1 minute read

LPP- LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PROJETO

O Laboratório de Pesquisa em Projeto – LPP - surgiu em parceria com a PAD – Pró-Reitoria de Administração da UFV com o objetivo de busca e aplicação de soluções tecnológicas e sustentáveis nos edifícios institucionais por um lado, e por outro lado, incentivar a pesquisa nessa área do edifício.

O laboratório funciona no segundo pavimento do Anexo DAU e abriga atividades do Grupo de Pesquisa Inova - Inovações Tecnológicas na Produção da Arquitetura, coordenado pelo Prof. Túlio Tibúrcio, com seus orientandos de pós-graduação, graduação, PIBIC e TCC; e outros professores envolvidos com o laboratório, Prof. Ramon Fontes, Douglas Lopes e Rogério Fuscaldi e, em outras parcerias, o Prof. Paulo Andery da UFMG.

Advertisement

Já passaram pelo laboratório estudantes que desenvolveram suas pesquisas de mestrado e ou doutorado como Sabrina Andrade, Débora Mela, Isabela Faria, Débora Olevate com pesquisas na área de Fachadas Duplas e edifícios inteligentes; Raquel Zandemonigne, Max Gonçalves, Alexandre Neves, Ana Carolina Diório na área de tecnologias sustentáveis, Thais Assis, Larissa Evangelo, Zoleni Brás, Maria Luiza Natalino, Davidson Felipe, Carolina Costa, Vinícius Ávila, na áreas de tecnologias para educação, além de vários alunos de graduação.

Atualmente, Rodrigo Bicalho, Sandro Ferreira e Talita Fonseca (doutorandos), Jordana Melo (mestranda) com pesquisas na área de tecnologias para a educação, Abrão Gotine (mestrando) com pesquisa na área de resiliência e sustentabilidade (convênio UniLúrio – Moçambique), compõem a equipe laboratório, assim como os alunos de graduação Laura Sampaio e Igor Avelar, com trabalhos na área de edifícios tecnológicos.

Quanto à aplicação em edifícios, foram feitos estudos para fachada dupla para o edifício do Centro de Ciências Exatas – UFV, com a participação do técnico Arquiteto Ernani; As BUILT e estudos para o Hospital São Sebastião com professores Ramon Fontes e Rogério Fuscaldi; As BUILT do Departamento de Arquitetura e urbanismo da UFV, com alunas colombianas em intercâmbio no DAU; Mapeamento do edifício do PPG.au com uso do Laser Scanner, com prof. Douglas Lopes e estudante Mario Vallejo; Levantamento e desenho de todos edifícios do CCE – UFV, com alunos Mario Vallejo, que farão parte de publicação de livro. Atualmente, o LPP incorporou nova atividade relacionada com a implantação de BIM – Building Information Modelling – no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV, constituindo a CÉLULA BIM DAU-UFV, coordenado pelos professores Douglas Lopes e Prof. Túlio Tibpurcio. Esta célula BIM pertence à REDE DE CÉLULAS BIM da ANTAC – Associação Nacional de Tecnologias do Ambiente Construído. Em paralelo será estabelecida parceria com a Célula BIM da Engenharia Civil da UFV, que também é parte da Rede da ANTAC.

This article is from: