Aterosclorose

Page 1

O que é a aterosclerose? O termo aterosclerose refere-se a várias doenças que envolvem artérias de diversos tamanhos, e diferentes camadas das paredes das artérias. Da palavra grega, significando endurecimento das artérias, o termo originalmente significou a tendência das artérias de se tornarem enrijecidas e frágeis pela deposição de cálcio em suas paredes. Esta não é uma característica importante da maioria das formas familiares da aterosclerose, a qual envolve a construção de depósitos de gordura no revestimento de artérias de grande e médio calibre. A aterosclerose pode levar a uma doença coronária, infartes, e outras doenças causadas pela tendência de se formar coágulos sanguíneos nas artérias já danificadas e estreitadas pelas placas; o enrijecimeno das artérias acontece somente em estágios avançados. Uma segunda forma da doença é mediana, ou esclerose de Msnckeberg, o qual envolve o acúmulo de cálcio na extremidade da camada mediana das artérias, levando a um aumento da pressão sanguínea. Uma terceira forma da doença, é a esclerose arteriolar, envolvendo as camadas mais internas e medianas das pequenas artérias, a qual pode levar a um decréscimo de fluxo sanguíneo para os membros, olhos e órgãos internos, que são nutridos por estas artérias menores. Os sinais de uma possível aterosclerose são: aumento da pressão sanguínea, ou hipertensão; de modo inverso a hipertensão pode agravar a aterosclerose. Apesar de drogas contra esta doença existir no mercado, os fisiologistas objetivam prevenir a doença tratando dos factores causais, os quais incluem hipertensão, diabetes melitus, cigarros e obesidade.

Uma parte do cérebro durante um AVC. Na parte inferior, vaso sanguíneo obstruído por coágulos.


Quais são as causas da aterosclerose?

A aterosclerose é causada pelo acúmulo de lípidos (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sanguínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas arterioscleróticas ou ateromas. As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se. Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como consequência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.

A veia a ficar estreita por causa da gordura que não deixa passar o sangue.

http://pt.shvoong.com/books/260193-que-%C3%A9-aterosclerose/ http://www.emedix.com.br/doe/car005_1f_aterosclerose.php#texto1

Jéssica Neto turma: 6ºG N: º7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.