News G&P - dezembro de 2022

Page 1

NEWS REVISTA ELETRÔNICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA #EUSOUGEP D E Z E M B R O D E 2 0 2 2
E
POR SAMANTHA TONAN
KARIN TADA
EDITORIAL DIREÇÃO GERAL: Rodrigo Yuji Nakamai EDITORAÇÂO Julia Madeira Ferreiro EDITORIAL DISTRIBUIÇÃO ONLINE E GRATUITA Conceitos e opiniões em artigos assinados são de responsabilidade do autor Os textos podem ser reproduzidos desde que citadas as fontes CONTRIBUÍRAM NESTA EDIÇÃO Ana Paula Cajuhi Claudia Peretti Gabriel Otani Caroline Ferreira Samantha Tonan Karin Tada
DEZEMBRO DE 2022 04 06 DICAS DE VIAGEM E LAZER 32 18 REEMBOLSO DE CERTIFICAÇÕES SELEÇÃO G&P CCXP22 GABRIEL OTANI G&P SOLIDÁRIA 43 DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO 41 28 CAFÉ CONECTANOVEMBRO 30 DEZEMBRO VERMELHO 13 SMART CITY EXPO WORLD CONGRESS 40 LIVE DE DEZEMBRO: SOCILOGUE GASTOS COM TI NA AMÉRICA LATINA VÃO SUPERAR CRESCIMENTO DO PIB EM 2023, SEGUNDO A IDC 44 SETE TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS AFETARÃO AS VENDAS ATÉ 2027, SEGUNDO O GARTNER 48

DICAS DE VIAGEM E LAZER

Sejam bem-vindos a mais uma seção de Dicas de Viagem e Lazer! Nesta edição, a Caroline Ferreira, Assistente Jurídica, nos contou um pouco sobre a sua experiência ao viajar para um destino deslumbrante: Porto de Galinhas. Fique com o seu depoimento.

Caroline Suriani: Eu passei 5 dias em Porto de Galinhas, realizando passeios de buggy pelas praias de Porto e aproveitando ao máximo cada ponto de parada, fazendo mergulho com os peixinhos, passeio de caiaque e passeio de jangada em piscinas naturais.

0 4 W W W G P N E T C O M B R
Caroline Ferreira Roth Suriani Assistente Jurídico PRAIA DE MARACAIPE, PORTO DE GALINHAS – PE PRAIA DE MARACAIPE, PORTO DE GALINHAS – PE

Caroline Suriani: Cada parada era um oásis paradisíaco, com águas cristalinas e uma grande variedade de corais.

Caroline Suriani: Por fim, ficamos um dia em Maragogi, conhecemos o Caminho de Moises e fizemos um passeio de lancha pelo famoso Caribe Brasileiro. O lugar é divino de tão lindo, porém, não tem muita diversidade em coisas para fazer, você pode aproveitar em um dia.

0 5 W W W G P N E T C O M B R
PRAIA DE PORTO DE GALINHAS, CENTRO - PE MARAGOGI – AL PRAIA PONTAL DO CUPE, PORTO DE GALINHAS – PE Caroline Suriani: Para mim, a melhor praia de Porto de Galinhas é a do Centro, onde foi possível fazer o passeio de jangada nas piscinas naturais.
GABRIEL
CCXP22 0 6 W W W G P N E T C O M B R
OTANI

Preparamos uma materia super legal com o Gabriel Otani, Analista de RH, para falar sobre o CCXP, um evento que alcançou um lugar de destaque no cenário do entretenimento mundial Confira a materia:

na de Guerra Sempre gostei de quadrinhos e super-heróis, antes mesmo de virar moda Ir para a Comic Com era um sonho que virou realidade em 2015, e em 2018 o CCXP se tornou a maior Comic Com do mundo, e eu estava lá vivendo o épico. Desde então, o evento se tornou algo que quero fazer sempre. Todos os anos, desde 2018, me programo o ano inteiro para ir ao CCXP, desde férias, folgas e finanças.

Após esperar 2 anos para pisar dentro da CCXP novamente, não tenho muitas palavras para descrever a sensação única que foi estar lá, ainda mais por ser o primeiro ano que consegui ir com a credencial Epic Foram os 5 dias mais aguardados dos últimos anos por mim A experiência de estar lá, conhecer ilustradores, quadrinistas, pessoas que talvez fosse impossível ver de perto, torna tudo muito mais emocionante. Por exemplo, na CCXP de 2018, em que conheci e pude conversar com David Michelinie, criador ou co-criador do Venom, Carnificina, Scott Lang/Homem-Formiga e Maqui-

Para a CCXP22, eu já havia comprado a credencial em setembro de 2021 - sim, comprei a credencial faltando mais de um ano para o evento. Até então, as minhas férias estavam programadas para dezembro de 2022, e eu não contava que iria entrar na G&P em março Por isso, uma das coisas que comentei na entrevista foi “nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, eu tenho um evento e não vou trabalhar, se for descontar do banco, salário, tudo bem, mas eu não posso perder a Comic Com Aceito todos os termos e essa é minha única exigência ” Eu já tinha a credencial Epic, eu entraria todos os dias, 1 hora antes do público geral, até mesmo na Spoiler Night. Não perderia isso por nada e, como a própria organização diz, foi épico!

Gabriel Otani Analista de RH
0 7 W W W G P N E T C O M B R

A Spoiler Night, apesar de ter apenas 3 horas de evento, nos possibilita fazer e ver muita coisa, principalmente por ser um dia com menos gente Mas esse foi o primeiro ano em que me arrisquei a entrar no auditório Thunder, o mais concorrido da CCXP - foram 19 horas de fila. Eu dormi na fila dentro do estacionamento da SP Expo, - cochilei, né? Dormir mesmo apenas por 40 minutos, já que a ansiedade é tanta que mal dava pra fechar os olhos. Mas tudo valeu a pena, consegui ficar na primeira fila de frente para o palco, assistir aos painéis, ver os conteúdos exclusivos, atores, diretores e produtores. Além de tudo, pude assistir a 18 minutos de cenas do novo filme do Avatar antes do seu lançamento, com direito a Zoe Saldaña e o produtor Jon Landau presentes, comentando sobre o filme A Disney também levou o Big Boss da Marvel, Kevin Feige, Jonathan Majors, Evangeline Lilly, Paul Rudd e Peyton Reed, para a divulgação do novo filme do Homem Formiga. Também contamos com uma cena exclusiva, apenas para quem estava dentro do auditório Thunder.

Apesar do Pedro Pascal estar confirmado no painel da Netflix, não se sabia que ele entraria no painel da Disney para falar da nova temporada de The Mandalorian, e ver todos eles de perto foi emocionante. Também teve um painel em homenagem ao cineasta Fernando Meirelles, 20 anos de “Cidade de Deus”, com atores e equipe técnica que contaram um pouco da experiência. Tivemos, também, um painel com Jim Starlin, criador do Vilão mais famoso dos últimos anos, o Thanos. Outro painel, foi o surpresa da Paramount com o Guilherme Briggs falando sobre o novo filme dos “Transformers”, e outro com o Alexander Ludwig, que comentarei mais tarde Tudo isso dentro do painel de quinta-feira, e meu dia ali não tinha terminado porque, após sair dos painéis, ainda tinha 1 hora de feira, onde pude pegar um autografo do Wendel Bezerra Tive a oportunidade de encontrar ele anteriormente em um show, mas apenas obtive uma foto Dessa vez, pude tirar foto e receber seu autógrafo! Bem, foi assim que eu passei a quinta-feira na CCXP, mal dormi, me alimentando de forma duvidosa, mas valeu a pena.

0 8 W W W G P N E T C O M B R

Na sexta-feira pude andar mais pela feira, comprar quadrinhos, prints, ir nas ativações mas o ponto alto foi poder tirar uma foto com Alexander Ludwig Confesso não ter assistido nada dele e não ser muito fã, porém, a forma que ele conversou, o jeito que me tratou durante os poucos minutos que fiquei lá, me ganhou no carisma. Já no sábado foi o dia de levar um casal de amigos, dei a credencial de sábado para eles como presente de aniversário, - eu sei, não basta eu ser fascinado na CCXP, também arrasto meus amigos junto. Saímos de lá com eles falando “Eu amo a CCXP”, afinal, encontramos várias pessoas que acompanhamos, tanto da internet quanto pelo trabalho nos quadrinhos Aproveitei ainda mais quando vi que eles estavam aproveitando, quer um presente melhor do que uma credencial para a CCXP?

conhecer novos projetos e a pessoas que se dedicam para eles ao ponto de viajarem até aqui Além disso, ouvi-los contando sobre a construção da obra antes de criá-la e como fizeram para chegar ali, é muito legal!

Infelizmente, chegou o domingo, quinto e último dia de Comic Con, já não aguentava mais andar, pernas doendo, costas, mas quis aproveitar ao máximo e ver o que não tinha visto, ir atrás de lembrancinhas para os amigos e, para alguns, ainda consegui o autografo do autor Foram os 5 dias mais felizes que passei, apesar de, claro, todo evento desse porte ter seus problemas Foram 280 mil pessoas nos 5 dias de CCXP, mas é onde gosto de estar. Ver os cosplays, as entrevistas, pessoas que você admira de alguma forma passarem do seu lado, conseguir autógrafos... graças a CCXP minha coleção de HQs se tornou única! O incentivo que eles dão ao mercado nacional, poder

Isso foi um pouco de tudo que eu vi e vivi lá dentro, e já estou com o planejamento pronto para 2023!

Apesar de ser difícil eu me emocionar, escrever isso, relembrando não só dessa edição mas das outras edições que eu fui, me emociona. Basta a música tema do evento tocar que a emoção vem, não importa se estou em casa ou na estrada a 150km/h. Eu nem tento explicar, porque também não entendo como um evento consegue me deixar tão emotivo, diferente de coisas que deveriam me emocionar, como “Marley e eu” – nunca chorei assistindo um filme, mas basta lembrar da Comic Con

0 9 W W W G P N E T C O M B R

Talvez tenha esse efeito sobre mim por ser o sonho do Gabriel mais novo, e ter o evento a 15 minutos da minha casa foi um sonho realizado O fato é: o meu ponto fraco é a Comic Con, aguardo ansiosamente pela edição de 2023, vai ser a 10ª CCXP e quero estar lá todos os dias até alguém me expulsar do pavilhão.

1 0 W W W G P N E T C O M B R
JÁ SÃO MAIS DE 63.000 FOLLOWERS! SIGA A G&P NO LINKEDIN 1 1 W W W . G P N E T . C O M . B R @gepprojetosesistemas

EVENTOS

1 2 W W W G P N E T C O M B R

Em novembro, a Samantha Tonan (Projetos Especiais) e Karin Tada (Comercial), participaram do Smart City Expo World Congress em Barcelona, com o objetivo de trazer aprendizados inovadores para o ambiente corporativo.

Elas nos concederam um depoimento sobre a experiência. Confira!

centro da construção de um futuro melhor e mais próspero

News G&P: Nos contem um pouco sobre o objetivo do evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona, que vocês participaram.

O Smart City Expo World Congress (#SCEWC22) é realizado em Barcelona desde 2011. É o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, com a missão de promover inovação social e oportunidades de colaboração.

Este ano, o Congresso ampliou ainda mais as discussões sobre soluções urbanas e foi pautado em Cities Inspired by People (Cidades Inspiradas por Pessoas), cidades sustentáveis, inclusivas, seguras e coletivas onde a colaboração e participação das pessoas tornam-se o

News G&P: Descrevam como foi o dia a dia nas palestras durante o evento: O #SCEWC22 aconteceu entre os dias 15 e 17/11, e reuniu mais de 850 expositores de 134 países, divididos em Pavilhões cujo objetivo era divulgar projetos e apresentar empresas locais, estabelecendo novas conexões e aprendizados Além dos expositores, o Congresso contou ainda com diversas palestras, realizadas no auditório principal, nas salas temáticas e palcos abertos Por meio do aplicativo do evento, era possível visualizar as palestras por horário, e se dirigir à sala correspondente, de acordo com a área de interesse As discussões foram divididas em 8 áreas, cada uma com tópicos principais de debate:

Enabling Technologies: Inteligência Artificial, Dados, Conectividade, Nuvem, Internet das Coisas Energy & Environment: Emergência Climática, Energia Limpa

Mobility: Transporte Público, Infraestrutura de Transporte, Futuro e Transporte Digital Governance: Colaboração, Regulamentação

Living & Inclusion: Desigualdades Sistêmicas, Refugiados, Recuperação Pós-Pandemia

Economy: Futuro do Trabalho, Modelos Econômicos Infrastructure & Buildings: Planejamento Urbano, Descarbonização, Digital Twins Safety & Security: Cybersecurity, Riscos

1 3 W W W G P N E T C O M B R
Samantha Tonan e Karin Tada

News G&P: Vocês sentem que o evento agregou para o aprofundamento tecnológico e trabalho atual de vocês?

Muito! Participar de um evento deste tamanho nos permite pensar, de forma mais ampla, sobre como solucionar problemas públicos já conhecidos e nos insere no contexto e em discussões mundiais sobre soluções tecnológicas, cidades e projetos brasileiros reconhecidos e comentados mundialmente, como Curitiba, Jundiaí e Campina Grande

A G&P apresenta muito potencial em trabalhar as oportunidades de cidades inteligentes pois, os temas e tecnologias abordados durante o evento já fazem parte das discussões diárias junto aos clientes e parceiros, tais como Cloud, Cybersecurity, Digital Services, IoT, IA, ESG, Mobilidade e Green Energy

News G&P: Qual foi maior aprendizado de vocês durante o evento?

É preciso repensar nossas ações, é preciso mais empatia para enxergar o problema sobre a perspectiva de quem realmente é impactado por ele.

Os cases apresentados durante o evento, demonstraram o quanto países emergentes e desenvolvidos ainda estão distantes sob a perspectiva dos temas abordados durante os painéis de discussão. Países em situação similar ao Brasil, apresentaram cases reforçando a necessidade na redução da desigualdade social e inclusão digital como abordagem para atingir o nível de uma cidade inteligente.

A página do evento na internet, diz que “o futuro da humanidade é inevitavelmente urbano”, por isso é tão importante e necessário que cada um de nós faça sua parte, que sejamos exemplo de cidadania e que possamos inspirar os que estão ao nosso redor a fazer o seu melhor.

Opening
Cities Inspired by People Cities Made for Citizens’ Needs The Role of IoT in Future-Ready Cities Agile Governance Propelling Urban Can Standards Scale-Up Cities? Are Our Cities Prepared to Face Cyberattacks? Living-in.EU: Supporting The Responsible Use of AI in Cities Engaging Citizens for a Collective Future A Planetary Goal for Equity Designing the City from The Bottom-Up Emerging Tech Solutions Boosting Decision Making The Joy of Data Gender Equity in the Digital Economy The Emerging Data-Driven City When Technology Becomes A Push for Inclusion Unlocking Smarter Cities through Digitalisation
Session:
Algumas das palestras mais interessantes:
1 4 W W W G P N E T C O M B R
1 5 W W W G P N E T C O M B R
1 6 W W W G P N E T C O M B R
Na imagem acima, Vinicius Brum (Falconi), Karin Tada e Samantha Tonan

SIGA A G&P NO INSTAGRAM

1 7 W W W G P N E T C O M B R
1 8 W W W G P N E T C O M B R A Seleção G&P foi convocada para concorrer a prêmios imperdíveis! 1 Bola de Futebol de Campo Al Rihla Copa do Mundo WC22 Pro adidas 1 Camiseta Nike CBF - Torcedor azul 1 Camiseta Nike CBF - Torcedor amarela 1 vale compras da Centauro no valor de R$ 300,00 Para os participantes da campanha, foram sorteados os itens abaixo: NA PRÓXIMA PÁGINA, CONFIRA OS PARTICIPANTES DA CAMPANHA QUE NÃO SAIRAM NA EDIÇÃO DE NOVEMBRO E, EM SEGUIDA, QUEM FORAM OS SORTEADOS.
1 9 W W W G P N E T C O M B R 1 9 W W W G P N E T C O M B R
2 0 W W W G P N E T C O M B R
2 1 W W W G P N E T C O M B R
2 2 W W W G P N E T C O M B R GiftCard R$300,00

GANHE REEMBOLSO PORNOVAS CERTIFICAÇÕES

2 3 W W W G P N E T C O
B
M
R

REEMBOLSODAS CERTIFICAÇÕES

Confira a relação de certificações reembolsáveis e caso tenha interesse, entre em contato conosco através do e-mail: treinamentogp@gpnet.com.br

2 4 W W W G P N E T C O M B R
2 5 W
G
REEMBOLSODAS CERTIFICAÇÕES
W W
P N E T C O M B R
REEMBOLSODAS CERTIFICAÇÕES 2 6 W W W G P N E T C O M B R

OUTRASCERTIFICAÇÕES

REEMBOLSODAS CERTIFICAÇÕES
2 7 W W W G P N E T C O
B R
M

CAFÉ CONECTA

Em novembro, mês passado, tivemos mais uma edição do Café Conecta! Mas dessa vez foi diferente: um café só de homens devido ao Novembro Azul No encontro, contamos com a presença de cinco colaboradores novos e cinco colaboradores com mais de 02 anos na G&P.

Todos os participantes falaram um pouco sobre a sua vida pessoal e profissional, desafios em ambos os âmbitos e, também, suas percepções sobre as ações internas da G&P.

A troca de experiências, eventos e a visão de cada um, tornou, sem dúvidas, este Café muito enriquecedor Agradecemos a todos os participantes

G&P 2 8 W W W G P N E T C O M B R
CONECTA
3 3 W W W G P N E T C O M B R 2 9 W W W G P N E T C O M B R No dia 01 de dezembro a G&P completou 33 anos. Aqui inovamos constantemente e pensamos fora da caixa. Com o nosso mindset ágil, simplificamos a tecnologia e oferecemos o melhor dela aos nossos clientes. Obrigado por fazer parte da nossa história!

Campanha de Luta contra a Aids

vermelho Dezembro

Mês de prevenção e combate ao HIV / AIDS. E, também, ao preconceito.

3 0 W W W G P N E T C O M B R

DEZEMBRO VERMELHO: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO HIV

O mês de dezembro é conhecido como dezembro Vermelho, e marca a conscientização e a mobilização na luta contra o vírus HIV

A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis foi intitulada de dezembro Vermelho Essa campanha é ancorada pela Lei nº 13.504, de 7 de novembro de 2017.

Em um estudo realizado pelos pesquisadores Luiz Carlos Santana de Avila e Denis Gonçalves Ferreira, 89,17% das pessoas

declarou não usar preservativos no sexo oral e 92,78% manifestaram aceitação para realizá-lo sem preservativos, sendo que nesse estudo 64,26% das pessoas eram do sexo feminino.

As principais ISTs listadas pelo Ministério da Saúde são o HIV, herpes genital, cancro mole (cancroide), papiloma vírus humano

3 1 W W W . G P N E T . C O M . B R

(HPV), doença inflamatória pélvica (DIP), donovanose, gonorreia e infecção por clamídia, linfogranuloma venéreo (LGV), sífilis, infecção pelo HTLV e tricomoníase, conforme preceitua o Professor Willian Barbosa Sales, da Uninter ao Observatório G.

Os casos de HIV não ficam atrás, segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2021 do Ministério da Saúde, de 2007 até junho de 2020 foram notificados 342.459 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Os casos de Aids de 1980 até junho de 2020 foram 1.011.617. O país tem registrado, anualmente, uma média de 39 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos. Nesse período, o registro de casos em homens foi de 664.721 (65,7%) casos e 346.791 (34,3%) casos em mulheres para Aids. Além disso, ainda existem as infecções entéricas e intestinais sexualmente transmissíveis, que ocorrem na prática sexual anal receptiva sem proteção de barreira. Ou seja, sem uso de preservativo e gel lubrificante. Esse tipo de infecção é comum quando se pratica sexo anal e, na sequência, sexo oral sem barreira de proteção, promovendo a contaminação cruzada entre o pênis, ânus e boca, entre os diferentes parceiros. As principais medidas de prevenção são: o uso de preservativo e gel lubrificante no sexo oral-anal, uso de

luvas de látex, a higienização das mãos e da região genital e anal antes e depois do sexo, além dos acessórios utilizados no intercurso sexual como vibradores e plugs anais e vaginais. Independente de qual seja a doença sexualmente transmissíveis, todos estamos sujeitos a essa contaminação, seja por descuidos constantes ou apenas 1 falta de sorte. O HIV não escolhe cara, sexo, gênero ou caráter. Ele existe. Previnam-se. E para quem já possui a doença, mantenha o tratamento, ele salva vidas. Estamos todos juntos!

A seguir, confira os registros do dia 12/12, onde os colaboradores foram ao escritório trajados com peças na cor vermelha para representarem, juntos, a luta do Dezembro Vermelho.

3 2 W W W G P N E T C O M B R
3 3 W W W . G P N E T . C O M . B R
3 4 W W W G P N E T C O M B R
3 5 W W W G P N E T C O M B R
3 6 W W W G P N E T C O M B R
3 7 W W W G P N E T C O M B R
3 8 W W W G P N E T C O M B R
3 9 W W W G P N E T C O M B R

LivedeDezembro Socilogue

Essa live foi pensada para que você, profissional da tecnologia ou não, se inspirasse a pensar em problemas da sociedade que podem ser sanados com as suas habilidades Como é o caso de Francisco Kemle, profissional da tecnologia que usou o seu projeto de TCC para mudar a forma como o Hemocentro Regional de Pelotas recebe e registra doações de sangue

Nós da G&P queremos que você saiba: você pode transformar o mundo!

Na live de dezembro, fizemos um bate-papo com o Francisco Kemle, Desenvolvedor Oracle Commerce da G&P e criador do Socilogue.

No encontro, o profissional falou sobre o projeto, criado com a finalidade de aumentar o número de doadores de sangue na sociedade e contribuir na organização pessoal dos que já são doadores de sangue Além disso, deu dicas valiosas para quem pensa em começar um projeto do zero

Mediadora: Júlia Madeira

A Live ocorreu dia 15/12, das 16:00 às 17:00

Ao participar da live, os participantes concorreram ao sorteio de:

2 vouchers da Uber no valor de R$80,00 cada

Confira quem foram os ganhadores:

Erika de Jesus Thais Katarine

FranciscodeFreitasKemle DesenvolvedorOracle Commerce
4 0 W W W G P N E T C O M B R
JúliaMadeira Marketing

DIVERSIDADE, EQUIDADE EINCLUSÃO

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao términodadécada1983-1992.

A partir de então, a cada ano, no dia 03 dedezembro,éestimuladaumareflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional comonamunicipal.

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdadedeoportunidadesatodosos cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencieosprogramasepolíticasque oafetem.

4 1 W W W . G P N E T . C O M . B R
03 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
01 02 03

Dia Internacional DosDireitos Humanos

10deDezembro

Oquesão direitos humanos?

Osdireitoshumanos pertencematodosea cadaumdenós igualmente

Osdireitoshumanossãonormasquereconhecemeprotegema dignidadedetodosossereshumanos.Osdireitoshumanosregemo modocomoossereshumanosindividualmentevivememsociedadee entresi,bemcomosuarelaçãocomoEstadoeasobrigaçõesqueo Estadotememrelaçãoaeles.

Aleidosdireitoshumanosobrigaosgovernosafazeralgumascoisaseos impededefazeroutras.Osindivíduostambémtêmresponsabilidades: usufruindodosseusdireitoshumanos,devemrespeitarosdireitosdos outros.Nenhumgoverno,grupoouindivíduotemodireitodefazer qualquercoisaquevioleosdireitosdeoutrapessoa.

Osdireitoshumanossãouniversaiseinalienáveis.Todasas pessoasemtodoomundotêmdireitoaeles.Ninguémpode voluntariamentedesistirdeles.Nemoutrospodemtirá-losdele oudela. Todososindivíduossãoiguaiscomosereshumanoseemvirtudeda inerentedignidadedecadapessoahumana.Todosossereshumanostêm direitoaseusdireitoshumanossemdiscriminaçãodequalquertipo,como raça,cor,sexo,etnia,idade,idioma,religião,opiniãopolíticaououtra,origem nacionalousocial,deficiência,propriedade,nascimentoououtrostatus comoexplicadopelosórgãosdostratadosdedireitoshumanos.

4 8 W W W G P N E T C O M B R 4 8 W W W G P N E T C O M B R 4 2 W W W G P N E T C O M B R

Solidária

A G&P Solidária, em parceria com a Casa Luz do Caminho, promoveu a Campanha de Arrecadação de Alimentos não perecíveis e itens de higiene que serão doados para a instituição

Promovemos a campanha através de uma arrecadação online, com meta de R$ 5 000,00 (cinco mil reais), através de doações efetuadas na plataforma. Com o dinheiro das arrecadações, a G&P comprará os itens de higiene e alimentos não perecíveis, que serão entregues para a Casa Luz do Caminho.

A “Casa Luz do Caminho” foi fundada em 08 de setembro de 1.999, com sede na Rua Domingos José Ferreira, 80, no bairro do Mandaqui em São Paulo.

Carinhosamente conhecida como “Lar dos vovôs”, atualmente abriga 19 idosos, sendo 13 senhoras e 6 senhores, a partir dos 60 anos de idade, que serão assistidos até o final de suas vidas.

A campanha de arrecadação teve seu encerramento no dia 30/12. Confira abaixo, qual foi o valor total arrecadado:

Obrigado a todos os doadores, vocês farão a diferença na vida dos moradores da Casa Luz do Caminho.

4 3 W W W . G P N E T . C O M . B R

GASTOSCOMTINAAMÉRICALATINA VÃOSUPERARCRESCIMENTODOPIB EM2023,SEGUNDOAIDC

4 4 W W W . G P N E T . C O M . B R

Mesmo diante de grandes desafios macroeconômicos, os investimentos em infraestrutura de TI na América Latina vão superar o crescimento do PIB em 2023, de acordo com o IDC FutureScape: Latin America Predictions 2023 da IDC Latin America, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

O estudo, que revela as principais expectativas da indústria de TI da América Latina para o ano que vem e suas implicações, mostra ainda que os desafios não serão apenas tecnológicos, mas humanos, já que existe uma necessidade de mudanças culturais para que se possa acreditar em um futuro automatizado e com mais formação e capacitação de talentos de TI para enfrentar os novos desafios empresariais.

Para Alejandro Floreán, vice-presidente de Pesquisa e Consultoria da IDC Latin America, "apesar da taxa de crescimento do PIB esperada para a região ser de apenas 2,1%, o investimento em tecnologias com foco em negócios, como nuvem, redes, armazenamento e outros serviços profissionais, aumentará cerca de 12%. Além disso, as tecnologias digitais emergentes, como inteligência artificial, machine learning, automação e robótica, devem crescer 69% até o ano que vem, o que representa 32 vezes mais do que a taxa de crescimento da economia latinoamericana em recessão".

Floreán complementa a análise afirmando que "2% é uma taxa de crescimento baixa, considerando todo o potencial que a América Latina oferece. Porém, a boa notícia é que os gastos corporativos com TI estão crescendo à margem do restante da economia A única categoria de TI que vemos com um impacto

negativo é o mercado de dispositivos, ou seja, PCs, smartphones e impressoras, e isso se deve à inflação".

Previsões para 2023

1. Conectividade, segurança e computação

Até 2028, mais de 35% dos orçamentos de TI das 5 mil maiores empresas da América Latina irão para conectividade, segurança e computação Os CIOs se concentrarão na governança e no gerenciamento de TI e criarão equipes de TI autônomas que podem identificar e resolver problemas rapidamente, ajudando na expansão dos negócios.

2. Investimento em tecnologia 'tech by wire'

Até 2026, 40% da infraestrutura de TI adotará tecnologias tech by wire (tecnologia por fio), que agregam inteligência artificial e dados para a tomada de decisões corporativas. Apesar dos benefícios que a automação traz, o tech by wire será percebido como um desafio para os membros de equipes de TI que precisam desenvolver habilidades fundamentais para entregar o máximo valor a suas organizações. "Gerenciar o tech by wire será um desafio. As empresas terão que construir plataformas de controle e adotar sistemas flexíveis para não sobrecarregarem seu pool atual de talentos de TI", alerta Pietro Delai, diretor de Soluções Empresariais da IDC Latin America.

3. Lacuna de capacitação em TI

A tecnologia da informação está evoluindo muito mais rápido do que os seres humanos conseguem acompanhar, e a IDC prevê que até 2026, 70% das empresas não aproveitarão totalmente o valor agregado que a nuvem, os dados e a automação podem oferecer. Com o desafio de gerenciar cargas de trabalho cada vez mais complexas, as empresas precisarão

4 5 W W W G P N E T . C O M . B R

trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores de TI e seus departamentos de RH a fim de garantir que encontrem e treinem os talentos do setor de forma adequada

"As competências profissionais e a inflação são os dois temas que mais preocupam as organizações latino-americanas. Por isso, é importante alinhar estratégias de negócios e tecnologia, além de capacitar as equipes", ressalta Diego Anesini, vice-presidente de Data & Analytics da IDC Latin America.

4. Soberania de dados

Como as empresas armazenam seus dados em locais distintos ou com diferentes provedores de nuvem, elas enfrentam cada vez mais o desafio da soberania dos dados, em que os dados estão subordinados às leis e estruturas de governança do país onde foram coletados e não onde são armazenados

Até 2026, essa soberania de dados levará os CIOs a mudarem equipes, orçamentos e processos operacionais em mais de 30% dos ativos de dados e TI.

"Trata-se de um desafio complexo inserido em um contexto em que as fronteiras digitais estão desaparecendo. Será importante ter leis e normas claras que regulem os serviços digitais", comenta Floreán.

5. As a Service

XaaS (Everything as a Service) é um termo que se refere à entrega e gerenciamento de qualquer tecnologia (geralmente hardware ou software) como um serviço de nuvem por um provedor terceirizado, e uma alternativa ao seu fornecimento e instalação in loco

O modelo de negócios de pagamentos por uso

pode oferecer vantagens no que se refere a economia de custos, mas também pode dificultar a projeção de gastos e benefícios a longo prazo Isso pode retardar a adoção de soluções interessantes às empresas, principalmente quando a solução cruza os espaços organizacionais. Sem considerar outros benefícios como inovação e eficiência operacional, a adoção de infraestrutura/software como serviço cairá para 40% em 2026.

6. Experiência incluída

O modelo como serviço também promete ajudar as empresas a preencherem sua escassez de vagas de TI, que deve chegar a 2,5 milhões na América Latina até 2026. Ao final de 2026, 30% das ofertas de aaS nas áreas de segurança e operações comerciais devem ter "experiência incluída".

"A necessidade de encontrar especialistas em TI impulsionará a adoção do modelo como serviço na região, pois facilitará o compartilhamento de conjuntos de habilidades", explica Anesini.

7. Contratempos na cadeia de suprimentos

Nem todos os atrasos no investimento em TI podem ser atribuídos à falta de formação ou conscientização sobre os benefícios que a tecnologia da informação pode oferecer. Os gargalos da cadeia de suprimentos, especialmente de silício, observados durante a pandemia, continuarão nos próximos anos

Para 2027, 20 lançamentos de produtos digitais de alta visibilidade – que dependem de automação inteligente e entrega de aaS –enfrentarão atrasos significativos devido a esses problemas

4 6 W W W G P N E T C O M B R

Segundo Floreán, resolver os problemas da cadeia de suprimentos será essencial para a América Latina no curto prazo, pois cada vez mais indústrias globais buscam investir na região graças à sua importância como centro de fabricação e de produção de alimentos.

"As questões de fornecimento terão um grande impacto nas decisões de investimento em tecnologia na região, particularmente, em infraestrutura 5G, computação em nuvem e ecossistema de desenvolvedores", prevê Floreán.

8. Modernização de TI

As empresas latino-americanas terão que agir rapidamente para modernizar sua infraestrutura de tecnologia para garantir que os dados possam ser compartilhados e não fiquem presos em silos ou servidores desconectados de outras partes da organização.

Até 2027, 25% das empresas que tentarem usar ofertas de tecnologia por fio ainda enfrentarão problemas com a proliferação de sistemas de controle isolados que aumentam os custos de conectividade e limitam o compartilhamento de dados

"Tentar obter consistência no uso de várias plataformas baseadas em planos de controle representará desafios operacionais e de segurança para as organizações de TI", analisa Delai

9. Mudança cultural

As questões culturais também atuarão como um impedimento para a adoção de tecnologias mais recentes na região. Até 2027, cerca de 50% das 5 mil maiores organizações da América Latina experimentarão um crescimento mais lento devido à falta de confiança nas tecnologias

digitais emergentes por parte dos líderes empresariais.

"É preciso tempo e determinação para identificar aplicações que possam ser automatizadas e as lacunas de competências a serem preenchidas. Isso não acontece da noite para o dia", alerta Anesini.

10. Visão artificial

Para 2028, as empresas de crescimento mais rápido na América Latina serão aquelas com capacidade de implementar e usar a visão artificial como um recurso inerente a qualquer novo produto ou processo

"Existe uma grande oportunidade para as indústrias 'Digital First' nas áreas de varejo, entretenimento e manufatura. O gerenciamento e a proteção de dados são essenciais, assim como a eficiência em todas as áreas de negócios É preciso impulsionar a conectividade e investir em uma 'visão de máquina' do futuro para ter sucesso em sua transformação digital", conclui Floreán.

4 7 W W W G P N E T . C O M . B R

SETETECNOLOGIASDISRUPTIVAS AFETARÃOASVENDASATÉ2027, SEGUNDOOGARTNER

4 8 W W W . G P N E T . C O M . B R

O Gartner recomenda que os líderes de vendas trabalhem para reconhecer, priorizar e responder a novas tecnologias disruptivas que transformarão por completo o modelo de vendas nos próximos cinco anos. Segundo pesquisa do Gartner, elas incluem: Inteligência Artificial Generativa (IA), Gêmeos Digitais (Digital Twin), Realidade Aumentada/Realidade Virtual (RA/RV), Machine Customers, Humanos-Digitais, Inteligência Artificial Emocional e Multimodalidade.

"A tecnologia está assumindo um papel ainda mais central no processo de vendas. Por isso, os diretores de vendas precisam se antecipar a uma série de inovações que afetarão significativamente a estratégia de vendas, o engajamento, os preços e a capacitação", diz Noah Elkin, Vice-Presidente da prática Gartner Sales.

"As empresas já estão sentindo o impacto da Inteligência Artificial em muitas das soluções de tecnologia que usam, mas a Inteligência Artificial Generativa, em particular, será um avanço que ajudará a dimensionar o conteúdo e o engajamento de vendas Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) também emergirão como um mecanismo chave de vendas, e esperase que o advento dos clientes de máquinas crie um mercado-alvo totalmente novo para as organizações de vendas".

Segundo o Gartner, as sete principais tecnologias disruptivas para as quais os executivos precisam se preparar nos próximos cinco anos são:

Machine Customers – Os Machine Customers são atores econômicos não-humanos que obtêm bens ou serviços em troca de pagamentos Para muitas organizações, a ideia de vender para esses clientes ainda não é uma realidade, mas

agora é a hora de começar a planejar a eventualidade. Os líderes de vendas devem começar a desenvolver forças de vendas que possam enfrentar efetivamente os desafios dos ambientes de vendas humanos, máquinas e híbridos. Segundo pesquisa do Gartner, um quinto da receita total das empresas poderá vir destes Machine Customers até 2030. "As empresas precisarão planejar os problemas de capacitação e gerenciar o aumento do volume de dados para conseguir preparar vendedores humanos e digitais para conseguirem fazer vendas para máquinas", diz o analista do Gartner.

Inteligência Artificial Generativa – A Inteligência Artificial Generativa aprende com conteúdo existentes para gerar artefatos novos e realistas que refletem as características dos dados de treinamento, mas não os repetem. A Inteligência Artificial Generativa pode produzir uma variedade de novos conteúdos, como imagens, vídeo, música, fala, texto, código de software e designs de produtos. Até 2025, 30% das mensagens de saída de grandes organizações serão geradas de forma automatizada "A Inteligência Artificial Generativa significa que as equipes de vendas nunca mais terão que implorar por conteúdo", explica Elkin.

Gêmeos Digitais – Os Gêmeos Digitais (Digital Twin, em inglês) é uma representação virtual e dinâmica de um cliente Ele ingere dados de personas e executa testes para mensagens de vendas, processos de vendas e campanhas de marketing para prever o que funciona e o que não funciona para os clientes. Espera-se que o mercado de software e serviços de habilitação de Gêmeos Digitais atinja US$ 150 bilhões em todo o mundo até 2030, acima dos US$ 9 bilhões registrados em 2022.

4 9 W W W G P N E T . C O M . B R

Realidade Aumentada (RA) / Realidade Virtual (RV) – Até 2025, 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e compradores ocorrerão em canais digitais, o que significa que as organizações de vendas precisam procurar ativamente novas maneiras de se envolverem com os clientes. A experiência de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), em particular, será integral à medida que o metaverso aumenta e a compra e venda do mercado de B2B fica quase exclusivamente digital. Nos próximos cinco anos, as ações de Realidade Aumentada (RA) / Realidade Virtual (RV) poderão se tornar um canal de vendas crítico a ser usado em reuniões de vendas, demonstrações de produtos e até em treinamento de vendas

Humanos-Digitais – Os Humanos-Digitais são representações interativas orientadas por Inteligência Artificial que exibem algumas das características, personalidade, conhecimento e mentalidade de um humano Até 2026, metade dos compradores B2B irão interagir com um Humano-Digital durante os ciclos de compra. Os Humanos-Digitais assumirão tarefas que os humanos não querem fazer, como atualizar constantemente tabelas de contatos de leads, verificar oportunidades antigas de vendas ou até mesmo contatos comerciais que não evoluíram. "A economia com Humanos-Digitais vai revolucionar a composição das equipes de vendas tradicionais e crescer para se tornar um mercado que movimenta centenas de bilhões de dólares", explica o analista

Inteligência Artificial Emocional – A tecnologia de Inteligência Artificial Emocional pode ajudar a revolucionar a capacidade empática dos vendedores, alterando o envolvimento do comprador É um sistema que analisa, processa e responde à emoção dos usuários. Até 2024, a

identificação de emoções por Inteligência Artificial influenciará cerca de metade dos anúncios online que os compradores veem. Ele será capaz de ler rostos e e-mails e determinar quais anúncios funcionarão em um determinado comprador.

Multimodalidade – A multimodalidade significa que existirão várias maneiras para os vendedores registrarem atividades, ajudando os líderes de vendas a enfrentarem os desafios de gerenciamento dos altos volumes de dados. Até 2025, o Gartner prevê que 70% de todas as interações vendedor-comprador no segmento de B2B serão registradas para extrair insights competitivos, informações de negócios e dados do mercado usando Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina (ML) e Processamento de Linguagem Natural (NLP).

5 0 W W W . G P N E T . C O M . B R
PARTNER ADMIN LINK VINCULE SUA CONTA MICROSOFT NO AZURE PORTAL 1 - Acessar o seguinte link Link to a partner ID 2 - Fazer login no Azure Portal 3 - Inserir o Microsoft Partner ID 2847416 Acessando o Azure Portal para vincular a sua conta de usuário fornecida pelo cliente e sua conta de usuário da G&P. 5 1 W W W G P N E T . C O M . B R
PARTICIPE DA NOSSA REVISTA! Envie suas sugestões de pauta para o e-mail: rodrigo nakamai@gpnet com br julia.ferreiro@gpnet.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.