Page 1

POLÍCIA

OCÂMERA2

MURAL DE UMARIZAL

HOMICÍDIO

INSEGURANÇA

FORAGIDO DA MÁRIO NEGÓCIO É EXECUTADO NO SANTA HELENA

HOMEM É PRESO ACUSADO DE ASSALTAR LOTÉRICA EM UMARIZAL MOSSORÓ, 7

MOSSORÓ, 7

AZETA G

SEM MEIAS PALAVRAS. NEM MEIAS VERDADES.

gazetadooeste @gazetaoeste

D O

O E S T E

Ano 37 — Nº 9.542 — Mossoró-RN, SEXTA-FEIRA, 20 de dezembro de 2013

EDNILTO NEVES

TRE torna Larissa Rosado inelegível por oito anos g

TEMPO

www.gazetadooeste.com.br

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu tornar a deputada Larissa Rosado (PSB) inelegível por oito anos e determinou seu afastamento do mandato, devido a processo relacionado ao pleito passado. Página 3 CÉLIO DUARTE

PRIMEIRAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS INDICAM PERÍODO REGULAR DE CHUVAS

Cláudia consegue liminar no TSE, mas segue afastada

MOSSORÓ, Capa

A prefeita Cláudia Regina conseguiu liminar no TSE em dois, de cinco processos em

EDNILTO NEVES

apreciação na Corte. Ela continua afastada, aguardando outras definições. Página 3

NATAL EDNILTO NEVES

PRAZO COTISTAS TÊM ATÉ HOJE PARA ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO DO PSV DA UERN MOSSORÓ, 3

Deputada Larissa Rosado busca reverter situação junto ao TSE

Crianças da AAPCMR são contempladas com a visita do Papai Noel. Tarde foi repleta de alegria, brincadeiras e presentes. MOSSORÓ, 4

GOVERNO ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA CORPO DE BOMBEIROS EM 2014

Página 5

CARTEIROS FARÃO PROTESTO AMANHÃ MOSSORÓ, Capa

SAÚDE CONVOCA 53 NOVOS SERVIDORES CIDADES, Capa

FALE COM A GENTE: 3314-1687 — redação@gazetadooeste.com.br; comercial@gazetadooeste.com.br — ESTA EDIÇÃO TEM 42 páginas — PREÇO DESTA EDIÇÃO R$ 2,00


2 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Opinião Circulando em OFF

Espaço Dorian Jorge Freire POR QUEM OS SINOS NÃO DOBRAM

Gilberto de Sousa

Rinaldo Barros - Professor

gilberto@gazetadooeste.com.br diretorderedacao@gazetadooeste.com.br gilberto-de-sousa@hotmail.com

CLÁUDIA NUTRE EXPECTATIVA DE VOLTAR AO CARGO Ontem, já no início da noite, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu positivamente mandado de segurança em dois processos de cassação da prefeita Cláudia Regina (DEM) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi uma decisão da ministra Laurita Vaz. No entanto, para retornar ao cargo, a prefeita Cláudia Regina precisa ainda de decisão favorável para concessão de liminar nesse sentido em mais três processos. A lógica e o entendimento da sua assessoria jurídica apontam para um desfecho favorável, diante dos precedentes que foram abertos e em consonância com as decisões que o TSE vem confirmando ao fazer retornar ao cargo outros gestores municipais. No Rio Grande do Norte,por exemplo,outros prefeitos conseguiram retornar aos seus respectivos cargos, mesmo com o TRE já tendo inclusive marcado data para realização de eleições suplementares. No caso de Mossoró, as eleições estão previstas para o dia 2 de fevereiro. A assessoria jurídica da prefeita Cláudia Regina aguarda, com otimismo, o resultado em relação a outros três processos. ISOARES MARTINS RETORNA Nesse prisma, ontem, o prefeito de Baraúna,Isoares Martins,retornou ao cargo exatamente por determinação do Tribunal Superior Eleitoral. O TRE já havia determinado que a candidata adversária Luciana Oliveira assumisse o comando municipal. Ontem, em Baraúna, aliados de Isoares fizeram festa nas ruas.

PERSPECTIVA WILSON MORENO

Em que pese a falta de memória do brasileiro, todos ainda lembramos da comoção (comedida, contida no interior dos lares) que tomou conta do Brasil como reflexo do assassinato da menina Isabela, fato que pode ser explicado pela dor profunda que nos envergonha, enquanto seres humanos. Todavia, lamentavelmente, esse caso não é uma exceção: no Brasil, uma criança é assassinada a cada dez horas, mas por causa de sua condição social e da impunidade reinante, não se transformam em notícia. Em seis anos (2005 a 2011), o Ministério da Saúde registrou 5.049 homicídios de meninos e meninas com idades até 14 anos. Os bebês não escapam da brutalidade e, segundo pesquisa do LACRI - Laboratório de Estudos da Criança, da USP, apenas 10% dos casos de violência física e psicológica em crianças é notificado. E o percentual dos "arrependidos" de ter filhos, sem planejamento, é maior entre as pessoas de menor renda (a maioria da sociedade). Com um agravante: a violência doméstica infantil é mais velada que a violência urbana. Vizinhos fingem não saber. A grande maioria é omissa, como se não fosse co-responsável. Essa realidade é a mesma dos espancamentos e assassinatos de mulheres e de jovens na faixa entre 16 a 24 anos, compondo a banalização da vida, em cenários do inferno cotidiano de milhões de miseráveis morais, guiados pelo individualismo, e motivados para o ter, o ter mais. Acrescente-se a isso a ausência de valores na família (desestruturada),na escola defasada em relação à complexidade do mundo pós-moderno, mutante, onde tudo é descartável; e teremos o caldo de cultura eivado de armadilhas que induzem à violência. As crianças estão cada vez mais entregues à própria sorte, à televisão, à internet ou ao traficante. Quase nunca mantêm contato com o calor humano das relações familiares educativas (respeito, solidariedade, perseverança, tolerância, onde até o castigo físico era - antigamente - para corrigir e moralizar, era uma forma de amor), nem com os exemplos dos mestres inesquecíveis, nem com os grandes nomes da história ou da literatura; e muito menos com os valores universais que deveriam presidir as nossas instituições. Aliás, já existe uma tese (do francês Charles Melman) de que, "pela primeira vez na história, a instituição familiar está desaparecendo, e isso tem consequências imprevisíveis".

Charge

TABOLEIRO Também em Taboleiro Grande, a prefeita Klébia Bessa também retornou ao cargo, depois de ser cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral. O retorno foi também por força do TSE. MARCELINO VIERA Já em Marcelino Vieira, o motivo de comemoração foi por conta dos aliados do prefeito José Ferrari de Oliveira, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou o recurso anulando definição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que casou o seu mandato.

servidores da Prefeitura Municipal, para o dia 23, segunda-feira.

A QUEM INTERESSAR POSSA "Macaco velho não bota a mão em cumbuca".

EM TEMPO Ainda de acordo com o presidente do TSE, foram realizadas, neste ano, 76 sessões ordinárias, 51 administrativas, quatro sessões extraordinárias jurisdicionais, uma extraordinária administrativa e duas sessões solenes, em um total de 134 sessões.

FEX NA PAUTA Ontem, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) confirmou a edição da Medida Provisória (MP) que libera os recursos relativos ao Fundo de Auxílio aos Estados e Municípios Exportadores (FEX). O repasse será creditado em janeiro, no valor de R$ 1,95 bilhão.

RECESSO O período do recesso forense (20 de dezembro a 6 de janeiro) representa, também, férias coletivas dos ministros. Com isso, os prazos processuais no Tribunal ficarão suspensos,conforme estabelecido pela Portaria do TSE nº 680. A primeira sessão plenária do ano de 2014 será realizada no dia 3 de fevereiro.

MOBILIZAÇÃO A medida foi um dos itens da pauta da Mobilização Permanente realizada pela entidade no dia 10 de dezembro. Durante todo o mês de novembro, a Confederação encaminhou vários pedidos de urgência para a matéria à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ao Comitê de Assuntos Federativos (CAF) e à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A MP 629/2013 estabelece que o montante será creditado em uma parcela única, trinta dias após a publicação da medida. Com isso, o crédito deve ocorrer entre os dias 17 e 21 de janeiro.

RELAX

POR: LAÉRCIO EUGÊNIO

Com a decisão do TSE ontem, a prefeita Cláudia Regina volta a ter expectativa de retornar ao cargo

PLANTÃO Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral encerrou o ano judiciário de 2013, mas permanece um plantão. Ao encerrar os trabalhos neste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, destacou que o Plenário do Tribunal julgou 3.049 processos. Em breve balanço, relatou que foram distribuídos aos integrantes da Corte 4.909 processos sendo que, desses, houve ao menos a primeira decisão de mérito, de caráter individual, em 6.506 processos. Ao final, foram 10.666 decisões.

ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO Enquanto isso,o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD) segue seu trabalho administrativo. Ele confirmou a antecipação do pagamento dos salários dos

Tudo indica que, com raras exceções, o mundo contemporâneo vivencia uma crescente inversão de valores. Sobretudo, vivemos num mundo eivado de hipocrisia, cuja estrutura moral ameaça ruir; e o deus-mercado domina quase todas as instâncias da vida. Em pleno século XXI, lanço um olhar sobre o Planeta e vejo que as mesmas potências que desenvolvem a ciência para a vida, estimulam a indústria da morte. Prega-se a virtude, mas pratica-se a falsidade generalizada: um falso compromisso, uma falsa democracia, uma falsa justiça, uma falsa liberdade, uma falsa eterna juventude, uma falsa estética. Dói constatar que as instituições que deveriam assegurar a Justiça e a Ética, em nosso país, num gesto muito estranho, não raramente desmoralizam seus próprios pilares. Como orientar, preparar o espírito do jovem adolescente que adentra cada vez mais cedo na selva da vida? Como os jovens reagirão frente à inexistência de parâmetros morais? Até quando consentiremos calados, na destruição gradativa da nossa civilização, em todos os campos da expressão humana? Temo que esta situação já anuncie a derrota do pensamento, a morte dos sonhos e o florescer da barbárie. Será que não cabe mais perguntar "onde vamos parar?". Será que já chegamos ao inferno mais profundo? Para reverter essa tendência suicida, e evitar a barbárie, é urgente eliminar a miséria e a fome, urbanizar os espaços degradados,organizar as comunidades,universalizar o ensino fundamental e médio, valorizar a escola e resgatar o papel do professor, garantir a qualidade e vincular a escola ao mundo do trabalho, da ciência e da cultura, através de uma "Lei de Responsabilidade Educacional". Resumo da ópera: nenhum de nós é inocente nesse sentido, e não é ético virar as costas. Estamos todos conectados. Não existe separação entre nós e o que fazemos uns aos outros. "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", como queria Mateus (6:24). E não esqueçam que, em Dante, aos omissos está reservada a Antecâmara, o lugar mais quente do Inferno. Por serem tão perniciosos, nem o capeta permite sequer que os omissos adentrem ao círculo natural do inferno. Resumo da ópera: é pelos omissos que os sinos não dobram.

AFASTAMENTO E o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) condenou em sessão realizada ontem a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), tornando-a inelegível por oito anos e determinando seu afastamento do cargo.Há,igualmente, possibilidade de recurso no TSE.

"Estrela miúda que alumeia o mar/Alumiá terra e mar/Pra meu bem vir me buscar/Há mais de um mês que ela não/Que ela não vem me olhar..." JOÃO DO VALE

Artigo COISAS QUE O TEMPO CONTA Antônio Caprio - Prof. dr. historiador Mesmo no transcorrer do século XXI, vemos, ouvimos, lemos considerações que buscam definir cultura,conhecimento,educação,evolução,Deus e outros elementos que compõem nosso cotidiano. Conhecimento é tudo o que o homem conhece sobre o mundo que o rodeia, próximos ou distante, como elementos do Universo, por exemplo. Todo este conhecimento tem como fonte a natureza e o fator básico para esta capacitação são a inteligência e o uso das faculdades de se observar e de se pensar sobre os fatos presentes e distantes. Não há que se confundir conhecimento com Cultura, que é a somatória dos conhecimentos, pensamentos, ideias, conceitos que são auferidos no perpassar de séculos, milênios até. Este conjunto dá corpo a uma civilização indo desde os padrões científicos,populares até o artístico,sem se esquecer da língua, o veículo de toda a transmissão cultural. Conhecimento é o alicerce da cultura e cultura é o exercício do conhecimento. São muitos os estudiosos da educação. No planeta longas são as listas de nomes que avançam por uma metodologia e uma pedagogia específicas para tentar encontrar um conjunto de palavras para definir educação.Educação é uma forma de percepção e manifestação do Conhecimento e da Cultura. A educação se relaciona com a formação integral do ser humano. Deve,a educação,alicerçar o ser humano em expansões intelectuais, sociais,profissionais e sem dúvida espirituais,visto que o homem

é um ser material e espiritual, num duo integrado e constantemente em movimento.Ensinar é a energia que faz o conhecimento, a Cultura e a Educação se transubstanciarem num só elemento. A transmissão deste conjunto e seu aprimoramento faz, do homem, um ser diferente dos outros animais. Ao homem não é dado viver só, mas, não é apenas tendo como companheira a mulher e sim o elemento dos elementos, Deus. O homem não pode viver apenas biologicamente. Há um algo mais e muito mais que o torna integrado às forças do Universo. A existência de Deus é inerente ao homem integral. A busca incessante desta força suprema é natural do homem e de seu intelecto enriquecido. A Metafísica Criador/Criatura é natural como o é uma simples molécula de oxigênio. Não é através do Conhecimento e da Cultura que o homem encontra Deus, mas é sim através de sua integração plena com o mundo que o cerca. Conceitos não são estáticos. Conceitos não são eternos. Alguns são eternizados pela ignorância nas respostas. O homem até hoje não encontrou um conceito real sobre o que é vida. O conhecimento, este sim, não admite limites, tanto quanto a cultura não admite estagnação. Dia a dia o homem perfeito busca se aperfeiçoar, entender e participar do mundo que o rodeia e aquele que insistir em repetir as "verdades" de ontem, por certo estará fadado às "mentiras" de amanhã.

Gazeta do Oeste www.gazetadooeste.com.br

Um produto da C. Q. Organização Gráfica e Editorial Ltda. Fundada em 30 de abril de 1977 por Canindé Queiroz

Diretor CANINDÉ QUEIROZ

Diretor-adjunto PAULO LINHARES

Diretor de Redação GILBERTO DE SOUSA

Editora DANIELE SILVEIRA

Av. Cunha da Mota, 96/100 – Centro – Mossoró/RN – Fone: 3314-1687 Site: www.gazetadooeste.com.br – e-mail: gazeta@gazetadooeste.com.br AS MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES

Diretor Comercial LEÔNIDAS TERCEIRO


Gazeta do Oeste 3

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Política

Justiça Eleitoral tira mandato de Larissa Rosado CÉLIO DUARTE

julgamento a utilização de forma massiva dos meios de comunicação,ultrapassando assim o número de cinco violações às regras eleitorais em vigor.

Em sessão ocorrida ontem, o TRE condenou Larissa por prática de condutas vedadas no pleito de 2012

LUÍS JUETÊ Da Redação Tribunal Regional Eleitoral decretou a inelegibilidade da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Em sessão realizada ontem pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, a Corte por unanimidade (4x1) considerou a parlamentar e candidata derrotada nas eleições do ano passado à Prefeitura de Mossoró culpada da prática de conduta vedada,por intermédio da utilização de veículos de comunicação de sua família no sentido de potencializar o seu nome como candidata a prefeita de Mossoró. Com a decisão de ontem, além de estar inelegível por oito anos, portanto, se ter condições jurídicas para concorrer a cargos eletivos até 2020, Larissa Rosado também foi afastada das funções de deputada estadual. A Corte Eleitoral entende que, da mesma forma como a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a prefeita Cláudia Regina tiveram de se afastar das funções, por 3x2, os magistrados pediram o seu imediato afastamento. O primeiro suplen-

O

Utilização dos veículos de comunicação pertencentes a seus familiares foi decisivo para a condenação de Larissa Rosado

te do Partido Socialista Brasileiro, advogado Lauro Maia,deve ser convocado pela Assembleia Legislativa para assumir o mandato. "A utilização do grupo midiático controlado pela família da primeira representada,para fomentar sua perene candidatura,seja divulgando as políticas que pretendia desenvolver, seja levando às massas, as razões que induziriam a conclusão de que a mesma seria a mais apta ao exercício do cargo de prefeita do município de Mossoró. A superexposição do nome da Larissa Rosado atra-

vés de programas da TV Mossoró, bem como, da FM Resistência e ainda a constante vinculação de notícias e notas favoráveis à mesma, no jornal O Mossoroense entre julho de 2012 e julho de 2013, antes assim, do início de fato e de direito do processo eleitoral", diz trecho da ação movida pelos advogados da coligação Força do Povo. Larissa Rosado já havia sido condenada pela Justiça Eleitoral em Mossoró. Ontem,o Tribunal Regional Eleitoral decidiu pela manutenção da sentença que havia sido proferida pelo juiz

TSE concede liminar em favor de Cláudia Regina, que se mantém afastada

José Herval Sampaio Júnior, considerando desequilibrada e abusiva a utilização dos meios de comunicação pertencentes aos familiares da deputada estadual Larissa Rosado, no caso, jornal O Mossoroense, 93 FM e TV Mossoró, sendo esta de cunho educativo, portanto, com a concessão outorgada pelo Ministério das Telecomunicações.Em determinado momento, chegou-se a comparar o caso de Larissa Rosado como de Rosalba Ciarlini em 2006, enquanto, candidata ao Senado da República e que sofreu ação

judicial por conta de sua participação em programas de televisão, especificamente da TV Tropical, pertencente ao senador José Agripino, dirigente do DEM. A Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte rechaçou essa comparação, lembrando que Rosalba à época transgrediu as normas eleitorais com o processo em andamento, enquanto no caso da deputada do PSB a prática de conduta vedada se deu tanto no período préeleitoral quanto no período do processo já em andamento. Chegou a ser citado no

PROCURADORIA Em maio, a Procuradoria Regional Eleitoral havia recomendado a inelegibilidade da parlamentar socialista pela utilização abusiva e desnivelada de rádio, jornal e televisão pertencentes aos familiares de Larissa Rosado.O procurador Paulo Sérgio Rocha, à época, havia se manifestado contrariamente à apelação da defesa da deputada. O juiz Herval Sampaio Júnior havia condenado Larissa Rosado por abuso político e econômico no uso dos seus veículos de comunicação.Paulo Sérgio Rocha considerou que as provas apresentadas pelos advogados da coligação da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) eram robustas e deixavam claro que houve, sim, o uso dos veículos de comunicação para promover todo tipo de ilícito, a começar pela promoção em massa do nome da candidata e o discurso de que ela era a única capaz de resolver os problemas que afetavam o município. O procurador também destacou que Larissa se utilizou também da internet, ao divulgar maciçamente a sua candidatura através de páginas amigas,inclusive de um irmão seu que é vereador.Todos esses fatos foram considerados no julgamento de ontem. Tanto que a Corte Eleitoral, por unanimidade, acompanhou o posicionamento da PRE.

João Maia faz apelo por repasses federais para prefeituras CEDIDA

WILSON MORENO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou ontem um Mandado de Segurança suspendendo os efeitos de duas, das cinco cassações sofridas pela prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mesmo com a posição favorável do TSE, o retorno da prefeita afastada à função de chefe do Poder Executivo municipal depende do julgamento de uma Medida Cautelar, com efeito suspensivo, referente às outras três condenações sofridas por ela na Justiça Eleitoral do RN. O advogado Kennedy Diógenes,que integra a equipe jurídica que defende a prefeita afastada de Mossoró,explicou que a Cautelar será apresentada ao TSE que, mesmo se encontrando em recesso forense,será apreciada dentro do plantão. Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, Kennedy Diógenes assinalou que não existe prazo

Vitória no TSE abre perspectiva positiva para Cláudia

fixado para a apreciação da Medida Cautelar. O advogado frisa que,independente da incerteza com relação a um prazo para o julgamento,a expectativa, segundo a equipe jurídica que defende Cláudia Regina, é a melhor possível. "Nossa expectativa é boa. Conseguimos essa primeira vitória, que foi a liminar suspendendo os efeitos

de duas condenações que a prefeita Cláudia Regina havia sofrido no Tribunal Regional Eleitoral.Agora,com essa Medida Cautelar, que deve ser apreciada no plantão do TSE e, portanto, pode ser analisada a qualquer momento, em obtendo um resultado favorável, ela automaticamente reassume o cargo", disse o advogado.

O coordenador da bancada federal potiguar e deputado João Maia encaminhou um ofício para a ministra da Secretaria Institucional da Presidência da República,Ideli Salvatti,solicitando uma ação no tocante ao pagamento de obras realizadas pelas prefeituras do Rio Grande do Norte,realizadas através de emendas,e que estão atestadas pela Caixa Econômica Federal. No ofício, o deputado João Maia relata a situação dramática das prefeituras que estão inadimplentes com fornecedores devido ao atraso no repasse de recursos federais garantidos em emendas individuais. O deputado faz um apelo para que o Governo Federal regularize os pagamentos e cita que: "Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 96 prefeituras estão totalmente inadimplentes no CAUC e,praticamente, 100% delas estão deixando de pagar os forne-

Documentos mostram apelo feito por João Maia

cedores para honrar o pagamento de pessoal, o que já é considerado um milagre na conjuntura atual",lamentou. O deputado chega a considerar o oficio um desabafo. Noofício,JoãoMaiaescreveu: "Não é justo, senhora ministra, que a despeito de todo esforço levado a cabo pelas prefeituras para honrar compromissos com pagamentos de impostos e prestação de contas de contratos objetivando permanecerem adimplentes na esperança de conseguirem

algumconvêniocomoGoverno, mesmo levando em consideração o momento atual queseinstalaapiorcrisefinanceira dos últimos 20 anos,ocasionada, principalmente, pelas transferências de ônus sem o devido bônus por parte do GovernoFederal,eaindaconvivercomatrasosdepagamento das escassas obras em operação,que sem sombra de dúvida,ainda movimenta a economia do município e leva bemestaraosseushabitantes", acrescentou João Maia.


4 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Política Prisão de parlamentares do mensalão ‘rompe tradição antiga’,diz Barbosa ALAN MARQUES/ FOLHAPRESS

A

o fazer um balanço do ano, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, disse ontem (19) que as prisões de parlamentares ocorridas em 2013 rompem uma "tradição longa" e mostram que "não há por que se criar exceções˜ para ninguém em função dos cargos que exerce. Indagado se achava que as prisões serviam como um recado para a sociedade, disse que não via ilusão quanto a isso". "Eu acho que,em democracia, não diria que é um fato banal, mas, desde que demonstrada a violação de normas penais, não há por que se criar exceções para A, B ou C em função dos cargos que exercem. Essa é a novidade deste ano, rompimento com uma tradição longa", afirmou logo após encerrar a última sessão do ano. Em junho, o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) foi preso após ser condenado a mais de 13 anos pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos. Quatro deputados foram condenados no julgamento do mensalão no STF.Destes,três foram presos,mas todos renunciaram aos mandatos. São eles José Genoino (PT-SP),Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) também foi condenado, mas ainda aguardo o julgamento de re-

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, preside última sessão do ano da Corte

cursos, o que só deve ocorrer em 2014. Barbosa disse ainda que até o final deste ano deve soltar mais algumas decisões sobre o julgamento do mensalão, mas não deu detalhes sobre quais. O ministro precisa decidir se concede prisão domiciliar definitiva para Genoino, que está temporariamente na casa de uma das filhas, em Brasília, e se manda prender o ex-deputado Roberto Jefferson (PTBRJ), delator do esquema, direto na cadeia ou o mantém em casa. Jefferson ainda aguarda em liberdade a execução da sua pena de 7 anos de prisão no regime semiaberto. "Nesses próximos dias, devo soltar algumas decisões que estavam pendentes por absoluta falta de tempo". O presidente do Supremo aproveitou para fazer críticas ao sistema carcerário e citou a onda de rebeliões e mortes na Cadet

(Casa de Detenção) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. Questionado sobre as vistorias feitas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o qual também preside, nos presídios do país, Barbosa afirmou disse que o Judiciário tem pouco poder nesta seara, que compete ao Executivo. "A grande dificuldade nessa área é que o Judiciário não tem poder de construir prisões, de melhorar prisões. Tudo isso é tarefa do Poder Executivo. O Poder Executivo pelo visto não tem interesse em nada disso. Eu acho que há exemplos no direito comparado que exigiriam uma ação bem mais enérgica e atenta por parte do Ministério Público.Eu não entendo porque o Ministério Público não propõe ações de ordem coletiva para forçar os Executivos a investir". A partir de hoje, tem início o recesso do Judiciário,

que só retoma as suas atividades no dia 3 de fevereiro. Durante este período, Barbosa ficará de plantão até o dia 9 de janeiro. A partir desta data, ele será substituído por dez dias pela ministra Cármen Lúcia. Em seguida, assume o plantão o vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que ficará até o fim do recesso. No plantão, só poderão ser dadas decisões sobre casos em que o plantonista é o próprio relator ou, então, de pedidos novos que chegarem à Corte com pedido de liminar, ou seja, de caráter urgente. Então, por exemplo, quanto ao mensalão, se a defesa de um dos condenados requerer a transferência de presídio com pedido de liminar, o ministro de plantão poderá decidir sozinho. Sobre pedidos que já estão na Corte quanto a este processo, somente Barbosa pode decidir.

Com 3a pior avaliação do país, Cabral recebe aumento e vai ganhar R$ 21,8 mil A ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio) elevou o teto do funcionalismo do Estado do Rio de Janeiro em 5,8% para 2014, a partir do reajuste concedido ao governador Sérgio Cabral (PMDB), que serve como balizador para vencimentos do Executivo fluminense. Cabral teve a terceira pior avaliação entre os 26 Estados e o Distrito Federal, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na última semana. De acordo com a proposta da Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle da Alerj, o vencimento do governador vai de R$ 20,6 mil para R$ 21,8 mil mensais. A elevação beneficia, por exemplo, integrantes de postos de coronel da polícia e auditores fiscais.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), receberá, em 2014, R$ 18,4 mil mensais, assim como os secretários. Já os subsecretários receberão R$ 16,5 mil. AVALIAÇÃO NEGATIVA O chefe do Executivo fluminense --atrás apenas dos governadores do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), e do DF, Agnelo Queiroz (PT)-- classificou o resultado da pesquisa CNI/Ipbope como uma "fotografia do momento" durante entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (13). De acordo com a pesquisa, somente 18% da população avaliam o governo de Cabral como "ótimo ou

bom". Ele ficou empatado com o governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB). Já 32% dos cariocas e fluminenses afirmaram o considerar "regular", e 47% o avaliaram como "ruim ou péssimo".Na pesquisa de julho,Cabral tinha a pior avaliação (12%) entre os 11 Estados. O levantamento também analisou o impacto das manifestações sobre a avaliação de governadores. A maioria (61%) também disse não aprovar a forma como Cabral governa o Rio. Além disso, 65% dos entrevistados declararam não "confiar" na figura do governador. AUXÍLIO MORADIA A Alerj também aprovou o projeto de lei complementar 34/13 e o projeto

de lei 2.683/13, que tratam do auxílio-moradia do Ministério Público e do Tribunal de Justiça e seguem para a sanção do governador. Em ambos, o benefício será de até 18% do teto do STF (Supremo Tribunal Federal) – o que corresponde a cerca de R$ 5.000. As medidas, aprovadas por ampla maioria em uma única sessão, terão um impacto de R$ 62,6 milhões sobre os cofres do Estado em 2014. O valor poderá ser pago aos magistrados, aos promotores e procuradores a partir de critérios que ainda serão estabelecidos em regulamentação. O valor dos aluguéis em cada local será utilizado para definir o auxílio-moradia. Emendas vedam a retroatividade do benefício.

Marco Aurélio relatará processo que investiga cartel em licitações do metrô paulistano O inquérito sobre o suposto esquema de fraudes em licitações no sistema de trens e metrô de São Paulo foi redistribuído para o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 12 de dezembro, o processo foi remetido da Justiça Federal ao STF e a relatoria ficou com a ministra Rosa Weber. No entanto, a ministra rejeitou o processo. Após o processo ser distribuído para a ministra, ela mandou os autos para o presidente do STF, Joaquim Barbosa, alegando que Marco Aurélio deveria relatar o caso, devido a um pedido de acesso à investigação que foi encaminhado ao ministro. Ao receber o pedido, Barbosa determinou que a ação fosse redistribuída. De acordo com Regimento Interno do STF, um ministro fica prevento (prevenido) para os demais processos sobre o mesmo assunto quando analisa o primeiro pedido. A investigação foi remetida ao Supremo por causa da inclusão do nome do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) no inquérito. Como o parlamentar tem foro privilegiado, as

acusações só podem ser analisadas pelo STF. Além de Jardim, pelo menos nove envolvidos são investigados, entre eles três secretários do Estado de São Paulo. Constam também no inquérito os nomes dos secretários estaduais José Anibal (Energia); Edson Aparecido dos Santos (Casa Civil) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social). Os três são deputados federais licenciados. Os nomes de três ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também aparecem na investigação: João Roberto Zaniboni, Ademir Venâncio de Araújo e Oliver Hossepian Salles de Lima. Duas pessoas ligadas a Zaniboni também tiveram os nomes incluídos, assim como Arthur Gomes Teixeira. No processo, são apurados os crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As investigações indicam que as empresas que concorriam nas licitações do transporte público paulista combinavam os preços,formando um cartel para elevar os valores cobrados, com a anuência de agentes públicos.

Marco Feliciano encerra gestão marcada por pauta antigays O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou na quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa. O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação. Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir so-

bre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal. A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes. Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões. Ontem, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação.


Gazeta do Oeste 5

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Opinião Governo anuncia concurso público para 2014 EDNILTO NEVES

D

urante a solenidade de inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do município de Caicó, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a realização de seleção interna para preenchimento de vagas de cabos e sargentos e autorizou ao comando do Corpo de Bombeiros a dar prosseguimento neste processo para publicação imediata. A previsão é que a efetivação ocorra em fevereiro de 2014. A governadora anunciou ainda a realização de concurso público para oficiais e praças para reforço das unidades operacionais em Natal, São Gonçalo,Mossoró,Caicó e Pau dos Ferros. O novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do município de Caicó, que será responsável por atender 26 municípios da região do Seridó,começou a ser construída em setembro de 2009 e foi finalizada na gestão da governadora Rosalba Ciarlini. O novo quartel, todo climatizado, conta com dois pavimentos, alojamento de soldados e sargentos, auditório, sala do serviço técnico de engenharia,comando e subcomando,três salas administrativas e banheiros. A Unidade possui uma importância estratégica dentro da área de urgência e emergência de atendimen-

Penso, logo...

Canindé Queiroz

Rubens Coelho rubensfcoelho@hotmail.com REUNIÃO COM CARLOS O empresário Rútilo Coelho,presidente do PDT mossoroense, viajou a Natal para uma reunião que acontecerá hoje, com o prefeito Carlos Eduardo Alves, a fim de tratar das diretrizes do partido no Estado,tendo em vista as eleições de 2014 e no caso específico de Mossoró, a participação do PDT na presumível eleição suplementar. Com o concurso, o Corpo de Bombeiros ganhará reforço nos próximos anos

to do Corpo de Bombeiros e,para isso,conta com 56 militares, além do suporte de dois caminhões bomba tanques, três pick-ups, dois veículos Ford Fiesta, três motos, uma ambulância de suporte básico e duas embarcações. Em média, dois mil atendimentos ao ano são realizados por esta unidade. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, destacou o empenho do Governo do Estado em finalizar a obra."Foram investidos algo em torno de um milhão de reais neste projeto. É de extrema importância a qualidade do ambiente de trabalho, para que nós possamos executar o nosso trabalho da melhor forma possível, servindo à população", disse. Durante a solenidade, o

comandante destacou o comprometimento dos militares que atuam em Caicó,e, em especial, do soldado Saldanha, que em 2011 atuou na cidade de Jucurutu.Num ato de bravura,o soldado fez um mergulho e abriu a represa da barragem da cidade que estava sobrecarregada e ameaçava romper. A governadora Rosalba Ciarlini enfatizou a importância dos bombeiros nas ações de socorro, combate a incêndios, salvamentos veiculares e fiscalizações em edificações para a região do Seridó. "O bombeiro é mais que um servidor, é um anjo da vida.O que pudermos fazer de investimentos para ampliar a corporação, nós iremos fazer porque temos certeza que os resultados virão", afirmou Rosalba.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil em Geral, Leve e Pesada, de Mossoró e região Oeste do Rio Grande do Norte - SINTRACOMM-RN O Sindicato intermunicipal dos trabalhadores na indústria da construção civil em geral, leve e pesada, de Mossoró e região oeste do Rio Grande do Norte - SINTRACOMM-RN, por intermédio do seu presidente, o Sr. Francisco Neves De Brito Neto, no uso de suas atribuições estatutárias e consoante disposições estatutárias, convoca todos os integrantes da categoria profissional dos trabalhadores integrantes da categoria da Indústria da Construção Civil e indústrias de mármores e granitos, inclusive os profissionais que exercem as funções de MESTRE DE OBRAS; PEDREIROS; CARPINTEIROS; ARMADORES; CALCETEIROS; PINTORES; BETONEIROS; GUINCHEIROS; APONTADORES; COZINHEIROS (AS); ALMOXARIFES; SERVENTES, AJUDANTES, AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS (A.S.G.); VIGIAS etc, que trabalham nas cidades de Mossoró/RN, Alexandria/RN, Almino Afonso/RN, Apodi/RN, Augusto Severo/RN, Baraúna/RN, Caraúbas/RN, Felipe Guerra/RN, Frutuoso Gomes/RN, Governador Dix-Sept Rosado/RN, Itaú/RN, Janduís/RN, Luís Gomes/RN, Marcelino Vieira/RN, Martins/RN, Patu/RN, Pau dos Ferros/RN, Rodolfo Fernandes/RN, São Francisco do Oeste/RN, São Miguel/RN, Umarizal/RN e Upanema/RN, a comparecerem à Assembléia Geral Ordinária, a realizar-se em sua sede na Rua Juvenal Lamartine, 214, Santo Antônio, CEP: 59.611-040, Mossoró/RN, no dia 23 de dezembro de 2013, às 18h30min em primeira convocação; e, no mesmo dia, às 19 horas, em segunda e última convocação, tendo a seguinte ordem do dia: a) discussão e aprovação da pauta de reivindicações com vista a celebrar a Convenção Coletiva de Trabalho com o SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUCAO CIVIL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE e SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE MOSSORÓ, para o exercício de 2013 a 2014, com vigência de 01/11/2013 a 31/10/2014; b) Instalação do processo de negociação coletiva de trabalho pela via da autocomposição e, se necessário, por intermédio da mediação da Superintendência Regional do Trabalho no RN e Procuradoria Regional do Trabalho, e, caso não ocorra êxito no processo de negociação, autorizar a instauração de greve e, se necessário, do Dissídio Coletivo do Trabalho junto ao TRT 21ª. c) fixar os percentuais e valores correspondentes às contribuições sindicais estabelecidas como fonte de custeio deste Sindicato. d) aprovação da data-base da categoria dos profissionais na área de abrangência do sindicato em primeiro de novembro. e) Decretar assembleia Geral Permanente até o final do processo de celebração da Convenção Coletiva de Trabalho. Natal-RN, 18 de dezembro de 2013. _____________________________ Francisco Neves De Brito Neto Presidente - SINTRACOMM/RN

A PROPÓSITO Ninguém se surpreenda se Carlos Eduardo Alves for o candidato a governador do esquema dos primos Garibaldi e Henrique Alves (PMDB). A montagem da chapa leva em conta o apoio de Wilma de Faria (PSB), que assumiria a Prefeitura e, do PT com Fátima Bezerra senadora. As confabulações estão em pleno vapor. Em política, o impossível é possível. PT CANDIDATURA Própria, se por ventura houver eleição suplementar. É o que está defendendo a direção partidária em nível municipal e estadual através do deputado Fernando Mineiro, que já se pronunciou nesse sentido. Faz-me lembrar do professor Josivan, que em 2012 teve de abdicar de sua candidatura a prefeito, para ser vice de Larissa (PSB),por determinação da direção nacional do PT em comum acordo com a deputada Fátima Bezerra. Naquela ocasião, seria promissor Josivan não aceitar a vice, ter se candidatado a vereador, provavelmente seria eleito com expressiva votação, pois era uma estrela em ascensão e agora podia ser o candidato do PT com grande chance de vitória. Mas a estrela caiu como um simples meteorito numa noite de verão. LARISSA AFASTADA O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) condenou, na tarde desta quinta-feira, 8, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) pelo uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2008. O Pleno também decidiu afastar a parlamentar. Durante a campanha, Larissa teria usado os meios de comunicação para divulgar a atividade parlamentar como forma de campanha.Ela foi condenada por 4 a 1 e tornou-se inelegível pelo texto da Lei da Ficha Limpa. Assim, não poderá disputar as eleições suplementares de Mossoró como se acreditava. Ela ainda foi afastada do cargo imediatamente pelo placar de 3 a 2. PODE RECORRER Larissa ainda pode recorrer ao TSE. CLÁUDIA REGINA Continua aguardando a decisão da Medida Cautelar, requerida no TSE que poderia fazê-la voltar à Prefeitura de Mossoró, até o julgamento do mérito da cassação do seu mandato feita pelo TRE.Observação, essa medida judicial especial é tomada monocraticamente, portanto, o recesso judicial não influi em nada na decisão a ser tomada pela corte.

dizer que há alguém influindo nesse secretariado de Francisco José Júnior, pelo menos dois nomes já foram identificados: Milton Marques de Medeiros (ex-reitor da Uern) e Rútilo Coelho. Mas, há outros sendo ouvidos".Em relação a outros, não sabemos, mas, quanto a Rútilo Coelho, alguém ouviu o galo cantar, mas não sabe onde a galinha pôs. A influência de Rútilo na Prefeitura de Mossoró, ontem, hoje, e não digo sempre porque não sou vidente, é igual à zero. POSTURA CORRETA Alexandre Lopes, como homem, profissional, leal e honrado, ao decidir adiar sua saída da Secretaria de Obras e Infraestrutura somente quando concluísse as obras de urbanização da favela do Tranquilim, foi correta, ele não queria deixar um trabalho importante inconcluso. Quem conhece Alexandre sabe da sua honestidade de propósito. É isso. NO ESQUEMA DE ROSALBA Quem seria o candidato caso o TSE não acate a Medida Cautelar da prefeita afastada Cláudia Regina que pede sua volta ao cargo, e, prevaleça a eleição suplementar estabelecida pelo TRE para 2 de fevereiro?. Ruth Ciarlini não pode por ser irmã da governadora; Betinho Segundo, filho de Betinho Rosado, também não por ter menos de um ano de filiação no PP. Quem seria então? UMA PERGUNTA O vestibular da Uern vai ser realizado em 2 de fevereiro e o TRE marcou eleição suplementar também para 2 de fevereiro. Os dois grandes eventos juntos dão certo? CONCURSO DA PREFEITURA No próximo domingo, 22, o município de Mossoró estará realizando mais um concurso para provimento de cargos no serviço público. Neste certame serão preenchidas 325 vagas, em diversos cargos, nas secretarias da Educação e Desporto, e Desenvolvimento Social e Juventude. O edital do concurso foi publicado na edição do dia 20 de setembro no Jornal Oficial do Município (JOM). EXTINÇÃO DA KOMBI O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) se reuniu durante o dia de ontem, 8, e decidiu que não haverá exceção a legislação que exige que os veículos produzidos no Brasil tenham freios ABS e airbags a partir do próximo mês. Em questão estava o pedido da Volkswagen para manter a fabricação da Kombi, veículo que em sua estrutura não comporta a instalação dos equipamentos de segurança. A empresa havia pedido uma prorrogação da fabricação do produto por mais dois anos em virtude do risco de demissão de quase mil trabalhadores.

LAURO MAIA Primeiro suplente do PSB assumirá o mandato de deputado estadual, com isso ganhando imunidade parlamentar e foro privilegiado. Foi salvo na linha do pênalti.

DECISÃO UNÂNIME A decisão do Contran foi unânime e vai impor que a Kombi saia de linha a partir do próximo ano depois de 56 anos de produção ininterrupta no Brasil. Segundo dados do Ministério das Cidades, a partir do momento em que a exigência de ABS e airbags foi imposta no mercado americano o número de mortes no trânsito foi reduzido em 30 mil.

NÃO SABE ONDE A GALINHA PÔS A nota publicada no jornal O Mossoroense, quarta-feira, 18, dizendo: "INFLUÊNCIA". "Desde priscas eras que isso é chamado de influência no governo. Se se pode

POIS É... "Falar mal do governo é algo tão agradável, que este privilégio não deve caber apenas aos homens da oposição. Às vezes, até eu mesmo tenho vontade de criticar esse governo.." ( Milton Camposquando governador de Minas Gerais)


6 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais Karenine Fernandes karenine_f@hotmail.com twitter: @kareninefernand www.kareninefernandes.com FAUSTO MAIA - INTERINO

GIANINNI ALENCAR Uma noite mais que especial foi preparada no Sélect para esta sexta-feira, 20. É chegada a hora de celebrar o Natal na companhia de grandes atrações e com a turma mais animada da cidade. Para embalar tudo isso: muito forró com os sucessos musicais que mexem com a galera. O Natal do Sélect traz como atração "O Danadinho da Moda", Giannini Alencar, que aterrissa na casa de shows com uma apresentação imperdível. Completando a programação especial do point vip de Mossoró tem ainda a música de Darlan Dias, líder do Forró Mais Eu. Até as 23h, os estudantes universitários têm entrada gratuita no Sélect Nouveau. ROBSON RAFAEL

EM CENA

PREPARATIVOS MASTER Estou sabendo que a Master Produções e Eventos anda arquitetando um festão para celebrar o ano de conquistas que foi 2013, ao lado de toda a sua equipe e convidados. A confraternização da Master Eventos será dia 27 deste mês,no Requinte Buffet,às 21h.Terá show de André Luvi, Radiola Club, Forró dos 3 e muito mais.

•O Colégio Dom Bosco prepara a festa do Reencontro para comemorar 75 anos de existência. Volto com todos os detalhes. •Desejos de saúde, muita saúde mesmo para Viviana Cláudia, a amada de Carlos Augusto do CCAA. Ela está em nossas orações e no meu coração. •Nas mediações da Casa de Saúde São Camillo e Uisam, a bandidagem anda brincando de assaltos e arrombamentos. Arre lá! •Exemplo de força, fé e determinação, a amiga Juliana Rosado continua em seu tratamento de quimioterapia em Natal. E aqui é todo mundo torcendo por ela! •Feliz Natal... Dra. Luciana Rosado, Dr. Alexandre Diógenes, Célia e Gabriella Torquato, Singride Marcelino, Zélia e Zuíla Alves. •Na cidade de Apodi neste sábado e domingo, às 20h, no adro de nossa Matriz acontecerá o Auto de Natal quem nos avisa é Josy Leny. Ao sucesso!

CEDIDA

CEDIDA

Três queridas: Tatiane, Erika Pedrosa e Lenise em sessão Feliz Natal da Unidade Intensiva de Saúde Mental

RAPIDINHAS... Aniversariante do último dia 14, Ana Paula celebrou seu baile de 15 anos no Requinte Buffet com assinatura da Master Eventos CEDIDA

Sandro e sua, nossa doce Regina em noite de bate o sino e muita alegria com a turma toda da Uisam

ESTOU SEM ENTENDER.... Transtorno total na Avenida Presidente Dutra, no Alto São Manoel para um novo recapeamento. O que eu não entendo é a necessidade, pois a meu ver estava em excelente estado. Um trecho de acostamento da BR-304 está sendo refeito, eu também não entendo, tendo em vista que não irá modificar quase nada. Tantos locais precisando ser asfaltados, outros tapando buraco, aí vai fazer onde não precisa.

Casal gente fina: Dr. Paulo Nobre e Letuzia em noite feliz na última terça-feira com amigos da Uisam

*Comemoração não vai faltar nos salões do Kiko's Eventos. Nesta sexta-feira, 20, acontece a colação de grau do Colégio Cristo Redentor. Já amanhã, sábado, 21, o aniversariante Wanderlin Formiga recebe amigos e familiares para festejar sua idade nova. É só alegria! *Estamos também por aí atrás de mimos e presentes para o Natal e para você, fica aqui as melhores dicas: Espaço Maia, Divina Criação, Espaço Tressê, Coisa Fina, Casual, A Graciosa, Sensacionally, Mil Cheiros, City Shoes, Mimos e Encantos, Papéis e Presentes e vale também um dia de beleza no Beleza & Cia. *A direção da GAZETA DO OESTE decidiu adiar a confraternização que ocorreria na próxima segunda-feira, 23. A nova data é o dia 26 de dezembro, às 16h, na sede da GAZETA. E a direção solicita a presença de todos vestidos de branco para uma foto oficial repleta de luz. *O final de semana no Tenda Music Club começa em ritmo de arrasta-pé nesta sexta-feira, 20, com as bandas Forró do Bom e Forró dos 3, a partir das 23h. A próxima véspera de feriado, terça-feira, 24, também promete ser agitada na boate, que já programou uma Noite de Natal especial ao som do cantor André Luví e da banda Sertanejo Mix. Marque na sua agenda!


Gazeta do Oeste 7

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Opinião Neto Queiroz netoqueiroz@uol.com.br

ALCIVAN COSTA

PRAZOS EM MOSSORÓ SÃO A METADE DOS DA SERRA DO MEL Continuo sem entender a pressa da Justiça Eleitoral em realizar as eleições complementares em Mossoró. Os prazos publicados na resolução da corte são curtos demais. Só para o leitor ter uma ideia, pesquisei os prazos dados para as eleições complementares na Serra do Mel, em abril passado, e comparei com os prazos de Mossoró. Veja abaixo:

Data do pleito Publicação do calendário Período para as convenções Período decorrido das convenções ao dia da eleição Período decorrido do registro das chapas até o dia da eleição Duração da campanha nas ruas Duração da propaganda no Rádio e na TV

Prazo na Serra do Mel 07/04/2013 80 dias antes do pleito 15 dias 51 dias

02/02/2014 44 dias antes do pleito 4 dias 27 dias

43 dias

22 dias

42 dias 14 dias

20 dias 8 dias

LARISSA PERMANECE CASSADA O Tribunal Regional Eleitoral confirmou a cassação dos direitos políticos da deputada Larissa Rosado. Ela não poderá ser candidata a nenhum cargo político nos próximos oito anos e está imediatamente afastada do seu mandato.

Cláudia tenta reverter através de uma cautelar as cinco cassações já julgadas pelo Tribunal Regional. O argumento é que o entra e sai de prefeitos está causando instabilidade política.

Está claro que os fatos eleitorais em Mossoró que envolvem a governadora Rosalba Ciarlini irão se constituir em motivo para ações judiciais de improbidade.

Prazo em Mossoró

Esse prazo tão apertado faz com que a eleição em Mossoró corra o risco de se transformar num processo quase anônimo para a maioria dos eleitores. Com as limitações impostas pela legislação à propaganda eleitoral, não há como apresentar e debater propostas num período tão curto. Mossoró tem 47 bairros e quase duas centenas de comunidades rurais. Isso sem citar que o processo se dará em meio às festas de ano novo e ao período de férias. A dúvida é por que na Serra do Mel, município com eleitorado 20 vezes menor que Mossoró, se concedeu prazos mais sensatos, enquanto que aqui se prepara uma eleição nas "coxas".

NOTAS GERAIS

Durante todo o dia de ontem se aguardava algum posicionamento do TSE a respeito da medida cautelar solicitada pela prefeita Cláudia Regina para retorno ao cargo de prefeita.

O TSE tem deliberado contra o afastamento dos ocupantes de cargos eletivos, antes que exauridas as possibilidades de recurso. Age assim para evitar o clima de instabilidade.

Visualizo a missão do prefeito interino de Mossoró, Francisco José Júnior, como a de guiar um enorme transatlântico, que está avariado, com um casco no rombo e perdeu seu comandante. O barco não pode afundar de jeito nenhum. Sua missão é evitar o afundamento do transatlântico e ainda por cima conseguir manter calmos a tripulação e os passageiros.

RÁPIDAS

Evento eleitoral

PLUGADO

Rosalba irá responder judicialmente e até através de uma CPI na Assembleia tendo como base as denúncias constantes nos processos eleitorais e que motivaram sua condenação. Os fatos por si só, em outros tempos, não causariam maior preocupação em Rosalba, mas o cenário atual é preocupante, porque existem muitas forças contrariadas.

FORA DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES Definitivamente Larissa não poderá participar das eleições complementares em Mossoró, previstas para o dia 2 de fevereiro. Nem poderá disputar um novo mandato de deputada estadual em 2014, nas eleições de outubro. PERDE SUA MAIOR FORÇA O grupo liderado pela deputada Sandra Rosado perde assim seu maior expoente eleitoral. Larissa quase chegou a ser prefeita na última eleição, liderou todas as pesquisas, mas perdeu na reta final para Cláudia Regina. SANDRA DEVE DISPUTAR PREFEITURA Para a eleição municipal complementar o nome do PSB para a disputa passa a ser da própria deputada federal Sandra Rosado. Até mesmo como forma de alavancar sua postulação nas eleições de outubro que é o de buscar a reeleição, caso não obtenha êxito no pleito complementar de fevereiro. LAIRINHO PARA DEPUTADO ESTADUAL Dentro do grupo de Sandra, é provável que o substituto de Larissa na tentativa de reaver o mandato na Assembleia seja o vereador Lairinho Rosado. Caso Larissa não reverta a decisão atual no TSE, será seu irmão o provável candidato do grupo à Assembleia. CABE RECURSO AO TSE Após a cassação confirmada pelo Tribunal Regional, Larissa deve apresentar Mandado de Segurança ao TSE para reaver o atual mandato e recurso especial para reverter a inelegibilidade. Só lembrando que a Justiça Eleitoral entrou em recesso e só retorna as atividades em 6 de janeiro.

• BANCOS - Os bancos funcionarão no dia 24/12 apenas por duas horas, das 10h às 12h. No dia 31 não haverá expediente bancário. • DATA - A Uern está preocupada com a data das eleições complementares em Mossoró. Serão no mesmo dia do vestibular. • ORIGEM - Uma coisa interessante na política local: os principais nomes para as eleições complementares sairão da Câmara Municipal. • EM ALTA - Só lembrando que a prefeita atual da cidade, Cláudia Regina, também veio da Câmara Municipal. O Legislativo está produtivo. • FORA - Quem cita Betinho Segundo como provável candidato a prefeito, só informando que ele não tem um ano de filiação partidária ao PP.


8 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Esporte

Rafinha frustraTimão e renova com Bayern GETTY IMAGES

Lateral direito de 28 anos assinou a renovação de seu compromisso com o Bayern de Munique

Corinthians foi frustrado no plano de contratar Rafinha, um de seus alvos para a próxima temporada. No Marrocos, onde disputa o Mundial de Clubes, o lateral direito de 28 anos assinou a renovação de seu compromisso com o Bayern de Munique. "É muito importante para mim, para minha carreira e para minha família que eu tenha a chance de continuar trabalhando em um dos melhores clubes do mundo. Estou muito orgulhoso",afirmou o brasileiro. A diretoria alvinegra havia entrado em um acordo salarial com o atleta, cujo contrato com o clube bávaro acabaria em maio. Que-

O

Rafinha

Lateral direito Rafinha despertou o interesse do Corinthians

rendo contar com ele já em janeiro,o Corinthians ouviu um pedido de espera até o fim da competição na África para novas conversas.

Antes mesmo da decisão (contra o Raja Casablanca, no próximo sábado),chegouse a um acerto para a permanência do lateral,que ganhou

espaço com a chegada do técnico Pep Guardiola ao Bayern. O novo contrato terá duração até o final da temporada 2016/2017.

Jornal paraguaio noticia Moreira no Palmeiras por R$ 2,8 milhões dos por Gilson Kleina após o Palmeiras enfrentar o time na Libertadores deste ano. O lateral formava pela direita um trio enaltecido pelo técnico ao lado do meia Mendieta, contratado pelo Verdão em julho, e do atacante Núñez. Jorge Moreira completará 24 anos em fevereiro e está no Libertad desde 2010, segundo clube de sua carreira (atuou como profissional pelo Rúbio Ñu, também do país, em 2009). O jogador tem passagens pelas categorias de base da seleção paraguaia. É chamado de "El Clavo" ("O prego", em português). A lateral direita era uma prioridade para 2014. O Verdão ainda não acertou a renovação com Wendel, que é volante, negocia a saída de Luis Felipe e já liberou Ayrton para atuar até dezembro de 2014 no Vitória por empréstimo. Por en-

Jorge Moreira foi elogiado pelo técnico do Palmeiras, Gilson Kleina, ainda pela Libertadores, quando os clubes se enfrentaram

quanto, o único da posição à disposição é Bruno Oliveira, que tem 20 anos, três

É possível que a frustração interfira nos planos em relação a Edenílson. O lateral direito alvinegro aceitou uma proposta salarial de um clu-

be italiano e está no aguardo da resposta do Corinthians. A oferta é de 5 milhões de euros (cerca de R$ 16,1 milhões) e agradou inicialmente a direção preta e branca. O outro lateral direito do elenco é Diego Macedo, que chegou recentemente do Bragantino e tem características ofensivas, mais parecidas com as de um ala. Ele está emprestado até o final do Campeonato Paulista e espera mostrar serviço para permanecer na equipe.

Cruzeiro pode tentar a contratação de Marcelo Moreno REUTERS

O Palmeiras ainda não anunciou oficialmente nenhum reforço para o centenário, mas o jornal paraguaio ABC Color já confirmou a segunda contratação do clube para 2014. O lateral direito Jorge Moreira, segundo a publicação, deixou a Libertad por quase R$ 3 milhões. A notícia é de que o acordo foi fechado por US$ 1,2 milhão, valor equivalente a R$ 2,823 milhões. O ABC informa ainda que o jogador receberá US$ 300 mil (R$ 706 mil) em luvas e salários de US$ 60 mil (R$ 142 mil). A diretoria do Palmeiras não comenta nenhuma negociação, sem confirmar nem se elas existem. Tanto que o atacante Rodolfo,de 20 anos, vindo do Rio Claro, ainda não foi nem anunciado.Mas ele e Moreira devem ser apresentados em breve. Moreira é um dos jogadores do Libertad elogia-

É muito importante para mim, para minha carreira e para minha família que eu tenha a chance de continuar trabalhando em um dos melhores clubes do mundo’’.

O Cruzeiro está atrás de um centroavante para a próxima temporada, e após saber que o Fluminense não quer negociar Fred,sonho antigo da diretoria, o nome de Marcelo Moreno começa a ganhar força na Raposa.O jogador pertence ao Grêmio, mas estava emprestado ao Flamengo, onde não conseguiu se firmar como titular. O time gaúcho iniciou um processo de contenção de despesas, e o salário do atacante boliviano é considerado alto demais, o que pode ajudar no negócio com o Cruzeiro. Para se ver livre de Marcelo Moreno existe até a possibilidade de gremistas e cruzeirenses dividirem os vencimentos do jogador, que deixou saudades na torcida do Cruzeiro.

Antes do Brasileiro deste ano,a cúpula celeste recebeu uma consulta dos gaúchos que queriam trocar Marcelo Moreno pelo zagueiro Paulão, mas na ocasião, o Cruzeiro não aceitou a troca. Paulão perdeu espaço no Cruzeiro e não fica mais em Belo Horizonte, o que abre caminho para os gaúchos negociarem com o defensor. O técnico Marcelo Oliveira conta atualmente com Borges,Vinícius Araújo e Anselmo Ramon para a posição. Borges não é unanimidade entre os torcedores, Vinícius Araújo ainda é considerado um garoto em evolução e Anselmo Ramon deverá deixar o Cruzeiro. William, Dagoberto, Martinuccio e Luan também são peças ofensivas da equipe celeste. REUTERS

jogos no time profissional e chegou a ser dispensado nas categorias de base.

Volante Edinho é o novo reforço do Grêmio O Grêmio anunciou na tarde de ontem, através de seu site oficial, a contratação do volante Edinho. O jogador despontou para o futebol brasileiro no Internacional, passou por Lecce (Itália), Palmeiras e estava desde 2011 no Fluminense. O contrato com o clube carioca expirou após

o Brasileiro, fazendo com que o jogador venha livre para o Tricolor Gaúcho. Edinho, que fará 31 anos em janeiro, terá contrato de um ano com o Grêmio. Além de volante, sabe também jogar como zagueiro. A apresentação ocorreu no final da tarde de ontem, na sala de

conferências do Estádio Olímpico. Ele é o primeiro jogador contratado pelo Tricolor para a temporada de 2014, quando o clube disputará Libertadores, Gauchão, Brasileirão e Copa do Brasil. Outro nome que pode ser confirmado na coletiva que apresentará Edinho é o do

zagueiro Pedro Geromel, que pertence ao ColôniaALE, mas está emprestado ao Mallorca-ESP. Geromel tem 28 anos e vem sendo especulado no Grêmio desde a metade do ano. O acordo que deve trazê-lo a Porto Alegre terá vigência de um ano, e também não terá custos ao Tricolor.

O nome de Marcelo Moreno começa a ganhar força na Raposa


Gazeta do Oeste 9

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Esporte Cambalhota cita união da diretoria do Potiguar Giro Esportivo como principal diferença para o Baraúnas Ramon Nobre - Interino esportegazeta@hotmail.com

ALCIVAN COSTA

RAMON NOBRE Da Redação arcado por ter identificação com a torcida do Baraúnas, o atacante Fabinho Cambalhota vai aos poucos se acostumando com o ambiente do maior rival, o Potiguar. Fabinho jogou pelo Baraúnas nos anos de 2012 e 2013. Em 2014, ele tem a missão de comandar o ataque alvirrubro na Copa do Nordeste.Questionado qual a principal diferença que notou quando trabalhou no Baraúnas,para agora,quando está no Potiguar, Cambalhota disse que o apoio financeiro dos diretores do Time Príncipe é bem maior que o do Baraúnas. "Tenho um mês de trabalho, mas dá para perceber um pouco da diferença em questão da estrutura do pensamento de todos que estão envolvidos no Potiguar. É um comando bem unido. Todos que fazem parte da presidência e do clube,hoje estão unidos em uma só meta. Eu sinto mais aqui a união da diretoria. Lá no Baraúnas você via dois ou três abnegados que chegavam juntos financeiramente.Aqui podemos ter um respaldo melhor da diretoria", comentou. Sobre a diferença de trabalho do antigo técnico Arnaldo Lira,para o de Flávio Barros,Cambalhota evitou

O amistoso contra o Horizonte será o primeiro teste para o elenco do Potiguar. A vitória por 7 a 1 sobre o selecionado de Areia Branca não representa lá muita coisa, a não ser ritmo de jogo para os atletas, devido a qualidade técnica do adversário. Os jogadores sabem que o verdadeiro teste e a hora de mostrar serviço ao treinador Flávio Barros começa no sábado, contra uma equipe profissional. A novidade no time principal é a entrada do volante Magno no lugar de Erivelton, que pediu para ir embora. Contra o Horizonte, Flávio também poderá analisar a melhor formação para o elenco. Se usa o lateral direito/meio-campista Berg, na lateral, ou no meio de campo. Flávio também tem a liberdade de realizar outros testes no elenco, que conta com jogadores de qualidade no banco de reservas, como o volante Fidélis, o meio de campo Giovanni e o atacante Vavá Cearense.

M

FOLGA Os jogadores do Potiguar ganham folga no dia 24 e se reapresentam no dia 26 de dezembro, devido o Natal. Cambalhota reafirmou desejo de ser artilheiro do Potiguar em 2014

fazer comparações e ressaltou o seu desejo de ser artilheiro do clube. "Conheço muito pouco dos dois, mas são dois grandes treinadores e a gente tem que procurar se adaptar ao modo de trabalhar pra dar o melhor pro clube. Vim pra ser artilheiro e conseguir alcançar o objetivo do clube que é ganhar títulos no ano e o meu que é ser artilheiro dessas competições que a gente

tem pra disputar", disse. Fabinho também comentou sobre a importância de realizar o amistoso contra o Horizonte-CE, no próximo sábado, no Ceará. Para ele, enfrentar uma equipe profissional será um bom teste. "Por se tratar de uma equipe profissional a gente vai poder medir melhor nossa capacidade e como o grupo está. São duas equipes profissionais, então vai ser muito bom isso", finalizou.

No treino realizado ontem na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), o técnico Flávio Barros escalou a seguinte equipe titular: Ramon; Tiago Granja, Weverson, Paulo Paraíba, Berg; Rogério, Alexandre, Magno, Rayllan; Índio e Fabinho. A estreia do Potiguar na Copa do Nordeste será no dia 19 de janeiro, diante do Treze-PB, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

Futuro de Ruy Cabeção é incerto A reunião entre o jogador Ruy Cabeção e os representantes do Alecrim, que foi remarcada para esta quarta-feira,acabou sem definição. O jogador, com 35 anos, tem contrato com o Verdão até o final de 2016 e o encontro seria para definir o seu futuro, já que o volante possui um dos salários mais altos do atual elenco. Ruy Cabeção preferiu não falar com a reportagem e passou a ligação para o advogado Antônio Sérgio Figueiredo Santos, representante do atleta,que disse que a direção da empresa patrocinadora do Alecrim e pertencente ao inglês Anthony

PRIMEIRO TESTE

Armstrong-Emery, presidente do clube, não quis receber o jogador e a conversa aconteceu apenas com o diretor de futebol alviverde, Júlio Bransford. "Fomos hoje (quartafeira) à tarde à sede da empresa que mantém financeiramente o clube, onde seríamos recebidos pela filha do presidente, que não quis nos receber.Fomos então recebidos pelo Júlio (Bransford)", disse o advogado. Em uma rede social,Ruy Cabeção expôs a sua insatisfação e escreveu que, por conta do contrato até 2016, já havia programado a mudança da sua família para Natal.

"O que foi passado pelo gestor de esporte, me mandaram embora por causa do valor do meu salário, mas não tenho culpa. Tenho meus compromissos assumidos e quero cumpri-los. Minha família já estava preparando a mudança pra Natal", escreveu o jogador. Como não houve acordo, uma nova reunião foi agendada para a manhã desta quinta-feira, na sede da empresa. Para o advogado do jogador, a ideia é conseguir um acordo amigável com clube. Caso contrário, a situação poderá ser resolvida na Justiça,com os valores da rescisão podendo chegar a

R$ 6,8 milhões. "Sugerimos uma conversa com o advogado da empresa que patrocina o clube para amanhã (sexta-feira) pela manhã. Vamos procurar um acerto amigável,mas se não houver acordo, iremos pelos meios legais e judiciais, buscar os direitos do jogador,que são os seus vencimentos, inclusive com alguns já em atraso",afirmou. O diretor de futebol do Alecrim, Júlio Bransford, foi procurado pela reportagem e disse que preferia se pronunciar, oficialmente, somente após a reunião desta quinta-feira com Ruy Cabeção e o seu advogado.

FOLGA II Alguns jogadores devem permanecer em Mossoró devido a distância para a cidade onde a família se encontra. BARAÚNAS Treinou ontem na parte da tarde no município de Baraúna-RN. Hoje, treina na parte vespertina na Ufersa. CAMBALHOTA Titular do ataque ao lado de Índio, ele terá que suar bastante a camisa para manter o posto de titular. Vavá Cearense, no banco de reservas, também é um ótimo jogador. RUY CABEÇÃO O salário alto que Ruy Cabeção recebe no Alecrim poderia ser melhor investido pelo clube em outros jogadores. Não que ele seja um jogador ruim, mas não vale tanto investimento.

MULTADO REPRODUÇÃO

O lateral direito do Atlético Mineiro, Marcos Rocha, se irritou com a substituição feita por Cuca na derrota para o Raja Casablanca por 3 a 1, e xingou o treinador. As câmeras flagraram o momento e a diretoria do Galo o multou por indisciplina.


10 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Gerais

Conselho decreta o fim da Kombi em 2014 ABR

Antes de tomar a decisão, o conselho ouviu argumentos da Anfavea em defesa da manutenção da Kombi

U

m dia depois de o ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciar que o governo estudava abrir uma exceção para que a Kombi continuasse a ser fabricada mesmo sem a instalação de equipamentos de segurança, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) comunicou que não haverá excepcionalidade para nenhum modelo. Em reunião extraordinária realizada na tarde de quarta-feira, 18, o órgão responsável pela criação da regra que obriga equipar todos os carros novos com airbag e freios ABS a partir do ano que vem ratificou por unanimidade a resolução prevista desde 2009. "Seria um retrocesso a revogação da resolução,

nião com a Anfavea, Mantega havia afirmado que estava em estudo uma exceção para a Kombi e que

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, teve decisão frustrada

que tem como preocupação elevar o padrão dos carros. A decisão teve como pressuposto a garantia da segurança das pessoas", disse o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades). Antes de tomar a decisão, o conselho, presidido por um representante do Ministério das Cidades,ouviu argumentos da Anfavea em defesa da manutenção da Kombi. Segundo o conselho, o principal argumento da indústria é que a desativação da linha de produção causaria demissões de cerca

de 900 empregados envolvidos diretamente na fabricação. Contando o resto da cadeia de produção,o total de vagas fechadas chegaria a cerca de 4.000, segundo o setor. O número de empregados foi considerado exagerado pelos conselheiros dada a quantidade desses veículos licenciados por ano: 22.521 em 2013, ante 26.165 em 2010. EMPREGOS X VIDAS "Solução para manutenção do emprego há diver-

Bovespa salta 2,12% e ações da Eletropaulo lideram altas pelo terceiro dia seguido O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 2,12%, a 51.633,43 pontos ontem (19). Foi o maior patamar de fechamento desde 29 de novembro, quando a Bolsa fechou aos 52.482,49. A alta foi puxada, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Vale e da Petrobras. As ações ordinárias da Petrobras (PETR3), que dão direito a voto, subiram 2,16%, a R$ 16,05; as preferenciais (PETR4), que dão prioridade na distribuição de dividendos, avançaram 2,43%, a R$ 17,25. As preferenciais da Vale (VALE5) tiveram valorização de 1,44%, a R$ 32,35; as ordinárias da mineradora (VALE3) fecharam com alta de 2,15%, a R$ 35,11. ELETROPAULO As ações da Eletropaulo (ELPL4) fecharam com a maior alta da Bovespa pelo terceiro dia seguido. A ação teve ganhos de 8%, a R$ 12,15. Na véspera, os papéis da companhia de energia elétrica dispararam 16,94%. DÓLAR SOBE O dólar comercial fe-

C

M

A

P

chou em alta pelo segundo dia seguido ontem, com valorização de 0,33%, a R$ 2,35 na venda. É o maior valor de fechamento desde 5 de dezembro, quando a moeda norte-americana fechou a R$ 2,359. Os investidores analisaram o início da redução do programa de estímulos nos Estados Unidos e o anúncio do Banco Central brasileiro de que seu programa de intervenções diárias no mercado de câmbio vai ser menos intenso em 2014. AÇÕES DE DESTAQUE Depois da alta da Eletropaulo, a empresa de logística LLX (LLXL3) seguiu a lista de maiores ganhos da Bovespa ontem e subiu 7,34%, a R$ 1,17. As ações da Oi apareceram em seguida. As ordinárias (OIBR3), que dão direito a voto, fecharam em alta de 7,16%, a R$ 3,89; as preferenciais da Oi (OIBR4), que dão prioridade na distribuição de dividendos, valorizaram-se 6,84%, a R$ 3,75. Na ponta oposta, a Dasa (DASA3),empresa prestadora de serviços de medicina diagnóstica,liderou as quedas da Bolsa, com recuou de 1,41%, a R$ 13,30. A B2W (BTOW3), empresa de comércio on-line

que é dona dos sites das Lojas Americanas e Submarino, seguiu a lista e caiu 1,21%, a R$ 16,35. A fabricante de aviões Embraer (EMBR3) teve baixa de 0,98%, a R$ 18,20. BOLSAS INTERNACIONAIS Ontem, as Bolsas da Ásia e da Europa foram influenciadas pela decisão do Federal Reserve (FED), banco central norte-americano, na véspera. O BC resolveu reduzir seu pacote de estímulo econômico de US$ 85 bilhões para US$ 75 bilhões por mês. Ao contrário das previsões pessimistas de semanas atrás, as medidas trouxeram ânimo aos investidores, com a leitura de que as mudanças serão graduais e o que os juros seguirão baixos no longo prazo. Na Europa, as Bolsas fecharam com fortes altas. A Bolsa de Madri fechou com a maior alta da sessão, com ganhos de 2,34%. Em Milão, o índice FTSEMIB subiu 1,78%. Na Alemanha, a Bolsa de Frankfurt teve ganhos de 1,7%. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE fechou com alta de 1,43%. O índice CAC40, de Paris, avançou 1,6%. Em Lisboa, o índice PSI20 ganhou 0,72%.

sas;para a vida das pessoas, não se pode prescindir desses equipamentos, que reduzem as vítimas nos acidentes", afirmou Ribeiro. "A vida das pessoas não tem preço". Segundo ele, assim que terminou a reunião do Contran, o Palácio do Planalto foi comunicado da decisão. Ribeiro disse ainda que o episódio em torno do adiamento da regra não deixa nenhum mal-estar entre ele e o ministro Guido Mantega. Nesta semana,após reu-

uma decisão seria anunciada na próxima segundafeira,após nova reunião entre governo e setor.


Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mossoró

Editora Interina: Luciana Araújo mossorogazetadooeste@gmail.com

PSV

COMEMORAÇÃO

Candidatos cotistas têm até hoje para entregar documentos

Papai Noel leva alegria às crianças da AAPCMR

3

4

Primeiras previsões indicam chuvas regulares EDNILTO NEVES

Meteorologistas analisam comportamento dos oceanos para tirar as impressões

BRUNO SOARES Da Redação

O

comportamento dos oceanos não está ajudando os meteorologistas a fazerem previsões do tempo para o início de 2014.De acordo com os primeiros estudos, está sendo esperado um período chuvoso normal para a região. As primeiras impressões dos céus foram discutidas em dois encontros dos meteorologistas do Nordeste que se reúnem periodicamente, ao final de um ano e início de outro. As reuniões aconteceram em São Luís, Maranhão, e no último final de semana em Campina Grande,Paraíba. O próximo encontro será realizado em Fortaleza, Ceará, no mês de janeiro. A probabilidade é de que as chuvas sejam 40% na média, 35% abaixo da média e 25% acima, para os meses de janeiro, fevereiro e março do ano que se aproxima. Esses percentuais foram os apontados nos dois encontros recentes dos profissionais.

Em Mossoró,as precipitações ficam, normalmente, entre 500 e 800 milímetros nos meses de fevereiro, março, abril e maio - período chuvoso da cidade. "Nesse momento a possibilidade de chuva é pequena e, se elas vierem a acontecer, será de forma isolada, mal distribuída", comenta José Espínola, meteorologista e chefe do Departamento de Climatologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Segundo o especialista, o Oceano Pacífico ainda não deu sinais do que pode vir a acontecer. "É lá que acontecem os fenômenos El Niño - o que é ruim para nós - e o La Niña - que é bom. Temos muito mais segurança em prever quando acontece um dos dois fenômenos. Por enquanto, não há demonstrações do Oceano do que pode vir a acontecer. Ele está neutro", explica. A partir de janeiro, os meteorologistas vão passar a observar o Oceano Atlântico,na área que compreende a costa do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. "Vamos analisar se ele acena para um bom período chuvoso. Nós observamos se as águas que ficam acima da Linha do Equador estão frias e abaixo da Linha se estão quentes. Por enquanto, está ao contrário. Estamos esperando que se inverta, que é o que chamamos de Dipolo Positivo do Atlântico Equatorial", detalha José

Tempo nublado e temperatura mais baixa nos últimos dias são preparativos para estação chuvosa WILSON MORENO

Espínola. EXPECTATIVA O tempo nublado e as temperaturas mais baixas nos últimos dias em Mossoró e áreas circunvizinhas tem acendido a esperança de que vem chuva por aí.No entanto, ainda não há garantias suficientes para a comemoração. "É um bom preparativo. É a chamada pré-estação - que normalmente acontece nos meses de novembro, dezembro e janeiro - que antecede o período chuvoso (fevereiro, março, abril e maio). É quanto a atmosfera e os oceanos começam a se preparar e há uma mudança de um período extremamente seco para um período um

Termômetro registrava 28º na tarde de ontem, 19 EDNILTO NEVES

Carteiros realizarão protesto amanhã EDNILTO NEVES

Os carteiros de Mossoró farão um protesto na manhã deste sábado, 21, na praça que fica em frente à sede da instituição,no Centro. Os profissionais reclamam que estão sofrendo pressão e trabalhando de forma sobrecarregada para atender toda a cidade. O ato público está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (SINTECT/RN). "A empresa está passando por uma padronização nacional das Diretorias Regionais e algumas mudanças vêm acontecendo em vários Estados. No Rio Grande do Norte, a forma como está sendo implantada é opressiva,com mudança de horários de trabalho, estabelecimento de metas que são quase impossíveis de serem cumpridas porque a carga de trabalho é exaustiva. Então, o profissional tem que estar sempre justi-

Número de carteiros na cidade é insuficiente para atender a demanda

ficando", destaca o vicepresidente do Sintect, Luiz Granjeiro. Segundo o sindicalista, além de justificar o não cumprimento das metas, os profissionais podem responder a processos administrativos e até serem demitidos.

Na cidade,há muito tempo, a população reclama do atraso na entrega das encomendas. De acordo com Luiz Granjeiro, o problema é a falta de mão de obra. "Isso poderia ser amenizado se houvesse a contratação de mais funcionários.

Hoje temos na faixa de 58 a 60 carteiros para atender a cidade toda que não para de crescer.O ideal seria que nós tivéssemos mais uns 20 carteiros, tanto para a sede do Centro como a do Aeroporto", opina. Os Correios terceiriza-

Luiz Granjeiro diz que profissionais não conseguem cumprir metas

ram alguns outros tipos de serviços contratando funcionários de forma temporária para atender a demanda. O vice-presidente do Sintect lembra que um concurso público está em andamento e o prazo de encer-

ramento é em abril de 2014. "Se não houver convocação de profissionais suficientes, vamos procurar o Ministério Público para tomar alguma providência. Da forma que está os profissionais e a população estão sendo prejudicados", destaca.


2 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mossoró Mossoró será contemplada com pá-carregadeira através do PAC 2

UFERSA em foco REPRODUÇÃO

A

o todo, 113 páscarregadeiras, 61 caminhões pipa e 30 caminhõescaçamba serão entregues hoje, 20, para 145 municípios do Rio Grande do Norte pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).A entrega acontecerá hoje,20,a partir das 9h,durante uma solenidade realizada na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) da cidade de Currais Novos. A ação, que beneficiará mais de 64 mil agricultores familiares potiguares, será realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Mossoró é um das cidades contempladas com a doação do Governo Federal para o Município e receberá uma pá-carregadeira orçada em, aproximadamente,R$ 250 mil,segundo informações da assessoria de Comunicação do MDA. Para o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, a doação dos equipamentos do PAC 2 chega no momento

certo. "Esta é a melhor época do ano para os municípios recuperarem suas estradas e investirem na construção e manutenção de pequenos sistemas hídricos para conviver com a estiagem", pondera o delegado ao lembrar que dos 167 municípios do estado, 163 vão receber os equipamentos do PAC 2. Deste montante,149 localidades receberão os cinco equipamentos - retroescavadeira, motoniveladora, caminhãocaçamba, caminhão pipa e pá-carregadeira - por integrarem o semiárido brasileiro. Na visão de Raimundo Costa, os equipamentos do PAC 2 ajudam as prefeituras e os agricultores familiares. "Estas máquinas se somam a outras ações do Governo Federal para o fortalecimento da agricultura, como o Garantia-Safra e o programa de cisterna", adianta. Para o delegado, a integração das ações tem melhorado a vida no campo."A recuperação de estradas não beneficia só o produtor, mas também os estudantes que conseguem ir para a aula com maior facilidade.Da mesma forma,fa-

Pá-carregadeira custaria cerca de R$ 250 mil ao município

vorece outros serviços como saúde e assistência técnica que conseguem chegar às comunidades que antes tinham difícil acesso." A entrega das máquinas do PAC 2 cria condições para ampliar os investimentos das prefeituras. PAC RN Com a entrega desta sexta-feira, o MDA terá doado 698 máquinas para 163 municípios do estado. O valor investido na aquisição destes equipamentos já supe-

ra os R$ 194 milhões. A partir de agora, faltará entregar apenas 89 equipamentos - 14 motoniveladoras, 20 caminhões-caçamba e 55 caminhões-pipa. Ao final do programa o valor total do investimento do Governo Federal em máquinas para as prefeituras do Rio Grande do Norte vai superar os R$ 220 milhões. No estado, a ação vai beneficiar mais de 70 mil agricultores familiares e mais de 656 mil de moradores da zona rural.

Presidenta sanciona lei que cria Anater A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que autoriza o Executivo a criar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). O principal objetivo da instituição é qualificar e ampliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil. A nova agência vai atuar em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para auxiliar pequenos agricultores em projetos que contribuam para o aumento da produtividade e a melhoria das atividades rurais. A medida estava prevista no Plano Safra da

Agricultura Familiar 2013/2014, anunciado em junho deste ano. Segundo a lei, a Anater será um serviço social autônomo constituído na forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. A estrutura da agência inclui Diretoria Executiva, composta pelo presidente e mais três diretores executivos;Conselho de Administração, com 11 integrantes; e Conselho Fiscal, com três membros. Em 120 dias, a agência deverá publicar no Diário Oficial da União regulamento para o credenciamento de pessoas físicas e ju-

rídicas para a prestação de serviços ou execução de projetos de assistência técnica e extensão rural e regulamento de licitações e contratos, convênios e instrumentos congêneres relativos a obras, serviços, inclusive de publicidade,compras,alienações e locações. O estatuto do novo órgão será aprovado pelo Conselho de Administração no prazo de 60 dias. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a Anater deve receber R$ 1,4 bilhão em recursos do Orçamento da União em 2014. O custeio da agência,segundo ele,não deve superar R$ 25 milhões

anuais.O ministro disse que a agência terá uma estrutura enxuta, com cerca de 130 funcionários. A Anater vai funcionar com um contrato de gestão com os ministérios que possuem em seu orçamento recursos destinados a Ater e à capacitação de técnicos. Os recursos que financiarão a Assistência Técnica e Extensão Rural serão provenientes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA);da Pesca e Aquicultura;da Agricultura,Pecuária e Abastecimento e da Integração. FONTE: RuralBr Agricultura

PASSOS JÚNIOR passosjunior@ufersa.edu.br

ESTUDANTE DE AGRONOMIA RECEBE PRÊMIO JOVEM CIENTISTA O estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido, José Leôncio de Almeida Silva, 23 anos, recebeu ontem o Prêmio Jovem Cientista em solenidade realizada no Palácio do Planalto com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Ele foi premiado na categoria Ensino Superior pela pesquisa desenvolvida para irrigação do solo do Semiárido usando água salina do Aquífero Calcário Jandaíra, uma das maiores reservas de água dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Na pesquisa, ele desenvolveu uma solução de água salina proveniente do manancial misturada à água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade, com o objetivo de irrigar os solos do Semiárido. O experimento foi usado na plantação de milho e sorgo - duas das culturas que mais crescem no Nordeste - adotadas por produtores locais como forragem, alimento para os animais. O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. O trabalho contou com a orientação do professor José Francismar de Medeiros. UFERSA CARAÚBAS INICIA ATIVIDADES NA BIBLIOTECA A Ufersa Caraúbas promoveu durante o mês de novembro uma seleção de estagiários da rede básica de ensino para atuarem na Biblioteca do câmpus. A iniciativa pioneira é resultado de um convênio firmado entre o Setor de Gestão de Pessoas com a Escola Estadual Lourenço Gurgel e com a Escola Estadual Sebastião Gurgel, ambas situadas na cidade de Caraúbas. Os novos estagiários são alunos regularmente matriculados na rede pública e realizarão atividades de estágio com carga horária de 20 horas semanais. A Biblioteca do Campus Caraúbas começou a funcionar para a comunidade universitária na última segunda-feira, 16. ESTUDANTES TRAÇAM PLANO DE AÇÃO PARA AGRICULTURA MAIS ECOLÓGICA Quatro assentamentos do Rio Grande do Norte situados nos municípios de Apodi, Pedra Grande e São Miguel do Gostoso vão ser acompanhados por estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido, integrantes do Programa 'Vivenciar e Construir Saberes'. No último fim de semana, os universitários estiveram em Soledade e Sítio de Góes, em Apodi e, nos assentamentos Bom Sucesso, em Pedra Grande e, Canto da Ilha de Cima, no município de São Miguel do Gostoso, elaborando com os agricultores familiares, um Plano de Ação para ser colocado em prática em 2014. Essa é a segunda vez que os estudantes se deslocam aos assentamentos que tem como principal característica a produção de alimentos livres de agrotóxicos. A primeira, realizada no último mês de julho, os universitários tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade dos agricultores, passando uma semana nas comunidades. O Plano de Ação é fundamentado com base no diagnóstico dos assentamentos feito pelos estudantes durante a vivência. Agora, sob a coordenação do professor Joaquim Pinheiro, os integrantes do Programa vão viabilizar as ações definidas conjuntamente com os agricultores. As ações são relacionadas principalmente a transição agroecológica.Serão cursos de formação voltados para práticas sustentáveis de produção, com técnicas de conservação do solo, armazenamento de sementes e forragem, sanidade e manejo animal, controle e combate de pragas, armazenamento de água, além da comercialização dos produtos. O Programa também proporciona aos estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Ecologia a oportunidade de conhecer na prática a realidade das comunidades rurais. EDUFERSA PROMOVE 4º CAFÉ FILOSÓFICO A Editora Universitária da Universidade Federal Rural do Semiárido (EDUFERSA) promoveu ontem, 19, o "4º Café Filosófico", tendo como convidada a professora Inácia Girlene Amaral que abordou o tema "Gestão de pessoas e liderança em novos contextos e diferentes perspectivas". CONCURSO TRANSCORRE DENTRO DA NORMALIDADE O Núcleo Permanente de Concurso da UFRN - Comperve, responsável pela aplicação da prova escrita do Edital 053/2013, para provimento de cargos de Técnicos-administrativo na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), divulgou os dados do certame. Das 14.974 inscrições homologadas,3.296 candidatos não comparecer para fazer as provas, representando um percentual de faltosos de 22, 67%. Apenas dois candidatos foram eliminados, um por ter saído antes de uma hora de duração do concurso e o outro por portar calculadora no bolso, descoberta pelo detector de metais. As provas foram aplicadas no último domingo, dia 15 de dezembro, nos seguintes locais: Ufersa, IFTRN, UnP, Abel Coelho, Eliseu Viana, Jerônimo Rosado (Estadual), CEJA, Gov. DixSept, Aída Ramalho, CAIC, José Nogueira, Maria Stella, Raimundo Gurgel, José de Freitas Nobre. TCC ENCERRA ATIVIDADES DO PAFOR Com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do Programa de Formação de Professores (PAFOR), da Universidade Federal Rural do Semiárido, encerraram as atividades acadêmicas da graduação. O curso, iniciado em 2010, oportunizou a professores de educação básica a conclusão da graduação superior. Além de Ciências Biológicas, a Ufersa oferece em Mossoró o curso de Matemática e, no Campus de Angicos, Ciência da Computação e Matemática. Nesse final de ano, cerca de 100 professores concluíram a graduação. Os cursos na modalidade presencial com as aulas acontecendo em tempo integral, as sextas e sábados. DOAÇÃO DE ROUPAS PARA QUILOMBOLA DO ARROJADO A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) está apoiando a campanha beneficente do Instituto Tecnológico do RN com a instalação de uma cesta coletora para de doações de roupas e calçados que serão distribuídas no assentamento Quilombola do Arrojado, localizado na cidade de Portalegre. Os interessados podem depositar sua doação no Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS), localizado no Campus Leste da Ufersa. A campanha segue até o dia 31 de dezembro. PÓS EM FITOTECNIA MANTÉM CONCEITO 5 NA CAPES O Programa de Pós-graduação em Fitotecnia (PPGF) da Ufersa mantém o Conceito 5 (cinco) na Avaliação Trienal (2010 - 2012) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Nesta área de pesquisa, apenas dois cursos na Região Nordeste atingiram o mesmo patamar. A Capes avalia os Programas e atribui conceito que varia de 1 a 7, levando em consideração indicadores como a produção bibliográfica distribuída segundo a estratificação Qualis, produção artística, teses e dissertações defendidas, número de docentes permanentes e nota da Avaliação 2013.


Gazeta do Oeste 3

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mossoró

Último dia para comprovar dados do PSV EDNILTO NEVES

EDNILTO NEVES

Candidatos cotistas ao Processo Seletivo Vocacionado da Uern devem apresentar a documentação até hoje

T

ermina hoje, 20, a fase de recebimento de documentação dos candidatos cotistas, com deficiência física que pediram tratamento especial e solicitantes de isenção parcial ou total para o Processo Seletivo Vocacionado da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (PSV/UERN).Mais de 16 mil candidatos, sendo 11 mil só em Mossoró, são esperados nesta etapa. Os candidatos que perderem o prazo passam, automaticamente,para a condição de não cotistas - disputando, assim, em ampla concorrência. Eles terão um prazo para a correção da taxa (entre os dias 23 e 27 deste mês),impressão do boleto e a efetuação do pagamento. Segundo o diretor da Comissão Permanente do

Procedimento está sendo feito no Campus Central da Uern

Vestibular da Uern (COMPERVE/UERN), Egberto Mesquita, é baixo o número de candidatos que deixam faltar algum dos documentos exigidos. "Poucas pessoas. A maioria traz tudo corretamente. É importante frisar que quem esqueceu alguma coisa, pode voltar até amanhã [hoje, 20] para dar seguimento a sua inscrição", destaca. A validação das inscrições dos cotistas já está sendo feita automaticamente

durante este processo de entrega da documentação. Os não cotistas receberão a confirmação a partir do dia 30 deste mês. O status do candidato mudará para "confirmado". No dia 20 de janeiro, será divulgada, de forma oficial e definitiva, a validação das inscrições de todos os candidatos. O cartão de inscrição com os dados do candidato, bem como o local de provas, será divulgado no

São esperados mais de 16 mil candidatos cotistas

dia 24 de janeiro. As provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de fevereiro. As datas podem sofrer alterações em virtude da eleição suplementar, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que deve acontecer no dia 2 de fevereiro. A confirmação do pleito para o segundo dia de fevereiro ainda depende de uma confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vai julgar um recurso da an-

Mossoroenses opinam sobre aumento do salário mínimo para R$ 724,00 ALCIVAN COSTA

O Congresso Nacional aprovou, no Orçamento de 2014, um aumento do salário mínimo em R$ 724,00 para o próximo ano - o valor atual é R$ 678,00 -. Um reajuste em torno de 6,64%, o que equivale a praticamente a inflação projetada para este ano. Segundo cálculo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no mês de março deste ano, o brasileiro teria que ter um salário mínimo no valor de R$ 2.824,92 para conseguir suprir as necessidades básicas de uma família. É o que lembra o professor de Economia do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Leogivildo Cavalcante. Segundo o docente, apesar do salário mínimo ser insuficiente para suprir as necessidades mais básicas de uma família,o poder de compra do brasileiro evolui acima até mesmo da inflação, fenômeno que acontece desde a implantação do Plano Real, em 1994. A advogada Vânia Diógenes corrobora com a afir-

tiga prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que está afastada do cargo. Se o TSE conceder uma liminar (ação antes do julgamento) favorável à antiga prefeita pode reassumir o cargo e, assim, cancelar a eleição suplementar para o dia 2. Todo esse processo está sendo aguardado pela Comperve. Para aplicação das provas, a Uern utiliza o próprio campus e diversas escolas estaduais. O mesmo acontece com o

TRE em dia de eleição. O diretor da Comperve espera uma definição para alterar ou não as datas do vestibular. "Vamos dar seguimento normal e deixar para se preocupar, mudar os planos, quando tiver uma posição definida",comenta. O PSV 2014 contabilizou 25.355 inscrições, sendo 16.518 cotistas, 8.837 não cotistas e 499 deficientes. A maior procura por parte de cotistas é recorrente no vestibular da Uern.

Espaço Aberto

[

Problema na malha urbana prejudica condutores

Desestruturação EDNILTO NEVES

Vânia Diógenes, advogada, diz que valor do mínimo fere princípio da dignidade da pessoa humana

mação do economista ao dizer que o valor não atende as necessidades mais básicas do trabalhador brasileiro."O valor [do salário mínimo] é injusto porque fere o princípio da dignidade da pessoa humana ao não garantir as necessidades mais básicas,ferindo direitos assegurados pela Constituição Federal", frisa. "O trabalhador acaba tendo

que 'driblar' as necessidades ao ter que escolher,por exemplo, entre o médico e o medicamento", acrescenta. Já a comerciante Ana Lúcia Pedroza critica a classe política brasileira. "O trabalhador brasileiro trabalha bem mais que os nossos políticos, mas estes têm salários e aumentos superiores àqueles", critica.

O salário mínimo de R$ 724,00 é previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2014. O Orçamento Geral da União foi aprovado na madrugada da quarta-feira passada, 18, em sessão conjunta da Câmara e do Senado. A proposta ainda precisa ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

Um problema estrutural no calçamento da Rua João Pedro Costa, localizada no bairro Nova Betânia, onde há uma tampa de esgoto, está minimizando o espaço destinado ao tráfego de veículos. Para sinalizar o problema, os moradores utilizaram um galho de árvore. Envie sua reclamação para o e-mail: espaçoaberto@gazetadooeste.com.br ou ligue para: 3314 -1687


4 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mossoró EDNILTO NEVES

Entrega de presentes e brincadeiras formaram a agenda das crianças na tarde de ontem, 19

Crianças da Casa de Apoio são presenteadas com visita de Papai Noel EDNILTO NEVES

U

m momento diferente movido pelo encanto, fantasia, risos, brincadeiras e presentes. Assim foi a tarde de ontem, 19, na unidade infantil da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR),quando os pequenos receberam a visita do Papai Noel, que foi acompanhado de duendes e levou alegria e diversão para uma 'plateia' atenta e especial. A programação foi uma cortesia do Papai Noel do West Shopping Mossoró que levou balas e presentes para todas as crianças da unidade local. Para Alex Sandro Sales de Souza, 14 anos, um dos pacientes assistidos pela casa, tudo estava muito bom. "Esta foi a primeira vez que vi o Papai Noel neste ano e estou gostando de tudo",relatou. Os presentes entregues pelo Papai Noel foram todos personalizados e cada embalagem tinha o nome do beneficiado. O cuidado

Pequenos interagiram com as brincadeiras feitas pelos duendes

com a personalização foi adotada para garantir que os presentes se aproximassem do desejo de cada um. Além da visita do Papai Noel, a Casa de Apoio à Criança com Câncer também recebeu a visita do grupo de dança da Comunidade Católica Shalom de Mossoró, que fez apresentações

7o OFÍCIO DE NOTAS Praça Getúlio Vargas, 66 – Centro – Mossoró-RN CEP 59.600-680 – Fone (84) 3316-3693; Fax (84) 3317-3498 EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo Presente, ficam intimados os devedores abaixo relacionados, para virem pagar títulos de suas responsabilidades ou darem as razões porque não o fazem, até o dia 23/12/2013. NOMES CGC/CPF Aldivan Dantas da Silva 523.768.854-34 C. E. da Rocha 11.638.765/0002-59 Carmem H F Carlos 047.739.944-44 Del Monte Fresh Prodce Brasil Ltda. 72.412.216/0002-56 Edvaldo Oliveira de Almeida 480.895.324-20 EG de Brito Melo 05.871.946/0001-47 Fernando Gabriel Fernandes de Negreiros 130.067.384-20 Francisca Luciana de Goiz 027.207.764-08 Ítalo Bruno da Silva Batista 084.166.454-42 Marcelo Alves de Sales 048.820.764-97 Maria Antônia do Monte Silva 011.713.844-40 Mossoró Suplementos 18.968.137/0001-08 Ricardo Jorge de Araújo 413.796.244-87 Roberto Wesley Diniz 282.336.384-04 Roda Brasil Transportes Ltda 05.239.259/0001-03 Serv-Trans Logística Ltda. 08.171.343/0001-20 Taciana Dantas Lago 012.419.984-42 TBK Construção e Incorporação Ltda. 09.199.585/0001-95 Tiago Moura dos Santos 066.135.114-98 Mossoró, 19 de dezembro de 2013 MARIA LUCIENE GOMES FONTES Oficiala Titular

e interagiu com o público. OUTRAS ATIVIDADES Durante esta semana,toda a rotina da Casa de Apoio foi modificada. A agenda começou na segunda-feira, 16, com um dia todo voltado para as guloseimas, quando as crianças foram agraciadas com um banquete, todo voltado para atender aos seus desejos.Na ocasião os pacientes que tem uma dieta toda regrada puderam comer tudo o que

sentem vontade e não podem consumir no cotidiano. Na quarta-feira, as crianças receberam a 1ª Eucaristia e ontem, 19, foi o dia da visita do 'Bom Velhinho'. A Casa de Apoio à Criança com Câncer de Mossoró faz parte da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR). A unidade beneficia os pacientes, abrigando crianças que necessitam de assistência médica.

VENDE-SE Uma cobertura metálica de posto de gasolina com telhas de alumínio. Medindo 13,50m. x 13,50 m., área total De 182.25m2, em ótimo estado de conservação. Tratar pelos telefones: (84) 9997-8501 9997-8447

TELEFONES ÚTEIS: e Polícia - 190 e Polícia Ambiental - 3321-1676 e SAMU - 192 e Corpo de Bombeiros - 193 e Coleta de lixo e entulho - 3315-5000 e Vigilância Sanitária - 3315-2523 e Hospital Tarcísio Maia - 3315-3416 e UPA do Alto São Manoel - 3315-4745 e UPA do Santo Antônio - 3314-2215 e Cosern - 116 e Caern - 3315-4600 e Procon - 3315-5049 e SOS Criança - 3315-3356 e Prefeitura de Mossoró - 3315-4928 e Promotoria de Justiça - 3315-3350 e Polícia Rodoviária Federal - 3312-1285 e Delegacia de Plantão - 3315-5673


Gazeta do Oeste 5

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tv Lazer Em ‘Amor à Vida’, para defender Niko, Félix apanha de Amarilys

E

m "Amor à Vida", para proteger Niko (Thiago Fragoso) da falsidade e armações de Amarilys (Danielle Winits), Félix (Mateus Solano) será ofendido e vai levar um tapa no rosto da médica. A cena deve ir ao ar no dia 23 de dezembro. Depois de Niko recuperar a guarda provisória de Fabrício, Amarilys aparecerá na casa do empresário pedindo perdão, chorando e implorando para ver o bebê. Niko ficará comovido e quase cairá no golpe da vilã. Quem salvará o chef de cozinha das mãos da vilã será Félix, que estará na casa do amigo e perceberá a armação. "Félix, eu já me expliquei pro Niko. A gente tem uma amizade antiga. Aliás, ele me conheceu muito antes de te conhecer. Enfim, o Niko entendeu os problemas que eu passei e está disposto a me perdoar", mente Amarilys. "Será que eu fiz cachi-

nhos nos cabelos de Maria Madalena pra ouvir uma resposta tão ingênua? Niko, há uma diferença entre bondade e burrice", Félix alfineta a médica e a impede de ver Fabrício. Saiba como será a cena: Félix — Carneirinho, depois de tudo que ela aprontou, você ainda vai cair na conversa dela? Ela mentiu sobre o implante, mentiu sobre a gravidez, roubou o seu bofe e ainda por cima fugiu com o bebê enquanto você vendia peixe cru no restaurante pra sobreviver. Niko — Pensando bem, ela também trouxe uma amiga, pra avaliar a casa acima do preço. Félix — Você só não está sem a casa e sem bebê porque eu te aconselhei a arrumar uma advogada. Amarilys — Foi você, Félix, que indicou aquela advogada diabólica pro Niko? Félix — E eu fiz muito bem. Agora você tá ten-

FILMES SOBREVIVENDO AO NATAL (Sessão da Tarde - Globo, 16h) Cansado de passar o Natal sozinho, executivo rico decide voltar à casa onde viveu sua infância para recordar as festas que passava em família, mas as pessoas que moram lá agora são totalmente desconhecidas. Decidido a ter um Natal alegre, ele resolve pagar para ter uma nova família durante as festas da época, virando do avesso a vida de todo mundo. Título Original: Surviving Christmas Elenco: Ben Affleck, Christina Applegate, James Gandolfini, Catherine O'Hara, Josh Zuckerman, Bill Macy Direção: Mike Whitcher Nacionalidade: Americana Gênero: Comédia

tando dar o golpe nele de novo. Amarilys — Niko, eu juro que estou sendo sincera, eu me arrependi. Pelo menos me deixa ver o bebê só um pouquinho, por favor. Niko — Eu acho que não tem problema ela ver o bebê... Félix — Ela tá se aproximando, rastejando como uma lagartixa na parede. Pior, como um vampiro sedento de sangue! Sabe o que dizem sobre os vampiros, Niko? Que pra entrar numa casa, ele precisa ser convidado. Convida essa falsa pra entrar na sua casa de novo e você vai ver. Ela vai levar tudo que puder. Começando pelo seu bebê. Amarilys — Você está sendo injusto comigo! Félix — Ser injusto às vezes é uma forma de ser justo. Eu nunca, nunca vou acreditar em você, Amarilys. Você veio aqui, se fazendo de boazinha, com algum plano na cabeça. Devia ter vergonha

na cara! Amarilys — Cala a boca! Amarilys dá uma um tapa em Félix Félix — Eu arranco esses apliques que você tem na cabeça! Amarilys — Tira a mão do meu cabelo. Bicha horrorosa! Félix — Travesti de proveta! Niko — Para! Chega! Vai embora Amarilys. Eu já ia caindo na sua conversa, mas o Félix abriu os meus olhos. Bastaram duas palavras pra você se revelar. Você é uma cascavel! Vai embora. Amarilys — Eu vou voltar, Niko. Pode estar certo que eu vou voltar. Não vou desistir do meu bebê tão fácil assim. Depois da confusão, Niko abraça Félix e fica remoendo a ameaça da examiga. "Você ouviu o que ela disse? Meu bebê. O bebê é meu, não dela". "Tá tudo bem, Carneirinho, a bruxa já foi embora", Félix consola o amigo.

NOVELAS MALHAÇÃO (Globo - 17h30) Soraia ajuda Anita a se encontrar com Ben. Edgard apresenta o contrato de patrocínio para Sofia, que se faz de difícil. Serguei deixa o projeto de beleza, e Flaviana alerta Sofia sobre seu comportamento. Raíssa sugere que Bernardete e Abelardo se inscrevam nas aulas do colégio para a comunidade. JOIA RARA (Globo - 18h) Gertrude avisa Ernest que Viktor saiu de casa.Tenpa aconselha Sonan sobre como agir com o que sente por Matilde. Iolanda promete ajudar Laura a descobrir a verdade sobre o passado de Tavinho. Manfred encontra Silvia no hotel, e os dois trocam ameaças na frente de Viktor. ALÉM DO HORIZONTE (Globo - 19h) William encontra Lili e se tranquiliza. Hermes alcança Berenice. Os moradores de Tapiré se impressionam com a explosão. William pega sua mochila e a de Rafa antes de sair do barco. Lili se desespera ao saber que sua mala se perdeu no rio. Vitória vê Zélia ser levada por Tereza. William, Lili e Rafa entram no barco de Nilson. AMOR À VIDA (Globo - 21h) Rafael e Patrícia hesitam, mas acabam entregando a cópia da procuração para Aline. Paloma avisa a Aline que colocará uma enfermeira para cuidar de seu irmão. Pérsio explica a Rebeca por que se afastou dela. O oftalmologista descobre uma lesão no nervo do olho de César. Valdirene pede para Carlito levá-la a um rodízio. Inaiá descobre que é soropositiva e teme contar para Laerte. Niko pede para encontrar Félix depois que sair o resultado do exame de DNA. Pilar propõe que Maciel passe a noite com ela. Tamara sugere que Edith se separe de Wagner. Thales surpreende Natasha com um beijo, depois de se encontrar com Leila. Carlito decide ajudar Valdirene. Aline mostra para Ninho a cópia da procuração que pegou no hospital. Márcia pede para Félix cuidar de sua neta. Gina é batizada na igreja. Aline entrega a procuração para César assinar.

ÁRIES Dia produtivo, bom para cultivar uma postura profissional, prática, madura e comedida. A Lua segue em Câncer e se harmoniza com Saturno pela manhã: as emoções estão sob controle, o tempo rende mais. Você pode aproveitar para encarar as tarefas e resolvê-las o quanto antes, seja em casa ou no trabalho.

TOURO O estado de espírito passa a ser mais reservado e racional com a harmonia entre Lua e Saturno. Hoje é dia de arregaçar as mangas para cumprir prazos, alcançar metas e objetivos. Mas evite chamar a atenção sobre os defeitos do outro ou ser muito crítico nos seus comentários. Pelo contrário, demonstre competência e seja prestativo.

GÊMEOS É hora de colocar em prática suas ideias. Nada de devaneios, seja realista! Esmiúce detalhes de um assunto e aproveite para fazer um bom planejamento do seu cotidiano. Este não é um período de muita independência, e sim uma época para conquistar as graças dos outros. Integridade, comprometimento, e consenso são palavras de ordem.

CÂNCER Tarefas que exigem maior atenção aos detalhes ficam favorecidas. A Lua segue em seu signo e sorri para Saturno: bom para providenciar a limpeza e a arrumação da casa ou do local de trabalho, cumprir com as dietas e os tratamentos. A saúde é prioridade no período. Procure se alimentar corretamente e cultivar o equilíbrio físico, mental e emocional.

LEÃO Bom dia para cultivar a harmonia emocional:sentir-se bem,no estado mental correto. Procure cultivar suas habilidades sociais e desenvolver a capacidade de recrutar a cooperação dos outros. Com o Sol em Sagitário, o período de expansão continua. Ao exercitar seu entusiasmo, você pode conquistar as pessoas e obter sucesso.

VIRGEM Bom dia para exercitar a disciplina, a credibilidade, a pontualidade e o comprometimento.Lua e Saturno indicam uma disposição mais produtiva para encarar os desafios. Ao mesmo tempo, você fica mais exigente, seletivo e crítico. Não exagere nas cobranças. Ao invés disso, seja você aquele que traz as soluções.

LIBRA A iniciativa pessoal está em evidência com Marte em seu signo. É importante evitar disputas por poder e gastar energia para que a agressividade, a impulsividade ou a ansiedade não coloquem em risco o que já conquistou. Vênus segue em Capricórnio: momento de trabalhar duro e com determinação para alcançar seus objetivos.

ESCORPIÃO Avalie melhor seus objetivos, você pode avançar se souber estabelecer objetivos em comum com sócios, parceiros e colaboradores. Com Marte em Libra, sua capacidade de tomar iniciativas e seu poder de decisão devem vir junto com boas doses de diplomacia. O principal desafio é cultivar uma postura imparcial e agir com sabedoria.

SAGITÁRIO Prefira fazer as coisas do seu modo, é tempo de autonomia. O Sol segue em seu signo, garantindo confiança e vitalidade. Essa energia o incita a buscar horizontes mais amplos, abre novos caminhos e o faz enxergar a vida com mais clareza. Você pode investir em seu crescimento pessoal e profissional com cursos e novos aprendizados.

CAPRICÓRNIO Bom dia para se dedicar a um trabalho que exija concentração e disciplina, principalmente pela manhã. Lua e Saturno o ajudam a fazer planejamentos e traçar estratégias para concretizar o que almeja. Mas procure se adaptar às situações. Em pleno final de ciclo, é melhor deixar a vida fluir em vez de forçar acontecimentos.

AQUÁRIO Período em que deve promover o equilíbrio interno. Último trecho de um processo social, material, emocional e espiritual: encerre o percurso com o maior capricho possível. Todo bom administrador sabe que é preciso deixar espaço para o imponderável. Os mais flexíveis e adaptáveis se reacomodam com agilidade às circunstâncias.

PEIXES Momento para ser mais realista, racionalizar seus problemas e se dispor a resolvê-los aos poucos. Pequenas tarefas, geralmente adiadas ou inacabadas, podem ser feitas hoje, principalmente na primeira parte do dia. Não deixe para depois o que pode ser feito agora. Lua e Saturno o convidam a cumprir à risca tudo o que foi planejado.


6 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mossoró CEDIDA

OAB em Ação ELLEN DIAS — Jornalista — assessoriadecomunicacao@oabmossoro.org.br

Mensagem de Natal ALDO FERNANDES Presidente da OAB Subseção Mossoró

Imbuída do espírito natalino cuja renovação espiritual desperta em cada um de nós a estima da bondade, do afeto, da compaixão e do crescimento, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mossoró/RN saúda todos os advogados a ela filiados com votos de felicidade e amor. Que possamos, nesta data em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo, confraternizarmo-nos no intuito único de fazer o bem ao próximo. Dando continuidade ao seu fito de bem servir a classe da advocacia e a sociedade civil em geral, a OAB/Mossoró ressalta que, durante o transpassar do ano de 2013, mais uma vez contribuiu com o fortalecimento das instituições sociais e da democracia no contexto mossoroense. Seja através da sua atuação grupal nas comunidades e ruas ou por meio do braço solidário de cada profissional a ela vinculado, a Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil tentou sempre aproximar a população mormente os indivíduos mais carentes - do ideal de Justiça. Sabe-se, no entanto, que a luta patrocinada pela OAB/Mossoró no sentido de praticar o bem e distribuir Justiça e solidariedade ao contexto social é contínua e interminável. No ano vindouro, os componentes desta instituição certamente esforçar-se-ão para permanecerem prestando relevantes serviços em prol da construção de uma sociedade mais digna e justa. Afinal, o papel preponderante e constitucional do advogado é servir de mola propulsora para a pacificação social. Neste Natal, aproveitamos também para agradecer, em particular, a cada um dos advogados que contribuíram com a grandeza e a continuidade da construção desta Subseccional da OAB/Mossoró. Firmes no propósito da caridade e do amor cristãos, que possamos rogar a Deus, unidos, pela edificação contínua de uma harmonia social o mais plena possível. Feliz Natal!

OAB/Mossoró realiza ‘Natal Solidário’ para crianças de escola pública Para celebrar o Natal, a OAB/Mossoró realizou na segunda-feira passada, 16, o "Natal Solidário da OAB",que aconteceu na Escola Estadual Dom Jaime Câmara, localizada no bairro Costa e Silva. Durante os períodos da manhã e da tarde, representantes e membros de comissões estiveram no local participando de brincadeiras e confraternizando com cerca de 180 alunos matriculados na instituição. O objetivo do "Natal Solidário da OAB" é promover uma ação que permita a confraternização entre os representantes da Ordem e a comunidade escolar,sendo também uma forma de fazer com que a população conheça a Ordem e os trabalhos que ela desenvolve. A programação contou com apresentações culturais, brincadeiras, lanche, entrega de presentes para as crianças e um momen-

to de oração voltado ao significado do Natal. O evento foi organizado através das comissões de Direitos Humanos e de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, em parceria com a direção da escola. A iniciativa foi idealizada pelo presidente da Ordem,Aldo Fernandes."Fico muito feliz por poder proporcionar uma momento como este para estas crianças. Como advogados, temos um papel social e vamos continuar atuando de forma a reforçar esse nosso compromisso com a sociedade", comentou Aldo Fernandes. O presidente aproveitou ainda para agradecer o esforço dos colegas. "Quero parabenizar as advogadas Ticiane Teixeira, Raquel Diniz e Catarina Vitorino, e o advogado Klauss Dias, pelo empenho dos mesmos para tornar esse evento possível", destacou.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Colégio Diocesano Santa Luzia promove Últimos Dias abre para visitação pública capacitação de professores EDNILTO NEVES

Hoje e amanhã, das 10h às 12h,a Capela Central em Mossoró da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,a Igreja dos Mórmons, estará aberta a visitação pública. A ação tem como objetivo mostrar à população mossoroense a estrutura da capela e também fazer com que as pessoas conheçam mais sobre a doutrina e o trabalho social desenvolvido pela igreja. "Na oportunidade os convidados poderão conhecer um pouco mais sobre as crenças e os trabalhos realizados pelos Santos dos Últimos Dias, como são chamados os membros, na religião. Será, então, para que a população conheça o prédio em si e também para desmistificar algumas visões que as pessoas têm sobre a igreja", ressalta Iara Salazar, responsável pela comunicação. A capela está localizada na Rua Rui Barbosa, nº 45, Centro, por trás do Shopping Oásis. Esta não é a primeira vez em que é aberta a visitação pública. "Estamos ansiosos para abrir mais uma vez as portas à comunidade. A visitação será uma oportunidade de nossos amigos e vizinhos verem como adoramos e como imple-

Em parceira com o Sistema Ari de Sá, o Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) promoveu ontem, 19, formação dos professores para implantação do material de 2014. A capacitação aconteceu na sede da própria instituição, no período das 14h às 18h e contou com a participação de professores de diversas áreas. O trabalho representa a continuidade da qualificação que já é oferecida pela instituição de ensino aos seus professores. "Como forma de garantir a qualificação do seu corpo docente o Colégio Diocesano

Santa Luzia dá sequência a sua jornada de estudos. Na oportunidade, os professores de todos os segmentos participam de uma formação com a assessoria do Sistema de Ensino Ari de Sá para implantação do novo material que será utilizado em 2014", informou a professora e assessora da instituição, Hildegard Mota. Composto por conteúdo diversificado e atualizado,o material adotado pelo Diocesano estimula o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes."Os materiais didáticos do Sistema Ari de Sá prezam pela exploração dos conteúdos de modo contex-

tualizado,além de trazer atividades desafiadoras e que instigam a reflexão, colaborando na apreensão e na ampliação dos assuntos abordados", acrescenta Hildegard Mota. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à estrutura pedagógica, abordagem teórica e ao uso do material em sala de aula. "A Parceria com o Sistema de Ensino Ari de Sá engloba além da aquisição do material didático, assessoria educacional/pedagógica e formação para a gestão escolar", finaliza a assessora. EDNILTO NEVES

Iara Salazar fala sobre a programação

mentamos nossos programas para adultos, jovens e crianças", diz Marcos Aurélio, bispo da Ala Mossoró. Em todo o mundo, a Igreja dos Mórmons já possui mais de 13 milhões de membros e no Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão.Em Mossoró,estão lo-

calizadas seis unidades,sendo três capelas. Amanhã, 21, será realizada também uma apresentação musical do coral da unidade local da igreja para todos os convidados e participantes em geral. Hoje,das 8h às 10h,haverá uma programação especial dirigida à imprensa.

Qualificação aconteceu na sede da própria instituição de ensino


Gazeta do Oeste 7

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Polícia REPRODUÇÃO :WILSON MORENO

Foragido da Mário Negócio é executado no Loteamento Santa Helena O CAMERA 2

O

eletricista Wigraffo Natan Lopes Silva,conhecido por Guiguiu, 32 anos, que residia no Loteamento Santa Helena, foi executado a tiros por volta da 0h15 desta quinta-feira,19.O corpo foi encontrado em meio à Rua Euzira da Silveira Oliveira.A Polícia Militar chegou ao local por intermédio de informações de moradores que residem naquela região, após ouvirem o barulho de tiros. No caminho, a guarnição deparou-se com três motonetas que faziam o trajeto contrário. No entanto, nenhum dos condutores foi abordado em virtude de as informações que o Ciosp dispunha era de um tiroteio, mas não da existência de pessoas mortas. Encontrado o corpo,nenhum morador do Loteamento Santa Helena ou área circunvizinha disse reconhecê-lo e o cadáver foi removido para o Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP),vindo a ser reconhecido somente no final da manhã de ontem,pelos seus

Wigraffo Natan foi reconhecido no Itep

familiares. O caso é mais uma ser investigado pelo delegado Clayton Pinho, titular da Delegacia Especializada de Homicídios de Mossoró (DEHOM). A pessoa de Wigraffo Natan era presidiário e foragido do Complexo Penal Agrícola Dr.

Mário Negócio (CPAMN). EM BARAÚNA Mais um crime de homicídio é registrado nessa cidade e dessa forma eleva as estatísticas da violência, classificando-a, agora de forma isolada,como a mais violen-

Dupla leva dinheiro de casa lotérica, mas ação é abortada pela polícia MURAL DE RIACHO DA CRUZ

UMARIZAL- A casa lotérica desta cidade, que fica localizada na Rua Alcebíades de Souza,no Centro,foi assaltada na manhã de ontem,19,por dois assaltantes que estavam em uma moto. No entanto,os meliantes demoraram pouco tempo com o dinheiro em seu poder,graças à ação imediata de um policial militar que trafegava por aquela área no momento e confrontou-se com a dupla. Os dois rapazes,de acordo com informações, ao perceberem a presença do policial, começaram a atirar contra ele. Um dos disparos atingiu de raspão uma pessoa que passava pelo local. Trata-se de um homem de aproximadamente 75 anos. Ele recebeu os primeiros cuidados na Unidade Básica de Saúde (UBS) desta cidade e de imediato foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Na confusão,os elementos, em fuga numa moto, bateram em uma outra pessoa,que supõe-se ser a mesma que ficou ferida e está com uma fratura na perna. Um dos elementos foi capturado. "Quando eles saíram, já saíram atirando. Eram dois. O que pilotava bateu a moto no senhor que ficou caído.Eu consegui deter um e o outro conseguiu fugir", conta o cabo Alves. A sacola que os dois acusados pelo assalto usa-

ta da região Nordeste. A vítima é identificada como Flávio Dantas Silva, 23 anos,que residia na Rua Dos Jucás, bairro Cidade de Deus. De acordo com a polícia, o jovem foi executado com tiros de calibres variados e o matador teria arrombado a casa,entrado e em seguida efetuado os disparos. Ainda em relação a Flávio Dantas Silva, informações dão conta de que ele, na terça-feira passada, 17, foi alvo de uma tentativa de homicídio na Rua Professor Amaury Ribeiro, também conhecida como 'Rua da Vara'. As motivações, tanto do atentado e posterior concretização do assassinato, são desconhecidos. É mais um caso, dentre os mais de 30 já registrados neste ano, para a delegada de Polícia Civil, Marina de Lima Toffoli investigar.Ela também responde pelos municípios de Upanema e Governador Dix-sept Rosado, onde o 'equipamento de segurança' praticamente inexiste e dessa forma torna-se impossível a elucidação de crimes.

Agência está de portas fechadas

Agência dos Correios de Upanema é assaltada por três homens UPANEMA - A agência dos Correios desta cidade foi assaltada no início da tarde de terça-feira passada, 17. O estabelecimento estava em seu expediente normal e o mesmo veio a sofrer uma alteração por volta das 14h30, ocasião em que três homens, todos com revólver em punho, entraram no local e renderam todos os funcionários e clientes. De acordo com informações da Polícia Militar, todo o dinheiro que se encontrava nos caixas foi levado pelo bando. Clientes da agência entraram em pânico e um deles, além do gerente, chegou a sofrer agressão por parte dos desconhecidos. Um deles

apesar de estar com o rosto descoberto,não teve como ser reconhecido pelas pessoas que estavam no local.A quantia de dinheiro que foi levado não foi informada pela gerência do órgão que teve o seu expediente encerrado antes do horário de rotina. À exceção de Mossoró, Assu e Apodi, quase a totalidade dos municípios da região do Médio e Alto-Oeste potiguar já foram assaltados. As ações têm o seu modus operandi sempre igual. A Polícia Federal é quem investiga esse tipo de crime a órgão público. Até o final da tarde, uma equipe de agentes federais era esperadapararealizarumaperícia no interior da agência.

Presos se rebelam em CDP de Ceará-Mirim e deixam agente ferido Uma rebelião de presos no final da tarde de ontem,19,no Centro de Detenção de CearáMirim,área metropolitana de Natal, deixou um agente penitenciário ferido,além de um rastro de destruição - celas quebradas,colchões queimados - no interior daquela unidade prisional.Em virtude do prejuízo, pelo menos 45 presos tiveram de ser transferidos para o Presídio de Alcaçuz em Nísia Floresta. Uma das causas da rebelião teria sido uma medida administrativa adota-

da pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (COAPE). Dos 53 detentos que ocupam o CDP, apenas 45 se rebelaram,mas a Polícia Militar chegou a tempo de contornar a grave situação. A respeito do tiro que atingiu o agente, o major Castelo Branco disse: "Não sabemos de onde partiu o tiro, mas o agente foi atingido de raspão e não corre risco de morte". Os apenados envolvidos na rebelião e que foram transferidos para Alcaçuz deverão

passar pelo menos 30 dias no setor de triagem daquela penitenciária."Vamos abrir uma sindicância e os que forem apontados como participantes diretos da rebelião serão mantidos lá", afirma. A única cela que não foi atingida era ocupada por oito presos, que permanecerão na unidade prisional. "Todos os presos do CDP respondem a processos por crimes na região do Mato Grande", conclui Castelo Branco.(Com informações do G1/RN)

PM acusado de matar advogada a pauladas no RN vai a júri popular

Um dos meliantes quando era detido

vam para levar o dinheiro desprendeu-se das mãos de um deles e muitas cédulas ficaram espalhadas no meio da rua. A população, consciente de seus deveres, ajudou a polícia a recolher parte da quantia.O outro indivíduo se evadiu a pé. Durante todo dia de ontem, a delegada de Polí-

cia Civil, Liana Aragão, trabalha na intenção de identificar e prender o segundo meliante. Homens do Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Umarizal e do Grupo Tático Operacional (GTO) continuam em diligências na tentativa de localizar e prender o fugitivo.

O policial militar Gleyson Alex de Araújo Galvão,acusado de assassinado a sua exnamorada, a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, 37anos, no dia 14 de fevereiro deste ano, foi sentenciado a comparecer ao Tribunal do Júri Popular (TJP). Esta decisão partiu do juiz Ederson Batista de Morais.No entanto, o advogado que cuida da defesa do soldado diz que dispõe de cinco dias para recorrer da decisão,a contar de ontem, quinta-feira, 19. A advogada Vanessa Ricarda foi morta a pauladas no interior de um motel na cidade de Santo Antônio,no Agreste potiguar e distante 70 quilômetros de Natal. O crime deixou abalada a população de toda a região.De acordo com a denúncia, "o

PM Gleysson Galvão teria ficado chateado com a recusa da advogada em fazer sexo com ele na frente de uma outra pessoa. Assim, atacou a vítima de surpresa, desferindo pauladas em sua cabeça".Para o Ministério Público, "ficou evidenciado o motivo fútil, a utilização de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima como qualificadoras do crime de homicídio". De acordo com as investigações,funcionários do Motel Cactus, onde a advogada Vanessa Ricarda foi espancada, acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. "Eles ouviram a mulher gritando e nós fomos chamados", contou o tenente Everthon Vinício,do

8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM). Ainda segundo o oficial, o PM foi encontrado na área comum do prédio onde funciona o motel.O tenente contou também que Gleyson apresentava sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo. "Ele vestia somente um short, que estava todo sujo de sangue", afirmou. Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. "O rosto dela estava bastante desfigurado e os objetos do quarto revirados", relatou o delegado Everaldo Fonseca. O policial, preso em flagrante, encontra-se detido no quartel do Batalhão de OperaçõesPoliciaisEspeciais(BOPE), na Zona Norte de Natal.


8 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais Teens & Tais

Espaço Ivonete de Paula

Rafaella Costa rafaellarcosta@gmail.com Twitter: @RafaellaRCosta

... A confraternização da GAZETA DO OESTE mudou de data, ao invés da próxima segundafeira, dia 23, iremos nos reunir na quinta-feira, 26 de dezembro, às 16h. O evento irá acontecer nos jardins do próprio jornal.

HORA DE COMEMORAR Os alunos do 3° ano - ensino médio do Colégio Dom Bosco - reúnem-se hoje em baile de gala, às 22h, nos salões do Requinte Buffet, festa produzida pela Master Produções e Eventos, que é responsável também pelo planejamento, organização, iluminação, decoração, móveis, adereços e cerimonial. Socorro Paiva com seus dotes culinários grifa o buffet, além de comandar o serviço e equipe. Clívia Dantas e Gabriel Andrens, da Equipe Master, fotografam formandos e convidados.

Marilena Gadelha Barra, Glauber Diniz Soares, Iracy Santos da Escóssia, Kadidja Luciane, Paulo Roberto Nogueira, Anatalício Nascimento, Caique Morais, Thiago Breno, Patrícia Ribeiro, José Carlos Araújo Góis, Mariana Aires, Antônio Sílvio Câmara, José Edivan de Sousa e Aníbal Duarte

PARABÉNS!!!

MASTERFESTAS.COM

CÉLIO DUARTE

COMEMORAÇÃO X 3 Amanhã é dia de muita festa e comemoração na Clínica Alexandre Diógenes, 21 de dezembro é a data que marca os 41 anos fundação da clínica, o aniversário de 45 anos de formatura do seu idealizador, dr. Lindomar Diógenes e também o aniversário do seu atual diretor, o ortodontista Alexandre Diógenes. A Clínica AD é a primeira clínica especializada em odontologia da cidade, sendo referência no Rio Grande do Norte com seu trabalho reconhecido pela sociedade local.

ANIVERSARIANTES

A musa de Tuca Viegas, Kadidja Luciane, apaga velinhas hoje e nós desejamos tudo de bom

Linda de viver, a aniversariante Ana Paula festejou seus 15 anos em grande estilo com festa assinada pela Master Eventos

CEDIDA

O ortodontista sangue bom, Paulo Roberto Nogueira, arranca folhinha hoje e festeja entre os seus. Felicidades!

EDUARDO KENEDY

LUMINOSIDADES CEDIDA

Eis a turma do 3º ano do Colégio Dom Bosco, com festa hoje no Requinte Buffet, às 22h

Hoje é dia de cantar parabéns para a querida Marilena Gadelha Barra, que muda de idade e ganha vivas dos amigos. Aqui, com o maridão Miguel Barra CEDIDA

A bela debutante de sábado passado, Ana Paula, ganhou baile nobre no Requinte Buffet de sua mãe Ana Clébia

MASTERFESTAS.COM

• A estilista Fátima Carlos fez ontem a entrega dos itens de higiene pessoal arrecado em seu Tradicional Encontro Natalino,ao Abrigo Amantino Câmara e à Casa de Apoio a Criança com Câncer. Um ato solidário exemplar. • Na mesma linha solidária, a empresária Sânzia Fernandes entregou as quase 200 latas de leite em pó arrecadas no Natal Solidário da Carmen Steffens ao Abrigo Amantino Câmara. Acompanhada do marido Jean Carlo, saiu de lá feliz, feliz. • Teve festa ontem no Decor Studio, coquetel da Saccaro em nossa cidade,comandado por Francisco Ribeiro, Rosily Ribeiro e Silvana Escóssia. O trio,que já arrasa nas pranchetas,deu boas-vindas aos convidados. • O nosso agradecimento aos amigos que posaram de Papai Noel nesse Natal:Aninha Borges,Eliete Amaral e Alexandre Diógenes. Também ao blogueiro Pádua Campos, o oftalmologista Igor Államo, o vereador Alex Moacir e ao deputado Gustavo Carvalho.

MASTERFESTAS.COM

Aniversariante Ana Paula festejando com o irmão Pablo Vitor

A sexta-feira é inteira de vivas para o aniversariante Glauber Diniz Soares, quem comanda a sessão vivas é a sua amada Milana. Tintim!

• Atendimento ao público é essencial para que uma empresa ou qualquer negócio que seja dê certo. Tratar mal o cliente, lhe respondendo com arrogância e ausência de educação é algo inadmissível, especialmente na área de saúde. • E mau atendimento é uma tecla que a gente vem batendo há tempos, não tem como as coisas funcionarem assim. Estamos decepcionados com atendimento da Climagem, com o pouco ou nenhum respeito que algumas atendentes de lá têm com os pacientes.


Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cidades

EDUCAÇÃO Editora: Kalidja Sibéria cidades@gazetadooeste.com.br

ASSISTÊNCIA

Escolas são preparadas Caicó recebe base para ano letivo descentralizada do Samu 5 3

Expresso Judiciário tem mais de 10 mil sentenças ALCIVAN COSTA

recebem um curso de gestão, voltado para aumentar a produtividade e acelerar a tramitação processual. Durante o Expresso, a secretaria realiza atos como certificação de prazos,aprazamento de audiências e juntada de documentos.Foram 73.997 atos processuais realizados nas comarcas citadas, auxiliando bastante na tramitação de feitos que estavam paralisados. Essa movimentação otimizada termina por favorecer o aumento de produtividade, o que resulta num maior número de processos remetidos aos julgadores,favorecendo a tramitação regular e célere do feito e ajudando a superar a previsão do número de processos movimentados pelo Expresso.

15 comarcas receberam o programa neste ano e outras 16 deverão receber a atuação do Expresso em 2014 ção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para enfrentar a carência de magistrados e servidores nas comarcas e varas do interior que não contam com juiz titular, o programa Expresso Judiciário fecha o ano de 2013 com resultados importantes, impulsionando processos e beneficiando a população potiguar. 15 comarcas receberam o programa neste ano e outras 16 deverão receber a atuação jurisdicional emergencial do Expresso em 2014. De acordo com dados do Grupo de Atuação Jurisdicional Emergencial, em nove meses de atuação o programa resultou em 10.121 sentenças prolatadas,6.699 decisões e 19.092 despachos proferidos. Os juízes que participaram dos

A

Em nove meses de atuação, o programa resultou em 10.121 sentenças prolatadas, 6.699 decisões e 19.092 despachos proferidos

mutirões concentrados realizaram ainda 4.371 audiências de conciliação ou de instrução e julgamento. Em seu primeiro ano de atuação, o Expresso Judiciário foi lançado em março na comarca de Parelhas, atendendo ainda São Mi-

guel, Extremoz, Touros e Apodi. No segundo semestre, Alexandria, Caraúbas, Nísia Floresta, Pendências, Macau e Ipanguaçu também foram beneficiadas, ocorrendo ainda o trabalho de estruturação de secretarias nas comarcas de

Arês, Apodi (Vara Criminal) e São Bento do Norte. Uma das principais características do Expresso Judiciário é o seu trabalho de estruturação das comarcas beneficiadas. Antes da atuação do mutirão é feito um trabalho de diagnósti-

Divulgado edital para obra de barragem que beneficiará Umarizal

Saúde convoca 53 novos servidores concursados para Hospital do Seridó CEDIDA

A construção da Barragem de Umarizeira foi tema de uma reunião entre o secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rego, com o prefeito de Umarizal, Mano Onofre, vereadores, presidentes de associações de comunidades rurais e outros segmentos da sociedade civil de Umarizal. No encontro foram anunciados e esclarecidos detalhes da publicação dos dois editais que a Semarh lançou recentemente e que dizem respeito à construção da barragem. O evento aconteceu na terça-feira passada, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Umarizal. São dois os certames licitatórios em questão: um para contratação de empresa que fará a elaboração do projeto básico, executivo e execução das obras da barragem Umarizeira e o outro objetiva a contratação de uma consultoria técnica especializada para a elaboração do levantamento cadastral e plano de reassentamento, supervisão e

Barragem beneficiará população do município de Umarizal

acompanhamento das obras da barragem. De acordo com Leonardo, os envelopes com as propostas para elaboração do projeto, serão abertos dia 22 de janeiro."Depois de contratada, a empresa tem três meses para elaborar o projeto. Nossa expectativa é que a ordem de serviço seja emitida no final do primeiro semestre de 2014", disse Leonardo. A construção desse reservatório permitirá a perenização do rio Umari, ajudando também a regularização do fluxo das águas do rio Apodi. Além da cidade de Umarizal,serão beneficiados indi-

retamente os municípios de Lucrécia, Martins, Almino Afonso, Olho d'água do Borges, Rafael Godeiro, Viçosa, Riacho da Cruz e Apodi. "Apesar da barragem se configurar como de contenção, ela vai exercer um importante papel na economia do Médio-Oeste, pois proporcionará a implantação de projetos hidroagrícolas. É muito gratificante vir na região para trazer notícias concretas relacionadas a essa obra tão esperada pela população",ressaltou o secretário. Para José Xavier de Moura, presidente da comissão de Recursos Hídri-

co geral da comarca, realizado por dois juízes e dois servidores que identificam o número de processos pendentes, entre a Justiça Comum e os Juizados Especiais, remetendo-os aos juízes designados. As secretarias judiciárias

PROGRAMAÇÃO PARA 2014 No primeiro semestre de 2014 a atuação do Expresso chega a Baraúna, Gov. Dix-sept Rosado, Patu, Almino Afonso, Campo Grande, Martins, Portalegre, Umarizal, Areia Branca, Luís Gomes, Marcelino Vieira. No segundo semestre, o Expresso desembarca em São José de Campestre, São Tomé, Pau dos Ferros, Florânia e Jardim de Piranhas.

cos da Câmara de Vereadores de Umarizal, a governadora Rosalba Ciarlini está atuando com todo empenho e competência para trazer água para a região semiárida. "O governo está trazendo soluções no que diz respeito a recursos hídricos,essa barragem é um sonho que está cada vez mais perto de se realizar" disse José. Os recursos para a construção dessa obra são oriundos do PAC Seca,fruto de um convênio entre o Ministério da Integração e o Governo do Estado, através da Semarh. O valor global do convênio é de R$ 28,7 milhões.

Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quintafeira, 19, a nomeação de 53 novos servidores, aprovados no último concurso público de 2010 da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), para atuarem no Hospital Regional do Seridó, em Caicó. Foram nomeados dez clínicos gerais, um médico cardiologista, quatro ortopedistas, oito enfermeiros, dois farmacêuticos e 28 técnicos de enfermagem. Após a nomeação, os profissionais têm um prazo de 30 dias para tomar posse e mais 30 dias para entrar em exercício. A relação de exames e documentos a serem apresentados está disponível no site da Sesap (www.saude.rn.gov.br). A medida faz parte do processo de investimentos que vem sendo feitos na Saúde do Seridó pela Sesap, que contempla ainda a inauguração da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192/RN), nesta quintafeira, 19, em Caicó, e a reestruturação do Hospital Regional que está situado numa localização estratégica, recebendo pacientes dos diversos municípios da re-

gião, inclusive da Paraíba. A Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) da Sesap está fazendo também um levantamento das especialidades necessárias para, em breve, fazer uma nova convocação de servidores para atuarem na Região Metropolitana de Natal. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, com a convocação dos servidores mesmo diante das dificuldades financeiras vividas pelo Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, mais uma vez, demonstra seu esforço e comprometimento com os serviços de saúde pública.

Foram nomeados dez clínicos gerais, um médico cardiologista, quatro ortopedistas, oito enfermeiros, dois farmacêuticos e 28 técnicos de enfermagem.


2 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais

Alto-Oeste

FOTOS: WWW.SORAYAVIEIRA.COM.BR

MENSAGEM Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei. Allan Kardec

Soraya Vieira sorayavieiraf@gmail.com twitter: @sorayavieiraf site: www.sorayavieira.com.br

Keila Cavalcante

Jozeildo Rodrigues e Raíssa Moura

Denyse Barrêto e o amigo Giordano Medeiros

Lieggy Dantas

ECOS DA SEMANA

Jefferson Diego e Daniely Marques

Jefferson Diego, Denyse Barrêto e Juarez Viana

Lidiane Rodrigues e seu namorado Paulo França

Karoliny Martins

• O publicitário Jozeildo Rodrigues reuniu, na quinta-feira,12,a sua equipe criativa para comemorar as conquistas de 2013. A confraternização da Agência Personal Marketing aconteceu mais uma vez no Canacafé, espaço aconchegante do Hotel VillaOeste. • A noite dos criativos foi de boa gastronomia, risadas, fotos e troca de presentes. Todos de baterias recarregadas para um 2014 de muita produtividade e resultados positivos. Avante! • Brenda Cibelly é quem comanda o som da Água na Boca nesta sexta-feira. Dona de uma bela voz, em seu show de Voz e Violão, Brenda é um dos novos nomes do cenário musical local, interpretando diversos sucessos da MPB. • Já no Tenda Music Club começa em ritmo de arrasta-pé nessa sexta-feira, 20, com as bandas Forró do Bom e Forró dos 3, às 23h. • O Colégio Diocesano Santa Luzia promoveu ontem formação com os professores de uma nova formação com a assessoria do Sistema Ari de Sá, para a implantação do novo material didático que será utilizado em 2014. Avante! • O presidente Marcelo Fernandes de Queiroz, à frente do Sistema Fecomércio, receberá mais dois títulos de cidadão de cidades do interior potiguar. No sábado, 21, o presidente receberá a honraria em Santana do Matos. Já na segunda, 23, será a vez de Pedro Avelino.

Tibau regulariza pendências junto ao Cauc WILSON MORENO

Gestor acionou a assessoria jurídica do município com a finalidade de que fosse regularizada a situação

N

esta semana, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) divulgou dados da quantidade de municípios potiguares inadimplente com as presta-

ções de contas junto ao Governo Federal. De acordo com os dados do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) - Tesouro Nacional, existem atualmente 98 municípios nesta situação no RN,o que impossibilita o recebimentos de convênios e emendas do Orçamento Geral da União, que foram direcionadas pelos Deputados Federais e Senadores aos respectivos município. Em Tibau,não é diferente. Ao receber o município em 1º de janeiro de 2013, o prefeito Josinaldo Marcos (Naldinho) recebeu também diversas pendências junto ao

Cauc, tais como a certidão negativa do INSS que teve sua última emissão no ano de 2005, fator este que impossibilitou o recebimento de vários convênios no município, onde foram deixados de ser realizada a urbanização da orla marítima, construção de quadra de esportes,construção de unidade de saúde, entre outras. Preocupado com a situação, o gestor, acionou a assessoria jurídica do município com a finalidade de que fosse regularizada a situação de Tibau junto ao Cauc para que o município ficasse adimplente e voltasse receber novos convênios e prin-

cipalmente as emendas parlamentares tais como:construção do ginásio de esporte, aquisição dos equipamentos da banda de música, pavimentação de ruas,aquisição de novos ônibus para o transporte escolar,além de novas solicitações que o gestor fez em sua última viagem a Brasília, onde esteve com os deputados e senadores potiguares no Congresso Nacional e reivindicou melhorias para Tibau. Desta forma, a assessoria jurídica, que tem a frente o advogado Helton Evangelista, impetrou ação junto a Justiça Federal e desta forma a juíza federal subs-

Tibau poderá receber verbas do Governo Federal para melhorias no município

tituta, em Auxílio na 10ª Vara/SJRN, Madja de Sousa Moura Florêncio, deferiu que o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, tão so-

mente para determinar que a União Federal suspenda a inscrição do município-autor no Cauc,no que tange aos itens elencados na inicial.


Gazeta do Oeste 3

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais

Natal

ENTÃO É NATAL E o sempre criativo Chrystian de Saboya reuniu um grupo de 40 amigas ontem em seu apartamento para celebrar o Natal. Ao lado da sua Keity, Saboya recebeu no melhor estilo com buffet de Adriana Rocha, doces e chocolates de Ana e Cláudia e a banda Café tomando conta da trilha sonora. Tudo no melhor estilo de receber que só Chrystian tem. Claro que a coluna traz hoje os cliques do evento que badalou a quarta-feira passada, 18.

Rodrigo Loureiro contato@rodrigoloureiro.com.br twitter: @loureirorn site: www.rodrigoloureiro.com.br

FOTOS: WELLINGTON AZEVEDO

Chrystian faz pose com as queridas Germana Targino e Zélia Pinheiro

Vilaine e Vileide Gadelha dividem Saboya com o casal 20 Lúcia e Rubem Milião

Chrystian de Saboya é recheio para Viviane André e Jandyra Escóssia

Trio maravilha: Zélia Pinheiro, Lélia Castro e Zalix Marinho, quero bem!

Genauda França toda posuda com Cristiane Rocha em noite das melhores

Lúcia Espínola com Chrystian e a pequena Valentina Saboya

Regina Dantas faz pose com a Miss GAZETA DO OESTE, Zélia Pinheiro

Valentina em abraço carinhoso com Cleuze Fiúza e Saboya

Chrystian ao lado da sempre elegante Lídia Barreto, é Natal!

Escolas se preparão para início do ano letivo Escolas terão suas próprias jornadas, adequando as recomendações e metas traçadas pelas Direds

A

Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) promove, desde ontem, 19, a Jornada Pedagógica da 1ª Diretoria Regional de Educação (1ª DIRED), que compreende as escolas es-

taduais de Natal, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba. O evento vai até hoje, 20, na Escola de Governo,com palestras, oficinas e salas temáticas. O objetivo é preparar gestores e técnicos das escolas para o ano letivo de 2014, que será iniciado em 22 de janeiro. "Essa etapa da jornada garante momentos de reflexão, aperfeiçoamento e debate das metas para uma escola pública que precisa proporcionar ao aluno uma educação de qualidade.Para isso, iniciamos com uma jornada pedagógica no Centro de Treinamento da

Emater (CENTERN), em São José de Mipibu, onde reunimos os técnicos das 16 diretorias regionais e discutimos as metas e estratégias para 2014. Agora partimos paras as jornadas regionais, com os técnicos das escolas", destacou a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho. A secretária participou ontem, 19, das jornadas de Apodi e Umarizal, retornando a Natal nesta sexta, 20, para encerrar a jornada da 1ª Dired. Após esses trabalhos, as escolas realizarão, até uma semana antes do início das aulas, as suas próprias jor-

nadas, adequando as recomendações e metas traçadas nos encontros com as Dired."As escolas têm suas próprias demandas,que devem ser discutidas nessa oportunidade. Logo, a construção do plano de metas e estratégias para 2014 deve considerar não apenas o programa da Secretaria da Educação,mas as características da região e da comunidade escolar em que a unidade está inserida", explicou o coordenador das diretorias regionais de Educação, Eduardo Colin. Desde 2011, a Secretaria de Estado da Educação promove jornadas pedagó-

ALCIVAN COSTA

Escolas traçarão metas e atividades para o ano letivo de 2014

gicas nos períodos que antecedem o início do ano letivo e do segundo semestre de aulas,colocando em prá-

tica o planejamento para se alcançar as metas traçadas pelo programa de Educação do Estado.


4 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais

Alexandria

Marcos Almeida gazetamarcos@gmail.com

FOTOS: CEDIDAS

Em recente evento, muito bom encontrar Raquel com seu esposo, o DJ, o amigo Richele e amada

A bondade é o único investimento que nunca falha. Henry David Thoreau

Tibau já ferve. Aqui com os amigos Andersom Américo, Sandra Pontes e Zamy Oliveira

MELHORAMENTOS Pensando em proporcionar maior satisfação aos seus clientes, a empresária Day Oliveira acaba de fazer reformas e melhorias nas estruturas físicas do Millennium's Motel. Além da pintura, foi trocado o sistema de ar e feita a instalação de TVs de LCD. Conforto, higiene e segurança são itens que diferenciam o Millennium's Motel. Entre os ambientes que passaram por reformas, destacamos a suíte master, que, além do teto espelhado e cama redonda, dispõe de uma excelente banheira de hidromassagem, área de sol e decoração diferenciada. Um excelente espaço para comemorações a dois; aniversário de casamento, pedido de desculpas, ou simplesmente para entregar-se ao prazer. 21 ANOS DE MUITO SUCESSO Este mês de dezembro o Retalhão da Economia, em Pau dos Ferros, está em festa. A loja celebra 21 anos de bons serviços e ótimos atendimentos para toda região do Alto-Oeste. A loja é especializada em vendas de tecidos, malhas, retalhos, plásticos, cama, mesa e banho. Faça uma visita e confirme.

CULTURA SERTANEJA Ocorrerá amanhã, 21/12,o 9º Festival Repentista de Alexandria. Grandes nomes da viola já confirmaram presença no evento, como Zé Cardoso, Ricardo Caetano,Rogério Menezes, Louro Branco e outros. O festival ocorrerá no Mercado Público de Alexandria. Uma organização de Dionísio Flor, Paulo de Tarso e amigos. Sucesso! NATAL DOS SONHOS Ocorrerá domingo, 22, às 17h, no espaço cultural Antônio Bento Sobrinho (pátio da Folia), em Alexandria, o tradicional Natal dos Sonhos; atividade filantrópica idealizada pela médica Jânia Fernandes, que visa proporcionar um Natal diferenciado para crianças de Alexandria. Haverá a entrega de presentes, lanches e apresentações infantis para todas as crianças presentes. Este ano estima-se a presença de 3 mil crianças. Muito bom.

Em momento relax clicamos Júnior Vieira com esposa Betsy Giovana e filhos

Júnior, seu irmão, Vieira e amigo

RÉVEILLON NO LITORAL Iniciar o ano novo com as boas energias e a beleza do litoral cearense é sem dúvida uma das melhores opções para começar 2014 com o pé direito. No Hotel Casa do Mar, localizado na Praia de Tremembé, em Icapuí (CE), o Réveillon será em grande estilo com muita animação da banda Disco de Vinil e uma excelente gastronomia no buffet completo.

Encontro discute acesso a programas no RN WILSON MORENO

Entidades discutiram estratégias de mobilização dos agricultores familiares para o acesso aos programas

A

gricultores familiares, dirigentes sindicais e técnicos de nove territórios municípios potiguares reuniram-se,em Natal, no III Encontro Estadual de Mobilização do PNCF e Regularização Fundiária, onde analisaram, discutiram e propuseram es-

tratégias de divulgação e mobilização dos agricultores familiares para o acesso aos programas de Crédito Fundiário (PNCF) e de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCTRF) no Rio Grande do Norte. Realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), em parceria com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), o encontro iniciado na terça-feira,17,teve o seu encerramento na noite de ontem, e os debates tiveram como temas as novas regras de financiamento do PNCF; Regularização fundiária de imóveis da Agricul-

tura Familiar; o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR);o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Política Nacional de Produção Orgânica e Agroecológica. Para o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, o evento reuniu agricultores, lideranças e gestores públicos com o intuito de aprimorar o desempenho dos programas do MDA no estado. "O encontro trata de integração de políticas e temas relevantes para os agricultores,principalmente os que estão no semiárido e, portanto, enfrentando mais dificuldades com a seca prolongada. Ao final temos formulado um conjunto de estratégias que venham dar celeridade e

ampliar o desempenho dos programas no Estado,tanto o Crédito Fundiário quanto o Cadastro e de Regularização Fundiária", completou Almeida. TERRA Os programas PNCF e de Cadastro e Regularização Fundiária são geridos pela Secretaria de Reordenamento Agrário e executados por meio de parcerias e convênios com o estado do Rio Grande do Norte. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) ou Crédito Fundiário - como é conhecido no meio rural - é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com

No RN, o programa já permitiu a entrega do título de propriedade a milhares de agricultores familiares

pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Complementar à reforma agrária,

ele permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.


Gazeta do Oeste 5

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais Gente de Umarizal CESIMAR OLIVEIRA cesimardeoliveira@yahoo.com.br cesimaroliveira@bol.com.br gentedeumarizal.blogspot.com

“ ”

Estude sua própria personalidade

RÉVEILLON NO THERMAS Para começar 2014 em grande estilo, o Hotel Thermas,em Mossoró-RN,é a melhor opção da região. O tradicional réveillon do Thermas é realizado em seu parque aquático de águas termominerais e terá como atrações musicais o fenômeno André Luvi e Natali Vox e banda. Além de buffet com pratos nacionais, internacionais e whisky 12 anos, a estrutura contará com kids club, berçário e um dos mais belos shows pirotécnicos do Nordeste. Sofisticação e muito glamour para iniciar 2014 com o pé direito.

FOTOS: CEDIDAS

Lojista Camila Alves Cortez, na foto com o colunista

Margareth Medeiros Gurgel, na foto com o esposo Aluizio

Rejane Mércia da Costa Medeiros Vereadora atuante, Neide Freitas, única voz feminina na Câmara Municipal de Umarizal, aceita o nosso convite e integra a galeria de madrinhas da IV Noite do Guerreiro, dia 22 de fevereiro de 2014

Professora Maria Ivany da Costa Silva, na foto com a filha bonita Sabrina

Litoral MÁRCIO CUSTÓDIO marciocustodiotibau@hotmail.com

BEIRA-MAR Aniversariam hoje: dr. Alexandre Diógenes e a elegante Marlene Maia Fernandes. Renata Andrade às voltas com os eventos de fim de ano de seu restaurante Maison Gastronomia, com agenda superlotada. Dia 24, ela está à frente da Ceia de Natal deste colunista e muitas encomendas para a Noite de Natal. Antes de vir para Tibau, passe na Diótica e escolha seus óculos de sombra das melhores grifes, e arrase nesse verão. CEDIDA

Refletores Este colunista recebeu uma mensagem das mais lindas em toda minha vida. Vindo da parte de quem tem berço, uma mulher que admiro mais pela sua simplicidade e maneira como trata os amigos de verdade: Graça Dias Branco da Escóssia.

NATAL SOMOS NÓS Somos as velas de Natal quando distribuímos harmonia por onde passamos. Somos Papai Noel quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis. Somos os presentes de Natal quando somos verdadeiros amigos para todos. Somos cartões de Natal quando a bondade está escrita em nossas mãos. Somos as missas do Natal quando nós tornamos louvor oferenda e comunhão. Somos as ceias do Natal quando saciamos de pão, de esperança, qualquer pobre do nosso lado. Somo as festas de Natal quando nos despimos do luto e vestimos a gala. Somos sim, a noite feliz do Natal, quando humildemente e conscientemente, mesmo sem símbolos e aparatos, sorrimos com confiança e ternura na contemplação interior de um Natal perene que estabelece em seu reino em nós.

AGRADECER É PRECISO Nós, tibauenses, nativos e os de coração, estamos agradecidos pela concretização de um desejo antigo, que é a duplicação da estrada Mossoró a Tibau. Sem sombra de dúvida, essa estrada vai facilitar o acesso e trazer mais turismo para nossa bela praia de Tibau, nessa temporada de verão. E assim seja daqui pra frente. Portanto, nosso agradecimento especial vai para a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, a mossoroense e veranista de Tibau desde criança, Rosalba Ciarlini Rosado. A empresa CLC foi quem executou a duplicação RN 013, que liga Mossoró a Tibau. O empresário Célito Luiz está de parabéns pela eficiência e ter entregue a obra em tempo. PIADA DO ANO O prefeito de Tibau, Josenaldo Cunha (o nome é tudo), resolveu presentear a população na reta final de 2013. Primeiro taxou uma tal de "contribuição de melhoria"; segundo, aumentou em níveis insuportáveis o IPTU. Ele se entende. A patuleia que queixe ao Papa Francisco em 2014.


6 Gazeta do Oeste

Mossoró, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sociais São Miguel

10

LEONARDO GONÇALVES leogoncalves.7@hotmail.com www.leogoncalves.com.br

FOTOS: CEDIDAS

15 anos de Larissa Mariana Lins Carvalho. A linda festa aconteceu no Vila Nova Clube, no dia 14/12/13. Parabéns, Larissa, pela data e que Deus esteja sempre presente na sua vida!

No dia 18/12/13 aconteceu a festa de formatura dos Doutorandos do ABC 2013 da Escola Municipal Carlos Alberto. Na foto, os funcionários mostrando que a união faz acontecer. Parabéns a todos!

Agradeço a gentileza do convite que recebi do casal Carlos Queiroz e Elisdênia, para a inauguração do Supermercado Super Queiroz,que aconteceu no dia 17, na Rua Evaldo Augusto, nº 45, saída para o Icó. Parabéns aos proprietários por proporcionarem a nós micaelenses uma estrutura ampla,sofisticada, diversificada e aconchegante a nível de capital. Adorei!

NOTA

Os parabéns de hoje vão para os aniversariantes do mês, os amigos que eu adoro: Doralice Medeiros, que festejou idade nova dia 12/12; e para o colunista Lisboa Batista, que apagou velinhas no dia 13/12. Que Deus ilumine a vida de vocês!

A mesa de honra foi composta pelo ilustríssimo sr. prefeito Dario Vieira, a primeira-dama Edinalva Vieira, o padrinho Leonardo Gonçalves, a madrinha Mitza Alves, a representante da Secretaria de Educação Ana Paula e a diretora Aline Sandra

DOUTORANDOS DO ABC No dia 18 passado aconteceu a festa de formatura dos Doutorandos do ABC 2013 da Escola Municipal Carlos Alberto. A mesa de honra foi composta pelo ilustríssimo sr. prefeito de São Miguel, Dario Vieira de Almeida, a primeira-dama Edinalva Vieira,o padrinho Leonardo Gonçalves,a madrinha Mitza Alves, a representante da Secretaria de Educação Ana Paula, e a diretora Aline Sandra. As crianças também participaram da cerimônia, a juramentista da turma foi Yanne Melissa, o hino nacional foi cantado por Raica Valentina e as orações foram feitas por Guilherme Fernandes. Parabéns a todos os funcionários pela realização do evento!

Caicó recebe base descentralizada do Samu para atender toda a região EDNILTO NEVES

O

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN) inaugurou ontem,19,a sua 25ª Base Descentralizada em Caicó, atendendo a toda população do município, que hoje é de aproximadamente 76.246 habitantes, além da cobertura de BRs e RNs que abrangem os municípios pactuados que são: Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, São Fernando, Timbaúba dos Batistas,Jardim de Piranhas, Ipueira e São José do Seridó. A nova base está localizada no Quartel do Corpo de Bombeiros da cidade. Após a implantação da 25ª base descentralizada do Samu 192/RN, a população vai ter acesso ao Serviço Móvel de Urgência,através de profissionais qualificados para esse tipo de assistência. As ambulâncias são de suporte básico e avançado,com equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado.Antes,o próprio município era quem prestava assistência em ambulâncias simples, sem equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado.

Ambulâncias são de suporte básico e avançado, com equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado

Juntamente com a base, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) inaugura a Central de Regulação do Seridó, a segunda do RN, após a do município

de Natal. Durante o ano de 2014, as outras cinco Centrais de Regulação do Estado serão implantadas. De acordo com a coordenadora do Complexo

Estadual de Regulação, Maria da Saudade de Azevedo, as centrais permitem ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ser atendido em sua própria região, evitando deslocarse para outras localidades. Além disso, "as Centrais de Regulação possibilitam a organização dos fluxos, bem como a otimização e fortalecimento dos serviços, já que os referenciamentos dos usuários, quando necessários, são realizados em conformidade com o perfil de cada hospital, de modo a não sobrecarregar as unidades hospitalares com demandas inapropriadas. Assim, garantimos uma maior qualidade do atendimento para a população", explicou. As 25 Bases do Samu 192/RN atendem 60 cidades e aproximadamente dois milhões de habitantes, atingindo 75% da população potiguar. A meta do Governo do Estado é que em 2014 a cobertura alcance a marca dos 85%, porcentagem que tornará o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência potiguar superior ao que é atualmente realizado em Estados do Centro-Sul do Brasil.

ANTENADOS t Os pais Evaldo Dantas de carvalho e Maria Edina Lins Silva convidaram os amigos para juntos festejar os 15 anos da filha Larissa Mariana Lins Carvalho. A linda festa aconteceu no Vila Nova Clube, no dia 14/12/13. Profissionais responsáveis pelo sucesso da festa: Ary Decorações, Lourival Júnior Cerimonial e Eventos, Cris Buffet, os doces foram de Neidinha (Arte Doces) e Lana e Laci Franco, Boate Detona Dance, bolo de Rejane Moreira (Feito em Casa), Estilista Izaac, Costureiro Dinis, Lembrancinhas Marta Maia, convites Airam Serigrafia, fotos de Lannin Foto Studio e o site Leo Gonçalves, filmagem do Estúdio Mídia Positiva e Slide Marcio Ricely. Parabéns, Larissa, pela belíssima festa e que Deus esteja sempre presente na sua vida! t O Ministério Jovem, da Renovação Carismática Católica, convida a todos os jovens de São Miguel e cidades vizinhas a participarem do I Encontrão Sentinelas da Manhã, que será nos dias 21 e 22 de dezembro, saindo do Posto Santa Terezinha, às 6h30 da manhã, com um arrastão animado até a Escola Municipal Elisiário Dias, onde vai ser realizado o encontro. É um encontro jovem, feito por jovens e para jovens no intuito de evangelizar e proporciona um verdadeiro encontro com o Pai Celeste. A inscrição custa apenas R$ 2,00 e é feita na hora. Vai ter muita surpresa, vai ser uma bênção! Venha fazer novas amizades. t Grande Final do Tráfego Look realizado na quarta-feira, 11, no Requinte Buffet. Evento com assinatura da Master Produções e Eventos. O título de Tráfego Look 2013 ficou para André Quintiliano, 19 anos; e Natálie Keuckenburg, 13 anos, ambos de Natal. Na segunda colocação ficou Thiago Faustino, 21 anos, de Mossoró; e Ana Clara de Medeiros, 14 anos, de Caicó. Na terceira colocação, Lucas Teixeira, de Natal, 20 anos; e Andreza Nobre, 18 anos, de Mossoró. t Todos os vencedores do Tráfego Look estão com contrato assinado pela Joy Model, de São Paulo, que esteve representada pelo booker Jocler Turmina.No intervalo do concurso aconteceu desfile da On Line For Men com trilhas do DJ Balinha; e da Maison Tráfego com Nida Lira cantando ao vivo. Após o resultado, a festa rolou com André Luvi. t Neste sábado, 21, a partir das 19h30, o Salão Cristal, do Garbos Recepções& Eventos, em Mossoró-RN, será palco dos 150 convidados da cerimônia e recepção do casamento de Myrella Martins Baumann de Azevedo e Felipe Levi Jales Soares. t Também no sábado, 21, no Salão Salinas, do Garbos Recepções & Eventos, acontecerá, a partir das 22h, o baile para 1.200 convidados da turma de Medicina 2013.2 da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Cajazeiras-PB).

AVISO DE LICITAÇÃO O Município de DOUTOR SEVERIANO - RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 08:30 horas do dia 07 de Janeiro de 2014, fará realizar 2ª Chamada da licitação na modalidade PREGÃO Presencial, Nº. 033/2013, tipo menor preço, para que tem como objeto Registro de Preços para a Aquisição de Pneus, Câmaras de Ar, Protetor e Baterias a fim de atender as necessidades da Prefeitura Municipal de DOUTOR SEVERIANO, de acordo com o que determina a legislação vigente, a realizar-se na sala da Comissão de Licitação da PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO - RN. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal Nº. 10.520/2002, Lei Federal Nº. 8.666 de 21 de junho de 1993, e suas alterações posteriores que lhe foram introduzidas. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Licitação, na RUA PADRE TERTULIANO, 21 - CENTRO - DOUTOR SEVERIANO - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. DOUTOR SEVERIANO - RN, 20 de Dezembro de 2013. NILDEMARCIO BEZERRA Pregoeiro

Declaração de Licitação Deserta Procedimento da licitação nº. 033/2013 Modalidade: Pregão Presencial O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Doutor Severiano, Sr. Nildemarcio Bezerra, no uso de suas atribuições legais, comunica aos interessados na Licitação nº. 033/2013, modalidade Pregão Presencial que tem como objeto "Registro de Preços para a Aquisição de Pneus, Câmaras de Ar, Protetor e Baterias a fim de atender as necessidades da Prefeitura Municipal de DOUTOR SEVERIANO." Que não acudiram interessados, sendo a licitação declarada deserta. DOUTOR SEVERIANO - RN, 19 de Dezembro de 2013. Nildemarcio Bezerra Pregoeiro

Edição de 20/12/2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you