
6 minute read
«Queremos ser uma referência no sector da Arquitetura e Construção “Wood Frame”»
Fundada em 2010 em Tarrytown, Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América, a RF Arraiano - Arquitectura e Construção, Lda, tem desde 2016, a sua sede na Zona Industrial de Porto de Mós, distrito de Leiria, sendo já uma empresa de referência à escala nacional e internacional, na prestação de serviços de Arquitetura, e na construção de casas de madeira, duradouras e sustentáveis, utilizando o sistema “Wood Frame”, que implica a utilização de materiais resistentes e amigos do Ambiente. Em entrevista à PAÍS€CONÓMICO, Rui Arraiano e sua esposa Sandy Arraiano, ambos Sócios-Gerentes da RF Arraiano, reconheceram que vir para Portugal e instalar a sede da empresa em Porto de Mós (terra onde nasceram os pais de Sandy Arraiano) foi uma boa e correta aposta. «Portugal tem o clima ideal para este tipo de construção que já fazíamos nos Estados Unidos da América, e cujo conhecimento trouxemos para o País. Porque disponibilizamos aos nossos clientes as últimas novidades em Arquitetura e construção através do sistema “Wood Frame”, estamos convictos que consolidaremos a nossa posição neste sector em Portugal, onde existe uma concorrência forte», reconheceram Rui e Sandy Arraiano.
TEXTO ›
Advertisement
Como acontece com milhares de portugueses, Rui Arraiano emigrou para os Estados Unidos da América em 1986, tendo-se fixado em Tarrytown, no Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde estudou e se formou em Arquitetura e onde um dia acabou por se casar com Sandy Arraiano, companheira de há muitos anos, de quem tem quatro filhos, e que é o seu grande suporte no projeto da RF Arraiano Arquitectura e Construção, Lda.
«Embora ainda sejamos jovens, já nos conhecemos há muitos anos. Da grande amizade e do grande amor que tinhamos um pelo outro, até nos casármos foi um passo», lembrou Sandy Arraiano, nascida nos Estados Unidos da América, ela também filha de emigrantes portugueses de Porto de Mós, que um dia procuraram o Sonho Americano, para melhorar as suas vidas e as vidas dos seus ente queridos.
Sandy Arraiano, que já domina quase na perfeição a Língua Portuguesa, assu- me-se como o “braço direito” do seu marido na RF Arraiano.
«Domino um pouco de tudo dentro da empresa, desde a parte da gestão à parte financeira e Recursos Humanos, e estou muito otimista em relação ao futuro da nossa empresa, já que este foi um projeto construído com paixão, muito esforço e dedicação e também com muita resiliência», sublinhou Sandy Arraiano.
Quando decidiram regressar a Portugal, em 2012, Rui e Sandy Arraiano pensaram de imediato pôr em marcha o projeto que haviam iniciado e consolidado nos Estados Unidos da América, porque acreditavam que o clima em Portugal era o ideal para a implementação e afirmação de um projeto com estas características, com grande carga inovadora e que segue com muito rigor as normas de preservação ambiental.
«No início da nossa experiência em Portugal, de imediato nos apercebemos que a implementação de um projecto com as características do nosso, podia vir a ter muito sucesso. A verdade é que até agora tudo tem corrido dentro da normalidade, e as perspetivas em relação ao futuro da RF Arraiano são bastante animadoras.
Quando nos instalámos em Portugal (sempre esteve no meu pensamento regressar um dia a Portugal), começámos a laborar numas instalações que se situa- vam na Avenida da Igreja, na vila de Porto de Mós, mas com o crescimento da empresa, que originou a admissão de mais pessoas, optámos depois pela deslocação da empresa para as atuais instalações, situadas na Zona Industrial de Porto de Mós, 12B, em Porto de Mós, em regime de aluguer», referiu Rui Arraiano, que não põe de parte a hipótese de, no futuro, vir a adquirir um lote de terreno, também na
Zona Industrial, para se instalar e passar a ter uma maior capacidade operacional.
Uma Equipa de excelência «É uma hipótese que pode muito bem vir a acontecer a curto prazo e que está a ser estudada minuciosamente por mim e pelo meu marido», reagiu Sandy Arraiano, que aproveitou para elogiar a «excelente Equipa de técnicos e profissionais» que colaboram na RF Arraiano.
«É uma Equipa multidisciplinar, muito competente e muito experiente, com elevados conhecimentos nesta área de negócio, sempre pronta a colaborar com os nossos clientes, mesmo durante o acompanhamento das várias fases da obra. É uma colaboração permanente, de proximidade, já que o que está em causa é garantir a Qualidade da Obra e a satisfação total do cliente», reforçou, com orgulho, Sandy Arraiano, referindo a propósito que a construção das Estruturas em Madeira pelo sistema Wood Frame leva por norma entre 6 a 12 meses ou entre 12 e 18 meses.
«Tudo depende da grandeza do investimento, mas tentamos sempre cumprir os prazos designados nos contratos com os nossos clientes», enfatizou Rui Arraiano. O staff de colaboradores da RF Arraiano é ainda muito jovem, «mas muito dinâmico e resiliente», observou Rui Arraiano, aproveitando o ensejo de enumerar as pessoas que, conjuntamente com ele, trabalham todos os dias lado a lado, com vista a tornar a RF Arraiano uma empresa cada vez mais moderna e mais competitiva nos mercados onde está presente.
«Temos capacidade técnica para atuármos em qualquer parte do País», sublinhou Rui Arraiano.
Para além de Rui Arraiano e Daniel Gaspar, ambos arquitetos, sendo o primeiro sócio-gerente da empresa, a RF Arraiano, conta no seu ativo com um encarregado de obra, Ruben Rebelo; com Sandy Arraiano, sócia-gerente e responsável pela parte da gestão financeira e recursos humanos; pela comercial Diana Tomé; pela administrativa Filipa Monteiro e por Tânia Marquês, responsável pela área de Marketing.
Quando iniciou a sua atividade em Portugal, a RF Arraiano começou por abraçar alguns trabalhos da área da Arquitetura, vertente onde Rui Arraiano é especialista e onde se sente muito a vontade e muito hablitado.
«Começámos mais pela área da Arquitetura, e as primeiras obras que lançámos foram com alguma ajuda de alguns parceiros. Nunca diremos que foi um início fácil, porque tivemos pela frente um período de adaptação à realidade do mecado português, e até (porque não) uma adaptação às diferenças culturais que existem em Portugal e nos Estados Unidos da América. Mas hoje estamos perfeitamente adaptados e identificados com esta ainda nova realidade. Sempre foram 26 anos de presença nos Estados Unidos da América, mas tudo isto tem vindo a ser ultrapassado», sublinhou Rui Arraiano.

Três ou quatro anos depois de ter funcionado nas instalações que se situavam na Avenida da Igreja, na vila de Porto de Mós, a RF Arraiano transferiu-se para as atuais instalações, situadas num moderno edifício situado na Zona Industrial de Porto de Mós, que, no entender dos sócios-gerentes da empresa, «já começa a ser um espaço pequeno perante o crescimento que a RF Arraiano está a registar.

Aqui temos duas hipóteses. Adquirir o espaço atual ao proprietário do edifício, caso cheguemos a acordo; ou então comprarmos um novo terreno na Zona Industrial e construir uma unidade fabril de raíz. Estas duas possibilidades podem vir a acontecer, mas a decisão levará o seu tempo, pois temos de meditar sobre o que será melhor para nós», referiu Rui Arraiano.
Continuar a sua obra em Portugal
Segundo este nosso entrevistado, a RF Arraiano Arquitectura e Construção, Lda é um a empresa que se especializou no sistema Wood Frame (Estrutura de Madeira) que é muito bem aceite nos EUA dado tratar-se de estruturas construídas com madeiras imensamente resistentes e de larga duração.


«Por norma importamos madeiras especiais provenientes dos Estados Unidos da América e também dos Países Nórdicos e Norte da Europa, países que seguem muito este tipo de estruturas de madeira, e que as preferem comparativamente à construção tradicional em betão armado, até porque são habitações mais saudáveis e muitas das vezes muito mais em conta», referiu desta vez Sandy Arraiano, sublinhado depois que estas estruturas em madeira são hoje muito procuradas por estrangeiros, «mas os portugueses (que já se informaram sobre estas opções) começam também a ser bons clientes».

Com um portefólio muito bem composto de obras já executadas em Portugal: moradias na Nazaré, Pinheiros, Juncal (Projeto Casa Maravilha), Palmela, Montargil, Sintra, Rio Maior, Seixal e outras zonas do País, a RF Arraianos tem em curso a construção de várias obras: na Nazaré - Porto de Mós (Alvados), Caldsas da Raínha e Leiria e muitos intervenções da área da Arquitectura, onde é uma empresa com um fortíssimo conhecimento.
«Temos atualmente um caderno de obras em curso que nos garante trabalho para cerca de dois anos, mas todos os dias procuramos firmar novos contratos. O nosso crescimento tem sido sustentável aos longos dos anos, temos crescido sempre, e essa realidade dá-nos muito alento para continuarmos empenhados em fazer mais e melhor, sempre com o objetivo de servirmos com Qualidade todos os nossos clientes. Aqui na RF Arraiano regemo-nos por valores como a Qualidade, Respeito pelas Exigência do Cliente, Cumprimento dos Prazos, Honestidade e Compromisso», referiram a fechar esta entrevista Rui e Sandy Arraiano, sócios-gerentes da RF Arraiano que em 2012 regressaram a Portugal para prosseguirem a obra que haviam iniciado em Tarrytown, Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América. ‹
Alexandra Freitas, CEO da Propecuária e da Wepharm
