Edição de 27/04/2014

Page 7

Gazeta do Oeste 7

Mossoró, sábado, 26 de abril de 2014

Opinião

Ordem do Dia

Por LUÍS JUETÊ

luisjuete@hotmail.com CEDIDA

CERTO E ERRADO: SUBJETIVIDADE

NOTAS GERAIS

Um dado que nos surpreendeu na pesquisa Certus/GAZETA foi o desempenho do Raimundo Cinquentinha (PSOL) na sondagem estimulada. Ele conseguiu a melhor posição em relação a Josué Moreira e a Gutemberg Dias.

FAVORITISMO NOS DOIS QUESITOS O prefeito Francisco José Júnior, de acordo com os dados da sondagem encomendada por esta GAZETA DO OESTE junto ao Instituto Certus, apontou favoritismo na corrida sucessória, tanto no índice espontâneo quanto no índice estimulado. Na verdade, os números mostram um quadro do momento eleitoral na cidade e bate com o que pode ser vislumbrado nas ruas de Mossoró nos últimos dias.

Entretando, quando a sondagem é espontânea o Josué Moreira ultrapassa o Raimundo Cinquentinha, por diferença mínima, mas ultrapassa. Também nos causou surpresa o baixo desempenho do comunista Gutemberg Dias. Tanto na estimulada quanto na espontânea, o postulante do PC do B não foi mencionado por nenhum dos entrevistados. O eleitor mossoroense é, tradicionalmente, adepto da polarização. Portanto, aqueles candidatos que apresentam menor estrutura de campanha em geral não conseguem obter desempenho satisfatório.

O deputado estadual Walter Alves, que já contava com o apoio do ex-prefeito de Umarizal, Neo Cavalcanti (PR), recebeu dele a confirmação de apoio à précandidatura a deputado federal. Em conversa com o titular da Ordem do Dia, Neo destacou o bom trabalho de Walter Alves na Assembleia Legislativa, acrescentando que tem tudo para ser um grande deputado federal potiguar.

RÁPIDAS

Quem leu sobre Cartago e seu general mais famoso,Aníbal,saberá que ele comandou o exército como um chefão da máfia: regras incondicionais, morte para os informantes, roubar e continuar roubando. Cartago entrou em guerra contra Roma. E a caminho de Roma, Aníbal passou por mais bocados atravessando os Alpes. Além do clima péssimo, ele encontrou uma resistência feroz; as tribos alpinas formavam grupos e acabavam com seus soldados a torto e a direito. Aníbal ficou desgostoso, pois os assassinos alpinos eram bons. Um dia, um informante deu a dica ao general. Ele disse a Aníbal que os guerreiros atacavam seus homens de dia, voltavam para casa toda noite,comiam feito porcos e caíam de bebâdos. Quando percebeu que os agressores trabalhavam das 9h às 17h, Aníbal viu que poderia derrotá-los. Eles não eram páreo para ele que amava o que fazia e por isso estava congelando nos alpes. Na noite seguinte, depois que os grupos de atacantes bateram os cartão de ponto e correram para casa,Aníbal avançou com as tropas.Na manhã seguinte, os guerreiros que cumpriam 40 horas semanais foram trabalhar e terminaram trucidados. Aníbal avançou pela passagem da montanha e estava pronto para conquistar Roma. No entanto,os romanos também davam o sangue e amavam o que faziam, e assim Aníbal estava em cheio em uma batalha. Contudo, ele e Roma mudaram o mundo e entraram para a História, enquanto as perguiçosas tribos alpinas cairam no esquecimento. E então, qual deles você gostaria de ser?

PLUGADO

Esse é um fator que sempre é registrado. Uma análise feita em eleições anteriores, não só no resultado, mas nas sondagens realizadas servirá para comprovar o que foi dito aqui por esta Ordem do Dia. Na edição de amanhã, daremos sequência a divulgação de outros dados da pesquisa.

EFEITO “JUDICIALISTA” A diferença apontada entre Francisco José Júnior e Larissa Rosado pode ser interpretada por dois fatores específicos. O primeiro, certamente, diz respeito ao efeito judicial. Como a candidata socialista está sub judice, existe o receio do eleitor em apostar em uma candidatura que resultará em uma nova instabilidade administrativa na cidade. EFEITO DE UMA BOA GESTÃO O segundo fator, sem dúvida alguma, é a gestão que vem sendo feita em Mossoró desde dezembro do ano passado. As respostas rápidas às demandas populares, acrescido da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte, contribuiram forte e decisivamente para o desempenho interessante do prefeito Francisco José Júnior. CLÁUDIA REGINA LEMBRADA A prefeita afastada Cláudia Regina teve o seu nome lembrado na sondagem espontânea, onde 3,54% dos entrevistados mencionaram a intenção de sufragar o seu nome. Pode até se fazer um raciocínio de que ela, pela liderança que exerceu na cidade, teria condições de ampliar a sua intenção de voto. Mas, não podemos deixar de considerar - novamente o receio da população mossoroense em relação à instabilidade administrativa. E, vamos e venhamos, a prefeita afastada Cláudia Regina representa, pelo menos no sentimento popular, a instabilidade administrativa que tanto afetou, prejudicou os mossoroense. Dessa forma, 3,54% foi muito.

• FERNANDES - Para deputado estadual, o Neo Cavalcanti confirmou apoio à reeleição do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB). • HENRIQUE E MAIA - Os deputados federais Henrique Eduardo Alves e João Maia desembarcam hoje em Mossoró para missões partidárias. • PÉSSIMO MOMENTO - Os líderes do PMDB e do PR estadual chegam a Mossoró em um péssimo momento para candidata socialista. • PESQUISA - O grande detalhe é que a pesquisa Certus/GAZETA, por autorização da direção deste jornal, sairá também na Tribuna do Norte. • ALVES CONSCIENTE - Portanto, Henrique assim como João Maia chegam a Mossoró conscientes da realidade em se tratando do pleito.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.