O Futuro da Música

Page 160

contos em outros contos, em canções e manifestações de dança e teatro popular. Sua leitura e a recepção dessas releituras permitem diferentes interpretações, marcadas por mediações sócio­culturais de diferentes motivações, em um processo de apropriação e recriação das narrativas, na linha do que Michel De Certeau chamou de “usos e apropriações”. Podemos, também, dizer que seu processo de fruição é aberto, que sua estética é coletiva. Diferentemente dos produtos de consumo, a literatura de cordel tem certa perenidade, pois sua fruição se dá de maneira dinâmica e contínua, em uma verdadeira experiência estética1, conceito que retomamos mais adiante, ao discutirmos as possibilidades da sociedade em rede. Pois bem, é nessa cultura aberta do cordel que buscamos ele­ mentos essenciais para pensar o contexto cultural da banda larga, provocado pela própria formulação do título da canção de Gilberto Gil: Banda Larga Cordel. Canção que virou nome de show, vídeo no YouTube, grupo de diálogo etc.

O cordel da banda larga no YouTube A canção de Gilberto Gil que dá nome a este artigo foi lançada – ainda em formato preliminar – em um vídeo disponibilizado no YouTube2, em 17 de junho de 2007, no qual o compositor­cantor­ex­ ministro apresenta a um pequeno grupo de amigos sua então recente criação. Acompanhado de seu violão, com a letra da canção em uma folha de papel, Gil comenta e canta Banda Larga Cordel. Logo na aber­ tura do vídeo, ao ser indagado sobre o nome da canção, ele fala: “por que banda larga? Ah, porque é a estrada nova por onde vai passar 1 A obra de Mikel Dufrenne, Phénoménologie de l’experiénce esthétique, mostra como, no universo das artes, o fruidor faz mais do que decodificar o objeto com o qual se depara. 2 No YouTube, a descrição do vídeo é o seguinte: “Gil Gil canta Banda Larga pela primeira vez algu­ mas horas após compor”. Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=bdjQwrPW_zI. Acesso em 12/10/2008.

160


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.