Page 1


Nosso recado

V

4

ocê já deve ter percebido que tem um clima de saudosismo bacana no ar. Na moda e na decoração, o toque vintage voltou a dar o ar da graça com toda a força, mas sempre, claro, com uma interpretação moderna. E é justamente com essa pegada que a Bio Extratus apresenta a linha Botica. As embalagens têm um ar retrô, inspiradas nos antigos boticários, que vendiam e manipulavam remédios desde os tempos do Império. A nova linha foi criada com base nesse conceito e valoriza os tratamentos naturais, como é de praxe em tudo o que é feito pela Bio Extratus. Botica foi oficialmente apresentada à imprensa em um almoço festivo em São Paulo, que reuniu mais de trinta jornalistas de beleza. Os detalhes que diferenciam os produtos foram explicados minuciosamente, como o uso de uma tecnologia que possibilita

uma ação prolongada dos ativos nos fios. Na página 100 desta edição da Fúcsia, você fica por dentro dos bastidores do evento e conhece os produtos dessa linha feita para solucionar quatro problemas dos cabelos, de fios quebradiços a oleosidade excessiva. As reportagens desta edição, aliás, vão dar o que falar e ajudar você a desfilar ainda mais bonita. Tem penteados para todos os estilos, como romântico, chique e sedutor; acessórios; dicas de experts para sua escova ficar incrível e muito mais. Traz histórias impressionantes de mães que tiveram a vida transformada depois da gravidez, segredos do ator Alexandre Barros e o que há de mais moderno para tratar a temida celulite. Além, claro, de uma superentrevista com fotos lindas de Emanuelle Araújo, a estrela baiana que brilha na nossa capa. Com certeza você vai gostar. Boa leitura!

Presidente Vera Lúcia Gonçalves Gomes Conselho Editorial Thiago Gonçalves Gomes, Janaína Gonçalves Gomes e Thiana Gonçalves Gomes Editora-Chefe Gabriella Galvão Direção de Arte e Diagramação Marcello Pasotti e Cacau Lamounier Colaboraram nesta edição Carolina Thomeu, Fernanda Ghisloti, Vanessa Lima (textos); Rodrigo Lopes e Thiago Pompeia (fotos); Leandro Sgobbi (tratamento de imagens) Revisão Tarsila Marchetti

Produção Gráfica Gabriel J. Fonseca Projeto Gráfico [sic] comunicação Publicidade Zavala Propaganda Impressão divisão gráfica da Editora Abril S.A. 2X1 Editora www.editora2X1.com.br Tel.: (11) 3867 3848


Participe 2013 nº 08

Lista VIP Julio Rocha Mayana Moura Ziraldo Luiza Valdetaro • 2013 nº 08

Moda Óculos de sol incríveis

Beleza Os 10 esmaltes top da temporada Olho esfumado colorido é tudo!

Saúde Dieta: o novo regime das celebridades

Astral O Feng Shui equilibra as energias da casa

Bio Extratus Incentivo à cultura

Luiza Valdetaro Talentosa, linda e forte!

Especial cabelos

Você na Fúcsia

Parabéns! A capa com a luiza valdetaro é a mais linda de todas. As fotos estão mara! E o resto do conteúdo também.

Francine Sandova Porto Alegre (RS)

5 penteados lindos de verão + dicas para deixar os cabelos impecáveis + blitz nas ruas + acessório: o grampo agora é fashion!

Amei a Fúcsia!!! Já ganhei duas edições de uma vendedora da Bio Extratus e acho a revista espetacular para mim, que tenho uma loja de cosméticos. Adoro as dicas e as reportagens. Assim, consigo me manter informada das últimas tendências e aumento meus conhecimentos para melhor atender meus clientes. Parabéns!

Anna Carolyna • Mucuri (BA)

Queridos, que legal a revista. Adorei tudo! Quero continuar recebendo da vendedora da Bio Extratus, de quem sempre compro os produtos. Continuem fazendo este trabalho de qualidade. um beijão.

Rio de Janeiro (RJ) me identifiquei muito com o texto dos encontros casuais porque minha história é parecida. Já se vão 20 anos e continuamos juntos. Obrigado por me fazerem lembrar de como tudo aconteceu.

Sônia Ricari • Goiânia (GO)

Envie seu comentário redacao@revistafucsia.com.br

Editora 2X1 – Rua Américo Brasiliense, 2.171, conj. 1.104, São Paulo/SP, CEP 04715-005

FOtOS: thiAgO hERDy (EmANuEllE) - 2x1 (REviStA)

Só nós vimos Alto-astral. Assim foi o clima da sessão de fotos para esta edição da Fúcsia, que combinou com a energia da baiana Emanuelle Araújo e com o lindo dia de sol que fazia no Rio de Janeiro. Sem estrelismos, a cantora e atriz conversou e foi simpática com todo mundo. Deu opinião nas roupas escolhidas, topou as nossas sugestões e contagiou toda a equipe com um carisma e sotaque deliciosos. Na hora da maquiagem, adorou os truques da expert Nat Rosa, mas deu seus toques pessoais, principalmente falando de como gostava mais do make nos olhos. O resultado, que ficou lindo, você confere a partir da página 64. 5


8 12

Horóscopo As previsões para o segundo semestre

12

Fique zen! Meditar é mais fácil do que você pensa

Moda

16

Tecidos high-tech Eles vão invadir seu guarda-roupa

Beleza

28

S.O.S. cosméticos O que fazer quando a maquiagem se quebra

30

Estilo inverno

40

Transformação

42

Fios iluminados com a técnica ombré

Na prateleira O que tem de novo para o seu nécessaire

Bóbi O acessório em várias versões

Relacionamento

74

Amor e paixão

76

Filhos

A química dos sentimentos Bebês que não foram planejados, mas que caíram do céu

Jardinagem

88

Filtros naturais Plantas que purificam o ar

Viagem

90

O make que é a cara da estação

Cabelos

Alagoas O lado desconhecido do Caribe brasileiro

Planeta verde

96

Vá de bike

98

Vitrine sustentável

Histórias de quem trocou o carro pela bicicleta

Produtos ecológicos e cheios de estilo

46

Profissão cabeleireiro Os truques de Eron Araújo

54

Cabellina

Secador

102

58

Efeito de salão em casa

Passo a passo Dicas incríveis para fios claros

98 6

62

Na academia Etiqueta para malhar

Ativos

104

Algas marinhas O que elas fazem por seus cabelos

Elas por ele

106

Celulite Como combater essa vilã

Foto: DIVULGAÇÃo (poLtronA) - ILUstrAÇÃo (CACAU LAmoUnIer)

Seu Astral


Fotos: RodRigo lopes (emanuelle) - thiago pompeia (penteados) - divulgação ( FeRnanda pontes) - seRgio santoian (alexandRe baRRos)

Está na 18

Moda

Neste inverno, peças pesadas formam um look feminino

26

Mãos

32

Maquiagem

34

capa 43

Especial cabelos

44

Fernanda Pontes

Unhas dégradé e divertidas

O batom vermelho que mais combina com você

Beleza Use o laser a seu favor

64

Penteados com os fios quase soltos, blitz nas ruas e dicas para acabar de vez com a oleosidade

Atriz revela seus truques de beleza

43

Emanuelle Araújo

A musa multitalentosa encanta com alto-astral

80

Alexandre Barros

84

Culinária

O charme do ator que conquistou a telinha

Saúde e sabor com as berries

100 Bio Extratus

Produtos inspirados na natureza

44

64

Top e saia de couro Mary Zaide Jaqueta de paetês Colcci Foto: Rodrigo Lopes Tratamento de imagem: Leandro Sgobbi Produção de moda: Milton Castanheira e Bruno Pimentel Cabelo e maquiagem: Nat Rosa

80

7


seu astral

Previsões para o segundo semestre

Áries

Gêmeos Touro

De 21 de março a 20 de abril

De 21 de abril a 20 de maio

Amor

Amor

Amor

O período será cheio de surpresas, por isso programar as coisas é perda de tempo. Ficar só está fora de cogitação, mas a responsabilidade das escolhas é sua. Portanto, preste atenção.

Invista em relações duradouras e seguras, elas são mais interessantes para você. As chances de viver histórias longas são imensas. Tente não deixar nada por conta do acaso.

Se você é do tipo que gosta de relações com muitos capítulos, passe a limpo sua vida amorosa. É hora de definir o que começou e ajustar tudo aquilo que não saiu como desejado.

Saúde

Saúde

Saúde

Prevenir é o melhor remédio. Que tal fazer um check-up e adotar uma rotina saudável? Atividade física é indispensável e os excessos não são bem-vindos.

Paladar apurado é uma característica do seu signo e pode resultar em excessos alimentares. Vale encarar uma dieta com menos gordura e açúcar.

A agitação, muitos compromissos e a pressa são seus inimigos, por isso, estabeleça uma rotina e mantenha a disciplina. Essa é a melhor forma de evitar o uso de remédios.

Família

Família

Família

Amizade, compreensão, tolerância e respeito às diferenças. Com essa combinação, o clima será excelente e tornará as pessoas ainda mais próximas.

Suas pendências podem e devem ser resolvidas sem adiamentos. Juntos, vocês poderão comprar um bem durável. Conte com a ajuda de todos.

Compartilhar deveres, obrigações, alegrias e tristezas é a receita para estreitar os laços. Transformar um simples encontro num evento é facíl para você.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Planos de longo prazo serão testados diversas vezes e talvez até precisem ser refeitos, mas é fundamental ficar atenta às oportunidades.

Passar a limpo o que foi e o que não foi realizado é prioridade. Ações concretas estão previstas. Tente depender menos dos outros. O período será promissor!

Mais importante do que ganhar é administrar bem suas conquistas. Reorganize seu orçamento e comece a poupar. Meses promissores estão por vir.

Dica Desacelere. Não se esqueça disso nunca! Um visual descolado, colorido e jovial, que reflita seu estilo, é perfeito.

8

Por Célia Gozzi

Dica Manter-se antenada abrirá portas, mas não se prenda a modismos. Estilo e criatividade você tem de sobra.

De 21 de maio a 20 de junho

Dica Deixar pela metade o que foi começado não lhe fará bem. Ouça música e adote um visual despojado.


Leão Câncer

Virgem

De 21 de junho a 21 de julho

De 22 de julho a 22 de agosto

De 23 de agosto a 22 de setembro

Amor

Amor

Amor

A sorte estará ao seu lado, mas é preciso interpretar os sinais. Sua imaginação é fértil e, às vezes, distorce a realidade. Neste período, você pode viver uma relação de amor e parceria.

Novidades à vista! Sua vida ficará movimentada. Os amores que vêm e vão estão em baixa. Para que as relações valham a pena, é preciso que os direitos de ambas as partes sejam iguais.

Não desconfie da sorte nem das coincidências. Deixe regras, conceitos, defesas e preocupações com o futuro de lado. Neste momento, sua naturalidade pede mais espaço.

Saúde

Saúde

Saúde

Manter uma alimentação equilibrada é o melhor caminho para ficar bem. Sem isso, você pode ganhar peso. A ansiedade é um gancho para os excessos. Se cuide!

Beleza sem saúde não existe. Preste atenção na qualidade de vida. Lazer, alimentação equilibrada, bom sono e pensamentos positivos são essenciais.

Seu lado sensível está em evidência e tende a se destacar ainda mais. Aposte em métodos alternativos como acupuntura, reiki, florais e massagens.

Família

Família

Família

Tudo o que diz respeito a esse tema está enfatizado. Zerar desentendimentos, fazer planos e resolver problemas antigos será mais fácil daqui pra frente.

Dela virá o apoio necessário em qualquer situação. A aproximação dependerá do diálogo. Invente motivos para reunir todo mundo ao seu redor.

A comunicação clara e objetiva é fundamental para evitar mal-entendidos. Fique atenta e não vivencie problemas alheios como se fossem seus.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

As chances de crescimento começarão a surgir mais claramente. Fique alerta, pense bem no que você deseja e coloque seu plano em prática.

Inovar é a palavra-chave para fazer bonito nos próximos meses. Ousar sem perder a realidade de vista é desejável e possível. As chances de errar são mínimas.

As oportunidades de expansão surgirão de onde você menos espera. Investir no que pode ser comprovado é a regra para os próximos meses.

Dica Você vai se destacar. Invista em acessórios coloridos, em um novo corte de cabelo ou em roupas que a valorizem.

Dica Você esbanja estilo e está sempre em evidência. Entusiasmo e autoestima são ímãs poderosos.

Dica Humor e saúde dependem da qualidade dos pensamentos. Ideias positivas desatam os nós naturalmente.

9


Escorpião Libra De 23 de outubro a 21 de novembro

De 22 de novembro a 21 de dezembro

Amor

Amor

Amor

Os dois últimos anos não foram tão fáceis, mas o panorama agora é outro. Colocar a vida amorosa no rumo desejado depende quase que exclusivamente de você. Seja corajosa.

É hora de colocar os pingos nos is. Se o mais importante é ser feliz, o que está faltando? Atitudes corajosas ajudarão a virar a página. Preocupações em excesso diminuem sua espontaneidade.

Maturidade e comprometimento: relações que passarem longe disso correm risco de instabilidade. Parcerias têm sinal verde. Talvez o romantismo fique de lado, mas ele não fará falta.

Saúde

Saúde

Saúde

Disciplina é fundamental. Faça um check-up e siga à risca o que for recomendado. Encare um programa de exercícios e mude os hábitos. O esforço compensa.

Manter o organismo em dia depende de uma boa dieta, de atividades físicas e de pensamentos positivos. Cuidar do seu corpo é a grande prioridade.

Excessos alimentares são os vilões da vez. A tolerância às frustrações será pequena e os cuidados terão de ser maiores. Pratique caminhadas.

Família

Família

Família

Por mais que você ame as pessoas, os desafios agora têm a ver com torná-las menos dependentes umas das outras, e você está incluída no processo.

Você já ouviu dizer que a união faz a força? Agora, a família ganha ainda mais importância. Invista em um convívio estreito. Assim, tudo será bem resolvido.

Seu bem-estar emocional dependerá do clima que for estabelecido entre os familiares. Gastos maiores com a casa estão previstos. Controle o orçamento!

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Todas as qualidades do seu signo, como diplomacia e bom senso, serão requisitadas. Ter jogo de cintura exigirá treino. Os imprevistos serão constantes.

A fase é de construção, mas nada se ergue de uma hora para outra. Tenha paciência. Há muito trabalho e responsabilidades pela frente.

Administrar o que já foi iniciado é vital para que seus planos funcionem. As chances de expansão continuam, mas devem ser analisadas com critério.

Dica O que puder ser feito de maneira diferente será melhor. Criatividade não falta para você! Tente variar o estilo.

10

Sagitário

De 23 de setembro a 22 de outubro

Dica Esqueça as cores escuras e os ambientes tensos. Afaste-se de quem joga água fria nos seus planos.

Dica Todo excesso é ruim. Ser disponível, prestativa ou otimista demais pode resultar em desapontamentos.


Aquário

ilustrações: Youtoart / [sic]

Capricórnio

Peixes

De 22 de dezembro a 20 de janeiro

De 21 de janeiro a 19 de fevereiro

De 20 de fevereiro a 20 de março

Amor

Amor

Amor

Deixar a vida por conta do acaso não é seu estilo, por isso planeje e mantenha o foco para que tudo funcione melhor. Parcerias que acenam para o futuro estão no seu caminho e serão favorecidas.

As certezas deixaram de existir. O que é previsível é visto como monótono e as instabilidades podem ser contornadas se você não for muito radical. Caso contrário, poderão ocorrer rupturas.

É tempo de sonhar com os olhos abertos. O clima é de romance. Com um alerta para que nada seja visto como perfeito, amores e afins podem tornar a realidade bem mais agradável.

Saúde

Saúde

Saúde

Mantenha uma rotina saudável e adote uma dieta equilibrada. Pensamentos negativos e excesso de preocupações podem interferir na saúde.

O estresse continua rondando e pode ser combatido com alongamentos, atividade física e mudança de hábitos. Querer resolver sozinha? Erro total.

A sensibilidade aumentou e as possibilidades de infecções, alergias ou intoxicações também. De cosméticos a alimentos: vale redobrar a atenção.

Família

Família

Família

Delegue responsabilidades e compartilhe tanto o que é bom como o que não é. Os ganhos podem não aparecer na hora, mas fortalecerão laços.

Pode faltar tempo, mas o clima será amigável durante os encontros. Distanciamentos não acontecem por ausência de afeto, mas por excesso de atividades.

É provável que você assuma responsabilidades, mesmo que não dependam de você. Estabeleça limites entre as pessoas. Saber dizer não é fundamental.

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Trabalho e finanças

Nada acontecerá em ritmo acelerado, mas o melhor do seu signo será colocado à prova. Não é hora de grandes projetos, mas realizações serão duradouras.

Novidades à vista. Os imprevistos serão constantes e as oportunidades também. Cuidado com o orçamento e evite gastar contando com ganhos futuros.

As oportunidades de expansão existem, mas precisam ser analisadas. Acordos, parcerias e sociedades devem ser orientadas por quem entende do assunto.

Dica Procure ver o lado positivo das situações. Não repita receitas. Invente outras para que seus planos funcionem.

Dica A inquietação do momento gera ansiedade. Procure ficar zen. O empenho trará resultados positivos.

Dica Gastar o que ainda não foi ganho ou acreditar em tudo o que ouve? Esqueça. Coloque-se em primeiro lugar.

celiagozzi@terra.com.br

11


seu astral

Por Fernanda Ghisloti

A técnica, que parece distante da rotina agitada das grandes cidades, não é exclusividade de monges budistas e pode ajudar a equilibrar o seu dia a dia

Você está no alto de uma escada, em meio a uma ventania, com folhas batendo no rosto e muito barulho. Então começa a descer os degraus, um a um, até chegar à base, dentro d’água, onde não é possível ouvir nenhum ruído e tudo é mais leve. É assim que Júlia Signer, mestra em ciências da religião pela PUC-SP e especialista na tradição budista, explica a sensação de meditar. Se para você isso tudo ainda parece muito abstrato, a especialista dá algumas dicas para as iniciantes conseguirem experimentar a paz conquistada com essa prática: “Assim como na hora de aprender a jogar basquete é recomendável ter alguém para ensinar a técnica e explicar o objetivo, as regras do jogo e até onde fica a cesta, na meditação é preciso orientação e treino”.


Pratique

IlustraçÕEs: CaCau lamounIEr

Exercício 1: Para fazer sozinho Tempo: 10 minutos sempre que vier um pensamento atribulado à sua mente, pronuncie a sílaba“rá”, repetidas vezes, até se desligar dele. Dica: Busque se concentrar no silêncio do centro do peito.

Desmistifique meditar não é só ficar sentado na posição de lótus (com as pernas cruzadas e a coluna ereta), sem pensar em nada. muito além da postura, a prática consiste em uma sensação física bem característica. “É uma tremedeira no centro do peito, bem localizada e nítida, assim como o frio na barriga que as pessoas sentem mais frequentemente”, diz Júlia. a mestra budista completa contando que, no caso dela, como já medita há bastante tempo, essa vibração se tornou mais sólida e virou um estado de espírito permanente. o grande segredo para alcançar esse estágio não é tentar esvaziar a mente, mas olhar de outra forma, simplesmente mudar o foco. Identifique os pensamentos mais atribulados e procure deixá-los de lado, sem criticar ou condenar, apenas mentalizando algo diferente, buscando o silêncio. Para isso, existem vários tipos de exercício, desde os mais tradicionais e introspectivos até alguns em que você emite sons ou concentra o olhar em objetos. “Durante as aulas, recebo executivos estressados e agitados, então começo com meia hora recheada de exercícios curtos, de 5 a 10 minutos cada um. Depois, passamos para a parte do relaxamento”, completa Júlia. Que tal tentar?

Rá Rá

Rá Rá

Exercício 2: Respiração Tempo: 5 minutos Inspire contando de 1 a 8. Em seguida, fique com o ar preso e conte até 12. Depois, expire em 6, soltando todo o ar. Conte até 3 antes de repetir a sequência. Dica: Essa prática é ideal para ser feita quando você estiver muito agitada ou ansiosa no ambiente de trabalho, por exemplo. a velocidade da contagem pode ser determinada por você, o importante é manter o mesmo ritmo em todas as etapas do exercício.

13


moda

Por Vanessa Lima

Tecidos com hidratante, filtro solar, anticelulite, antibactéria... Conheça as roupas tecnológicas que podem facilitar o seu dia a dia

A

Austrália é um dos países que mais sofrem com os buracos da camada de ozônio. Devido aos numerosos rebanhos de ovelhas, que aumentam o problema pela emissão excessiva de gases, a população sente na pele a incidência solar e precisa tomar uma série de cuidados extras para evitar doenças como o câncer. Por isso, a indústria têxtil de lá desenvolveu tecidos com barreiras contra a radiação UVA e UVB, inicialmente para a fabricação de roupas de bebê. Assim, os pequenos ficariam protegidos desde cedo. Mais tarde, a tecnologia se espalhou pelo mundo e passou a ser usada na produção de diversos itens como guarda-sóis, bonés e roupas para adultos. É assim, por conta de demandas práticas, que surgem os tecidos inteligentes. “São os panos que têm outras propriedades além de vestir”, resume Luciana Parisi, especialista e consultora do Senac Moda Informação. Para ela, o ritmo de vida urbano dita o desenvolvimento de novas tecnologias.

16

“A vida está corrida e poucas pessoas têm tempo de passar roupa ou condições de pagar alguém que o faça. Daí vieram as camisas que não amassam”, exemplifica. Mais bonita sem perder tempo Além dos tecidos que facilitam a vida doméstica, há os que dão um forcinha na rotina estética, principalmente para as mulheres. Atualmente, já são produzidas calças jeans que liberam partículas hidratantes, por exemplo. Ao usá-las, você pula a parte de espalhar o produto nas pernas. É só vestir para hidratar as pernas e o bumbum. Nesse mesmo campo, outra novidade que tem despertado a curiosidade feminina é a bermuda anticelulite. De acordo com a Invel, empresa que produz a peça, “ao entrar em contato com o calor do corpo, o mineral MIG3 [incorporado ao pano] irradia infravermelho longo, que melhora o aspecto da pele”. O produto pode ser usado no dia a dia, por baixo da roupa.


Não leve gato por lebre Não vê a hora de incrementar o armário com as novidades? calma. “como são tecnologias patenteadas e produzidas por poucas empresas, essas peças ainda são caras”, aponta Luciana. e como tudo o que começa a fazer sucesso

no mercado, os tecidos inteligentes já têm imitações. “É fundamental ficar atento e desconfiar de produtos com preços muito baixos. eles não têm a qualidade dos itens desenvolvidos por empresas sérias, que se dedicaram a pesquisas e aos cuidados de produção”, indica a consultora de moda.

Fibras ecológicas Em tempos de preocupação com o planeta, outra tendência para ficar de olho é a dos tecidos verdes ou sustentáveis. Feitos com fibras produzidas a partir de materiais reciclados, como PET e PVC, eles já são estudados e utilizados por grifes famosas, como a Osklen. No entanto, para abraçar essa causa é necessário ter algo além de consciência ambiental: dinheiro. “O processo de reaproveitamento ainda precisa evoluir para que a produção ganhe volume e fique mais econômica”, opina Luciana Parisi. Um assunto para refletir.

no á t s e Já rcado me

Sequinho, sequinho Panos acquablock são impermeáveis. a principal aplicação é o revestimento de móveis e peças de decoração para áreas externas.

Anticelulite

Manutenção fácil

Peças que não amassam ou resistentes a lavagens em máquinas, com produtos químicos potentes.

Possui um mineral que libera raios infravermelhos. eles estimulam a circulação e melhoram o aspecto da pele.

Filtro solar

Protege a pele dos raios UVa e UVB.

Fotos: stockFreeimages

Antibacteriano

evita a contaminação por micro-organismos, mantendo a peça limpa por mais tempo.

Sem suor

a tecnologia dry fit, usada principalmente em roupas esportivas, tira o suor do corpo e o transporta para fora do tecido.

Hidratante

Libera partículas hidratantes. Dependendo da marca, perde o efeito após certo número de lavagens.

Térmico

muito usado principalmente em países de clima mais frio, criam uma barreira que mantém 17 a temperatura corporal.

17


moda

Quando o

pesado

Por Fernanda Ghisloti Fotos Priscila Prade Produção Tomaz Souza Pinto

18

é

Para quem via no militarismo e na tendência gótica um visual carregado e masculinizado, as grifes já estão provando o contrário. Os meses mais frios do ano vêm com roupas inspiradas no exército e no estilo dark, mas sempre com um toque feminino. É possível deixar o verde-militar mais sensual em um paletó de cintura bem marcada e uma calça justa ou camuflar o preto total com muitos acessórios!


Acinturado Terninho verde-militar, Cantรฃo; regata verde-militar, Anjotex; calรงa de sarja marrom, Forum; cinto verde-militar em couro de tilรกpia, TNG; bota, Tanara 19


Animal print Conjunto verde em estampa de cobra, Triton; blusinha preta com bojo plissado, Artezi; bolsa militar, C&A

20


Militar urbano Trench coat verde-militar, Colcci; jaquetinha camuflada verde-militar, Shop 126 (por baixo); Regata verde-militar, 3:AM Cloting; calรงa camuflada verde-militar, Shop 126; bolsa camuflada com alรงa marrom, Cantรฃo; coturno, Eclectic

21


G贸tico fashion Jaqueta preta de couro com spikes, Heloisa Machado; blusinha de renda, C&A por Carina Duek; cal莽a preta em couro, Dimy; bolsa em couro de cobra e de vaca, Maria Valentina; pulseira, Otavio Giora; botinha, Jorge Bischoff

22


Black chic Trench coat preto em renda e couro, Cori; blusinha de seda preta, Cori; shortinho jeans com efeito couro, Dimy; bolsa-carteira preta em couro com spikes, Shoestock

23


beleza

Vermelho* Realce – Tomate Cocarte – Melancia OPI – OPI Red Mereje – Maçã do Pecado L’BEL – Rouge Intense

Verde* Colorama – Orvalho Avon – Sapo Encantado quem disse, berenice? – Zuzete Revlon – Posh OPI – Ski teal we drops

A época mais chique do ano pede tons sóbrios e fechados, mas suas unhas não precisam ficar sem graça. Invista em uma nail art fácil de fazer e desfile com as cores do outono/inverno

Marrom* Impala – Maythe Passe Nati – Ísis Colorama – Marrom Mutante Realce – Madre Pérola Impala – Isabela 26


Roxo* Hits – 015 Colorama – Ultravioleta Adriane Galisteu – Purple Rain Mereje – Mineirim Avon – Quase para Sempre

ILUSTRAçõeS: RobeRTA GIAnnInI | * CoReS nomeAdAS pARTIndo do poLeGAR.

A

s tendências para as unhas estão bem democráticas. oss tons de azul, verde e roxo prometem chegar com tudo, porém os clássicos vermelho, preto, nude e branco não perdem espaço. A onda das nail art continua e deve sempre acompanhar o perfil de cada mulher, então, se falta habilidade para fazer os desenhos artísticos, aposte no ombré. Selecionamos algumas opções para você aprender a pintar as garras de um jeito fácil e obter um resultado divertido. nesse esse processo, a parte mais complicada é selecionar os vidrinhos que serão utilizados. É preciso criar um dégradé, formando uma escala de cores do tom mais claro ao mais escuro ou vice-versa. A escolha fica por sua conta, só é essencial que as nuances combinem entre si e que todas tenham efeito opaco, brilho ou glitter. Vale misturar esmaltes de várias coleções e marcas. Inspire-se nessas dicas e crie a sua!

Azul* Colorama – Jeans GAP – Blue Make B – Miami Sunset Esmalte Ocean Drive Blue Risqué – Husky Essie – Who is the boss

Cinza* Impala – Preto Ana Hickmann – Cetim Risqué – Tubinho Colorama – Platino Passe Nati – Passaporte 27


beleza

Tem

conserto! Por Fernanda Ghisloti

Pó compacto, sombra e blush Em um recipiente limpo, esfarele ainda mais o produto. Misture, aos poucos, uma pequena quantidade de álcool em gel até formar uma pasta grossa. Modele no potinho original. Para absorver a umidade, aperte com papel-toalha ou guardanapo. Depois de 24 horas, a maquiagem estará novinha em folha! 28

repita o processo até o papel sair seco e quase limpo.

fotos: thiago PoMPEia (Pó, soMbra, blush E batoM) - stockfrEEiMagEs (DEMais objEtos)

aquele produto incrível que você acabou de comprar caiu no chão logo na primeira vez que foi usar? fique calma, dá para recuperar blush, pó, sombra e batom quebrados e até garantir uma sobrevida ao rímel ou delineador ressecados, basta seguir alguns passos para que ninguém perceba o truque do reaproveitamento. confira as dicas do expert flávio henriques, do salão top Milano, e evite desperdícios!


ATENÇÃO O especialista lembra que essas dicas valem para maquiagens “acidentadas” que ainda estejam no prazo de validade. Se a cor, a textura ou o cheiro do produto estiverem diferentes, ele deve ir para o lixo – caso contrário, poderá causar alergia na pele.

Batom Derreta a parte de cima no fogo e junte com a base. Aguarde alguns minutos que ele estará colado novamente.

Delineador gel Caso esteja muito duro, deixe um minutinho em banho-maria que a consistência ficará perfeita. Só tome cuidado para não entrar água na maquiagem.

Rímel ressecado Algumas gotas de soro fisiológico já são suficientes para resolver o problema, pois vão diluir o produto. 29


beleza O inverno pede cores mais sóbrias e fechadas, mas, este ano, a estação dá provas de que é possível ousar. A tendência de boca e olhos com maquiagem carregada, sem precisar optar por um ou por outro, veio com tudo! A beauty artist Andreia Costa, do salão Hair Pin, em São Paulo, ensina o passo a passo para você combinar os tons e desfilar deslumbrante.

Por Fernanda Ghisloti

30


1 Com a pele já preparada, passe um lápis branco embaixo da sobrancelha (detalhe) e, para que fique bem marcada, reforce com um iluminador.

Fotos: thiago pompeia | modelo: tanile ciseski

4 Faça um traço sob os cílios inferiores e o desenho do gatinho com o delineador preto, sem que as linhas se encontrem, terminando em duas retas paralelas.

7 A sobrancelha deve ser desenhada com sombra marrom.

Cubra a pálpebra móvel com sombra marrom, aplique um tom uva no canto externo e esfume.

5

Marque o côncavo com uma sombra preta, fazendo um risco fino que dá profundidade aos olhos. Esfume novamente, trazendo um pouco da cor preta para a pálpebra móvel.

5

Reforce o colorido dos olhos com um pouco de sombra azul sobre a linha do côncavo, misturando levemente com o preto.

8 Para uma boca carregada na medida certa, pinte os lábios com um lápis de efeito mate na cor fúcsia.

Um poUco menos oUsada Se essa moda ainda é muito radical para você, uma opção é deixar a boca mais discreta. Batom e gloss nude completam o resultado com estilo.

Coloque cílios postiços para garantir um olhar poderoso.


beleza

O

vermelho certo para você Por Vanessa Lima

A cor não sai de moda e fica bem em qualquer tipo de mulher. Basta encontrar o tom ideal.

A maquiagem pode ser básica na área dos olhos e nas bochecas, mas é só apostar no vermelho para a boca que o clima se transforma e o look fica fatal. O tom está sempre em alta, deixa as mulheres com um ar ainda mais sofisticado e a melhor parte: todo mundo pode usar! É só optar, entre as variações, pela que mais se adequa ao seu perfil. Com base no visual de famosas, o maquiador Junior Alves, do salão Studio Lorena, em São Paulo, ensina o tipo ideal para cada rosto. Veja qual destas celebridades tem a tonalidade de pele que mais se aproxima da sua e aprenda a combinar para não errar nunca.

Pele branca Mayana Moura

Se você é branquinha como a atriz, opte por vermelhos vibrantes, mais abertos, para se destacar mesmo. Lembre-se de preparar a pele com hidratante corretivo e base, porque a maquiagem vai chamar atenção.

32

1 1

Pele cla

2

ra ro s a d

Luiza Va

ldetaro

2

a

3

3 4 5

1 Vermeluxo, quem disse, berenice? 2 Candy Apple, Revlon 3 Ruby Woo, MAC 4 Sexy, Dermage 5 Vermelho Passion, Mahogany

O batom vermelho que puxa para o rosa é perfeito para mulheres com a pele clara. Se você for loira, abuse dessa tonalidade. Assim, dá para acertar em cheio! 1 Russian Red, MAC 2 Cinnamon, NYX 3 Laranja Esperança, Contém1g 4 Vermelho Luxo, Natura 5 Liiy, Mahogany

4

5


Fotos: Divulgação (proDutos e mayana moura) - priscila praDe (luiza valDetaro), gabriel WickbolD (mayana neiva), marcelo bormac (nívea stelmann), ricarDo penna (sHeron menezzes)

3 2

Pele morena

4

Nívea Stelmann

Pele negra

Sheron Menezzes

1

As mulheres negras ficam lindas com os batons vermelhos amarronzados, que lembram terra ou café.

5

Pele cla

Mayana

ra

Neiva

1

Aquelas que têm pele clara, mas quando tomam sol ficam bronzeadas facilmente, podem apostar nos vermelhos mais fechados. Elas também ficam bem com os tons alaranjados. 1 Firecracker, Mary Kay 2 Nappy, Dermage 3 Pink Sea, Mahogany 4 Sunny Citrus, Mary Kay 5 Vermelho 5, Natura

Quanto mais escura a pele, mais fechado deve ser o vermelho. Os batons indicados para as morenas como a Nívea são os que mais se aproximam do vinho.

1

5 2

3

4

3

5 4

1 Espionage, Benefit 2 Precious Berry, O Boticário

3 Pura provocação, Avon 4 Cherry, NYX 5 Sensual, Avon

1 Good-to-go, Benefit 2 Diva, Duda Molinos 3 Cereja, Avon 4 Bare Brilliance, Clinique 5 Nocturnal, Hourglass

+ DICAS

Quer ficar ainda mais bonita exibindo lábios vermelhos? O maquiador Junior Alves revela outros truques:

T Ao começar a fazer o make, aposte em um hidratante labial para deixar a pele macia e bonita. T Antes do batom, use também um lápis de boca em um tom

próximo ou igual ao que for usar. O contorno ajuda a não borrar. T Se você tem bocão, aposte com tudo no vermelho. Lábios grandes e grossos ficam ainda

mais bonitos nessa cor. T Para finalizar, passe um gloss brilhante no “coraçãozinho da boca”. Isso dá um efeito especial à maquiagem. 33


beleza

Por Vanessa Lima

Ele veio para facilitar a vida de quem busca procedimentos estéticos eficientes e modernos. A época mais indicada para usar o laser a favor da beleza é o inverno, já que as aplicações exigem distância do sol. Mais simples e menos dolororosas que outros tratamentos, as sessões que prometem eliminar pelos, gordurinhas ou tatuagens indesejadas têm sido cada vez mais procuradas, mas isso não significa que a decisão possa ser tomada de qualquer jeito. Escolher um profissional credenciado, vinculado a entidades sérias de medicina, é fundamental para que o sonho não acabe em pesadelo.

34


FOTO: DivUlgAçãO (DEEP lASEr)

Simples, mas nem tanto Oba! Quer dizer então que a lipoaspiração a laser é fácil? Não. É menos complicada que a tradicional, mas não deixa de ser uma

Lipo

A

s brigas com a balança são constantes para várias mulheres, mas há casos em que nem os exercícios mais regulares e dietas rigorosas resolvem o problema. Então, é preciso apelar para uma solução mais radical, e a indicação para a gordura localizada – o tipo mais difícil de combater – é a lipoaspiração. Se antes uma operação dessas exigia meses de recuperação, agora uma técnica mais moderna facilita todo o processo: o laser. “A cirurgia tradicional suga a gordura, causando lesões em vasos e nervos, provocando mais sangramento. O laser, introduzido por fibra ótica, destrói parcialmente as células adiposas por aumento de temperatura”, explica Charles Yamaguchi, médico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O próximo passo é extrair o líquido com cânulas mais finas do que as usadas na lipo. “Com o laser, dá para controlar o sangramento, evitar irregularidades e ter uma recuperação mais rápida, com menos hematomas e inchaços”, garante o especialista. “Para evitar que o calor cause queimaduras, foi desenvolvida uma técnica que insere soro fisiológico gelado por dentro do corpo”, complementa a especialista em medicina estética, Célia Beatriz David.

cirurgia. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher o médico, que deve ser associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ter experiência. É preciso, ainda, passar por uma bateria de exames para verificar se o corpo está apto ao procedimento. Apesar de ser mais tranquila em comparação à lipo comum, a recuperação também exige atenção. O uso da cinta elástica é recomendado por um período que varia entre quinze e trinta dias. Fazer drenagem linfática semanalmente evita inchaços. Durante um mês, é proibido praticar exercícios físicos e carregar peso. Tomar sol, só após dois ou três meses. “Os hematomas liberam um pigmento à base de ferro que pode causar manchas”, alerta Charles Yamaguchi.

O custo da praticidade Um fator que também deve ser analisado é o bolso. Em comparação à técnica comum, a cirurgia a laser pode ter o mesmo preço ou até ser mais cara. Desconfie de valores baixos demais e pesquise muito. Eliminar a gordura extra é bom, mas arriscar a saúde não vale a pena.

35


C Depilação

era fria, cera quente, lâmina... Seja qual for o método escolhido, precisar se depilar mensal, quinzenal ou, às vezes, diariamente, é um sofrimento. A tarefa ingrata deve ser repetida incessantemente por quem deseja manter as pernas ou outras áreas do corpo livres dos pelos. Por isso, a procura pela depilação a laser cresceu muito e, com o aquecimento do mercado, ficou mais acessível. E o inverno é a melhor hora para apostar nessa técnica. Evitar o sol e não estar bronzeada são pré-requisitos para iniciar o tratamento. “Isso porque o pigmento escuro é que atrai o laser e, quando ele está apenas no pelo, o aquecimento é mais localizado, tornando o procedimento mais efetivo e menos dolorido”, explica a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí, São Paulo. A rápida liberação de calor destrói o fio. O número de sessões necessárias depende de cada caso e quem avalia isso é o médico, mas, em geral, varia entre 5 e 12.

36

Tecnologia a favor da diversidade Quanto mais grosso e escuro for o pelo, mais rápido aparece o resultado final. No entanto, os aparelhos vem evoluindo para beneficiar mulheres com características diferentes. Apesar de ser eficaz, a depilação a laser não funcionava tão bem para quem tem fios muito finos e claros ou para mulheres negras, que antes corriam o risco de adquirir manchas ou cicatrizes por conta do tratamento. “As maiores novidades do setor são os equipamentos capazes de emitir dois tipos de raios ao mesmo tempo para aprimorar o desempenho e reduzir consideravelmente os efeitos colaterais”, conta Valéria, que integra a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim, quase todo mundo pode investir nessa técnica. Quase. “O procedimento é contraindicado para gestantes, portadores de doenças autoimunes ou que pioram com a exposição à luz (como o lúpus) e pessoas que apresentam alguma lesão no local onde será realizado o procedimento”, ressalta a médica. Também é importante prestar atenção se estiver usando medicamentos que deixam a pele mais sensível aos raios solares, se tiver diabetes não controlado ou alterações na coagulação sanguínea. Um bom dermatologista deve solicitar essas e outras informações antes de dar início às sessões.


Quanto custa

Antes e depois menos potente porque Uma sessão para depilar perna, Além de fugir do emite uma luz não tão virilha, axila e buço sai, sol por trinta dias no específica. Porém, se em média, R$ 580. rosto e por três meses for de boa qualidade, nas pernas e nos bratambém pode promo* Preços pesquisados em clínicas ços, o u t r a s p re c a u ver um efeito definide São Paulo, em abril de 2013. ç õ e s devem ser totivo”, aponta Valéria. madas. “Na consulta, De acordo com a espeo profissional pode cialista, um resultado indicar cremes para preparar a pele. satisfatório exige mais aplicações. Após as sessões, os pacientes devem Se quiser dar adeus aos pelos, usar pomadas cicatrizantes e filtro so- essa é a hora. Pesquise lar”, afirma a médica, que também suge- bem os preços e esre a preferência por roupas menos aper- colha uma clínitadas durante o dia. ca de confiança (veja o box) para Versão light que sua história Uma alternativa ao laser é a fotodepilação, tenha sempre que costuma ter sessões mais baratas. “Ela é um final feliz.

Fuja de roubadas H Converse com seu dermatologista de confiança. Mesmo que ele não realize o procedimento, poderá indicar uma clínica honesta.

Foto: ShUttErStock

H As sessões podem ser realizadas por um profissional de estética, mas é importante que haja um médico responsável pelo treinamento da equipe. H Desconfie de preços muito inferiores ao restante do mercado. Esses locais costumam ter uma rotatividade alta de profissionais e nem sempre investem nos melhores equipamentos. H Confira as condições de higiene do espaço.

37


A Tatuagem

paixão pode ser tão forte e arrebatadora a ponto de nos fazer gravar o sentimento para sempre, não apenas no coração e na mente, mas também na pele. No entanto, se o relacionamento acaba, o que fazer com a tatuagem que insiste em lembrar o passado? De acordo com o dermatologista Cyro Hirano, da Sociedade Brasileira de Laser em Cirurgia e Medicina, o término de namoros e casamentos é um dos principais motivos que levam pacientes ao seu consultório, no Rio de Janeiro. “Há também quem queira apagar os desenhos por problemas no ambiente de trabalho”, diz o médico.

38

Um jeito para tudo Se livrar de uma tatuagem, que é a inserção de tinta em uma camada subcutânea, não é das tarefas mais simples. Mas se você já fez e se arrependeu, tudo bem: existe uma solução. Só é preciso saber qual método é mais adequado para o seu caso. A retirada da pigmentação pode ser realizada por meio de cirurgia. Ela é indicada para desenhos pequenos,

são feitos pequenos cortes superficiais que cicatrizam depois. Outro método é a dermoabrasão, que usa um motor de rotação para lixar a pele. A terceira e mais utilizada técnica é o laser. Golpe certeiro O dermatologista explica que o laser é a forma mais segura de remover as tatuagens, já que destrói o pigmento e não deixa cicatrizes. “A grande vantagem é que as áreas que não foram pigmentadas não são atingidas pelo tratamento, pois a luz emitida pelo aparelho é atraída seletivamente pelas cores dos traços”, detalha o profissional. O preço depende da área a ser tratada e do tipo de pigmentação e de pele, mas se você pensa em passar por um procedimento semelhante, prepare-se para desembolsar um valor que pode ir de R$ 300 a R$ 2 mil. Cada sessão dura de 10 a 30 minutos. A quantidade de repetições também varia. Os desenhos feitos com técnicas amadoras, como os que usam tinta de caneta, são mais superficiais. Nesse caso, os resultados já aparecem entre três e seis sessões. As técnicas profissionais são profundas e exigem de seis a dez. Dói? Segundo o especialista, sim. “Mas é um nível suportável. Se o espaço ocupado pela tinta for muito extenso, é possível aplicar um anestésico tópico ou injetável”, afirma Cyro.


Todo cuidado é pouco Nos dias posteriores às sessões, a área é coberta por uma casquinha fina, mas a pele volta ao normal em até dez dias. “O uso de pomada cicatrizante deve ser prescrito pelo dermatologista”, ressalta o médico. Um detalhe importante: evite o sol antes das sessões, pois o bronzeamento atrapalha a ação do laser e pode causar manchas.

Mas o maior cuidado mesmo deve ser tomado bem antes disso. É importante pensar muito até decidir tatuar a pele. “Algumas vezes, não é possível remover todo o desenho porque os pigmentos mais profundos persistem, deixando uma sombra”, alerta Cyro. Portanto, vale analisar bem a situação para não se arrepender mais tarde. O amor vai embora, já o resto...

Os tons que saem com mais facilidade Veja a escala das tintas que exigem menos esforço para apagar:

1

Preto

2

4

Azul

3

5

7

6 Verde FOtO: SXC.hU

Vermelho

Laranja

Amarelo Rosa, roxo e cores fluorescentes

39


beleza

Luz sob

medida

Por Vanessa Lima

Renata Gomes queria iluminar seus cachos, mas tinha medo de o resultado ficar artificial. A solução da especialista Neiva Pena foi criar um efeito sutil com a técnica ombré

antes

40

Faltava um toque especial nas madeixas encaracoladas de Renata Gomes, 25 anos. A paulistana, que trabalha na área de relações públicas, estava satisfeita com a textura e o comprimento dos fios, embora sentisse necessidade de algo que ressaltasse seu rosto. Então, ela recorreu à Fúcsia para saber como mudar sua aparência sem precisar cortar os cabelos. A resposta da expert Neiva Pena, do salão Essencial Hair Clinic, foi a coloração. Renata também não desejava mudar completamente a tonalidade dos fios. Por isso, a técnica escolhida foi o ombré hair. “Esse procedimento tem sido muito pedido nos salões e deve continuar em alta durante o ano inteiro”, afirma Neiva. “É uma boa solução porque destaca a pele e dá brilho ao rosto”, completa a cabeleireira. O método é apontado como o sucessor das mechas californianas, febre na temporada passada. Enquanto elas consistem em deixar as pontas claras e a raiz escura com uma divisão bem marcada, o ombré tem um dégradé mais sutil.


O ombré realçou o visual sem deixar pesado, artificial. Era o que eu estava procurando!

Fotos: thiago pompeia/2x1 | agRaDeCimeNtos: Neiva peNa, Do salão esseNCial haiR CliNiC, em sp.

O tom exato a ideia agradou a relações públicas. “acho lindo esse efeito que começa com fios escuros na raiz e vai ficando mais claro à medida em que chega nas pontas”, opinou, enquanto Neiva começava a aplicar a mistura de descolorante com água oxigenada em algumas mechas que foram envolvidas com papel-laminado. para não deixar a descoloração dos fios “passar do ponto”, a expert controlou a ação do produto checando o tom em intervalos curtos. Depois de clareado o suficiente, ela enxaguou e aplicou um tonalizante loiro acinzentado para tirar o amarelado. Ondas de diva Com a tintura feita, era hora de finalizar o look para visualizar melhor o resultado. a hair stylist secou os cabelos e fez uma escova, deixando os fios com uma textura ondulada. Renata amou o resultado! “adorei a cor. Deixou meu rosto iluminado, sem uma mudança brusca. era o que eu queria”, concluiu, feliz. além do efeito visual, o ombré tem a fácil manutenção como ponto positivo. “Não é preciso correr para o salão assim que os cabelos crescem, já que a raiz fica propositadamente mais escura”, ressalta Neiva. a cabeleireira fez uma maquiagem discreta, com tons suaves de rosa e marrom para combinar com a pele morena de Renata e realçar os novos fios dourados. transformação na medida certa!

depois

41


beleza

As escolhas da

Por Gabriella Galvão

Expert Eyes • Maybelline Em quatro tonalidades (nude, roxo, azul e verde), os lápis têm pigmentos com alta fixação • R$ 13,20 (cada um)

Chromatique • L’Bel As cores podem ser usadas como sombra e blush • R$ 75 (cada paleta)

Blemish + Age Defense • SkinCeuticals Livre de óleo, tem ácidos que tratam a acne adulta, a oleosidade excessiva e as linhas finas da pele • R$ 184

Esmalte Cinsual • quem disse, berenice? Da nova linha Desobediente, disponível em três cores: roxo, vermelho e cinza esverdeado (foto) • R$ 23,90 Loção hidratante iluminadora • John John Com óleo de macadâmia, contém micropartículas que deixam a pele com um brilho dourado • R$ 68 42

Lip Pencil • Dermage Cremoso e de longa duração, o lápis-batom é encontrado nos tons rosa e nude • R$ 32

Fotos: divulgação | Preços sugeridos P Pelas elas marcas em aBril/13 aBril ril/13 /13

Fragrâncias Adoro Jabuticaba • Tania Bulhões A versão jabuticaba tem aroma floral verde • R$ 125


48

Nem lá, nem cá Penteados que deixam os fios meio soltos, meio presos

46 fotoS: thiago pompeia/2x1 (penteado e bóbiS)

54 62

Bóbis A versatilidade do acessório

56 58 60

foto: divulgação

44

Profissão cabeleireiro Eron Araújo, o nome à frente do badalado salão Blend, em São Paulo

Sem umidade Cabeleireios ensinam a tirar proveito do secador

Dicas de expert Soluções para quem sofre a oleosidade

Passo a passo Loiros bem cuidados

Certo e errado Hair stylist analisa penteados na nossa blitz nas ruas

Palmas para ela Os segredos de beleza da atriz Fernanda Pontes


cabelos

Garota de praia Por Vanessa Lima

Surfe e mergulho fazem parte da rotina da atriz Fernanda Pontes, que mesmo nesse ambiente de sol e mar, não descuida dos cabelos. No ar em Flor do Caribe, ela não poderia estar em um universo mais adequado Ela é mãe, esposa, atriz, apresentadora e ainda arruma um tempo para cuidar do corpo, do rosto e dos cabelos. Fernanda Pontes, atualmente na novela Flor do Caribe, da TV Globo, é mesmo uma mulher multitarefa. “Organizo a casa, levo minha filha na escolinha, estudo meus textos, pratico esportes, cuido do meu marido... O dia a dia é corrido, mas quando fazemos tudo com amor, as coisas vão se encaixando”, declara a fluminense de 29 anos, casada com o empresário Diogo Boni. Os dois são pais da pequena Malu, de 1 ano. Um tempo para o mar O atual trabalho de Fernanda tem tudo a ver com o clima que ela gosta. Na trama das 18h, ela dá vida a Vanessa, amiga


Foto: divulgação

de Ester, personagem de Grazi Massafera. “Quando soube que faria uma novela praiana [a história acontece na fictícia cidade de Vila dos Ventos, no Rio Grande do Norte], deixei a franja crescer e voltei a ser loira”, explica a atriz, nascida em Niterói, no Rio de Janeiro. A praia está presente em várias etapas de sua rotina estética, a começar pelos exercícios adotados por ela para manter a forma. “Surfo desde os 18 anos. Não gosto de ficar trancada em academia. Sempre preferi esportes ao ar livre, como o stand-up paddle [modalidade em que a pessoa rema de pé sobre uma prancha]”, conta Fernanda, que ainda pratica muay thai [arte marcial tailandesa] duas vezes por semana. O segredo dos cabelos brilhosos? Água de coco. A atriz revela que, após os mergulhos na praia, usa a fruta para lavar, refrescar e hidratar as madeixas. O líquido tem propriedades isotônicas que equilibram o pH natural dos fios. Outros truques Mas nem só de bronze e areia vive a beleza da moça, que tem muitos cuidados com o visual. Os cabelos, que vivem mudando de cor por conta da profissão, são um xodó. “Amo ficar loira. Me sinto mais bonita e poderosa. Quando escureci os fios para fazer a Zuleika, em Gabriela, levei um tempo até me acostumar com a nova cor”, lembra. Para suportar tantos processos químicos sem perder o viço dos fios, a hidratação é fundamental. “Faço semanalmente. Além disso, tenho vários cremes e ampolas no meu banheiro”, diz. Ela também conta que costuma escovar os cabelos de um lado para o outro para deixá-los soltos e brilhantes.

Pele bem cuidada Água, água e mais água. Ingerir bastante líquido é um dos truques da atriz para manter a pele bonita. Nunca dormir maquiada é outro mandamento que Fernanda segue à risca. “Tenho demaquilante até no porta-luvas do carro”, conta. Ela também faz drenagem linfática três vezes por semana. “Com a aproximação dos 30 anos, fiquei mais vaidosa e preocupada com a estética”, finaliza. Das festinhas para as telas A extroversão e o talento para a arte foram descobertos cedo. “Quando minha mãe me levava às festas infantis, eu pegava os microfones dos animadores e arrasava. Começaram a ligar em casa para me contratar”, afirma a atriz, que se matriculou num curso de teatro aos 16 anos. De lá, passou a fazer comerciais e não parou. Alguns anos depois, foi chamada para apresentar o infantil TV Globinho e, mais tarde, recebeu o convite para interpretar Zuleika, em Gabriela. “Foi minha primeira novela com um grande elenco. Serei eternamente grata ao Walcyr Carrasco [autor que adaptou a trama de Jorge Amado para o remake exibido em 2012]. E 2013 começou bem! Além do trabalho em Flor do Caribe, ela se prepara para a estreia de seu primeiro longa-metragem, Isolados, no qual interpreta a secretária de um manicômio. Agora é esperar para ver até onde as próximas ondas levarão sua carreira. 45


cabelos

profissão

Eron Araújo Por Gabriella Galvão

Ele sempre soube o que queria e hoje está na lista dos cabeleireiros mais badalados e talentosos do país “O ego atrapalha. A vaidade eu deixo para as minhas clientes”, assegura Eron Araújo, 41, depois de vinte e cinco anos de carreira e à frente do recém-inaugurado salão Blend, em um bairro nobre de São Paulo. Não é à toa que o badalado especialista atende celebridades como Cynthia Bennini, Thereza Collor, Rosana Jatobá, Cristiane Pelajo, Patrícia Naves e Gabriela Alves. O assunto cabelos permeia a vida de Eron desde a infância, quando ele fazia loucuras nas madeixas das bonecas da irmã – o que lhe rendeu algumas surras. Parte da responsabilidade pelo seu gosto pela profissão é da sua mãe, que tingia os fios em casa e, passado um tempo, deixou o filho cortar, com sucesso, seus cabelos. Na adolescência, ele começou a trabalhar como ajudante no salão vizinho a sua casa até que, aos 18 anos, colocou na cabeça que precisava sair dali e procurar emprego em um bairro nobre da cidade. A grande oportunidade Trabalhou em um salão especializado em cabelos afro, onde ficou conhecendo todo o tipo de química. “Fiquei lá por dois anos, 46


FOTO: DivUlgAçãO

Garra e força de vontade

aprendi muito, mas era explorado demais e ganhava pouquíssimo, o equivalente a 10% do que um assistente recebe hoje”, diz. Foi então para um salão voltado para o público masculino e, aos poucos convenceu o dono a atender mulheres também. Desde então, sua sorte mudou. Eron conta que tinha uma cliente – “Tânia, jamais esquecerei o nome dela” – que só fazia escova com ele; corte e coloração era com o já estrelado Celso Kamura. Como Celso estava viajando, Eron cortou o cabelo dela uma vez. Quando a encontrou para colorir seu cabelo, Celso perguntou quem tinha feito o corte. “Ele me ligou e me convidou para fazer parte da sua equipe, mal acreditei, afinal, ele já era uma referência para mim”, lembra, emocionado. “E não é que ele simplesmente chegou no salão para me buscar?”, se entusiasma ao falar do profissional que considera um mestre e de quem tem muito orgulho. Depois de cinco anos no Spetacollo (como se chamava o C. Kamura), ele tinha se transformado. “A sócia do Celso na época me instigou a ver o mundo com outros olhos, a estudar, a entender de moda. Fiz cursos, me especializei, li muito, estudei composições químicas... a gente tem que entender de tudo, não pode se limitar. É importante também enxergar o outro e perceber que o mundo não

gira ao seu redor. O homem com cultura se torna melhor em tudo”, afirma. De lá, passou pelos salões dos também experts Marco Antônio de Biaggi e Wanderley Nunes, com quem trabalhou por dez anos – deixou o cabeleireiro para colocar seu sonho em prática: criar o próprio salão. Realização “Eu sou movido a desafios. Aprendi a balancear a razão e a emoção, a gerenciar, cresci muito como pessoa. O dinheiro é consequência de tudo isso e vai continuar a ser, não é o foco principal. Eu sou verdadeiro e sei que ainda tenho muito o que aprender”, comenta. O próximo passo é inaugurar o Blend em Nova York, nos Estados Unidos. Pois é! O salão em solo americano está em fase de planejamento e deve ser inaugurado em 2014, com serviços de cabelo, manicure e depilação. “A ideia é que eu trabalhe três semanas no Brasil e uma em NY”, comemora. Não é o máximo?

47


cabelos Por Fernanda Ghisloti Fotos Thiago Pompeia/2X1

PRESO QUASE SOLTO Foi-se o tempo em que era obrigatório usar os fios presos para ir a uma festa requintadíssima. Nas passarelas de moda, nos eventos sociais e até na entrega do Oscar, o que se vê são as madeixas meio soltinhas, mas sempre com muito glamour. A expert Graziela Magliano, do salão Top Milano, mostra algumas opções para você evitar aquele coque clássico de debutante. Escolha o penteado e liberte-se!

48


Romântico O

laço feito com o próprio cabelo é muito feminino, dá um ar de romance e não é tão difícil como parece. Primeiro, junte uma mecha de cada lado da cabeça e comece a fazer um rabo de cavalo. Ao amarrar, não passe todo o cabelo pelo elástico, deixe uma volta inacabada. Depois, basta dividir ao meio, prender e enfeitar com alguns fios entre as metades. Para garantir um acabamento perfeito, abuse do fixador.

49


Lateral S

ofisticado, este penteado exige um pouquinho de treino, mas é muito simples. Divida os cabelos escovados ao meio. Comece a torcer um dos lados bem rente ao couro cabeludo, próximo à orelha. Conclua prendendo com grampos embaixo da outra metade. O efeito é deslumbrante!

50


Rapunzel

I

deal para jantar com aquela pessoa especial ou para curtir uma balada, este look fica chique com um quê de casual. O volume da frente é feito desfiando a raiz dos fios e garante um ar retrô. Depois de modelar o topete com finalizador, prenda a parte de cima com grampos. No meio dos cabelos soltos, faça uma trança espinha de peixe, dando modernidade ao penteado. Use um fixador para o toque final. 51


Cascata e flor P

ara fazer a trança-cascata é preciso um pouco mais de prática, mas o resultado é lindo e vai bem em qualquer ocasião. Comece com uma trança embutida, partindo da lateral no alto da cabeça. Deixe sempre uma das mechas caída, pegando outra no topo da cabeça e assim sucessivamente. Arremate prendendo a ponta e abrindo os gomos de cabelo, formando uma flor.

52


Chiquérrimo Modelo: caroline bieszczad

S

imples e super-requintado ao mesmo tempo. Para conquistar este efeito, deixe as madeixas lisinhas e separe uma porção de cabelo do alto da cabeça. Prenda as laterais com grampos, mantendo-as esticadas com aplicação de cera. Desfie os fios de cima e penteie de leve, apenas para que fiquem bem retos, mas sem prejudicar o volume. Finalize com fixador e você estará maravilhosa! 53


cabelos

Quanto ao posicionamento, é essencial manter o secador acima das madeixas, assim os fios serão selados, ficando com as escamas fechadas. Do contrário, resultaria em frizz, e ainda deixaria o caminho aberto para a entrada da poluição, que causa danos irreversíveis, como cabelos ressecados e quebradiços. Secar os cabelos ao vento é muito mais prejudicial do que a exposição ao sol, por exemplo.” Ivan Stringhi se formou pelo Senac, iniciou a carreira no Salão Colonial, em São Paulo, e, depois, passou dez anos no Canadá, trabalhando e se especializando. Ganhou o apelido pelo qual é conhecido, Ivan Tesourinha, por causa do projeto que fundou para oferecer oportunidade de qualificação profissional a jovens carentes.

Por Fernanda Ghisloti e Vanessa Lima

Usar o secador parece fácil, mas, na hora H, o resultado nunca sai igual ao dos profissionais. Pensando nisso, pedimos dicas a renomados hair stylists para você conseguir, em casa, um efeito de salão

Para ficar com cachos naturais, não coloque o vento nem o calor do secador na potência máxima. Também não precisa usar pente nem escova na hora de modelar. Basta retirar a umidade, começando a secar da nuca para a frente” À frente do Red Door, em São Paulo, Robson Trindade é conhecido como “rei dos cachos”. Seu salão é um dos mais procurados por quem quer manter os fios com aspecto natural. Defende o fim da ditadura da chapinha e, por isso, faz sucesso entre as donas de cabelos encaracolados e ondulados.

54

Na hora de lavar os cabelos, o ideal é usar um xampu que, além de limpar, hidrate os fios. Uma dica legal para fazer o cabelo em casa é começar a escova imediatamente após o banho, antes que seque naturalmente.” Mari Nicário passou pela maior sociedade internacional de mestres de cabeleireiros, a Intercoiffure, em Paris. Foi escolhida para representar a América Latina no Fashion Team Guillaume Fondation – FTGF. Trabalhou no salão Homa Elite, em São Paulo, e atualmente é sócia do Imagem Beauty Internacional, na mesma cidade.


Minha dica é utilizar um secador que tenha a emissão de íons. A tecnologia sela melhor as cutículas, promovendo mais brilho. Também é necessário ficar longe dos fios, para não queimar a fibra. O ideal é manter uma distância de 5 cm e sempre deixar o secador em movimento junto à escova.” Henrique Eizono tem especialização nas maiores academias do mundo como Vidal Sassoon, Toni&Guy, Jacques Desange, Patrick Cameron e Llongueras e atualmente coordena o time criativo da Academia Ondina.

Para quem quer fazer escova alisando os fios, o leave-in deve ser passado em uma quantidade menor do que quando se quer assumir os cachos. Uma ou duas gotas são suficientes para o cabelo todo. O silicone deve vir em seguida, com duas ou três gotinhas. Os dois produtos vão proteger as madeixas do calor.” O especialista em cachos Fernando Paolo se formou na primeira turma de “Visagismo e Estética Capilar” da Faculdade Unicsul, fez cursos na Pivot Poin e participa regularmente da Bronner Bros Hair Show (EUA). É sócio, junto com seu pai, do Studio Fernando Fernandes.

A forma de utilizar os acessórios também é fundamental durante a secagem dos fios. Posicione a escova entre o cabelo e o secador, enrolando os fios. Dessa forma, você garante madeixas menos volumosas e bem alinhadinhas. Inverta apenas no final, virando as pontinhas para dentro.” Neiva Pena foi uma das convidadas a fazer o penteado das candidatas a Miss Universo de 2012, em Las Vegas. Em 2010, ganhou o prêmio Tesoura de Ouro, participou do reality show Por um Fio, da GNT, e foi a ganhadora do campeonato Eu amo meus cachos.

Fotos: Divulgação

O cabelo com progressiva deve ser lavado com xampu hidratante sem sal e você deve usar uma boa máscara como condicionador. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o ideal é somente secar com o secador, afinal, essa química é termoativa e, assim, ela dura mais. Não precisa aplicar muitos produtos nos cabelos, para não ressecar os fios. O ideal seria um bom protetor térmico antes da escova e pronto! Junior Alves integra o time do salão Studio Lorena (SP), onde atende famosos como Lilian Pacce, Henri Castelli, Paulo Vilhena, Marisol Ribeiro e Nathalia Dill. O hair stylist é formado em corte e coloração pelo instituto Tony & Guy (Londres), em penteado, pela Alexandre (Paris) e em maquiagem, pela Make up forever (Paris).

55


Po r

Va ne ss

aL

im

a

cabelos

Quando o assunto é medicina estética, o dermatologista Valcinir Bedin é um dos maiores especialistas do país. Diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, ele ensina os segredos para controlar a oleosidade dos fios

Dermatologista, professor, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética em São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos de Cabelo, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele... Isso para citar apenas alguns títulos do médico Valcinir Bedin, expert em tricologia, ramo da medicina que trata dos cabelos. Em países como Suíça, França, Inglaterra e Estados Unidos, fez diversos cursos e aprimorou seus conhecimentos sobre as madeixas. “Logo no início, percebi que havia uma carência grande de profissionais que se dedicassem a essa área. Então, decidi me especializar”, conta. Aqui, o profissional ensina truques valiosos que vão ajudar quem sofre com a oleosidade nos fios. “O problema é causado pela produção de sebo das glândulas. Essa substância protege o couro cabeludo, mas, às vezes, é gerada em excesso, o que causa um aspecto de sujeira. Estresse e má alimentação podem piorar o quadro”, explica o dermatologista. Confira as dicas! 56


10

ara

p ões

uç sol

larde o r nt ida

cooleos a

1

Limpeza alternada

Abusar de água e xampu não é a solução. Quanto mais você tira a oleosidade natural dos fios, mais as glândulas entenderão que precisam produzir uma maior quantidade de sebo. O ideal é lavar dia sim, dia não.

2

Banho de água fria

FOtO: DIVULGAÇÃO | ILUstrAÇõEs: yOUtOArt

Quando for lavar os cabelos, evite deixar a água do chuveiro em uma temperatura muito alta. A água quente tira a gordura dos fios e do couro cabeludo e faz com que as glândulas tenham novamente o efeito reverso.

3

Economize no pente

Passar as mãos no cabelos e penteá-los várias vezes ao dia estimula o trabalho das glândulas sebáceas por tração mecânica, portanto, controle-se!

4

Xampu especial

Na hora de escolher o seu xampu, prefira produtos específicos para cabelos com oleosidade. As fórmulas são desenvolvidas para limpar os fios sem incitar a produção de sebo.

5

Moderação no condicionador

O produto, que forma uma dupla quase inseparável com o xampu, deve ser usado com cautela por quem tem cabelos oleosos. Não exagere na quantidade e aplique somente nas pontas.

6

Secador e chapinha

Evite usar esses acessórios, já que o excesso de calor e a evaporação também refletem em uma maior liberação de sebo.

7

Livre, leve e solto

Prender o cabelo não estimula a produção, mas retém o óleo, o que também não é bom. Quando os fios estão soltos, ele se

espalha e não fica em apenas uma região.

8

Medida de emergência

O xampu a seco pode melhorar a aparência dos cabelos em uma situação de urgência, como uma reunião ou festa de última hora. O talco pode ser usado para o mesmo fim, mas tem o inconveniente de ficar mais visível. O efeito, porém, é temporário.

9

Fios disciplinados

Ao contrário do que se pensa, quem tem fios oleosos pode, sim, usar produtos como o leave-in. O único cuidado necessário é com a escolha do produto, que deve ser específico para esse tipo de cabelo.

10

Sim à hidratação

É possível ter um cabelo oleoso e, ao mesmo tempo, desidratado. Por isso, é importante não se descuidar. Aposte em fórmulas mais leves, feitas para os fios que se enquadram nesta categoria. 57


cabelos

Loiros

Por Fernanda Ghisloti

deslumbrantes Naturais ou tingidos, os cabelos claros refletem mais a luz, o que evidencia as imperfeições. Eles também perdem facilmente o aspecto brilhante e saudável. Além disso, as madeixas descoloridas podem ficar ainda mais fracas e exigir cuidados especiais. Para trazer luminosidade e força a esses fios, a Bio Extratus lançou uma série especial dentro da linha Botica. À base de camomila, os produtos acalmam e realçam a cor. Neiva Pena, do salão paulistano Essencial Hair Clinic, ensina a melhor forma de tratar cabelos nessa tonalidade e finaliza com dicas para um look de capa de revista.

Para uma limpeza suave, lave os cabelos com o Shampoo Botica Camomila, esfregando o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

1

2 A aplicação da Máscara Botica Camomila deve ser feita do comprimento às pontas para garantir uma hidratação intensiva.

4

58

Depois, use o Condicionador. Massageie mecha por mecha, de cima para baixo, fechando, assim, os poros dos fios.

3 Passe o Finalizador Botica Camomila em todo o comprimento, especialmente nas pontas e partes mais danificadas. Vai ajudar a proteger os fios durante a secagem.


6

Divida em mechas e faça cachos com a ajuda de uma chapinha. Basta passar em uma velocidade média, enrolando os fios ao redor do aparelho.

5 Seque e escove para modelar.

7

8

Desfie a raiz dos cabelos do topo da cabeça para dar um leve volume. Penteie suavemente e garanta um acabamento perfeito!

Solte os cachos com os dedos e aplique Óleo de Argan e Cártamo para ter um efeito glamoroso e sem frizz.

FOTOS: ThiagO POMPEia | MODELO: REBECa ViCENTiNi

9

Toque final: junte duas pequenas mechas laterais e prenda com um grampo atrás da cabeça. Apesar de discreto, esse penteado vai garantir que os fios fiquem no lugar. 59


cabelos

tesoura Blitz da

Com a ajuda de um profissional, analisamos os cabelos de mulheres nas ruas paulistanas e demos diversas dicas para que elas fiquem sempre com tudo! Por Fernanda Ghisloti

Pode melhorar...

Algumas vezes nos inspiramos em um corte ou na cor das madeixas de uma artista, tentamos fazer algo parecido e o resultado é um verdadeiro desastre. O motivo é bem simples: o que fica bom para umas pode não funcionar para outras. Leve em conta o formato do rosto, o tom de pele, a textura dos fios e até a sua personalidade na hora de adotar um estilo. Saímos às ruas de São Paulo e selecionamos algumas mulheres que foram avaliadas pelo hair stylist paulistano Décio Kreutz, do salão Top Milano. Confira as sugestões e inspire-se para definir o look que mais combina com o seu perfil!

60

Silvia Teixeira

de Lima

Os fios começam ondulados, ficam cacheados e voltam a ondular nas pontas. Neste caso, a alternativa é optar por uma única textura e deixar o cabelo mais uniforme.

Deborah Karima Ruhmann

Ela provavelmente fez um tratamento para redução de volume ou alisamento que acabou reesecando os fios. Além de hidratar, o ideal é mudar o corte para eliminar as pontas mais longas que não combinam com a base reta.

Lindau

Rosto comprido pede um cabelo com moldura. A sugestão é uma franja partindo da bochecha para o queixo.


Priscila de Araújo

Canovas

Cachos assumidos combinam com o estilo que ela apresenta e garantem jovialidade ao visual.

A cor está legal e o trabalho de luminosidade foi bem feito, sem alteração brusca entre a parte clara e a escura.

Nina T r

indade O corte foi mui to bem escolhid o para sua feição e tip o de cabelo, co nf erindo um ar moderno ao visual.

Está com tudo!

Luiza Giraldi

Thais Favero

O rabo de cavalo é sempre um curinga e está em alta, além disso, os fios aparentam estar bem cuidados.

Paula Santos

O cabelo tem movimento e, além de bonito, afina o rosto. Fátima Cordovez

Fotos: thiago PomPeia/2x1

O cacheado ficaria mais definido com um corte que reduzisse um pouco o volume e a aplicação de um ativador de cachos para finalizar.

Candice

Balalai

As cores quentes, no caso o cobre e o dourado, não oferecem contraste com a pele amarelada. Poderia optar por um tom acinzentado ou bege.

Tarsila

AG Garcia

A raiz está mais clara do que o comprimento. O bacana é sempre buscar uma uniformidade ou a ponta mais clara do que o restante do cabelo. Outra dica é fazer um corte com camadas para afinar o rosto. 61


cabelos

Como vovó

já fazia

Bigudinho • Vertix Ideal para os procedimentos químicos que exigem cachos bem pequenininhos.

Nem só para cachear servem os bóbis: eles ajudam a dar mais definição ou até mesmo a alisar os cabelos. a versatilidade do acessório ficou esquecida por muitas mulheres que o consideravam démodé, mas isso está mudando. claro que você não deve (nunca) bancar a dona Florinda, do seriado Chaves, e sair de casa com os rolinhos escondidos apenas com um lenço. Já existem no mercado várias opções que podem te ajudar a modelar as madeixas como quiser. as versões menores garantem cachos bem pequenos, enquanto as maiores cumprem a função de alisar. confira os nossos favoritos e escolha o seu! Com capinha • Ricca Modelo mais comum de todos, é também o mais barato.

Velcro • Marco Boni De fácil manuseio, o bóbi de velcro é o mais usado por profissionais e por mulheres amantes dos caracóis.

Espuma • Caprichosa Define melhor as ondas porque pressiona a fibra capilar com força. 62

Fotos: divulGação - thiaGo PomPeia (velcro e elétrico)

Elétrico • Babyliss PRO O bóbi elétrico é uma evolução da versão térmica (círculo metálico preso por palitos) e forma cachos mais aveludados e duradouros.

Por Fernanda Ghisloti


capa

Por Gabriella Galvão Fotos Rodrigo Lopes

Talento de sobra para ser cantora, atriz, mulher, mãe, esposa... Conheça Emanuelle Araújo ou, simplesmente, Manu, e nem precisa ser íntimo para chamá-la assim 64


65


Top e saia de couro Mary Zaide Sapato Calvin Klein Colar acervo pessoal 66

Pulseira acervo Milton castanheira

Eu acho furadĂ­ssimo esse papo de quem diz que nĂŁo tem tempo para nada. Tempo se tem sempre!


67


Precoce Em Salvador, onde nasceu, aos 10 anos Emanuelle começou a fazer teatro na Companhia Interarte. Lá ficou até os 21. A companhia também fazia trabalhos com música e dança pelo Brasil e pelo mundo, e assim a atriz conheceu a América Latina, os Estados Unidos e a França. Aos 15, passou a cantar com algumas bandas de Salvador, apresentando-se em festas e shows. “Acredito que veio do Interarte essa minha característica de não me rotular e de ser ‘multi’. Lá a gente fazia tudo: um dia era atriz, outro bailarina, cantora, todo mundo era versátil”, garante.

68

BrInCo E AnEL ACErvo MILton CAStAnHEIrA

A

bri a porta do estúdio onde foi feito o ensaio fotográfico para a Fúcsia e dei de cara com uma moça alta, magra, com cintura de pilão, óculos escuros, cabelos presos no alto e com um ar de Audrey Hepburn – sim, Audrey, a diva romântica de Hollywood, eternizada no filme Bonequinha de luxo. Emanuelle não se parece com ela, mas naquele momento foi a imagem que surgiu na minha frente, sinal do talento camaleônico de uma atriz. A estrela baiana de 36 anos retribuiu meu sorriso com outro ainda maior e, ao saber que eu também sou da Bahia, segurou nas minhas mãos e disse: nossa, menina, que legal, de onde você é? E assim, em um clima delicioso e animado como ela, a entrevista começou.


A vida vai investindo e eu sigo atrás. Saia de paetês e camisa bicolor Colcci Sandália Calvin Klein 69


Conhecida no meio artístico baiano por causa do teatro, da publicidade (ela foi garota-propaganda de um grande magazine) e do trabalho como cantora, aos 23, recebeu o convite para entrar na banda Eva para substituir Ivete Sangalo, que partia para carreira solo. Emanuelle conta que foi uma experiência incrível, mas percebeu que sentia falta da sua vida multi e que, em uma banda daquele porte (com mais de trinta anos, é uma das mais tradicionais do carnaval baiano), não conseguiria fazer atividades paralelas. Esse casamento durou três anos e ela voltou a fazer teatro em Salvador para, um ano depois, se mudar para o Rio de Janeiro – foi para a capital carioca estudar cinema e música por três meses e se apaixonou pela cidade, onde mora há 9 anos, com a família. Veia musical Criou o grupo de samba Moinho, ao lado dos conterrâneos Lan Lan, percussionista que tocou com Cássia Eller, entre outros talentos, e Toni, guitarrista que, por sua vez, trabalhou com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Lançou dois CDs (e está produzindo o terceiro) e não para de fazer shows pelo Brasil e pelo mundo (tem uma turnê na Europa agendada para este ano). Baiana multifacetada, Emanuelle conti-

Minha vida pode ser agitada, mas eu não preciso ser. nua fazendo teatro, cinema e TV. “Quando me perguntam no que eu mais invisto, digo: em nada. A vida investe e eu sigo atrás, conciliando o que é mais interessante. Não faço tudo ao mesmo tempo, isso não existe. Foco em uma tarefa por vez”, enfatiza. No meio disso tudo tem a família, que não fica de lado nem nas épocas mais atribuladas. “É a base. Para estar com meu marido e minha filha, acordo cedo, reservo a hora do jantar, o final de semana... Acho furadíssimo esse papo de quem diz que não tem tempo para nada. Tempo se tem sempre. É uma questão de organização pessoal e emocional”, afirma. 70

Diversão Festeira e animada, Emanuelle gosta de ir a teatros, cinemas e a barzinhos, mas nada muito agitado. “Adoro receber amigos em casa, cozinhar. Sou boa de risoto, e vatapá é comigo mesma! Os ingredientes têm de vir da Bahia. Minha mãe chegou de lá e trouxe tudo, não vejo a hora de preparar...”, fala, com um sotaque baiano bom demais de ouvir. Beleza em dia Emanuelle se cuida e adora malhar. “Isso vai além do que me é exigido profissionalmente. Para mim, esse cuidado faz parte da autoestima”, conta. Ela alterna musculação e exercícios aeróbicos três vezes por semana e é fã da ioga. A modalidade a ajudou a criar equilíbrio: “Minha vida pode ser agitada, mas eu não preciso ser”. Frequenta o dermatologista, faz peelings e outros tratamentos estéticos quando precisa. Aplica protetor solar diariamente e diz que é fundamental passar creme na área dos olhos e retirar a maquiagem. Na bolsa, carrega o que usa no dia a dia: base, corretivo, máscara para cílios e hidratante labial. Se tem um evento ou uma festa, capricha no make. Com brilho e movimento, seus cabelos recebem atenção extra. Ela faz hidratação a cada quinze dias e passa produtos naturais. “Invisto em xampus e cremes. Costumo aparar as pontas para dar mais vida!”, afirma Emanuelle, que garantiu estar tentada a fazer um corte ainda mais curto. Vai continuar linda de qualquer jeito, não é?


colar acervo Milton castanheira

Blusa, calรงa com tachas, colete com pele Colcci 71


relacionamento

Por Vanessa Lima

O coração acelera, a cabeça fica nas nuvens e pensar em outro assunto é praticamente impossível. Saiba o que acontece com o seu corpo quando você se apaixona Não. O título desta reportagem não se refere a uma novela mexicana, e sim às alterações que ocorrem no organismo de quem vive uma paixão. Graças a substâncias liberadas no sistema nervoso, o corpo passa por uma verdadeira tempestade. Fissura, excitação e aumento da percepção sensorial são alguns dos sintomas que aparecem quando somos alvo do cupido, ou melhor, da dopamina. “Esse neurotransmissor é o primeiro a aparecer”, diz Diogo Lara, especialista em neurobiologia do comportamento e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. “Aquela sensação de 74

que a pessoa mexeu com você nada mais é do que a dopamina se manifestando”, explica. Responsável pelo prazer, é a mesma que age quando comemos algo de que gostamos muito, como um chocolate. “Você vai querer repetir a experiência muitas vezes. Por isso, os apaixonados pensam no ser amado o tempo todo”, afirma o especialista. Durante as relações sexuais, o cérebro libera endorfina. Ela ajuda a relaxar e gera bem-estar. Tantas mudanças fisiológicas, no entanto, não são eternas. Com o tempo, o organismo se habitua e tudo volta ao normal. “Não há um prazo certo, mas é significante o fato de


Isso é paixão!

os casamentos de hoje durarem em média qua-tro anos”, avalia o professor. assim, ssim, o sentimento pode evoluir de duas maneiras: para o fim da relação ou para o amor.

Dopamina – responsável pela sensação de prazer, nos faz querer estar com a mesma pessoa o tempo todo.

relacionada à atra atração. É ela que nos Isso é amor! imfaz dar uma im Ocitocina – nos impulsiona portância contínua a criar um vínculo amoroso. a uma pessoa e, ao Amor + paixão dimimesmo tempo, dimi Endorfina – liberada nas relações sexuais, nui nosso interesse pelas ajuda a relaxar e gera bem-estar. outras. “ É conhecida como o hormônio do amor, pois nos impulsiona a criar um vínculo afetivo”. Caso a caso o contato físico ajuda a aumentar o nível “Quanto mais intensa for a paixão, mais de ocitocina no cérebro. “massagear, pegar difícil será fazer com que ela passe para um nas mãos e beijar estimulam a substância e relacionamento estável. nos casos em que a transformam as relações em amor”, conclui. primeira fase é 'exagerada', os envolvidos têm crises de ciúmes e brigas justamente por conSem saída ta dos excessos. a situação tende a acabar em fugir desse sentimento é difícil, já que, mágoa mútua”, esclarece Diogo. Daí o desfesegundo o especialista, nosso corpo funciocho pode ser o rompimento. “a intensidade na como um sistema automático. Quando também determina o tamanho da queda. Já menos se espera, os hormônios entram em tive pacientes que viveram um romance de ação. “o que dá para fazer é decidir se você três semanas e, após o fim, passaram quatro investe ou não”, sugere o médico. mas tem ou cinco meses arrasados”, conta o professor. algo inegável na história toda: viver uma paiHá pessoas que sofrem traumas tão grandes xão – daquelas dignas de novela mexicana que acabam doentes. – é uma delícia. concorda? e nem é preciso viver uma atração recíproca. “tem gente que se apaixona sem ser correspondido e às vezes sequer conhece a outra pessoa. Você conversa pela interQue tal comprar uma dose de amor e apinet e se encanta com quatro ou cinco camentar a relação? a ocitocina sintética existe racterísticas do outro, porém a pessoa tem em forma de spray e é vendida em drogarias inúmeras facetas que são um mistério. aí o sob prescrição médica. o produto é indicado para mulheres que estão amamentando, já que apaixonado cria uma fantasia e preenche o hormônio também estimula a produção de as lacunas como quer. o resultado? Decepleite. no entanto, alguns casais têm usado com ção”, relata o expert.

Ilustração: stockfreeImages / cacau lamounIer

PAIxão de fArmácIA

Acalma, coração! Quando a paixão se transforma em amor, entra em ação a ocitocina, outra substância

a intenção de colocar mais romance na rotina. “funciona, mas não adianta borrifar o remédio todo dia. o corpo começa a perder a sensibilidade à substância e, assim, o efeito acaba sendo o contrário”, alerta o médico Diogo lara.

75


relacionamento

Eles chegaram sem ser convidados, mas conquistaram um lugar pra lá de especial nas famílias e se tornaram a razão de viver de suas mães Por Vanessa Lima

Q

ual é o momento certo para ter um filho? É difícil encontrar uma resposta a essa pergunta tão frequente na vida de muitos casais. Ao mesmo tempo em que buscam um relacionamento estável, boas condições financeiras e um momento profissional favorável, existe a pressa imposta pelo relógio biológico feminino. Ainda assim e com todas as formas que conhecemos para evitar uma gravidez indesejada, alguns bebês simplesmente chegam de repente e transformam a vida dos seus pais e da família inteira. Gestações sem planejamento geram susto e desespero mas, felizmente, grande parte das histórias acaba tomando um rumo feliz: apesar do pânico inicial, as crianças nascem e fica até difícil imaginar como seria a vida sem elas. Veja histórias de mulheres que descobriram a maternidade em momentos inoportunos, porém superaram as barreiras e hoje sentem que os filhos foram verdadeiros presentes.

76


UMA PRIN C ESPE ESA CIAL

fotos: arquivo pessoal das mães | ilustração: CaCau lamounier

A

paixonados até hoje, Sidney e eu nos

Achei improvável, pois tínhamos feito todos os exa-

conhecemos há trinta anos. Nos casa-

mes e nenhum deles havia indicado a existência do

mos e tivemos o Thiago, hoje com 20

distúrbio, no entanto, a médica nos chamou e disse

anos, e o Thomas, com 13. Montamos uma pequena

que precisava fazer um avaliação. Foi muito difícil.

empresa e trabalhávamos de domingo a domingo.

Contamos aos nossos filhos que, embora surpresos

Então, começamos a fazer planos para o futuro.

e assustados, reagiram com maturidade. Disseram

Queríamos viajar, curtir os filhos, pensar em nós.

que nada acontece por acaso e que isso só nos apro-

Desde a primeira gravidez, sofria com o aumento de

ximaria. Ela era amada, o que mais importava. O

peso e até fiz uma cirurgia de redução do estômago,

resultado do exame, trissomia livre do cromossomo

mas, sete meses depois de operar, percebi que mi-

21 – a causa mais comum da Síndrome de Down –,

nha menstruação estava atrasada e desconfiamos

trouxe um turbilhão de emoções. Tínhamos medo

de uma pré-menopausa. O médico nos orientou a

do que poderia acontecer com o futuro da nossa

fazer um teste de gravidez, mas tínhamos certeza

filha. Ficamos sem chão, afinal, o receio do desco-

de que não era isso. Mesmo assim, fiz o exame e

nhecido é desesperador! Hoje, Thamires tem 10 me-

deu positivo! Mal acreditamos... O que fazer, se já

ses e os médicos dizem que ela é uma exceção, pois

estávamos com a vida toda programada? Chora-

não apresenta nenhum comprometimento devido à

mos de alegria ao saber que era uma menina. Exa-

síndrome. Às vezes, até esquecemos do problema.

mes feitos, pré-natal perfeito, nossa bebê 100% e o

Ela tornou nossa família única. Não tínhamos ideia

grande momento chegou! Um dia após a cesárea,

de que poderia existir um amor maior, mas agora

enquanto amamentava, Thamires olhou bem para

sabemos que há. Nem conseguimos imaginar como

os meus olhos. Tive a impressão de que parecia

seria a vida sem ela.

o olhar de uma criança com Síndrome de Down.

Taís Amoroso Ebner, 45, empresária

77


E

ADEUS, PLÁSTICA

m julho de 2011, assinei a compra do

Deu positivo! Fiquei desesperada. Não pela gra-

meu primeiro apartamento. Após dez

videz, mas por já estar com os detalhes do casa-

anos de namoro, finalmente iria me

mento acertados. Passado o susto, cancelei tudo,

casar. No mesmo mês, fiz lipoaspiração no corpo

afinal, não daria para fazer a festa como eu queria

inteiro. A cerimônia estava programada para abril

e todos os recursos seriam canalizados para a che-

de 2012. Comecei a cotar os valores da fes-

gada da criança. Isabella nasceu em agosto de

ta e, em janeiro, o vestido era o único item

2012. Hoje, moro com a minha sogra, pois ainda

que faltava. Na época, um dia passei

estou montando a casa, e antes de tomar qualquer

mal no trabalho e fui para casa.

atitude, penso em minha filha. A gravidez foi a coi-

As pessoas logo disseram que

sa mais importante que poderia ter acontecido. A

eu estava grávida, por isso, no

lipo foi por água abaixo, mas tudo valeu a pena.

caminho, decidi parar em uma

Viveria cada segundo novamente.

farmácia e comprar um teste.

Bruna Chiavegatto, 27, promotora de negócios

RODAR O MUNDO? SÓ EM FAMÍLIA

C

onheci meu marido no colégio, aos 16 anos. Ele era cabeludo, skatista e usava camisetas de bandas de rock, já eu vivia de salto. Minha mãe

não gostava dele por causa da aparência mas, aos pou-

78

cos, as coisas entraram nos eixos. Estávamos prestes a

dia 14 de janeiro de 2000. Passei dois anos morando

completar um ano juntos quando minha menstruação

com a minha mãe. O Vitor nos visitava aos finais de se-

atrasou. Fiz o exame e deu positivo. Fiquei feliz, porém

mana. Depois, nós dois alugamos um cantinho. Com o

preocupada. Liguei para o Vitor que, quando me viu,

dinheiro do intercâmbio, compramos os eletrodomésti-

percebeu que não era brincadeira e caiu no choro. Não

cos. Mais tarde, minha mãe cedeu os fundos do terreno

tive coragem de contar à minha mãe. Era sexta-feira e,

dela para construírmos nossa casa. Hoje, Ana Carolina,

para ganhar tempo, disse que o resultado só sairia na

nossa filha, é minha melhor amiga. Brigas acontecem

segunda. Ela me criou sozinha depois que meu pai fa-

– afinal, ela é adolescente –, mas o amor é bem mais

leceu, planejava um grande futuro pra mim e já estava

forte! Quase quinze anos depois e com outra princesa,

programando uma viagem ao Canadá depois que eu

a Gabi, de 2 anos, garanto que valeu a pena trocar o

terminasse o colegial. Quando contei, minha mãe cho-

sonho de viajar pelo mundo para ter uma família. Não

rou. A gravidez foi difícil. Tive cinco ameaças de aborto

que eu tenha desistido. Agora podemos ir todos juntos.

e fiquei um bom tempo de cama. Ana Carolina nasceu

Ariana Ranullo, 31 anos, maquiadora


DEPOIS DOS GÊMEOS...

D

as. No final, tive de me adaptar à realidade. A gravidez

Casei aos 25 e, aos

foi tranquila, porém cansativa. Afinal, eram dois bebês,

29, senti que era o momento.

uma barriga gigante e eu trabalhava fora. Guilherme

esde criança tinha

ter um espontâneo, como acontece com tantas pesso-

o sonho de ser mãe.

Após quase um ano de tentati-

nasceu em setembro. Tive a experiência de um parto

vas frustradas, descobrimos que meu marido tinha

no tempo certo, amamentação, nada de UTI… Em

poucos espermatozoides. Juntamos dinheiro, fizemos

casa, tínhamos dois bebês de um ano e nove meses

um empréstimo e optamos pela fertilização in vitro.

e um recém-nascido. Hoje, a nossa vida é agitada, eu

O tratamento foi um sucesso e eu engravidei de gê-

continuo trabalhando e meu marido viaja muito. Tudo

meos na primeira tentativa. Como eles nasceram

é uma loucura generalizada! Por outro lado, é impossí-

prematuros, o começo foi um sufoco. Se um bebê já é

vel nos imaginar sem os três. Que dirá sem o Gui, uma

difícil, dois então... Mas tudo foi se acertando. Um mês

criança que sorri da hora que acorda até quando vai

depois de completarem um ano, engravidei de novo.

dormir. Nunca perdi uma noite de sono por causa dele.

Dessa vez, naturalmente. Chorei, chorei, chorei. Fiquei

Os irmãos são bem unidos, mas agora fiz laqueadura

desesperada, achando que iria morrer. Não cogitei um

para garantir: chega de milagres.

aborto, mas confesso ter pensando na possibilidade de

Michele Souza, 33, especialista em logística

A VACINA

E

de má-formação do feto. Questionei a probabilidade de o meu filho ter problemas de saúde e ele disse que as chances eram grandes. Sem mais nem menos, quis

u e meu marido éramos amigos de facul-

saber se eu levaria a gravidez adiante. Decidi fazer um

dade e começamos a namorar. Um dia,

ultrassom para descobrir quanto tempo tinha o feto,

fomos a um almoço da escola dos meus

foi quando a médica perguntou se eu gostaria de ou-

sobrinhos e, em frente ao local, estavam vacinando as

vir o coraçãozinho dele. Esse som me comove até hoje!

pessoas contra a rubéola. Resolvi tomar. Perguntaram

Fui trazida para a realidade em segundos. Aquela crian-

se eu estava grávida e respondi com convicção: não!

ça era minha responsabilidade. Em casa, chorei por dez

Depois de uma semana, percebi que minha menstru-

horas seguidas. Só pensava que meu bebê deveria ser

ação estava atrasada. Comprei um teste de gravidez e

perfeito e que eu poderia ter causado um grave proble-

fiz na manhã seguinte. Deu positivo, e isso era assusta-

ma à saúde dele.

dor. Na hora, contei para minha mãe e acordamos meu

maravi Hoje, tenho um filho maravi-

namorado, que tinha dormido em casa. Ainda não

lhoso, sem nenhuma

acreditávamos no que estava acontecendo. Na primei-

deficência. Não foi à

ra consulta, mencionei a vacina. O médico ficou vinte

toa que ele nasceu

eternos segundos calado e perguntou se eu havia mes-

com cabelo de anjo!

mo feito aquilo. Minha vida virou de cabeça para baixo!

Milena Araujo, 30,

A vacina é contraindicada para gestantes, pois há risco

empresária


80

ele


Charme de

investigador Por Vanessa Lima

Fotos:Fotos: divulgação divulgação/sERgio saNtoiaN

Alexandre Barros começou a carreira como modelo antes de se tornar ator. Na última novela das nove, na Globo, viu seu personagem crescer de repente. Em entrevista à Fúcsia, ele conta como chegou lá aos 44 anos o papel do policial federal na novela Salve Jorge começou discreto, mas aos poucos ganhou a atenção do público, especificamente do feminino. E não foi à toa! os olhos azuis, os cabelos claros e o talento de alexandre Barros explicam o sucesso. Ele, que iniciou a carreira aos 19 anos como modelo e já fez outros trabalhos como a minissérie Presença de Anita e duas temporadas de Malhação, conhece agora, aos 44, o gostinho de estar em um papel de destaque no horário nobre. “Nunca é tarde. o importante é você superar as dificuldades e fazer o melhor para atingir seus objetivos”, diz o ator. Em um bate-papo com a revista, ele fala do crescimento de seu personagem e conta o que acha do assédio das mulheres.

Sempre soube que queria ser ator? trabalhei muitos anos como modelo. tenho 44 e, aos 19, comecei a desfilar. Estudava Comunicação social e tranquei a faculdade para viajar a trabalho. Fui para Paris, Milão, tóquio… depois, comecei a fazer propagandas e, em 1996, entrei em um curso de atuação para cinema com a [preparadora de elenco] Fátima toledo. No ano seguinte, protagonizei o longa-metragem For All – O trampolim da vitória. Foi quando descobri que era isso mesmo o que queria para a minha vida. Quais foram as maiores dificuldades no início de sua carreira? você ouve “não”, precisa estudar bastante… Mas meu trabalho como modelo me ajudaram na carreira de ator. Eu já fazia testes, tinha experiência, estava sempre ativo. tive obstáculos, sim, mas nada que me impedisse de trabalhar. tem gente que me pergunta se eu comecei tarde, mas isso não existe. Qualquer idade é boa. desde que você se empenhe, pode chegar aonde quiser, em qualquer momento. Como surgiu o convite para Salve Jorge? o Ricardo [seu personagem] seria apenas uma participação no início da trama. o luiz antônio Rocha [produtor de elenco da TV Globo] 81


me ligou para fazer o convite. Fui até o Rio de Janeiro para conversar com ele e acertamos tudo. Então, o que começou como um papel pequeno ganhou corpo. O foco da novela era o tráfico de pessoas e o núcleo cresceu. O que fez para se preparar antes de viver o investigador da Polícia Federal? Como entrei de última hora, foi tudo muito rápido. Assisti a vídeos com palestras de policiais federais para ver como eles se comportavam, como se vestiam, o que falavam… Também conversei com um amigo que atua na corporação. E o assédio nas ruas por conta do personagem? Ah, foi a minha primeira novela das nove. As pessoas me paravam bastante dizendo coisas do tipo “Olha o delegado!” ou “Quando você vai prender a Wanda?”. Sempre falavam comigo.

Gosto de mulher independente, com atitude. Minha esposa é assim

e, por isso, a gente se complementa.

Isso chegava a incomodar? Não. Nunca tive uma abordagem desagradável. Acho gostoso. Só tenho a agradecer. Você é de São Paulo. Teve que se mudar para o Rio por conta da novela? Não. Continuei morando em São Paulo. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Para as gravações, vivia na ponte aérea. Como divide seu tempo entre o trabalho e a vida pessoal? Gravar em outra cidade cansa, claro. Minha esposa também trabalha fora, mas a gente consegue se organizar. É difícil ficar longe da família por tanto tempo, porém, apesar da correria, dá para dividir bem o tempo. 82

Você é vaidoso? Sou. Vou à academia cinco vezes por semana. Pratico musculação, exercícios aeróbicos, pilates e ioga. É meu vício. Como tenho pele clara, uso protetor solar. Cuido da alimentação. Nos finais de semana, libero um pouco porque sou filho de Deus, não é? [risos] Com o fim da novela, quais são os planos? No ano passado, produzi uma peça pela primeira vez: Festim Diabólico, na qual eu também atuava. Ficou em cartaz no Teatro Nair Bello, em São Paulo, e foi um sucesso. Agora, quero repetir a experiência. Estou negociando os direitos do texto A Pane, do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt.


saúde

Poderosas Por Carolina Thomeu

e irresistíveis

Há pouco tempo, a maioria das berries era difícil de ser encontrada por aqui. Hoje, essas frutas coloridas chamam a atenção nas prateleiras dos supermercados e, além de dar água na boca, trazem benefícios que você nem imagina O cardápio é vasto. No Brasil, temos acerola, ameixa, caqui, goiaba, morango, framboesa e açaí. De fora, vêm amoras pretas, mirtilo, goji berry e cranberry. Chamadas de frutas vermelhas – ou berries, em inglês –, recebem esse nome por pertencerem à mesma família de coloração. Algumas podem ser consumidas puras, outras são usadas nas receitas de sucos, geleias, bolos... E mais: fazem um bem danado à saúde! Elas possuem substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres (elementos ligados ao 84

processo de envelhecimento das células e a doenças como o câncer), e têm uma série de outros poderes, para a nossa sorte. Aliadas A nutricionista Eneida Ramos, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, destaca o alto teor de vitamina C presente nas berries, que previne contra o câncer e o envelhecimento precoce. Fontes de fibras e minerais, elas também ajudam o intestino a funcionar melhor e atuam até na luta contra a balança.


O risco de um ataque cardíaco é reduzido em até 35% nas mulheres que ingerem as frutas vermelhas com frequência

FotoS: StockFreeiMAgeS Foto: ShutterStock

de nutrição da rede de alimentos orgânicos Mundo Verde, Flávia Morais, dá mais um bom motivo: “essas frutas têm o poder de melhorar as funções cerebrais e de reduzir o risco de doenças como o Parkinson e o Alzheimer”.

“Foi constatado que o mirtilo, conhecido como blueberry, tem ação anti-inflamatória e pode auxiliar o metabolismo no combate à obesidade”, diz a especialista. Já a cranberry, parecida com uma pequena cereja, previne contra a infecção urinária. os benefícios dessa fruta estão em uma substância que elimina a ação de bactérias na parede da bexiga. outra descoberta interessante vem da universidade de harvard, nos estados unidos. Pesquisadores fizeram um estudo com dois grupos de mulheres: um que não consumia berries e outro que comia 3 vezes por semana. A conclusão foi que o risco de um ataque cardíaco é reduzido em até 35% nas mulheres que ingerem as frutas vermelhas com mais frequência. Para quem ainda não se convenceu a incluí-las no cardápio, a coordenadora da área

Na medida certa Por serem bem coloridas e suculentas, as frutas vermelhas podem parecer altamente calóricas. Pura ilusão de ótica. Quando comparadas com outras frutas, elas se consagram como bem menos engordativas. Mas isso não é razão para sentar em frente à tV com um pote de berries. Assim como as primas do mesmo grupo alimentar, elas contêm frutose, que é um tipo de açúcar, e, portanto, devem ser consumidas moderadamente. uma porção por dia é o recomendado. em relação às frutinhas menores, como framboesa e amora, a medida corresponde a um pires de chá. Já para as maiores, como uva vermelha e morango, considere doze unidades. A nutricionista eneida ramos ressalta que uma dieta saudável deve ir além das berries. “o ideal é variar as opções para otimizar a oferta de nutrientes. consuma de 3 a 5 frutas por dia”. em se tratando de tantas delícias, não será sacrifício nenhum. Aproveite a nossa sugestão e aprenda uma receita deliciosa nas próximas páginas. 85


receita

Por Carolina Thomeu

86


Agora que você já conhece todos os benefícios das berries, que tal ir para a cozinha pôr a mão na massa? Fácil de fazer e delicioso, o Minibolo de Frutas Vermelhas tem tudo para agradar qualquer paladar. com amoras, framboesas ou mirtilos, a guloseima cai bem no café da manhã, à tarde, na lancheira das crianças e pode até ser uma opção de sobremesa. Siga a receita da nutricionista Flávia Morais, da rede de lojas especializadas em produtos naturais Mundo Verde, e bom proveito!

Ingredientes ½ xícara (chá) de manteiga 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de casca de limão ralada 2 ovos grandes 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde

Modo de preparo

Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire e deixe em uma grade para esfriar. Desenforme quando os minibolos estiverem mornos. Depois de frios, estão prontos para servir. Se quiser, embrulhe-os em papel-manteiga e celofane e, para finalizar, decore com fitas coloridas. Rende 4 porções. Valor Calórico: 474 kcal por porção

Foto: ShutterStock

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme. Acrescente a casca de limão e os ovos, um a um. Depois, coloque a biomassa de banana verde e continue batendo. Aos poucos, adicione a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato de sódio, alternando com o iogurte. Pare de bater e junte a fruta escolhida. Divida a massa entre as quatro formas untadas e acomode-as em uma assadeira.

(encontrada em lojas de produtos naturais) 1 colher (chá) de fermento 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 4 colheres (sopa) de iogurte natural 1 xícara (chá) de amoras, framboesas ou mirtilos frescos, limpos e secos 4 formas de bolo inglês com 16 x 7 x 8 cm

87


jardinagem

a helix Hera • Heder

Por Vanessa Lima

Não é preciso investir em equipamentos eletrônicos caros nem se mudar para o campo em busca de um ambiente onde sua família possa respirar melhor. as plantas podem ajudar a eliminar as substâncias prejudiciais à sua saúde. É o que diz um estudo feito por cientistas da agência espacial americana Nasa. a pesquisa comprovou que algumas espécies funcionam como um purificador eficiente de toxinas presentes no ar. “elas não só transformam o gás carbônico em oxigênio, como também absorvem poluentes, ajudando a manter a umidade nos espaços internos”, diz a engenheira agrônoma Juliana do Val, da empresa de paisagismo gaia Projetos, de são Paulo. embora imperceptíveis, os vapores de elementos nocivos estão por toda a parte. o benzeno, por exemplo, usado na 88

produção de materiais como plásticos e tintas, quando inalado, causa tontura, dores de cabeça e até inconsciência. o formaldeído, outro vilão invisível, irrita o aparelho respiratório e os olhos. Já o tolueno, conhecido como cola de sapateiro, é absorvido pelos pulmões e afeta o sistema nervoso, assim como o tricloroetileno, um solvente industrial. a ideia de convivermos com substâncias tão perigosas é assustadora, mas livrar sua casa desses riscos é fácil. De acordo com o estudo da Nasa, o ideal é ter cerca de sete vasos para cada 85 m2. aqui, Juliana do Val indica espécies que são aliadas da saúde e fáceis de cultivar em ambientes internos. “cuidar dessas plantas é simples. Basta regá-las e tentar deixá-las perto de uma janela, fonte de luz natural”, explica a engenheira. Faça sua escolha e purifique seu lar!

Fotos: stockFreeimages

Quer manter o ar da sua casa limpo e livre de substâncias tóxicas? Basta escolher as plantas certas


a crispum

lão • Aglaonem

Falso-café-de-sa

Lírio-da-paz Spathiphyllum

Guaimbé Philodendron saquamiferum

o-jorge Espada-de-sã sciata ifa tr ria ie ev Sans

Palmeira-areca Chrysalidocarpus lutescens

njamina

Fícus • Ficus be

Palmeira-fênix Phoenix roebelinii

89


viagem

Alagoas para poucos Por Fernanda Ghisloti

Fuja do roteiro tradicional e conheça a Costa dos Corais, uma região tão deslumbrante que ganhou o apelido de Caribe brasileiro, com a vantagem de que aqui o mar é praticamente só seu

90


FOtOs: JAnnyne BArBOsA (MArAgOgi - prAiA e peixes) – stOCkFreeiMAges (COnChAs e FOlhAgeM)

N

ão há quem não se encante com o charme da Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas. Os 130 quilômetros de belíssimas praias oferecem opções para todos os gostos, contemplando a prática de surfe e a pesca, e ainda é excelente para o mergulho, um cenário perfeito para passar os dias sem pensar em nada. A área é quase intocada, tudo reina em harmonia na imensidão do mar, com águas transparentes, abundância de coqueirais e uma barreira de corais que dá nome à região e garante a formação de deslumbrantes piscinas naturais com peixes multicoloridos. Além de todos esses tesouros, os municípios localizados ao norte de Maceió também contam com rios maravilhosos, antigos engenhos, rica culinária, manifestações folclóricas e artísticas e boa hospitalidade. O melhor é que esse esplêndido lugar ainda não foi descoberto pela maioria dos turistas, ou seja, você pode desfrutar as férias em um paraíso quase exclusivo.

Maragogi Cidade mais conhecida da região, destaca-se pela infraestrutura com excelente hospedagem, gastronomia à base de frutos do mar e artesanato. As fascinantes piscinas naturais criadas pelas barreiras de corais formam verdadeiros aquários.

91


Carro Quebrado

É famosa por ser uma das praias quase desertas mais bonitas do Brasil. Lá, você encontra lindas falésias de areias coloridas à beira-mar.

Paripueira

Saindo de Maceió em direção à Costa dos Corais, é a primeira cidade, com belas praias e piscinas de águas mansas e cristalinas, ideais para a prática de mergulho.

Camaragibe Na cidade, os visitantes se encantam com rios, manguezais, morros, um mar exuberante e o som do vento nas palhas dos coqueiros, proporcionando momentos de paz e magia.

São Miguel dos Milagres Tranquilidade é o que não falta nesta região, que conta com centenas de coqueiros emoldurando uma extensa faixa de areia junto ao mar de tons esverdeados. 92


Fotos: Jorge Menezes (PariPueira) – Luiz eduardo vaz (Carro quebrado, CaMaragibe e s.M. dos MiLagres) – setur (JaParatinga) – 2X1 (P. de Pedras - Praia e PisCina) – divuLgação (Pousada do toque) | MaPa: CaCau LaMounier

Japaratinga Distante 121 km de Maceió, é um pouco mais movimentada e conta com ótima infraestrutura de restaurantes, bares, hotéis e pousadas. Japaratinga se destaca também pela belíssima praia Barreira do Boqueirão, com suas águas mornas.

Porto de Pedras A cidade tem uma bela paisagem entre o mar e uma encosta de pedras, além de um farol, no alto do morro, que realça ainda mais o contexto paisagístico. Porto de Pedras também abriga o Projeto Peixe-Boi, que fica no rio Tatuamunha, onde a espécie é reintroduzida na natureza.

Hospedagem

te Quarto e restauran e qu To do a ad us Po da

Distância partindo de Maceió:

125 k

m

115 k

m

99 km 84 km

81 km 32 km 30 km

Maragogi

vidade ficar, o conceito de exclusi Na hora de escolher onde rado side Con . ado ent res bem rep da Costa dos Corais é muito iom den adores do Brasil, as um dos circuitos mais encant , ego nch aco to, for con trazem nadas Pousadas de Charme ia em nom tro gas sa oro sab e ado atendimento personaliz al apaixonante. frente a um cenário tropic

Japaratinga Porto de Pedras

São M. dos Milagres

Pousada Aldeia Beijupirá

Barra do Camarajibe Praia do Carro Quebrado

Paripueira

capital

MACEIÓ

cidade praia

93


planeta verde


Moto

16,1

Automóvel

9,6

Ônibus

1

Bike

B Mo ike 3 to ,5% 3,5 %

0

A pé 36,8%

trô Me

rem /T

Auto 27,4% % 4,1

Ônibus 25%

Uso de transporte


planeta verde

Vitrine sustentável Por Gabriella Galvão

Uma seleção de móveis e objetos bacanas que aliam boas ideias e meio ambiente. Para você, para sua casa e até para o seu cãozinho!

Luz em jarra A luminária tem um painel interno que capta a luz do sol e a transforma em energia, que é armazenada em uma bateria. Funciona por aproximadamente 5 horas seguidas. Da Greenvana.

Poltrona Persona Produzida com tecido feito de garrafa PET e resíduos derivados do processo de fiação. Da Bell’Arte. Manta ecológica Confeccionada em fibra de bambu, que é 100% biodegradável. Disponível nas cores vermelha, azul e camelo. Da Lolahome.

98


Kit viagem para cães Composto por bolsa de transporte feita com lona reciclada de garrafas PET (aberta, se transforma em uma pequena cama), sacolinhas higiênicas de plástico biodegradável, nécessaire, bebedouro e comedouro portáteis, e porta-ração de 1 kg. Da Dog’s Care.

Bota Le Vitreaux Os calçados da marca são decorados com retalhos de couro, verniz, tecidos metalizados e camurça. Da Louloux.

Fotos: Divulgação

Nécessaire eco Artesanalmente produzida com lona de caminhão. Da Maria Buzina.

Colchão Petcom As lâminas de espuma e feltro são elaboradas com garrafas PET recicladas. Segundo o fabricante, para cada colchão de casal com esse sistema, 1.260 garrafas são retiradas do meio ambiente. Da Trisoft. 99


nós

Por Fernanda Ghisloti

Solução natural A natureza está presente de todas as formas na nova linha da Bio Extratus. Os produtos trazem o aroma das ervas e a hidratação dos óleos vegetais, tudo isso preservando o meio ambiente

Em uma embalagem com ar retrô, inspirada nos boticários, a linha Botica lembra os produtos de farmácia antiga, valorizando o conceito de tratamento natural fitoterápico, que proporciona equilíbrio e harmonia para corpo e mente. Os xampus, condicionadores e cremes de tratamento também têm em comum a ligação com a aromaterapia e a fórmula free, que traz benefícios para os fios e para a natureza. Livre de petroquímicos, o óleo mineral é substituído pelo vegetal, que além de extremamente hidratante e emoliente, tem origem em fontes renováveis, ou seja, mais susten100

táveis. Os parabenos, substâncias com ação conservante, foram trocados por ingredientes mais modernos que fornecem segurança e proteção. Outro componente que está fora da composição é o corante, que além de não possuir nenhuma função para beneficiar os fios, pode causar alergia e trazer grande impacto ao meio ambiente (para cada 1 kg de corante sintético, gera-se aproximadamente 8.000 litros de água contaminada). A Botica também se diferencia pela eficiência no tratamento das madeixas. A linha contém a Tecnologia Matriz 3D, uma associação


Diretoria Bio Extratus: Thiago Gomes, Vera Lúcia Gomes, Thiana Gomes e Janaina Gomes O evento aconteceu em um clima agradável e aconchegante

Fotos: divulgação

do extrato de bambu com a planta Caesalpinia spinosa, que trata dos cabelos na medida certa para atender às necessidades dos fios. Essa tecnologia faz com que os ativos atuem por mais tempo, oferecendo benefícios no ato da aplicação e também no intervalo entre as lavagens. Lançamento Em um agradável almoço, a empresa apresentou a Botica para a imprensa em março. o evento reuniu mais de 30 jornalistas no charmoso e badalado restaurante spago, em são Paulo. o ambiente arborizado compôs o cenário perfeito para o lançamento da linha green da marca. a farmacêutica responsável pelo desenvolvimento dos produtos, Janaína gomes, fez uma breve apresentação da Bio Extratus e da linha, dividida em quatro sublinhas de tratamento que promovem cuidados específicos para cada tipo de cabelo: algas Marinhas, para fios quebradiços; arnica, para oleosos; Camomila, para claros; e Henna, para

cabelos escuros. Cada uma é composta por xampu, condicionador, máscara e finalizador, exceto a arnica, que possui xampu e condicionador. “investimos neste evento porque acreditamos que a Botica, por ser diferenciada, merecia uma atenção especial”, declarou vera gomes, presidente da empresa. Para coroar o encontro em grande estilo, os convidados degustaram um almoço elaborado pelo chef Claudio aliperti, regado ao som de MPB tocado pelo músico Peleco. No final, todos receberam um kit especial contendo os produtos acomodados em uma ecobag, desenvolvida especialmente para a ocasião. um evento digno do lançamento apresentado!

O cantor Peleco animou ainda mais o almoço com um repertório variado

Mais de 30 jornalistas estiveram no lançamento

Os convidados receberam todos os produtos da linha em uma linda ecobag 101 101


Dúvidas, dilemas e assuntos cabeludos

Minha amiga, como andam as coisas? Como o tempo passa rápido... A propósito, você não pretende esperar a lei da gravidade sentada enquanto os anos se vão, não é? Querida, mexa esse corpinho! Queimar calorias faz bem para a saúde e o espelho agradece. Só não pode achar que o local da malhação é terra de ninguém. Regras também existem na musculação, sala de ginástica... vamos logo para o tema da coluna desta edição: etiqueta na academia. Cole estas dicas na geladeira, deixe no carro e, se não for pedir muito, espalhe para as amigas – valem mais do que um shake de emagrecimento. O figurino Você já tomou um susto ao olhar para a esteira ao lado e ver aquela mulher toda montada no exagero? Cabelo solto com babyliss, batom cintilante, blush tão marcado que parece ter saído de um clipe de jazz dos anos 80, decote muito além dos seios, legging mostrando a marquinha do biquíni... Isso deveria ser censurado. Para não errar nunca, cabelo preso, short, blusinha e, para quem não consegue ficar de cara lavada, uma produçãozinha para que só você perceba que está maquiada.

Boca fechada Não tem como não falar daquelas pessoas que frequentam a academia com o propósito de fazer qualquer coisa, menos malhar. A vida é feita de encontros sociais. Mas, na academia, a ideia é emagrecer, ficar em forma... Depois vem o oba-oba com os amigos. Concentre-se! Você pagou para isso e não foi pouco. Não se desvirtue! Nada de ficar de papo-furado, sentada na lanchonete se empanturrando de açaí supercalórico. Estou de olho, hein! Intrusa Em um ambiente aonde as pessoas vão para malhar, acha elegante cutucar quem está na esteira ao lado, com fone de ouvido, treinando para próxima maratona? A colega não é manual de instrução do equipamento. Se está com dúvidas, chame o professor. Ele, com certeza, terá mais prazer em ajudar do que a conviva que teve o exercício interrompido com perguntas do tipo: “como aumento a velocidade?”. Ninguém merece! 102


Sem exclusividade Parece óbvio, mas é bom destacar: na aula coletiva, não exija a atenção do professor só para você. Acha mesmo que ele vai se lembrar de perguntar sobre a sua lombar, que doía na última semana? Não, mocinha, tem muuuitas alunas com problemas parecidos e a memória dele não dá conta. Se quiser exclusividade, abra a bolsa e contrate um personal. Outra coisa, é muito feio fugir do exercício em dupla só porque a colega do lado não é tão alongada ou está acima do peso. Todo mundo tem pontos fracos, você não é exceção e pode precisar da mesma amiga na próxima atividade. Transpirou, limpou! Se nosso próprio suor já não é agradável, imagine o dos outros! De novo, a regra: você não está sozinha na malhação. A gente realmente transpira na hora de pegar peso, o problema é deixar o rastro para quem vem atrás. O próximo ocupante do aparelho não é obrigado a sentar, encostar a cabeça e as axilas (credo!) em um lugar molhado. Usou? Pegue uma toalhinha e enxugue o suor para quem vier em seguida. Se for aquele gato, então, vai ficar com uma ótima – e higiênica – impressão sua. Hibernar no aparelho Ok, você adora fazer agachamento, já entendi. Mas as outras que pagam mensalidade igualzinho à senhorita, também. É direito de todas deixar o bumbum durinho. Revezamento é palavra de ordem na malhação. Isso vale também para quem confunde o espaço com a sala de estar de casa e se entrega ao

maior papo no celular usando a cadeira que trabalha as coxas. Se você não precisa chegar em casa logo para preparar o jantar da família, sorte a sua! Tem gente com horário restrito para malhar. Marombadas Pertence a este time? Palmas, querida! Mas algumas colegas são iniciantes, magrinhas, ou simplesmente estão lá apenas para não ficar em casa. Então, não judie delas. Como uma boa aluna da Madame, depois de fazer o seu exercício, guarde os pesos de volta no lugar. Evite que essas coleguinhas desavisadas ganhem um deslocamento de coluna ao tentar arrumar as anilhas “esquecidas” por você. O cabelo é seu Esse conselho é um pouco parecido com o de enxugar o suor. Pense nos outros! Você vai trabalhar direto da academia e precisa tomar banho? Nós sabemos que cabelo de mulher cai mesmo. Agora, usar um banheiro coletivo e deixar aquele chumaço na parede do boxe, tenha dó! É o cúmulo da falta de higiene. E não importa se as suas madeixas são bem cuidadas e lavadas com cremes caríssimos. Faça como na sua casa: jogue o que ficou acumulado no lixo e torça para que a bela que se banhou antes de você tenha tido o mesmo cuidado. Por hoje, é isso. Não quero que perca mais tempo. Coloque sua roupa de ginástica (e as dicas) na mochila e corra da preguiça com elegância! Beijinho e até a próxima. cabellina@revistafucsia.com.br

103


Em todo o mundo, elas podem ser encontradas na água doce e salgada, sobre troncos de árvores, rochas, desertos e até na superfície de neves e geleiras. Existem muito mais de vinte mil espécies, divididas em vários subgrupos, de acordo basicamente com a coloração (vermelhas, verdes ou pardas) e a estrutura do núcleo. Curiosamente, o formato não tem importância nessa classificação, já que não são diferenciadas por raízes, caules e folhas. Em comum, todas produzem o pigmento clorofila, fundamental para a fotossíntese. Multiuso As algas são utilizadas nos mais diferentes setores, da indústria de beleza até a alimentícia, passando pela medicina. Ativos das algas pardas funcionam como emulsificantes para alimentos (como sorvetes), cosméticos, produtos farmacêuticos e para a fabricação de cerveja. Elementos das algas vermelhas também são usados nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de cosméticos e até na composição de tintas para barcos. Substâncias das algas verdes fazem parte de tratamentos contra o câncer e problemas cardíacos, servem, ainda, para estimular o sistema imunológico e para dar energia. Além de tudo isso, as algas têm sido fonte de estudos para combater trombose, tumores, problemas virais e provocados por fungos. 104

Diversidade de poder Além de tudo isso, a fucus ajuda a ativar a microcirculação sanguínea, equilibra a hidratação dos tecidos e é um estimulante para as células da pele, ajudando a dar emoliência e maciez. Por tudo isso, é utilizada em produtos revitalizantes, antirrugas e anticelulite. Para os cabelos, faz parte de fórmulas que estimulam a circulação no couro cabeludo, dão força e resistência aos fios. Com tantos benefícios para a saúde e a beleza, não temos dúvidas de que as algas precisam fazer parte da sua vida!

A Fucus Vesiculosus dá mais resistência aos cabelos

Foto: SxC.hu

ativos

Algas

Fucus Vesiculosus Popularmente conhecida como fucus, alface-do-mar e cavalo-marinho, a Fucus Vesiculosus é uma alga castanha rica em nutrientes. Estimulante do metabolismo e com ação diurética, é usada em tratamentos para redução do colesterol, perda de peso e disfunções da tireoide.


Esmaltes

Ana Hickman • 0800 709 9440 Avon • 0800 708 2866 Cocarte • (11) 2532 3005 Colorama • 0800 701 0114 Essie • www.essie.com Capa Calvin Klein • www.calvinklein.com GAP • www.gap.com Impala • 0800 541 2595 Colcci • (11) 2893 0673 L`Bel • 0800 778 8992 Mary Zaide Make B / O boticário • 0800 41 3011 www.mary-zaide.com.br Mereje • (11) 4195 4499 OPI • 0800 709 9440 Batom vermelho Passe Nati • (15) 3334 1400 Avon • 0800 708 2866 quem disse, berenice? • 0800 726 6482 Benefit • (21) 3543 5949 Realce • (11) 2227 3333 Clinique • 0800 892 1694 Revlon • 0800 773 3450 Contém1g • 0800 775 1300 Risqué • 0800 011 1145 Dermage • 0800 024 1064 Duda Molinos • (11) 4736 8890 Hourglass Moda www.hourglasscosmetics.com 3:AM Clothing • (11) 4306 9557 M.A.C. • 0800 892 1695 Anjotex • (11) 2231 0702 Mahogany • (11) 3686 6999 Artezi • www.artezistore.com.br Mary Kay • 0800 16 3113 C&A • 0800 721 1506 Natura • 0800 11 5566 Cantão • www.cantao.com.br NYX • (11) 5052 9855 Colcci • (11) 2893 0673 O Boticário • 0800 41 3011 Cori • www.cori.com.brSimy quem disse, berenice? Dimy • (48) 3267 3300 0800 726 6482 Eclectic • www.eclectic.com.br Revlon • 0800 773 3450 Forum • (11) 6602 3000 Heloisa Machado • (11) 3567 5073 Jorge Bischoff • www.jorgebischoff.com.br Bóbis Maria Valentina • (44) 3351 5000 Babyliss PRO Otavio Giora • (11) 3663 3463 www.babylisspro.com Shoestock • (11) 4706 1005 Caprichosa • (11) 2965 9623 Shop 126 • (21) 3525 7400 Marco Boni • (11) 4615 6501 Tanara • (54) 3281 8090 Ricca • 0800 770 3200 TNG • (11) 4689 9313 Vertix • 0800 770 3200 Triton • (47) 3390 5503 Escolhas da Fúcsia

Dermage • 0800 024 1064 John John • 0300 770 5500 L’Bel • 0800 778 8992 Maybelline • 0800 701 0114 quem disse, berenice? 0800 726 6482 SkinCeuticals • 0800 701 7371 Tania Bulhões • (11) 3087 0090

Vitrine Sustentável

Bell’Arte • (47) 3274 1600 Dog`s Care • (11) 3641 5222 Greenvana • (21) 2239 0872 Lolahome • (41) 3076 7635 Louloux • www.louloux.com.br Maria Buzina • (32) 3231 0562 Trisoft • (11) 4143 7900 105


unt

Otávio Macedo

Os temidos “furinhos” são um verdadeiro pesadelo para oito entre dez mulheres. É mais ou menos essa a proporção de quem sofre com a celulite, aquele problema que causa um visual de casca de laranja provocado pelo acúmulo de gordura nas camadas mais profundas da pele. O dermatologista Otávio Macedo, um dos primeiros a trabalhar com medicina estética no Brasil, está na área há quase 30 anos. Com experiência de sobra, ele tira dúvidas e fala sobre esse problema que atormenta o sexo feminino. O que é a celulite e por que ela surge? É um conjunto de alterações subcutâneas que resulta no indesejado aspecto de “casca de laranja” na superfície de pele. Atinge as áreas onde há maior acúmulo de gordura, como nádegas, culotes e coxas. Todas as mulheres têm celulite? O problema atinge 85% das mulheres após a puberdade, em quatro diferentes graus. O primeiro é o zero, em que a pele fica lisa quando a pessoa está em pé ou deitada, mas, ao pinçar a região, surgem ondulações. O grau um também só aparece quando se aperta a área. Nesse estágio, além das ondas serem aparentes, há também as covinhas e depressões. O próximo é o grau dois: as marcas são vistas quando a mulher está em pé. O último é o três. Neste, as irregularidades estão presentes mesmo quando ela está deitada. A celulite é um problema que dá para evitar? Equilíbrio é fundamental. O excesso de gordura e açúcar aumenta o tamanho das

106

células. Já o sal retém água e provoca inchaços. Por isso, modere o consumo desses alimentos, beba pelo menos dois litros de água por dia e não se esqueça de ingerir fibras. A prática de exercícios também auxilia. Trinta minutos diários de pedelada ou caminhada já são suficientes. A drenagem linfática é uma técnica que ajuda a eliminar as toxinas e a regularizar a circulação. Quais são as novidades em tratamentos? O VelaShape II é um aparelho que combina vários tipos de energia como radiofrequência e luz infravermelha, além de drenagem linfática manual e mecânica ao mesmo tempo. Em poucas sessões, é possível notar excelentes resultados no tratamento. Outra opção é o Freeze, uma tecnologia que estimula a síntese de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme. Cosméticos podem ajudar? Nenhum creme é capaz de combater a celulite sem dieta, exercícios e tratamentos estéticos. Eles auxiliam e são mais eficazes no estágio inicial. Prefira fórmulas com ativos como silício orgânico, cafeína e teofilina, que combatem a gordura, o inchaço e as inflamações. Outros elementos indicados são a centella asiática (normaliza a produção de colágeno), o gingko biloba (vasodilatador que melhora a circulação) e os oligoelementos (regulam o metabolismo dos tecidos).

FOTO: DIVulgAçãO

rg

as

pe

elas por ele

para


108

Fúcsia Edição 9  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you