revista 29HORAS - ed. 34 - agosto 2012

Page 14

hora h Fotografia

África feminina

Obra-prima de Richard Wagner estreia no Theatro Municipal em espetáculo de seis horas

A diversidade do continente africano, mas sob o ponto de vista feminino, está retratada na mostra de Celso Bayo, que começa no dia 23 de agosto na loja Studio In. Mulheres africanas é a primeira parte de um grande projeto de Bayo, que pretende mostrar as raízes, os costumes, o cotidiano e a história de um continente marcado por diferenças e injustiças, mas também por belezas. Para produzir o trabalho, ele viajou durante quatro meses por várias regiões da Tanzânia, do oeste de Uganda até a fronteira com Rwanda e Congo, pelo interior e a costa do Quênia até a fronteira com a Somália, e percorreu também a Etiópia, da região do Omo Valley até as montanhas de Lalibela. A exposição já passou por São João Del Rei, em Minas Gerais, e estreia na Studio In no dia 23. O coquetel de abertura será entre 18h30 e 22h30. Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 399, tel. 30627217. www.designstudioin.com.br C.B.

Após apresentar A Valquíria, em 2011, o Theatro Municipal de São Paulo traz O Crepúsculo dos deuses (Götterdämmerung), obra-prima de Richard Wagner em uma montagem criada inteiramente por brasileiros. A obra é a última parte da tetralogia de O Anel do Nibelungo, trabalho de Wagner que se divide em quatro óperas: O ouro do Reno, A Valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos deuses. A música e o libreto de O Anel do Nibelungo foram escritos pelo genial compositor alemão ao longo de 26 anos, entre 1848 e 1874. As quatro óperas totalizam 15 horas de espetáculo. Novamente com Luiz Fernando Malheiro na direção musical e regência, e André Heller-Lopes na concepção e direção cênica (os dois são responsáveis por toda a tetralogia que se completará até 2015), a ópera reunirá no palco, em seis horas de duração, cerca de 300 artistas. Estrelas como a soprano Eliane Coelho, a primeira brasileira a cantar Brünnhilde, o tenor John Daszak (Siegfried), que acaba de se apresentar no Metropolitan em Nova York, o baixo americano radicado em Paris Gregory Reinhart, e os premiados brasileiros Denise de Freitas, Leonardo Neiva, Homero Velho e Claudia Riccittelli estarão presentes. Baseada na mitologia nórdica, a obra tem origem em três lendas medievais. Dias 12, 14, 17, 19, 23 e 25 de agosto. Theatro Muncipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, tels. 3397-0300 e 3397-0327. C.B.

Foto de Celso Bayo que integra a exposição

A montagem da ópera envolve 300 artistas do Brasil e do exterior

Ópera

Os deuses no Municipal

14 | 29HORAS | Agosto 2012

fotos divulgação

A mostra Mulheres africanas, do fotógrafo Celso Bayo, retrata a beleza e o cotidiano de mulheres de várias regiões


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.