
5 minute read
«Somos um parceiro de confiança»
Criada há 44 anos atrás pelo empresário Pedro Freitas, a Propecuária - Veterinária e Farmacêutica, Lda tem a sua sede na Zona Industrial de Porto de Mós e é, desde há muito, uma empresa líder no sector veterinário, que atua nos diferentes canais especializados em Portugal, nomeadamente os Centros de Atendimento Médico Veterinário, Lojas da Especialidade e Grandes Superfícies. Em entrevista à PAÍS€CONÓMICO,
Alexandra Freitas, filha do fundador da empresa e há sete anos CEO da Propecuária referiu que «Assumir o cargo de CEO da Propecuária Wepharm foi para mim uma grande responsabilidade, mas um enorme desafio. Tratou-se de facto de um desafio importante, porque estava em causa dar seguimento à visão estratégica que o meu pai implementou na Propecuária, e a defesa de todos os seus princípios e valores éticos. E a responsabilidade também de procurar que a empresa continuasse a fazer um percurso cujo objetivo principal é prestar um serviço de excelência aos seus clientes», sublinhou Alexandra Freitas, licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia de Coimbra, que entrou nos Quadros da Propecuária em 2016, assumindo de imediato as funções de CEO desta empresa que, seguindo o lema “Consigo, a seu lado”, apresenta-se no mercado como um parceiro de inteira confiança. «Queremos construir com os nossos clientes e parceiros uma relação de confiança, transparência e compromisso», destacou Alexandra Freitas, sublinhando também que a Propecuária está «muito focada na evolução».
Advertisement
TEXTO › VALDEMAR BONACHO FOTOGRAFIA › RUI ROCHA REIS
Instalada num moderno e funcional edifício, situado na Zona Industrial de Porto de Mós, que ocupa uma área coberta de 6610 metros quadrados e possui uma área de expansão de 2104 metros quadrados, cujo investimento global se situou nos 4,5 milhões de euros, a Propecuária é, há muitos anos (neste mês de Junho assinala 44 anos de atividade), líder no sector veterinário, diferenciando-se pelo vasto leque de soluções integradas que oferece aos seus clientes, pelo aconselhamento de Médicos Veterinários e pela qualidade e inovação do serviço prestado.
«Ao longo dos anos a Propecuária tem conseguido manter a sua posição de liderança no sector veterinário, tem conseguido servir os seus clientes e o próprio sector com competência, resiliência e padrões de Excelência, referiu Alexandra Freitas, CEO da Propecuária, sempre muito atenta e preocupada com as necessidades da sua Equipa de Recursos Humanos, hoje constituída por 85 colaboradores, dos quais 33 são licenciados.
«Dos nossos 15 Delegados Comerciais, 9 são Veterinários», enfatizou Alexandra Freitas, sempre muito focada com as ações que visem o bem-estar dos seus colaboradores.
«Desde sempre que defendemos e temos posto em prática princípios como: A igualdade de género no trabalho, as causas ambientais, a responsabilidade social, as questões relacionadas com a eficiência energética e até a pegada ecológica. E preocupa-nos também a Formação que prestamos com alguma frequência aos nossos colaboradores, bem como o bem-estar de todos eles, nomeadamente em termos de saúde», sublinhou Alexandra Freitas, para acrescentar:
«A Empresa tem investido em ações que visam a enorme preocupação com os seus colaboradores, com o seu bem-estar físico, mental e desenvolvimento das suas competências. Neste contexto, temos melhorado as condições, tanto a nível do seguro de saúde oferecido a todos os colaboradores, como as condições de medicina no trabalho», realçou Alexandra Freitas, que revelou:
«Neste momento encontra-se a decorrer na Empresa aulas de Pilates e em Junho a Propecuária vai disponibilizar aos seus colaboradores um rastreio nutricional», enfatizou a CEO da Propecuária.
Há sete anos a exercer as funções de CEO da Propecuária, Alexandra Freitas reconhece que «este percurso não tem sido fácil», mas justifica que «o sucesso que tem ocorrido na gestão do projeto tem muito a ver com a adaptação que temos tido de forma rápida e eficiente, procurando dar inteira satisfação a todas as necessidades e exigências dos nossos clientes», deixou claro a nossa entrevistada.
Embora o trabalho até agora desenvolvido pela Propecuária a nível da procura de novas representações já se considere um trabalho notório, mesmo assim a Empresa continua a querer fazer mais nesta área.
«Estamos a fazer um reforço destas representações, nomeadamente a nível da área dos Animais de Companhia. Este esforço é necessário para continuarmos a poder oferecer as melhores soluções aos nossos clientes», referiu Alexandra Freitas, justificando em seguida que «estas ações são importantes e obrigatórias, pois pretendemos fazer cada vez melhor e diferente daquilo que a concorrência faz», esclareceu.
Fazer cada vez melhor, e com inovação Aliás, em reforço a esta sua explicação, Alexandra Freitas adiantou que a Propecuária pretende sempre estar um passo à frente e continuar a ser uma Empresa inovadora no sector veterinário. Sublinha ainda que «temos investido em vários projetos inovadores dentro da empresa como é o caso do CRM – myProvet (Plataforma on-line que auxilia o negócio dos nossos clientes e parceiros em vários processo), Portal 360 (Plataforma web colaborativa com acesso a informação de gestão adaptada às exigências do nosso mercado e ajustada ao nosso Sistema de Gestão de Qualidade), Contact Center (Equipa de call center disponível para acompanhamento personalizado), Armazém Inteligente (Robot que auxilia o tratamento de pequenas encomendas), Logistica Sustentável (Envio das mercadorias em banheiras de expedição), entre outros».

Que tipo de serviços presta a Propecuária?!, Alexandra Freitas não hesita na explicação.
«Eu costumo dizer que somos mais do que uma Empresa distribuidora por grosso de produtos relacionados com o sector veterinário, isto porque o nosso foco esteve sempre no cliente e na prestação de um serviço de excelência, para além do objetivo que tenho, como CEO da Propecuária, de modernizar a Empresa e torná-la mais eficiente. Enquanto distribuidora por grosso a nossa abrangência vai desde os medicamentos veterinários à alimentação animal e acessórios para os amigos de quatro patas. Temos uma marca internacionalmente conhecida - a Affinity - que representamos em exclusivo para Portugal; a marca Mark+Chappell especializada em produtos para a saúde e higiene dos animais de companhia, e mais algumas marcas em exclusivo, como, Wepharm, Idvet, Kong, Sanicat Sanilove, Curli, e um rol de outras marcas, não em exclusividade. «Só deste modo podemos evoluir como empresa nos mercados onde estamos presentes», reconheceu Alexandra Freitas.
Propecuária + WePharm: Um casamento feliz Em 2014 houve um marco especial na vida da Propecuária, que consistiu na ligação desta Empresa à WePharm. Esta união veio fortalecer ainda mais a estratégia que havia desenhado para a sua Empresa? - Mais uma vez Alexandra Freitas foi transparente na resposta.

«Foi sem dúvida um bom casamento para a Propecuária e não só. Eu considero que até foi uma boa aposta no mercado de Animais de Companhia, porque a WePharm veio oferecer uma linha de nutracêuticos e de dermatologia/higiene, com eficácia terapêutica comprovada e de grande qualidade e inovação, não só em Portugal mas também além-fronteiras. Esse facto permitiu-nos desenvolver o mercado nacional, mas também a parte do mercado internacional. Já estamos em cerca de 20 países não só da União Europeia, mas também em países fora dela, ca- sos da China, Hong-Kong, Israel e Angola, ações muito apoiadas pela experiência da WePharm no mercado externo e também no mercado nacional», destacou Alexandra Freitas, lembrando ainda que atualmente os principais mercados externos da sua Empresa são a Bélgica e a Grécia.



Ainda em relação àquilo que o mercado externo representa para a Wepharm, Alexandra Freitas referiu que em 2022, cerca de 51% do volume de negócios da Empresa, foram de vendas no mercado externo.
Propecuária Sempre a crescer
De referir que em 2020 (mesmo com a pandemia do Covid 19) a Propecuária registou um volume de faturação de 41 milhões de euros, em 2022 atingiu um volume de faturação de 55 milhões de eu- ros e em Abril de 2023 o crescimento da faturação da Empresa em relação a 2022, já era de 16 por cento.
«Portanto, continuamos a ter boas expetativas de crescimento para 2023», sublinhou em tom otimista, Alexandra Freitas. A entrevista com Alexandra Freitas, CEO da Propecuária aproximava-se do seu término, mas ainda com tempo para a nossa entrevistada deixar uma mensagem.
«A Propecuária estará sempre ao lado dos seus clientes, e estes serão sempre uma prioridade. A Propecuária compromete-se a adaptar a sua estratégia às reais necessidades dos seus clientes, sempre com a responsabilidade de evoluir e tentar fazer melhor. Permaneceremos sempre fiéis aos nossos valores e princípios éticos, construindo com os nossos clientes e fornecedores uma relação de confiança, transparência e compromisso», sublinhou
Alexandra Freitas, CEO da Propecuária, empresa que no âmbito da Qualidade está certificada desde 2004, com a norma ISO 9001: 2015. ‹


Lda.