puderam compartilhar um pouco de si e conhecer uns aos outros.

A troca de experiências profissionais, diferentes visões e novas ideias, tornou, sem dúvidas, o evento enriquecedor. Agradecemos a todos os participantes

Inclusiive, a edição de Setembro está acontecendo hoje, dia 30/09. Aguarde o registro do encontro no próximo mês!

3 4 W W W . G P N E T . C O M . B R
CONECTA G&P
Diversificar, crescer, atrair. 5 5 W W W . G P N E T . C O M . B R
COMOCRIARUMA CULTURADEINOVAÇÃO 5 6 W W W . G P N E T . C O M . B R

Muita coisa mudou desde os primeiros dias de 2020, quando a pandemia de Covid 19 forçou as organizações a repensar onde e como as pessoas trabalham O que não mudou foi a necessidade de as organizações continuarem avançando com iniciativas digitais Para CIOs e líderes de TI, isso significava adotar uma mentalidade de afundar ou nadar e acelerar as iniciativas mesmo quando faziam a transição para o trabalho remoto

Avanço rápido para 2022. Ocorreu uma mudança e a TI agora é vista como um parceiro igual para impulsionar o crescimento dos negócios com CIOs reconhecidos como líderes, de fato, em inovação. Aqui, eles e outros compartilham sete maneiras de criar e nutrir uma cultura de inovação.

Priorizeotempodeexperimentação

Uma fórmula infalível para impulsionar o crescimento inovador é “experimentar algo novo, aprender rápido, dinamizar conforme necessário e escalar o sucesso”, diz Mike Crowe, CIO da Colgate Palmolive Na Colgate, isso levou a capacitar as equipes para experimentar um hackathon global chamado Tech Challenge

A liderança da empresa também cria espaço e tempo para os funcionários inovarem, dedicando uma equipe de pessoas para explorar tecnologias emergentes, realizar experimentos e identificar a aplicabilidade de negócios, diz Crowe.

“Esta equipe tem protótipos de aplicativos envolvendo vários componentes de inteligência artificial, blockchain, desenvolvimento low code/no code e até computação quântica”, diz o CIO.

Um exemplo de como essa exploração levou a benefícios reais de negócios foi com a aplicação de machine learning para prever a formulação ideal de produtos usando um conjunto de benefícios desejados para o consumidor “A equipe teve tempo para coletar e limpar dados e experimentar modelos de machine learning”, diz Crowe Agora, a capacidade está incorporada no processo de desenvolvimento do produto.

A maior barreira para a inovação são as prioridades concorrentes e a falta de tempo para inovar, observa Santhosh Keshavan, Vice Presidente Executivo e CIO da empresa de serviços financeiros e de seguros Voya “As tecnologias avançam em um ritmo exponencial, então sempre há mais maneiras de alavancar e aprimorar os recursos tecnológicos para melhor atender nossos clientes”, diz ele “É responsabilidade do CIO influenciar e priorizar o tempo para o pensamento estratégico e inovador”

Abraceofracasso

A inovação é uma faca de dois gumes: é fundamental para o crescimento mas também é isso que a torna arriscada. “Exige apostas ousadas e disposição para perseverar, apesar dos contratempos, críticas e incertezas”, escreveram os sócios seniores da McKinsey, Laura Furstenthal e Erik Roth, em um post recente no blog. “Ao fornecer aos seus funcionários segurança psicológica, um propósito centrado na inovação e encorajamento você pode ajudá los a encontrar coragem para arriscar o fracasso em busca de ambição criativa”

As pessoas não devem ter medo de falhar, concorda Jason Moersch, Vice Presidente de Serviços de Tecnologia da Transwestern, uma empresa imobiliária comercial com sede em Houston. “Para ideias que não decolam imediatamente, aprenda com os erros e revisite ocasionalmente. Às vezes, a empresa não está pronta para uma ideia agora, mas estará mais tarde”.

Incutir uma cultura inovadora se resume a criar um ambiente baseado na confiança, que derruba barreiras e inspira as pessoas a ter uma mentalidade mais aberta, diz Keshavan “Sua equipe precisa saber que pode confiar em você e uns nos outros para debater abertamente, sugerir ideias, experimentar e assumir riscos e até mesmo falhar, sem consequências

“Prefiro falar sobre mudanças de direção ou estratégias que não funcionam”, em vez de pensar que um experimento ou projeto falhou se não funcionar do jeito que você esperava, diz Lorraine

5 7 W W W G P N E T . C O M . B R

Marchand, autora do novo livro, The Innovation Mindset: Eight Essential Steps To Transform Any Industry. Olhe para isso como uma oportunidade para aprender e mudar de direção “Não há problema em seguir um caminho diferente”, acrescenta Marchand, que também é Diretora Executiva da Merative, antiga IBM Watson Health

Reconheçaqueainovaçãocomeçaeterminacomas pessoas

A TI está posicionada de forma única para ver o panorama geral do que está ocorrendo em toda a empresa e identificar oportunidades de inovação. Mas isso só funciona se os líderes de TI saírem de trás das “coisas tecnológicas” e tiverem conversas francas com as partes interessadas em toda a organização, diz Moersch.

“Eles devem entender onde as pessoas lutam, definir os desafios de uma maneira que faça sentido para todos e, em seguida, dividi los em pequenos pedaços que podem ser melhorados por meio de soluções tecnológicas”, diz ele “Esse processo pode ajudar bastante na construção da confiança”

Também é importante abraçar aqueles na organização que exploraram soluções de TI mesmo que trabalhem fora da TI, diz ele “Historicamente, teríamos considerado isso como iniciativas de ‘shadow IT’, mas a realidade é que a TI não pode examinar todas as soluções em um vácuo, especialmente no ritmo em que devemos nos adaptar”.

As pessoas que estão dispostas a explorar e se envolver com a TI devem ser vistas como um ativo, não apenas porque estão dispostas a investir tempo fora de sua função de trabalho tradicional, mas também porque podem atuar como campeões que ajudarão a impulsionar a compreensão e a adoção em todo o negócios, diz Moersch

A Voya promoveu uma cultura que incentiva o pensamento livre e a criatividade, diz Keshavan Quando você reúne pessoas de diversas origens,

experiências e disciplinas para oferecer perspectivas únicas, isso naturalmente promoverá a inovação, diz ele.

“Em 2019, isso pode ter parecido um grupo de indivíduos se reunindo em uma sala de reuniões, fazendo um whiteboard sobre as necessidades dos clientes, debatendo ideias, compartilhando experiências passadas e criando soluções Post it com imagens pontilhando as paredes e flipcharts em todas as mesas”, diz ele “Hoje, nos reunimos no Microsoft Teams ou no Zoom e usamos ferramentas como Miro e OneNote, mas os princípios fundamentais de colaboração aberta, livre expressão de ideias e experimentação permanecem no centro da cultura de inovação da Voya”.

Quando as pessoas são treinadas para ter uma mentalidade inovadora, o processo de inovação pode gerar resultados positivos, diz Marchand. Ela compara isso a “inovações fortuitas”

Enfatizeainovação,nãoatecnologia Novas tecnologias não são inovação são apenas negócios como sempre, diz Iliya Rybchin, Sócio da empresa de consultoria de gestão global Elixirr Consulting Todas as empresas precisam implantar constantemente novas tecnologias para manter a competitividade, diz ele.

“Um sistema telefônico atualizado pode ser uma nova tecnologia, mas não é inovação. A palavra “inovação” foi diluída e, como resultado, os executivos lutam para criar uma cultura de inovação porque a tentativa é muitas vezes recebida com ceticismo e muita reviravolta dos funcionários”, diz Rybchin.

Isso tornou os funcionários “imunes a muitas iniciativas de inovação porque a palavra se tornou um chavão banal e clichê”, acrescenta

Como resultado, fomentar uma cultura de inovação não está atrelado à implementação de novas tecnologias ou à mais recente solução digital, diz ele

5 8 W W W G P N E T . C O M . B R

Em vez disso, está vinculado à implementação de resultados de negócios tangíveis que impulsionam a empresa. “Os funcionários se reunirão em torno de um novo modelo de negócios, uma nova oportunidade de mercado, uma nova oferta de produtos”, diz Rybchin. “Eles não vão se unir ao lançamento de um novo aplicativo”.

Keshavan diz que tenta constantemente incutir o conceito de inovação como solução básica de problemas, observando a necessidade do cliente e, em seguida, encontrando maneiras criativas de atender a essa necessidade “Os CIOs inovadores colocam as pessoas seu conhecimento, imaginação e criatividade humana na vanguarda da solução de problemas e criam um espaço seguro para que elas possam idealizar soluções abertamente”, diz ele

Só então a discussão sobre ferramentas e capacidades tecnológicas deve entrar em cena. “Na maioria das vezes, a inovação não é criar uma nova ferramenta ou recursos tecnológicos, é mais frequentemente reunir tecnologias existentes de uma maneira diferente para resolver um problema ou atender a uma necessidade”, diz Keshavan. “CIOs que reconhecem que as pessoas inovam e que a tecnologia é simplesmente um meio de dar vida a essa inovação terão mais sucesso”

Os CIOs devem incentivar as pessoas dentro da empresa a serem apaixonadas pela solução de problemas, que está no centro da inovação, ecoa Marchand “E eles têm que estimular as pessoas a terem curiosidade desenfreada É assim que eles fazem a inovação florescer”

Tragaofoconoclienteparaaconversa

Prianka Nandy, Diretora de Informação e Tecnologia da Special Olympics International, não teve escolha a não ser repensar como inovar depois que os eventos presenciais foram cancelados durante a pandemia. A organização perdeu muitos atletas e voluntários e isso acabou tornando o momento perfeito para introduzir plataformas digitais e oportunidades para recuperá los, diz Nandy

A centralidade no cliente precisa ser o foco, mas Nandy sabia que a TI precisava de dados melhores para tomar decisões para que a organização continuasse a crescer.

A TI está prestes a lançar alguns aplicativos móveis. Uma é para os cuidadores de atletas, para que possam aprender sobre os marcos de desenvolvimento de seus filhos e como seus filhos podem se exercitar mais se isso for um desafio, diz ela O aplicativo também permite que as famílias se conectem e forneçam suporte

Outro aplicativo foi desenvolvido para ensinar socialização e conceitos de inclusão para que os atletas possam se engajar e competir por meio do aplicativo “Pedimos que eles façam algo gentil com um professor ou mostrem apreço a um colega atleta”, diz Nandy. “Através disso, [os olímpicos] podem praticar atividades esportivas e competir contra outras escolas de ensino médio. Portanto, é muito envolvente e é uma ótima ferramenta de recrutamento para conseguirmos voluntários, futuros doadores e futuros participantes”.

Você não sabe onde está a inovação, observa Nandy “A maior parte da minha liderança estava muito pronta e aberta para mudanças Leva tempo para ter essas conversas de uma maneira diferente do que fizemos antes” Isso inclui discussões sobre pensamento de produto, entrega ágil de produtos e educação das pessoas sobre segurança cibernética

Promovaganhosrápidos

Embora seja importante pensar a longo prazo e resolver problemas maiores, você também precisa incutir a mentalidade de uma vitória rápida, diz Laura Merling, Diretora de Transformação e Operações do Arvest Bank, um banco comunitário com sede em Bentonville, Arkansas. Isso requer encontrar um equilíbrio entre os dois, diz ela.

“As pessoas precisam ver o progresso para entender

3 9 W W W G P N E T . C O M . B R

Antes de ingressar na Arvest, o CEO do banco liderou uma pesquisa para descobrir se os funcionários estavam prontos para a mudança. Entre as informações que a liderança coletou estava que havia pessoas que diziam ter habilidades que não estavam sendo totalmente utilizadas. Isso levou o banco a iniciar um programa de requalificação e qualificação vinculado ao crescimento.

“Coisas assim abrem caminho para a inovação” e ganhos rápidos, diz Merlin

Moersch, da Transwestern, está trabalhando na abordagem “medir duas vezes, cortar uma vez”, mas diz que você precisa ser capaz de apresentar uma prova de conceito em tempo hábil “A partir daí, você pode iterar as ideias”, diz ele “Mas se você esperar demais, seu cliente irá considerá lo um obstáculo ao invés de um ativo e seguir em frente”.

Amplieoescopodoseuparceiro

A Colgate continua a ter parcerias estratégicas com grandes empresas de tecnologia corporativa, mas Crowe diz que “elas não são suficientes por si só. Agora também precisamos gastar tempo com empresas de capital de risco e startups inovadoras”.

Isso levou ao desenvolvimento de tecnologias de saúde conectadas, como a escova de dentes elétrica inteligente da empresa, Colgate Hum, que promove uma melhor escovação rastreando a frequência, duração e cobertura com um aplicativo proprietário Colgate Connect

A Colgate fez parceria com uma empresa iniciante na plataforma de saúde conectada, trabalhou com uma empresa de segurança especializada na proteção de firmware e utilizou novos softwares e habilidades de experiência do usuário para desenvolver o aplicativo voltado para o consumidor, diz Crowe. “Esses tipos de colaborações e parcerias multifuncionais são fundamentais para impulsionar a inovação”.

Isso exige que os CIOs busquem e ofereçam

perspectivas externas e Crowe acredita que é importante passar tempo com VCs e seu portfólio de startups, pois é onde os investimentos em tecnologia estão acontecendo. Isso permite que ele estude tecnologia avançada e determine sua aplicabilidade

.

“Isso não apenas traz novos recursos para a organização, mas ajuda a moldar novas formas de pensar e trabalhar dentro da organização de TI e facilita um espírito de inovação”, diz ele

6 0 W W W . G P N E T . C O M . B R
PARTICIPE DA NOSSA REVISTA! Enviesuassugestõesdepautaparaoe mail: rodrigonakamai@gpnetcombr julia.ferreiro@gpnet.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.