Edição de 14/05/2013

Page 9

Gazeta do Oeste 9

Mossoró, terça-feira, 14 de maio de 2013

Esporte Com os três objetivos conquistados,Potiguar traça o quarto e quer título do Estadual 2013

Giro Esportivo Guilherme Ricarte esportegazeta@hotmail.com

WILSON MORENO

A

inda em dezembro do ano passado,o Potiguar deu início aos preparativos para o Campeonato Estadual 2013 e três objetivos principais foram traçados para os meses iniciais da temporada. Todos conquistados. Primeiro, com a segunda colocação na primeira fase da competição, o time alcançou a vaga na Copa do Brasil do próximo ano; depois com a melhor pontuação entre os concorrentes em todo o torneio, assegurou lugar na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano; e agora, com o título do segundo turno conquistado domingo passado ao vencer o América por 2 x 1 no Nogueirão carimbou passagem para a Copa do Nordeste 2014. No entanto, diante do bom desempenho do alvirrubro no certame norte-riograndense, ficou inevitável pensar também no bicampeonato estadual, nove anos após a inédita conquista do torneio. A decisão será realizada em dois confrontos, contra o mesmo América, e se depender do técnico do Potiguar, Celso Teixeira,sua equipe vai buscar a taça principal de igual para o adversário e, principalmente, com ousadia. "Os objetivos estão sendo conquistados. Copa do Brasil, Série D e agora Copa do Nordeste. Falta mais um agora e a gente vai em busca desse um, apesar de saber que vai ser difícil como todos os outros que nós conquistamos. Mas nós estamos abusados, estamos querendo, respeitando, mas tendo que ser ousados", comentou Celso Teixeira, logo após a conquista do segundo turno, domingo passado, ao microfone da TV Cabo Mossoró. O mesmo pensamento tem o presidente do Conselho Deliberativo do clube, o empresário Jorge do Rosário, que enxerga a boa possibilidade do alvirrubro chegar ao bicampeonato. "Dos quatro objetivos do ano, nós já conseguimos três e vamos em busca do quarto para fechar ainda mais vitorioso. Traçamos três metas e conseguimos,

COPA CIDADE DE MOSSORÓ

Joadores do Potiguar dão a volta olímpica com a taça de campeão do segundo turno

mesmo com todas as dificuldades,conseguimos formar um grupo forte e unido, com o propósito de tornar o Potiguar do tamanho que a torcida merece", comentou Jorge do Rosário. O TÍTULO E A VAGA O título do segundo turno e a vaga na Copa do Nordeste aconteceu na tarde-noite do domingo passado. O Potiguar entrou em campo no Estádio Nogueirão, precisando apenas de um empate, mas apesar da vantagem e de atuar com um esquema tático que seria retrancado, foi o alvirrubro que dominou todo o primeiro tempo diante do América. O belo gol de Chiquinho, que abriu o placar em favor dos donos da casa, aconteceu apenas no segundo tempo, com um minuto de bola rolando. O lateral direito, em uma grande jogada, conduziu a bola desde o meio de campo, driblou toda a defesa americana,inclusive o goleiro Dida, e chutou para as redes. O empate dos visitantes aconteceu aos 27 minutos com Thiago Adan, mas aos 45 minutos, Radames conduziu pela direita,fez o corte no goleiro Dida e chutou forte de esquerda e no alto para fazer 2 x 1 e garantir a conquista alvirrubra. Para a partida, o técnico Celso Teixeira surpreendeu na escalação e montou o Potiguar com os seguintes atletas: Santos; Genilson, Anselmo e Ivson; Chiquinho, Daniel (Radames), Lima, Magno, Vaninho (Giovanni) e Paulinho;Kattê (Ítalo).

HOMENAGEM O sentimento de saudade tomou conta da delegação do Potiguar, logo após o apito final que sacramentava o título do segundo turno. Sob a regência do técnico Celso Teixeira, os jogadores se deitaram no gramado, formando do nome 'Neto', em homenagem ao colega Neto Maranhão, que integrava o grupo e faleceu em janeiro. Neto Maranhão morreu aos 28 anos no dia 9 de janeiro,quando o elenco participava de mais uma atividade de pré-temporada,no minicampo do Hotel Thermas.Depois do aquecimento, o jogador se sentiu mal e desmaiou em campo. Socorrido pelos colegas de time e pela comissão técnica, o meia chegou a ser levado ao hospital, mas com uma parada cardíaca não conseguiu resistir às consequências e faleceu a caminho do socorro médico.

DECISÃO COMEÇA AMANHÃ A decisão do Campeonato Estadual entre Potiguar e América, campeões do segundo e primeiro turno, respectivamente, será feita em mais dois jogos. O primeiro já acontece nesta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Nogueirão e o segundo no próximo domingo, às 17h, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. De acordo com o regulamento da competição, nenhum dos times tem vantagem quando ao placar. Sendo assim, ao final da segunda partida no próximo domingo, ocorrendo empate em pontos ganhos e saldo de gols entre as equipes,computados somente os dois jogos da decisão,a definição do campeão estadual 2013 será dada pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, para que seja definido quem fica com a taça.

A CAMPANHA Até chegar ao título do segundo turno, o Potiguar realizou nove partidas nesta fase do Campeonato Estadual. O time alvirrubro teve um aproveitamento de pouco mais de 70%, sendo 19 pontos alcançados através de seis vitórias, um empate e duas derrotas. Confira um resumo da campanha da equipe mossoroense neste returno: 3 de abril - ABC 0 x 3 Potiguar 7 de abril - Potiguar 2 x 0 Alecrim 14 de abril - Potiguar 1 x 0 Assu 17 de abril - América 4 x 1 Potiguar 21 de abril - Potiguar 0 x 1 Baraúnas 27 de abril - Potiguar 4 x 1 Corintians 1º de maio - Santa Cruz 1 x 2 Potiguar 5 de maio - América 0 x 0 Potiguar 12 de maio - Potiguar 2 x 1 América

Por mais que digam que o América veio a Mossoró para facilitar a vida do Potiguar no domingo passado, e com isso prejudicar o rival ABC, eu prefiro dar os méritos à equipe mossoroense pela conquista do segundo turno do Estadual e a consequente vaga na Copa do Nordeste do próximo ano. O alvirrubro não chegou ali por acaso. Não foi com a ajuda de quem está fora do dia a dia do clube. Foi merecedor por méritos próprios. O time foi atrás de visibilidade, calendário e dinheiro. Conseguiu. Outra: não quero, jamais, desmerecer o título norte-rio-grandense,mas para quem arrebatou tudo que estava em questão, como as vagas na Série D 2013, Copa do Brasil e do Nordeste 2014, levantar a taça de campeão virou um 'detalhe', não por menos presente na ambição dos alvirrubros. No entanto, esse 'detalhe' não vai ser desprezado, porque está aí mais uma oportunidade de mostrar que o futebol pode e deve fugir do eixo da capital. Vamos extinguir a bairrismo. ESTRUTURA PRECÁRIA Quando temos um jogo com mais visibilidade, como o de domingo entre Potiguar e América, os problemas do Nogueirão pulam aos nossos olhos. Apesar de toda a organização oferecida pela diretoria alvirrubra e a Polícia Militar,contratempos foram inevitáveis diante da pouca estrutura que o local oferece. Até trabalhar ficou difícil. HOMENAGEM Homenagem simples,mas de iniciativa salutar.Ao deitarem em campo após a conquista do título do returno, formando as letras N E T e O, os jogadores do Potiguar emocionaram grande parte dos torcedores que estavam no Nogueirão. O título teve dedicação a Neto Maranhão, colega que morreu durante treino na pré-temporada. ARBITRAGEM Com certeza o Potiguar não se arrependeu dos R$ 13 mil gastos pelo clube para bancar a arbitragem de Leandro Vuaden domingo. Isso porque ele passou despercebido, o que significa que teve uma boa atuação. Pensando nisso, o alvirrubro solicitou árbitro da Fifa também para amanhã e Wilson Seneme foi o sorteado para apitar em Mossoró. REAPRESENTAÇÃO Faltando 20 dias para a estreia na Série C do Brasileiro contra o Fortaleza, o elenco do Baraúnas se reapresentou ontem ao técnico Samuel Cândido, em treino no campo da Ufersa. Nada de caras novas e por enquanto o grupo é formado basicamente pelos atletas que disputaram o Campeonato Estadual deste ano.

SURPREENDEU WILSON MORENO

Celso Teixeira escalou domingo um time cheio de defensores, mas a postura em campo mostrou que o Potiguar não estava ali só para defender. Até dominou o primeiro tempo, e na análise geral, teve mais volume que o América. Surpreendeu!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.