
2 minute read
COM A PALAVRA, O DISCENTE entrevista com Matheus
Menezes
Eu entrei no programa em 2016, mesmo ano que formei na graduação. Finalizei meu mestrado em 2017 e, em 2019, entrei na primeira turma de doutorado. Atualmente, sou pós-doutorando vinculado ao PPG.au e desenvolvo atividades em um projeto coordenado pela profª. Joyce e financiado pelo CNPq. O projeto tem como objetivo investigar e adaptar algumas tecnologias prediais para edificações em um cenário de mudanças climáticas no Brasil.
Advertisement
O projeto em questão engloba quase todos os pesquisadores do laboratório. Portanto, auxilio nas respectivas pesquisas dos pós-graduandos envolvidos, cooriento diretamente 4 bolsistas de iniciação científica e 3 alunos de graduação em seus trabalhos de final de curso.
Em relação aos planos futuros, pretendo continuar com as pesquisas no Latecae, onde esse ano faço 10 anos como integrante (comecei como voluntário em uma pesquisa em 2013). Além disso, pretendo continuar na carreira acadêmica e aguardar oportunidades em concursos de instituições públicas. Participo do grupo de pesquisas do TAUMA - Tecnologias em Arquitetura e Urbanismo, vinculado ao Latecae.
Participei de alguns eventos durante o mestrado e doutorado, como os eventos da nossa pós e os ENCACs ENTACs, mais voltados para área de conforto e eficiência energética.
Durante esses anos de pós graduação, foram 9 artigos em eventos, a maioria deles em parceria com outros colegas de laboratório em pesquisas paralelas às minhas (mestrado e doutorado).
Em relação a publicações em periódicos, foram 5 artigos, quase todos relacionados ao mestrado e doutorado:
OLIVEIRA, M. M.; LUCARELLI, C. C.; CARLO, J. C. Uso de materiais de mudança de fase em sistemas construtivos: revisão integrativa de literatura. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE), v. 22, p. 67-111, 2022. (Produzido durante o doutorado).
OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C. Avaliação do conforto térmico e renovação de ar em ambientes com chaminés solares. AMBIENTE CONSTRUÍDO (ONLINE), v. 21, p. 293-314, 2021. (Produzido durante o mestrado).
ALMEIDA, P. C.; OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C.; OLIVEIRA FILHO, D. Influência de Medidas de Conforto Térmico, Eficiência Energética e sistemas fotovoltaicos no valor de edificações. Cadernos PROARQ, v. 35, p. 153-173, 2020. (Parceria com a pesquisa de mestrado do Pedro Almeida).
OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C. Análise da qualidade da simulação do fluxo de ar de chaminés solares com o EnergyPlus. PARC: PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 9, p. 86-96, 2018. (Produzido durante o mestrado).
A ideia do meu tema de doutorado surgiu em um café despretensioso em 2017. Todo meu doutorado foi feito em parceria com outros doutorandos, mestrandos e iniciações científicas. Esses colegas participaram de todo o processo, escrita, simulações e tratamento estatístico. Muitas vezes o convite para a participação surgiu em conversas informais.

Outra experiência muito enriquecedora foi participar por dois anos da representação discente no PPG.au. Nesse período aprendi sobre os processos internos e externos da pós, sobre os financiamentos, bolsas e rubricas e sobre o funcionamento do programa, o que facilitou o processo de escrita do projeto submetido para financiamento do pós-doutorado.
Matheus
Oliveira
Menezes e-mail: matheus.menezes@ufv.br
Possuo graduação (2016), mestrado (2017) e doutorado (2023) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa. Tenho experiência na área de arquitetura bioclimática, comportamento ambiental do espaço construído, simulação termoenergética e conforto térmico. Atualmente realizo estágio Pós-Doutoral relacionado com adaptações de tecnologias para edicações frente às mudanças no clima.